Categorias
Utilidade Pública

Uern quer compromisso de pré-candidatos e rejeita debate sobre “privatização ou federalização”

A reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Cicília Maia, afirmou que a instituição pretende dialogar com todos os pré-candidatos ao Governo do RN, independentemente de partido ou ideologia, em defesa das pautas da universidade.

Entre as prioridades citadas por Cicília estão o fortalecimento da autonomia financeira da Uern, a valorização dos servidores e políticas de permanência estudantil.

“Nesse momento político, de pré-campanha eleitoral, nós vamos intensificar o diálogo com a classe política. Queremos que as pessoas possam se comprometer com uma universidade que tem cerca de 15 mil estudantes e mil servidores, uma instituição que tem um impacto importante e positivo no nosso estado”, disse, em entrevista ao programa Meio Dia TCM, da 95 FM, apresentado pelos jornalistas Saulo Vale e Tárcio Araújo.

Segundo a reitora, a universidade já foi procurada pelos três principais pré-candidatos ao Governo do Estado: Álvaro Dias (PL), Allyson Bezerra (União Brasil) e Cadu Xavier (PT).

A Uern prepara uma carta-compromisso que será entregue aos postulantes ao governo.

Federalização ou privatização

Cicília Maia também afirmou que a Uern não aceita discutir uma eventual federalização ou privatização da instituição.

“O MEC tem hoje 69 universidades federais e não tem o interesse, como nunca teve, de federalizar as estaduais. O nosso debate deve ser como fazer a Uern chegar a mais pessoas e não o contrário”, declarou.

A reitora destacou ainda que cerca de 80% dos estudantes da universidade possuem renda per capita de aproximadamente R$ 300 por mês.

“Ou seja, a maioria não teria condições de arcar com uma mensalidade”, completou.

“Não aceitaremos qualquer debate sobre privatização ou federalização da Uern, até porque esse debate já foi vencido, a partir da autonomia financeira, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pela atual gestão estadual”, disse.

Cicília também citou estados como Ceará, Maranhão, Bahia, Paraná e São Paulo, que possuem mais de uma universidade estadual.

Assista ao Meio Dia TCM desta segunda-feira na íntegra.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Economia

Custo da construção civil no RN registra alta em abril

O Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon-RN) divulgou o Custo Unitário Básico (CUB) do mês de abril.

O padrão R-9N, referente ao modelo de edifício padrão com 8 ou 9 pavimentos, foi calculado em R$ 2.082,01, representando uma variação positiva de 0,15% em relação ao mês anterior.

O indicador, utilizado como referência pelo setor da construção civil para acompanhamento da evolução dos custos das obras, reflete o comportamento dos preços de insumos e serviços utilizados no segmento.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Cultura

Confira a programação completa com as atrações do “Pingo da Mei Dia”

A Prefeitura de Mossoró informa a programação completa do “Pingo Da Mei Dia” 2026, que acontecerá no próximo dia 6 de junho. A abertura oficial do “Mossoró Cidade Junina” (MCJ), o maior São João do Rio Grande do Norte, começará pontualmente às 12h, na avenida Rio Branco, no Corredor Cultural.

São 14 atrações na programação do maior bloco junino do Brasil. Bandas e artistas nacionais, regionais e locais, animando o evento, que no ano passado, reuniu mais de 250 mil pessoas.

Em circuito de trios elétricos, o público fará a festa com Banda Grafith, Nattan, Bell Marques e Dan Ventura.

O evento ainda terá shows de Analu, Gianinni Alencar, Forró dos 3, Caroline Melo, Aline Reis, Nilson Viana e Banda Inala. Além dessas atrações, a festa estará garantida com Banda Guto Fortunato, Alex do Acordeom, Darlan Dias.

As atrações em trios elétricos percorrerão a avenida Rio Branco, animando a multidão de mossoroenses e turistas que prestigiam anualmente o maior evento do Rio Grande do Norte e um dos principais do país.

