Categorias
Política

Pré-candidato ao Senado desiste e anuncia apoio a Rafael Motta

O ex-prefeito de Carnaubais Luizinho Cavalcante (PSB) anunciou a retirada de sua pré-candidatura ao Senado Federal.

Decisão proclamada nesta terça-feira (26).Paralelamente, ele declarou apoio ao projeto político de Rafael Motta (PDT) para a disputa de 2026.

“Tenho convicção de que a política deve ser feita com diálogo, equilíbrio e compromisso com as pessoas. Por isso, optei por somar forças ao projeto de Rafael Motta, que reúne capacidade, experiência e disposição para representar o Rio Grande do Norte no Senado Federal”, afirmou.

Rafael Motta agradeceu o gesto e ressaltou a importância da união para o fortalecimento de um projeto voltado ao desenvolvimento do estado.

“Recebo o apoio de Luizinho com muita alegria e responsabilidade. É um gesto importante, que reforça nosso compromisso de construir um projeto amplo, democrático e conectado com os interesses do povo potiguar”, declarou o pré-candidato.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Professores do Estado recebem nova parcela do Fundef nesta quarta-feira

Uma nova parcela referente ao processo dos precatórios do FUNDEF deve ser depositada para o Rio Grande do Norte ainda nesta terça-feira (26). O valor de aproximadamente R$ 108 milhões estará disponível nas contas dos beneficiários nesta quarta-feira (27), contemplando cerca de 21 mil professores e professoras da rede estadual de ensino, entre ativos, aposentados e pensionistas. Os outros 40% dos recursos serão destinados ao custeio do Estado, conforme previsto na legislação.

“A educação sempre foi prioridade no nosso governo. Esse pagamento representa respeito, reconhecimento e justiça com os professores e professoras que dedicaram suas vidas à educação pública do Rio Grande do Norte. Estamos garantindo um direito histórico e reafirmando nosso compromisso com a valorização da categoria”, destacou a governadora Fátima Bezerra.

A União Federal já depositou no processo do FUNDEF o montante de R$ 225.680.766,26, referente à segunda e terceira parcelas do acordo firmado com a Advocacia-Geral da União (AGU). Desse total, 60% correspondem ao rateio entre os profissionais do magistério que atuaram em sala de aula, alcançando o valor de R$ 136.096.934,31. Os outros 40% foram destinados ao custeio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC).

A medida beneficia mais de 25 mil profissionais da educação em todo o Rio Grande do Norte.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Refis Mossoró 2026 oferece até 99% de desconto e parcelamento em 84 meses

A Prefeitura de Mossoró lançou oficialmente, nesta terça-feira (26), o Refis Mossoró 2026, programa de regularização fiscal que oferece condições facilitadas para contribuintes quitarem débitos junto ao município. O anúncio foi realizado durante coletiva de imprensa conduzida pelo secretário municipal da Fazenda, Edilson Júnior.

O programa prevê descontos de até 99% sobre juros e multas para pagamentos realizados à vista, além da possibilidade de parcelamento em até 84 meses. A iniciativa contempla débitos tributários e não tributários vencidos até 31 de dezembro de 2025, inscritos ou não em dívida ativa.

Entre os débitos que poderão ser negociados estão IPTU, ISS, taxas municipais, parcelamentos anteriores e cobranças judiciais em andamento. Pessoas físicas, empresas e demais contribuintes em situação de inadimplência poderão aderir ao programa.

O período de adesão ao Refis 2026 terá início nesta quarta-feira (27) e seguirá até o dia 24 de agosto, totalizando 90 dias para negociação.

Digital

A adesão poderá ser realizada por meio do portal do contribuinte, disponível em Portal do Contribuinte de Mossoró. Para pessoas físicas, o acesso ocorrerá por meio da conta GOV.BR. Já as empresas poderão utilizar cadastro específico no sistema.

O contribuinte também contará com atendimento presencial na Secretaria Municipal da Fazenda, localizada na avenida Alberto Maranhão,  bairro Centro, com funcionamento das 7h às 17h.

As negociações poderão ser quitadas por diferentes modalidades de pagamento, incluindo Pix e cartão de crédito, parcelado em até 12 vezes.

A Prefeitura de Mossoró destaca que o Refis 2026 amplia as possibilidades de regularização fiscal dos contribuintes, proporcionando condições facilitadas para quitação de débitos municipais, evitando medidas administrativas e judiciais de cobrança, além de assegurar a emissão de certidões negativas e a manutenção da regularidade fiscal junto ao município.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

CDL e SVF Advogados promovem encontro sobre Reforma Tributária

A CDL Mossoró, em parceria com o escritório SVF Advogados, realiza no próximo dia 27 de maio, às 18h, no Requinte Buffet, o Workshop Reforma Tributária, evento voltado para empresários, contadores, advogados e gestores interessados em compreender os impactos práticos das mudanças fiscais na rotina das empresas.

