Categorias
Política

Allyson e Cadu comemoram fim da escala 6 X1; Álvaro silencia

Território Independente (Laurita Arruda)

Não tem como esconder que é um dos assuntos mais comentados do momento e sem sombra de dúvidas uma das pautas do processo eleitoral de 2026 ; o fim da escala 6 X1 para os trabalhadores brasileiros.

Tanto é verdade que a bancada federal do Rio Grande do Norte votou de forma unânime como queria o Governo Lula; a favor da mudança e consequente aprovação de cinco dias de trabalho com dois dias de descanso por semana.

Sendo assim os pré-candidatos ao Governo do RN não perderam tempo em se manifestar nas redes sociais .

O pré-candidato do União Brasil Allyson Bezerra usou suas redes sociais para comemorar a vitória do trabalhador, que terá mais tempo para o descanso e para o lazer. Cadu Xavier, do PT, fez o mesmo, destacando a vitória histórica e confirmando mais tempo para o trabalhador com a família e para o descanso.

Quem ainda não se manifestou foi o pré-candidato do PL, Álvaro Dias, que vem dizendo que sua campanha será beneficiada pela polarização nacional PT X PL. O seu principal líder, senador Rogério Marinho vem trabalhando alternativas à proposta aprovada ontem pela Câmara e não esconde de ninguém ser contra a matéria.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Programa disponibiliza tratamento gratuito para quem deseja parar de fumar

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Programa de Controle ao Tabagismo, disponibiliza tratamento gratuito para as pessoas que desejam parar de fumar, incluindo usuários de cigarros convencionais e dispositivos eletrônicos para fumar. No próximo dia 31 de maio (domingo) é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco. O Dia Mundial sem Tabaco foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A data tem o objetivo de conscientizara população sobre os riscos causados pelo tabagismo e reforçar a importância do cuidado com a saúde. O tabagismo é considerado uma doença crônica causada pela dependência da nicotina e está diretamente relacionado ao desenvolvimento de diversas doenças, como hipertensão, infarto, AVC, câncer e doenças respiratórias.

A técnica de referência do Programa de Controle do Tabagismo, Izabel Melo, destaca que o avanço é resultado da maior divulgação do programa, do fortalecimento do apoio matricial das equipes eMulti e das residências multiprofissionais, além da adesão, sensibilização e comprometimento dos profissionais da Atenção Primária à Saúde.

Em Mossoró, o acompanhamento acontece por meio das Unidades Básicas de Saúde, com apoio de profissionais capacitados, grupos terapêuticos, orientações em saúde e, quando indicado, tratamento medicamentoso, conforme as diretrizes do Programa Nacional de Controle do Tabagismo do Ministério da Saúde.

O programa vem alcançando resultados satisfatórios nos últimos anos, demonstrando o fortalecimento da política pública. Em 2024, o número de pessoas tratadas no município era de 394. Em 2025, houve aumento significativo chegando a 723 pacientes tratados até o momento.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Zenaide defende orçamento para proteção às mulheres em encontro com Fachin

A senadora Zenaide Maia (PSD) participou, nesta terça-feira (27), de um café da manhã promovido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Edson Fachin, com parlamentares das bancadas femininas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, em Brasília.

O encontro reuniu dezenas de deputadas e senadoras no Salão Branco do STF e teve como objetivo fortalecer o diálogo entre os Poderes em torno de políticas públicas voltadas à proteção, à garantia de direitos e à promoção da dignidade das mulheres e meninas brasileiras.

Durante a agenda, Zenaide Maia ressaltou a importância da atuação conjunta entre Legislativo e Judiciário no enfrentamento à violência de gênero e na construção de políticas públicas permanentes para as mulheres.

“A defesa dos direitos das mulheres precisa sair do discurso e chegar ao orçamento. Nenhuma política pública de proteção, acolhimento e garantia de direitos avança sem recursos garantidos. É preciso compromisso institucional e prioridade real para proteger a vida das mulheres brasileiras”, afirmou a senadora.

O encontro ocorreu em meio ao fortalecimento de ações do CNJ voltadas ao enfrentamento da violência contra meninas e mulheres. Recentemente, sob a gestão de Edson Fachin, o Conselho criou o Eixo Permanente de Enfrentamento à Violência contra Meninas e Mulheres no âmbito do Observatório Nacional de Direitos Humanos do Poder Judiciário.