Programação do “Pingo da Mei Dia” 2026:

Banda Grafith

Nattan

Bell Marques

Dan Ventura

Analu

Gianinni Alencar

Forró dos 3

Caroline Melo

Aline Reis

Nilson Viana

Banda Inala

Banda Guto Fortunato

Alex do Acordeom

Darlan Dias

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Segurança

Mossoró receberá quatro viaturas blindadas para PM e PC

O Governo do Estado vai enviar nos próximos dias quatro viaturas blindadas para Mossoró, das 44 entregues na semana passada para reforço da segurança pública no Rio Grande do Norte.

Serão três viaturas destinadas à Polícia Militar e uma à Polícia Civil, todas do modelo Renault Duster blindada.

O objetivo é ampliar a capacidade operacional das forças de segurança e garantir maior proteção aos agentes que atuam no enfrentamento à criminalidade, em meio ao aumento no número de homicídios na segunda maior cidade do estado.

As 44 viaturas blindadas recebidas pelo RN incluem 30 destinadas à PM e 14 à PC. O investimento total supera R$ 8 milhões, com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública.

Leia mais: Delegado aponta guerra entre facções para alta de homicídios em Mossoró e cita reforço policial

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Segurança

Delegado aponta guerra entre facções para alta de homicídios em Mossoró e cita reforço policial

O diretor da Divisão de Polícia Civil do Oeste (Divipoe), o delegado Alex Wagner, relacionou o aumento dos homicídios em Mossoró à guerra entre facções criminosas.

Entrevistado pelos jornalistas Saulo Vale e Tárcio Araújo no programa Meio Dia TCM (95 FM), nesta sexta-feira, o titular da Divipoe também destacou reforços nas forças de segurança no combate ao crime organizado na segunda maior cidade do RN.

“Realmente, temos uma alta em relação ao ano passado, quando registramos o menor número de homicídios em Mossoró nos últimos 20 anos. Esse aumento neste ano é reflexo da disputa por território entre as facções criminosas”, explicou.

“Os territórios [bairros] são estabelecidos. No geral, as facções buscam periferias e locais com menor índice de desenvolvimento humano. O que fazem é tentar tomar o território uma da outra. Não significa que tenham domínio absoluto dessas áreas. As polícias entram em todos os locais, mas existe uma influência maior das facções onde os integrantes moram e atuam”, complementou.

Segundo o delegado, mais de 90% dos homicídios registrados envolvem integrantes das próprias facções.

Até esta sexta-feira, Mossoró já contabilizava 65 homicídios somente em 2026, sendo 10 decorrentes de confrontos policiais.

Ainda de acordo com ele, cerca de 40% dos casos são elucidados pela Polícia Civil.

Reforços

O delegado Alex Wagner também destacou reforços nas equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar diante do atual cenário.

“Nós recebemos recentemente 10 policiais civis para trabalhar exclusivamente com homicídios, o que representa um reforço importante para as investigações. De dois anos pra cá, foi criado em Mossoró um núcleo exclusivo de combate às facções criminosas, com um delegado, escrivães e agentes. Já tivemos grandes operações, inclusive nesta sexta-feira, com prisões e mandados de busca e apreensão, fruto desse trabalho”, afirmou.

“A Polícia Militar reforçou as abordagens e ampliou o efetivo nos locais onde a criminalidade aumentou”, completou.

Confira o Meio Dia TCM desta sexta-feira na íntegra.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Obras avançam na adutora que vai garantir abastecimento no Agreste

As obras que vão resolver em definitivo o problema da falta de água em Nova Cruz, Montanhas, Canguaretama, Santa Cruz e outras cidades do Agreste já estão em andamento. Nesta quinta-feira (21), a governadora Fátima Bezerra e o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, estiveram no canteiro do trecho 5. A visita à Adutora do Agreste Potiguar estava no roteiro do Caminho das Águas, que o ministro está cumprindo no Nordeste.

A adutora está inserida no Eixo Água para Todos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-3). O investimento é de R$ 448 milhões. A construção é de responsabilidade da Codevasf, órgão federal vinculado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Quando entrar em funcionamento, a adutora vai desafogar a Lagoa do Bonfim, em Nísia Floresta, que já não consegue atender à demanda por água potável dos municípios atendidos pela Monsenhor Expedito.