Com uma abordagem estratégica e aplicada ao ambiente empresarial, o workshop irá discutir como a Reforma Tributária poderá influenciar diretamente os custos operacionais, a margem de lucro, a formação de preços e o planejamento financeiro das empresas nos próximos anos.

A programação contará com palestras de especialistas reconhecidos na área tributária. Entre os nomes confirmados está a advogada Maria Eduarda Pavan, graduada pela PUC/RS, especialista em Direito Tributário pelo IBET e IET, membro da FESDT e conselheira do TART de Porto Alegre.

Segundo Maria Eduarda Pavan, o momento exige atenção e preparo por parte das empresas.

“A Reforma Tributária muda a lógica do sistema atual e exige que empresários e gestores entendam desde já como essas alterações poderão impactar a competitividade, o fluxo financeiro e a estrutura operacional dos negócios”, destaca.

Além de contar com a parceria do CRC- RN, o evento também contará com a participação do especialista Yure Ghabril, que irá abordar os reflexos práticos da reforma na gestão empresarial e tributária.

Além do caráter técnico e de atualização profissional, o workshop também terá um viés social. As inscrições serão realizadas mediante a contribuição de R$ 40, com 100% da renda revertida para a Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer.

De acordo com a CDL Mossoró, a iniciativa busca aproximar o setor produtivo de temas que já começam a transformar o ambiente de negócios no Brasil.

“O empresário precisa estar preparado para uma nova realidade tributária. Informação e planejamento serão fundamentais para atravessar esse processo com mais segurança”, reforça Damásio Medeiros, presidente do CDL.

As inscrições já estão abertas pelo link https://forms.gle/U3dseno91Rq2hCxJ7 e o pagamento pode ser realizado via chave Pix doar@ligamossoroense.org, tendo como
beneficiária a Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Segurança

Deam 24h facilita denúncias e amplia proteção às mulheres, afirma delegada

A delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Mossoró, Débora Tavares, explicou o funcionamento da unidade, que passou a operar 24 horas por dia desde o mês passado.

Em entrevista ao programa Meio Dia TCM desta terça-feira, a delegada destacou a importância da Deam em um momento de aumento da violência contra a mulher.

“A gente tem um crescimento dos registros dessa violência, que sempre existiu, mas sequer era falada. Muito pelo contrário: existia o ditado de que ‘em briga de marido e mulher ninguém mete a colher’, quando, na verdade, deve meter, sim. Há um aumento das denúncias, dos registros e da repercussão, devido ao trabalho de conscientização que vem sendo feito e ao fato de agora estarmos falando sobre um tema que antes não era debatido”, disse, em entrevista aos jornalistas Saulo Vale e Tárcio Araújo, apresentadores do programa.

Débora Tavares ainda pontou a celeridade do Judiciário em conceder medidas protetivas em favor das mulheres. “A maioria sai em menos de 24h por dia”, destacou.

Confira a entrevista com a delegada na íntegra.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

João Maia recua e retira assinatura de emenda das 52 horas

Após consulta ao Partido Progressistas e discussão sobre os impactos da mudança na jornada de trabalho, o deputado federal João Maia (Progressistas/RN) decidiu retirar sua assinatura da emenda Nº 1 vinculada à PEC 221/2019, que previa uma jornada de trabalho de 52 horas.

A decisão ocorre em consonância com a nota conjunta apresentada por líderes partidários, que solicitaram a retirada da tramitação da emenda para evitar distorções no debate e garantir maior clareza sobre os efeitos da proposta.

O parlamentar entende que a redução da jornada de trabalho, com avanço para modelos mais favoráveis ao trabalhador, como a escala cinco por dois, é um debate legítimo e necessário, mas que, por atingir diferentes setores da economia e da vida social, deve ocorrer por meio de Proposta de Emenda à Constituição, garantindo maior estabilidade e proteção aos trabalhadores.

Para João Maia, uma mudança dessa dimensão exige ampla discussão, evitando fragilidades legais futuras e acelerando a tramitação de uma proposta constitucional sólida, permanente e construída com diálogo entre trabalhadores, empregadores e os diversos setores da sociedade.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Petras articula com Kleber duas novas rotatórias para Mossoró

Em agenda em Natal nesta segunda-feira, o vereador mossoroense Petras (PSD) buscou o apoio do deputado estadual Kleber Rodrigues (PP) para fortalecer a articulação junto ao DNIT em defesa de intervenções voltadas à segurança viária em Mossoró.