A iniciativa busca ampliar a integração de dados, a produção de diagnósticos e o apoio à formulação de políticas judiciárias voltadas à proteção das mulheres. Ao anunciar a medida, Fachin destacou o cenário alarmante de crescimento dos casos de feminicídio, violência doméstica e violência sexual no país, reforçando o dever do Estado brasileiro de aprimorar mecanismos de proteção e garantir acesso efetivo à Justiça.

Para Zenaide Maia, o fortalecimento das instituições e das políticas públicas voltadas às mulheres exige ação coordenada entre os Poderes e financiamento contínuo.

“A violência contra a mulher não será enfrentada apenas com boas intenções. Precisamos de orçamento para casas de acolhimento, para atendimento especializado, para educação, saúde, assistência social e para garantir que as leis saiam do papel e cheguem à vida das mulheres”, destacou.

A reunião também reforçou o compromisso das bancadas femininas do Congresso Nacional com o avanço de pautas relacionadas à proteção das mulheres, ao combate ao feminicídio e à promoção da igualdade de direitos no Brasil.

Atuação

Além de defender a necessidade de orçamento permanente para políticas públicas de proteção às mulheres, Zenaide Maia destacou que sua atuação no Congresso Nacional tem sido voltada à criação de medidas concretas de proteção, autonomia econômica e garantia de direitos para a população feminina.

A senadora é relatora, no Senado, do projeto que reserva ao menos 5% das vagas de emprego em empresas terceirizadas contratadas pelo governo federal para mulheres vítimas de violência doméstica ou em situação de vulnerabilidade social. A proposta já foi aprovada pelos senadores e enviada à Câmara dos Deputados.

Zenaide também é autora do projeto que garante prioridade de inclusão no Bolsa Família para mulheres vítimas de violência doméstica sob medida protetiva de urgência, fortalecendo a autonomia financeira como instrumento de proteção e rompimento do ciclo de violência.

Na área da Justiça, a parlamentar apresentou proposta para acelerar o atendimento judicial às vítimas, permitindo que um único juízo concentre processos relacionados à violência doméstica, como guarda de filhos, pensão alimentícia e divórcio, reduzindo a burocracia e o desgaste enfrentado pelas mulheres.

Outra iniciativa de autoria da senadora impede o uso de argumentos como “legítima defesa da honra” ou “violenta emoção” para reduzir penas em casos de feminicídio e violência doméstica, incorporando à legislação entendimento já firmado pelo Supremo Tribunal Federal.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Três deputados mudam posição e bancada do RN vota pelo fim da escala 6×1

Os oito deputados federais do Rio Grande do Norte participaram da sessão desta quarta-feira (27) que aprovou a proposta do fim da escala 6×1 na Câmara dos Deputados. Todos os parlamentares da bancada potiguar votaram favoravelmente ao texto.

Deram voto favorável os deputados Carla Dickson (PL), João Maia (PP), Robinson Faria (PP), Natália Bonavides (PT), Fernando Mineiro (PT), Sargento Gonçalves (PL), General Girão (PL) e Benes Leocádio (União Brasil).

A votação marcou uma mudança de posicionamento de João Maia, Sargento Gonçalves e General Girão. Em maio, os três haviam assinado uma proposta alternativa que defendia a manutenção da jornada atual e previa um prazo de transição de dez anos para a redução da carga horária semanal para 40 horas. Na votação desta semana, porém, optaram por apoiar o novo texto.

A proposta teve ampla maioria na Câmara. No primeiro turno, foram 472 votos favoráveis e 22 contrários. Já no segundo turno, o placar foi de 461 votos a 19.

O texto vai agora para apreciação do Senado.

O que diz o texto

O texto altera a Constituição Federal para determinar que a jornada normal de trabalho não poderá ultrapassar oito horas diárias. Se promulgada, a nova regra passará a valer em até 60 dias.

A proposta também estabelece exceções. Trabalhadores com diploma de nível superior e salário acima de duas vezes e meia o teto do INSS — atualmente em torno de R$ 21 mil — ficarão fora das novas regras. Segundo os parlamentares, a medida busca evitar o aumento da pejotização entre profissionais de alta renda.