Com o sistema saturado, o fornecimento de água é feito atualmente em rodízio e pode piorar caso o inverno de 2026, que está começando agora, não consiga recarregar os estoques dos reservatórios da região. A Lagoa do Bonfim, um desses reservatórios, está hoje com 53,5 milhões de metros cúbicos, 63,6% da capacidade.

A governadora Fátima Bezerra lembrou que o governo do Estado investiu 20 milhões para melhorar o sistema de abastecimento de Nova Cruz, proposta que evoluiu para uma iniciativa de grande porte, definitiva, capaz de resolver o problema da água no Agreste. “Como sempre dissemos, a solução definitiva e de caráter estruturante para a questão da água nesta região passava pelo sistema que está sendo feito, graças ao PAC lançado pelo governo do presidente Lula em 2023.”

O ministro Waldez Góes destacou os investimentos do governo federal em infraestrutura hídrica, via PAC, que permitiram concluir o Complexo Hidros social Oiticica, avançar nas obras do Ramal do Apodi da transposição e construir adutoras como a do Agreste, que vai garantir o abastecimento de 500 mil pessoas no RN. “O Nordeste foi bem contemplado no programa. Somente na agenda da infraestrutura hídrica são R$ 13 bilhões.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Uern confirma excelência na formação de educadores com conceito 5 em Pedagogia

Todos os cursos de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) alcançaram conceito máximo no Enade 2025, divulgado pelo Ministério da Educação nesta quarta-feira (20).

As graduações ofertadas nos campi de Mossoró, Pau dos Ferros, Patu e Assú receberam Conceito 5, nota máxima do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O resultado reforça a importância do curso para a formação de professores no Rio Grande do Norte, especialmente para a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental, áreas centrais de atuação da Pedagogia.

A avaliação também confirma a qualidade da Uern na formação de educadores, com desempenho de excelência em todos os cursos de Pedagogia avaliados pelo MEC.

Além dos cursos de Pedagogia, também alcançaram conceito máximo na Uern os cursos de Ciências Biológicas, História e Ciências Sociais.

Os resultados foram apresentados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O conceito máximo no exame reflete o desempenho dos estudantes e a qualidade dos cursos avaliados.

O pesquisador institucional da Uern e pró-reitor adjunto de Ensino de Graduação, Rommel Lima, informou que os resultados dos bacharelados ainda serão divulgados pelo MEC, assim como o Índice Geral de Cursos (IGC) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC).

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e mede o desempenho dos estudantes concluintes em cursos de graduação.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Cultura

Lançamento do TCM Junina 2026 acontece nesta sexta

Os preparativos para o TCM Junina, a maior cobertura junina no RN, seguem intensos e todos os detalhes do projeto para esta edição 2026 poderão ser conferidos no Esquenta TCM Junina. O evento de lançamento do projeto acontecerá nesta sexta, 22, na sede da TCM, em Mossoró, e trará muita música e clima do São João.

Moisés Albuquerque, Diretor do Canal TCM 10, comenta o projeto: “O Grupo TCM chega ao TCM Junina 2026 com a missão de realizar uma cobertura ampla, vibrante e conectada à força da cultura nordestina. Mais do que transmitir eventos, queremos contar histórias, valorizar as pessoas, a cultura e a identidade do nosso povo. Com uma cobertura multiplataforma, o Grupo TCM levará informação, emoção e entretenimento para milhares de pessoas, reafirmando o nosso compromisso com a comunicação regional e com a valorização das grandes tradições do povo potiguar”.

Na expectativa para mais um TCM Junina, Krysllan Silva, Gestora de Marketing do Grupo TCM, compartilha detalhes da campanha: “Com o tema ‘Festejando o nosso jeito de ser’, a campanha TCM Junina chega para celebrar tudo aquilo que nos conecta: o orgulho de ser brasileiro, nordestino e potiguar. A tradição do São João e, neste ano, também a emoção da Copa. Toda essa energia ganha forma nas cores, nos elementos visuais e nas ações preparadas pelo ecossistema de empresas TCM, que estará presente com cobertura completa, transmissões especiais, brindes e ativações para o público que vai viver o Mossoró Cidade Junina e o São João de Assú”.