A pauta trata da construção de rotatórias em dois pontos considerados críticos: a saída do Sumaré/Cidade Alta, nas proximidades da antiga PRF, e a saída do Nova Mossoró, às margens da BR-304, locais com grande fluxo de veículos e que acumulam reclamações frequentes sobre acidentes.

Durante a agenda, Kleber Rodrigues encaminhou à demanda e já entrou em contato com a direção do DNIT no Rio Grande do Norte para solicitar uma audiência e discutir encaminhamentos técnicos que viabilizem as intervenções.

“Estamos falando de vidas. Precisamos agir antes que novas tragédias aconteçam. Nosso objetivo é buscar soluções que tragam mais segurança para motoristas, motociclistas e pedestres”, destacou Petras.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Cultura

Atriz mossoroense Joriana Pontes comandará o “Chuva de Bala”

O espetáculo ‘Chuva de Bala no País de Mossoró’ estreia sua temporada 2026 no próximo dia 11 de junho, integrando a programação oficial do Mossoró Cidade Junina. As apresentações acontecem no tradicional adro da Capela São Vicente, palco que revive anualmente um dos episódios mais marcantes da história mossoroense: a resistência ao bando de Lampião em 1927.

Todos os anos, há uma grande expectativa sobre como a história será contada com o olhar de cada diretor geral escolhido. Neste ano, o espetáculo chega ao público com um marco histórico: pela primeira vez, a direção geral é assinada por uma atriz mossoroense. À frente da montagem está Joriana Pontes, artista da Cia Bagana de Teatro, que assume o desafio de conduzir uma das maiores produções cênicas do Rio Grande do Norte trazendo um olhar feminino, sensível e potente para a narrativa.

A atriz e diretora é reconhecida pelo trabalho voltado à valorização da cultura popular, da identidade nordestina acumulando participações em importantes montagens e projetos culturais.

Com trajetória consolidada nas artes cênicas, Joriana Pontes construiu sua carreira no teatro mossoroense e potiguar, atuando como atriz, palhaça, diretora e produtora cultural. Sócia fundadora da Cia Bagana de Teatro, que está junto na execução do espetáculo Chuva de Bala, Joriana tem na sua trajetória profissional a atuação nos espetáculos: Auto da Liberdade, Chuva de Bala, Oratório de Santa Luzia, Capitães da Areia, A revolta dos Brinquedos, Medéia, Shakespariano, entre outros. Participou de filmes como: O mundo de Ana, A Trupe, Cidade das quatro Torres, Era uma Vez Lalo, Casa do Louvor: o filme. Como diretora produziu e dirigiu vários espetáculos como Shakespeariano, Nas Ondas do Rádio com Chiquinha Gonzaga, Auto de São João Batista na cidade do Assú, fez assistência de direção em dois anos consecutivos (2015 e 2016) do Chuva de Bala no País de Mossoró e mais recentemente, dirigiu o Auto de Santana (2025) e Amadores (2025/2026).

Sob sua direção, o “Chuva de Bala” 2026 aposta em uma encenação que une tradição e renovação, com artistas experientes e também, novos talentos que encontram na dança e no teatro espaço para crescimento artístico.

“Cada diretor(a) traz a sua perspectiva para o conjunto do espetáculo que é também uma construção com todo o grupo envolvido. Como diretora, pude montar um elenco que reúne tradição e renovação artística. Da mesma forma que teremos jovens artistas no palco, teremos muita experiência cênica, nomes que engrandecem o Chuva de Bala 2026. Também temos um conjunto de mulheres que se destacam nas interpretações e novos elementos em cena”, explica Joriana sem adiantar as surpresas que serão a novidade neste ano.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Acordo entre Motta e Lula prevê regra de transição de 60 dias para fim da escala 6×1

Por Lucas Pordeus León – Repórter da Agência Brasil

A regra de transição para redução da jornada de trabalho das atuais 44 horas para 40 horas semanais deve ser de um ano, segundo acordo costurado pelas lideranças da Câmara e pelo governo federal e anunciado nesta segunda-feira (25). 

O texto da Proposta de Emenda em Constituição (PEC) em tramitação da Câmara irá prever uma primeira redução de duas horas, de 44 para 42 horas semanais, em 60 dias após a promulgação da Emenda Constitucional. O mesmo prazo, 60 dias, será aplicado para a mudança da escala dos atuais 6×1 para os 5×2, quando o trabalhador folga dois dias a cada cinco trabalhados.

A jornada dos trabalhadores deve cair para as 40 horas semanais 12 meses depois da publicação da proposta.A medida ainda precisa ser aprovada na Câmara e no Senado.