Leia mais: Três deputados do RN defendem adiamento do fim da escala 6×1 por 10 anos

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Juíza Sulamita Pacheco é escolhida membro titular do TRE-RN

O Pleno do Tribunal de Justiça do RN escolheu, na sessão ordinária desta quarta-feira (27/5), a juíza Sulamita Pacheco como a nova titular, na categoria magistrado estadual, do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) para o biênio 2026-2028. A vaga é decorrente do término do biênio da juíza Suely Maria Fernandes Silveira, previsto para ocorrer no próximo dia 3 de junho.

A votação, que ocorreu na sessão administrativa do colegiado, se deu à unanimidade dos desembargadores presentes.

O TRE-RN é composto por sete membros, sendo: dois desembargadores, dois juízes estadual – todos escolhidos pelo Pleno do TJRN – um juiz federal escolhido pelo Tribunal Regional Federal da Quinta Região; e dois juízes dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, por nomeação do Presidente da República, indicados pelo Tribunal de Justiça.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Kleber Rodrigues anuncia início da emissão da Carteira da Pessoa com Autismo

A efetivação da Carteira de Identificação da Pessoa com Autismo (CIPTEA) no Rio Grande do Norte pautou o pronunciamento do deputado Kleber Rodrigues (PP) durante a sessão plenária desta terça-feira (26). O parlamentar celebrou o fato de a legislação, aprovada de forma unânime pela Casa no ano passado, ter saído do papel para assegurar prioridade no atendimento e ampliar o acesso a serviços públicos e privados para as famílias atípicas do estado.

Durante sua fala, o deputado mencionou que a confirmação da disponibilidade do documento ocorreu após um evento na Assembleia Legislativa sobre inclusão escolar. Segundo Kleber Rodrigues, a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, confirmou que as carteiras já começaram a ser emitidas. Os beneficiários poderão receber o documento por e-mail ou solicitar a emissão presencial na Central do Cidadão localizada na rodoviária de Natal. Em breve, será disponibilizada no interior.

O parlamentar ressaltou que a implementação da Lei 12.459/2023, sancionada em outubro do ano passado, representa uma vitória contra a burocracia. “Tento sempre construir leis que tragam benefício direto à população, e não leis inócuas que sejam apenas para ficar numa folha de papel”, afirmou. Ele pontuou que a maior dificuldade do Legislativo é garantir que as normas sancionadas entrem, de fato, em prática para transformar a realidade dos cidadãos.

Ao defender a bandeira da inclusão social, o deputado relatou a realidade de vulnerabilidade de muitas mães que precisam abdicar do trabalho para cuidar dos filhos e que, até então, não contavam com um mecanismo oficial de identificação. Para o deputado, a CIPTEA agora “é para valer”, funcionando como um instrumento de dignidade para facilitar o acesso às áreas de saúde, educação e assistência social.

Ao finalizar o discurso, Kleber Rodrigues parabenizou o Governo do Estado e reforçou o apelo para que outros projetos voltados ao bem-estar social, de autoria dos diversos membros do Legislativo potiguar, recebam a mesma celeridade na implementação prática. “Esse é o desejo da população: ver um projeto de lei que traga benefício real”, concluiu.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Alunos de Upanema conquistam prêmio nacional com projeto de fralda inteligente

A rede municipal de Upanema conquistou destaque nacional na primeira participação do município na Expo Nacional Milset Brasil 2026, realizada entre os dias 19 e 23 de maio, em Fortaleza.

O projeto “Desenvolvimento de Protótipo de Fralda Inteligente com Sensor de Umidade: estudo realizado em Upanema/RN”, da Escola Municipal Maria Gorete de Carvalho Macêdo, alcançou o quarto lugar na categoria Ciências da Saúde e ainda recebeu o Prêmio Incentivo à Ciência da ABRIC.

A pesquisa foi desenvolvida pelos estudantes Mário Carlos, Ketlin Brito e Wesley Oliveira, sob orientação da professora Fernanda Suerda.

Segundo a secretária municipal de Educação, Marilene Cruz, o reconhecimento projeta Upanema no cenário nacional da educação científica.