O projeto TCM Junina contará com mais de 170 horas de transmissões ao vivo do Mossoró Cidade Junina e do São João do Assú, compartilhando shows, entrevistas com os artistas, bastidores, bate papo com o público e comerciantes, mostrando as tradições culturais, as programações dos eventos e criando conexões no RN. São mais de 100 profissionais em diversas áreas do grupo TCM envolvidos na cobertura especial.

“O TCM Junina chega para consolidar mais um ano de grandes transmissões, celebrando em 2026 duas paixões que fazem parte da nossa identidade: a emoção de torcer pelo Brasil em clima de Copa do Mundo e a força da tradição nordestina no São João. Com muito planejamento, pesquisa e integração entre o Canal 10 e a Rádio 90FM, em Assú, e a 95 FM, em Mossoró, a cobertura está sendo preparada para levar ao público a melhor experiência, valorizando nossa cultura e o jeito nordestino de ser”, afirma Guilherme Gadelha, Coordenador de Produção de TV.

O Esquenta TCM Junina será transmitida pelas multitelas da TCM, a partir das 20h15, pelos Canais 10 e 14.1, site www.tcmplay.tv.br e Canal TCM TV no YouTube. Curta também pelo @tcm10.tv no Instagram.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Patrulha Maria da Penha participa de capacitação

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), realizou nesta quinta-feira (21) uma capacitação voltada aos agentes da Patrulha Maria da Penha (PMP). O treinamento aconteceu no Ginásio Municipal Pedro Ciarlini e foi conduzido pelo instrutor da própria instituição, GCM Kamilo, abordando técnicas de defesa pessoal, algemamento, uso de tonfa e contenção em situações de risco.

Durante a atividade, os agentes participaram de simulações práticas de ocorrências, aplicando técnicas de imobilização seguras e adequadas, visando aprimorar a coordenação, o preparo operacional e a segurança durante as ações desempenhadas no dia a dia da corporação.

A capacitação faz parte das ações de qualificação promovidas pela Prefeitura de Mossoró, enfatizando a valorização do treinamento periódico das equipes e o cuidado com a proteção da população, especialmente no trabalho desenvolvido no enfrentamento à violência contra a mulher.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Jorge do Rosário lança pré-candidatura a deputado estadual

O engenheiro civil e empresário Jorge do Rosário (PL) lançou oficialmente sua pré-candidatura a deputado estadual durante encontro realizado na noite desta quinta-feira (21), no Hotel Villa-Oeste, em Mossoró.

O evento reuniu lideranças políticas, apoiadores e representantes de diversos municípios da região Oeste. Segundo a organização, cerca de mil pessoas participaram da mobilização.

Durante o discurso, Jorge destacou a necessidade de Mossoró e da região voltarem a ter representação na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

“O povo clama e quer voltar a ter representatividade forte na Assembleia Legislativa. Quero ser deputado para levar a voz do povo pra AL, garantir segurança e emprego para a população”, afirmou.

Jorge também ressaltou sua trajetória pública e pessoal, defendendo uma política pautada pela honestidade e compromisso com a população.

“Minha história fala por mim, de mãos limpas, quero levar os sonhos de vocês para um mandato que possa se traduzir em uma vida melhor para todos”, declarou.

O evento contou ainda com a presença do pré-candidato a vice-governador Babá Pereira (PL), além dos pré-candidatos a deputado federal Dr. Heider (PSDB) e Cabo Dayvison (PL), que irão formar dobradinha política com Jorge no pleito de 2026.

Lideranças estaduais também participaram por meio de mensagens em vídeo, entre elas o senador Rogério Marinho (PL), o deputado General Girão (PL) e o pré-candidato ao Senado Coronel Hélio (PL).

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com