A decisão foi anunciada pelo presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), acompanhado dos ministros do Trabalho, Luiz Marinho, e das Relações Institucionais, José Guimarães.

“A transição se dará dentro de um ano, não mais do que isso. Nós faremos a redução de 44 horas para 40 em um ano, após essa primeira redução de duas horas. Isso atende um apelo da classe trabalhadora, também escuta o setor produtivo. Dá um tempo para que os setores possam se organizar”, afirmou Motta.

O relator da PEC, deputado Leo Prates (Republicanos-BA), deve apresentar o texto no final da tarde desta segunda-feira, na sessão da Comissão Especial que analisa o tema. A votação está prevista para quarta-feira (27) na Comissão e na quinta-feira (28) no Plenário da Casa.

“Para o que mais interessa para o povo brasileiro, que foi o que mais motivou [o povo], que foi o fim da escala 6×1, não há transição, são 60 dias a partir da promulgação”, destacou Prates.

Com isso, o trabalhador que hoje faz 44 horas em seis dias de trabalho, terá o direito de fazer 42 horas em, no máximo, cinco dias de trabalho, após os 60 dias da promulgação. Após 12 meses, a jornada será reduzida para 40 horas semanais, o que dá 8 horas por dia em cinco dias de trabalho, e dois de descanso (5×2).

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Conselho de Medicina aprova punição a empresa que atrasar salário de médicos

Na manhã desta segunda-feira (25), o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Norte (Cremern) fez uma coletiva para apresentar para imprensa uma resolução que cria um um cerco rigoroso contra empresas médicas (hospitais, clínicas, cooperativas ou intermediadoras de serviços) que atrasarem, de forma injustificada, o pagamento de salários, honorários ou plantões aos profissionais da medicina.

As sanções preveem desde a suspensão temporária das atividades até o cancelamento definitivo do registro da pessoa jurídica no Conselho.

A resolução, aprovada em sessão plenária, determina que o atraso por período superior a 5 dias, a contar do vencimento do contrato, já sujeita a instituição à abertura de processo administrativo.

De acordo com o texto, a alegação de “falta de repasse de verbas por parte da gestão pública” não será aceita como justificativa legal para o calote ou atraso, acabando com uma prática comum de transferência do risco financeiro para o trabalhador.

“A resolução permite uma nova era de responsabilidade ética e administrativa para empresas médicas no Rio Grande do Norte. Esta resolução transforma o atraso da remuneração injustificada contra médicos em um problema não apenas contratual, mas ético-administrativo perante o Conselho Regional de Medicina”, declara a presidente do Cremern, Dra. Giana da Escóssia Melo.

A inadimplência será apurada mediante denúncia protocolada pelo médico prejudicado junto ao Departamento de Processo Ético Profissional do CREMERN, munido de provas mínimas do serviço prestado.

A resolução também cria um escudo protetor contra retaliações: caso um médico seja retirado de escalas ou desligado de forma imotivada após denunciar atrasos ou condições inadequadas de trabalho, a empresa e o seu Diretor Técnico responderão ético-profissionalmente por infração grave ao Código de Ética Médica.

Como funcionará a punição e o rito de julgamento:

Trâmite célere: Recebida a denúncia, a empresa terá 15 dias para apresentar defesa prévia. Um conselheiro relator será nomeado para expor os fatos e o caso será julgado em Sessão Plenária, garantindo o direito à ampla defesa (com 10 minutos de sustentação oral para cada parte).

Penas Aplicáveis: As sanções administrativas do CREMERN são gradativas e severas: Suspensão do registro da inscrição por 180 dias; Suspensão do registro da inscrição por 1 ano e cancelamento definitivo do registro de inscrição.

Recuperação difícil: Se a empresa for punida com a suspensão, o registro é reativado após a quitação integral da dívida. Porém, se a plenária aplicar a pena de cancelamento definitivo, pagar a dívida não devolverá o registro anterior; a empresa terá que passar por todo o processo burocrático de uma nova inscrição do zero (taxas, vistorias e novas exigências).

Para evitar que os pacientes fiquem desassistidos por causa da irresponsabilidade financeira de gestores, a resolução determina que, em caso de suspensão ou cancelamento do registro da empresa inadimplente, o gestor público ou privado contratante terá o prazo improrrogável de quinze dias para efetuar a troca da empresa responsável pela gestão do serviço de saúde.

A Resolução CREMERN nº 11/2026 foi assinada pela presidente do Conselho, Giana da Escóssia Melo, e pela secretária-geral, Elvira Maria Mafaldo Soares, entrando em vigor em sua publicação no último dia 15 de maio.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com