“O resultado mostra que Upanema já desponta no cenário nacional como referência em incentivo à educação científica, protagonismo estudantil e transformação social através da escola pública. Uma conquista que enche o município de orgulho e prova que quando educação, ciência e oportunidade caminham juntas, os resultados ultrapassam fronteiras”, destacou.

O projeto garantiu vaga na feira nacional após se destacar na I Feira de Ciências e Inovação de Upanema (FECIUP), realizada em 2025.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

STF acaba com aposentadoria compulsória como pena máxima a juízes

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), em sessão realizada nesta terça-feira (26), anulou decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que havia mantido a pena de aposentadoria compulsória a um juiz estadual do Rio de Janeiro. O colegiado confirmou decisão do relator, ministro Flávio Dino, na Ação Originária (AO) 2870, reconhecendo que o tipo de sanção aplicada ao magistrado foi extinta pela Emenda Constitucional (EC) 103/2019 (Reforma da Previdência) e que a tramitação do caso no Conselho violou o devido processo legal.

A decisão determina que o CNJ reanalise o processo disciplinar e, se entender que há comprovação de que o juiz cometeu infrações graves que devem ser punidas com a perda do cargo, envie o caso à Advocacia-Geral da União (AGU) para apresentação da ação judicial cabível perante o Supremo. Também foi determinado que sejam computados os votos dos membros que participaram do julgamento, mas deixaram de integrar o Conselho.

Desconstitucionalização

O colegiado analisou um recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR), que sustentava que a supressão da aposentadoria compulsória da Constituição Federal pela EC 103/2019 não implica sua exclusão do ordenamento jurídico. Ao argumentar que houve mera desconstitucionalização do tema, a PGR assinalou que a “Constituição não contempla as sanções disciplinares previstas na Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman), mas, nem por isso, elas podem ser consideradas como incompatíveis ou revogadas.

Vícios procedimentais

No voto, o ministro Flávio Dino observou que houve vícios procedimentais na tramitação do processo no CNJ que violaram o princípio do devido processo legal. Ele destacou sucessivos pedidos de vista, pedidos de destaque e a desconsideração de votos anteriores proferidos por conselheiros em sessões virtuais.

O ministro também ressaltou que a aposentadoria compulsória punitiva, além de não estar mais prevista na Constituição, transfere um ônus individual (a responsabilidade por um ato ilícito) para toda a sociedade. Esse tipo de sanção, segundo ele, não representa punição, porque o magistrado que cometeu um crime passa a ser sustentado pela coletividade. “Se o juiz vende uma decisão judicial ou mata alguém, ele tem que ser punido. Mas se a punição é a aposentadoria compulsória, a punição é pra quem? É para o contribuinte”, afirmou.

Outro pedido rejeitado foi o de que a ação fosse submetida ao Plenário, pois o STF tem entendimento consolidado de que ações contra atos do CNJ são de competência das Turmas.

Votos

O ministro Cristiano Zanin concorda com o relator que a aposentadoria compulsória é incompatível com as regras inseridas pela EC 103/2019, mas registrou essa posição como complemento na fundamentação de seu voto. No caso concreto, ele se limitou a anular as decisões do CNJ e a determinar novo julgamento, com observância do devido processo legal e cômputo dos votos já proferidos. Zanin também não aderiu, neste momento, à proposta do relator quanto à legitimidade da AGU para o ajuizamento de ação visando à perda do cargo.

O ministro Alexandre de Moraes argumentou que a aposentadoria compulsória não é sanção, e a perda do cargo deve ser a consequência lógica de faltas graves ou crimes cometidos por juízes. Segundo ele, a mudança constitucional foi claramente pensada para eliminar essa possibilidade.

Já para a ministra Cármen Lúcia, a EC 103/2019 trouxe uma mudança de tratamento significativa em relação à previdência dos servidores, inclusive com a retirada específica da aposentadoria compulsória de magistrados, o que afasta a aplicação da norma da Loman.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

TRE-RN cassa prefeito e vice de São Miguel do Gostoso

Agora RN

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) decidiu, nesta terça-feira 26, negar os recursos pendentes e cassar os mandatos do prefeito de São Miguel do Gostoso, Leonardo Teixeira da Cunha, conhecido como Leo de Doquinha (PSD), e do vice-prefeito João Eudes (PT), por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2024. A decisão se deu por unanimidade: 7 a 0.

No mesmo julgamento, a Corte também decretou a inelegibilidade por oito anos do ex-prefeito José Renato Teixeira de Souza, conhecido como Renato de Doquinha, apontado como responsável pela prática das irregularidades que teriam beneficiado a chapa eleita em 2024. Leo de Doquinha e João Eudes, porém, escaparam da inelegibilidade.

Com o acórdão proferido nesta terça-feira, o TRE-RN confirmou a sentença de primeira instância, que havia sido proferida em 31 de outubro de 2025 pelo juiz Pablo de Oliveira Santos, da 14ª Zona Eleitoral. Quando os últimos recursos forem julgados, o município deverá ter novas eleições, para eleger um prefeito e um vice-prefeito para concluírem o mandato até 31 de dezembro de 2028.

Ao julgarem o recurso, os membros do TRE-RN seguiram integralmente o voto do relator, juiz Eduardo Pinheiro, que concluiu que houve uso eleitoreiro da máquina pública por meio da contratação massiva de servidores temporários ao longo do ano eleitoral. Segundo o julgamento, a Prefeitura de Gostoso ampliou em 93,67% o número de contratados sem processo seletivo, entre janeiro e setembro de 2024, sem justificativas administrativas suficientes e em descumprimento de decisão judicial anterior.

No voto, o relator afirmou que Renato de Doquinha “contratou massivamente funcionários temporários, sem comprovação efetiva da necessidade e sem seleção pública, ao longo do ano de 2024, com o fim de beneficiar politicamente a candidatura de seu sobrinho, Leonardo Teixeira da Cunha, e João Eudes”. A decisão apontou que a conduta provocou “desequilíbrio na disputa eleitoral”.

Dados citados no julgamento mostram que o número de temporários saltou de 412 servidores em janeiro de 2024 para 792 em setembro do mesmo ano, mês anterior às eleições. Já em janeiro de 2025, após o pleito, o quantitativo caiu abruptamente para 363 contratados. Para o relator, a redução posterior reforçou o entendimento de que as admissões tinham finalidade eleitoral.

“Não havia justificativa plausível para tais contratações”, afirmou o magistrado durante a leitura do voto.

Defesa

A defesa dos investigados sustentou no TRE-RN que as contratações temporárias são uma prática histórica do município e alegou que houve aumento sazonal relacionado à educação e ao turismo. O advogado Cristiano Barros argumentou ainda que não existiria prova direta de troca de empregos por votos nem demonstração objetiva de coação eleitoral.

Segundo a defesa, eventuais irregularidades administrativas deveriam ser analisadas por outros órgãos de controle, e não pela Justiça Eleitoral.

Os argumentos, porém, foram rejeitados pelos desembargadores.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Cultura

Pão Doce de Teatro retorna com apresentação de “O Torto Andar do Outro”

Após uma temporada de apresentações em importantes equipamentos culturais da cidade de Fortaleza/CE, a Cia. Pão Doce de Teatro formada pelos artistas Lígia Kiss, Paulo Lima, Mônica Danuta, Diogo Rocha e Raull Davyson, retorna a Mossoró com uma apresentação gratuita do espetáculo “O Torto Andar do Outro”.

A apresentação única acontece no próximo dia 30 de maio, às 18h, dentro da programação do Centro Cultural Banco do Nordeste Mossoró – Teatro Lauro Monte Filho.

O Torto Andar do Outro

Ambientado em uma cidade fantástica onde todos caminham de lado, o espetáculo apresenta a ruptura provocada pelo surgimento de uma criança que anda para frente — gesto simples que desencadeia perseguição, medo e violência.

A partir dessa metáfora, a montagem expõe as engrenagens sociais que rejeitam o diferente e questiona: o que acontece quando alguém ousa existir fora da norma?

A montagem é inspirada no cordel “Um Conto Bem Contado”, do poeta potiguar Antônio Francisco — um dos mais importantes nomes da literatura de cordel contemporânea, reconhecido por sua escrita marcada pela oralidade, crítica social e profundo enraizamento na cultura nordestina e Membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel.

Antônio Francisco foi o primeiro cordelista a ocupar uma cadeira na Academia, tradicionalmente composta por escritores da literatura erudita.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com