Categorias
Economia

Latam começa vender bilhetes de novos voos para Natal e Mossoró

Da Tribuna do Norte

A Latam começou, nesta quinta-feira (25), a disponibilizar bilhetes aéreos para novos voos para Recife-Natal, Natal-Mossoró e Mossoró-Fortaleza.

Todas elas serão operadas a partir de 1º de janeiro pela Voepass, com aeronaves ATR-72, com capacidade para até 70 passageiros. Com isto, chega a 55 o número de rotas atendidas no codeshare entre as duas companhias.

De acordo com a Latam, além desses novos voos que incluem Natal e Mossoró, a Latam também passou a oferecer as rotas Recife-Campina Grande, Campina Grande-Fortaleza e Salvador-Vitória da Conquista.

Entre Recife e Natal, os voos serão operados às segundas, quartas, sextas e domingos, com partida às 9h10 e chegada às 10h15. No sentido oposto, partem às 17h35 e chegam no Recife às 18h40.

A rota Natal-Mossoró também terá voos às segundas, quartas, sextas e domingos, com partida às 10h55 e chegada às 11h55. No sentido oposto, partem às 15h55, com chegada em Natal às 16h55.

Segundo a Latam, Mossoró também será conectada com voos diretos para Fortaleza às segundas, quartas, sextas e domingos, com partida às 12h35 e chegada às 13h30. No sentido oposto, partem às 15h55 e chegam a Mossoró às 16h55.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Comissão convoca secretário da Fazenda do RN

A Comissão de Administração da Assembleia Legislativa (ALRN) aprovou nesta quarta-feira (25) a convocação do secretário da Fazenda do RN, Carlos Eduardo Xavier, o Cadu Xavier.

De acordo com o presidente da Comissão, deputado Luiz Eduardo (SDD), o colegiado havia encaminhado perguntas ao chefe da pasta acerca da situação financeira do Estado, mas as respostas enviadas não foram suficientes para sanar as dúvidas dos deputados. Por essa razão, o parlamentar requereu a convocação, que foi aprovada à unanimidade pelos presentes.

Em seu requerimento, que foi feito de forma verbal, o parlamentar ressaltou o desejo de que o secretário traga respostas sobre a dívida líquida do Estado, sobre a planilha de arrecadação do Governo com o Refis, além da explicação para a nova suspensão dos empréstimos consignados dos servidores pelo Banco do Brasil.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Pablo retorna à Câmara após licença e cisão em seu grupo

Na sessão ordinária de hoje, 25, o vereador Pablo Aires (PSB) fez seu primeiro pronunciamento após o período que ficou afastado por motivos de saúde.

Pablo explicou que precisou do afastamento por causa de um quadro de depressão que vem enfrentando há alguns anos.

“Registro nossa volta à Câmara Municipal de Mossoró. Todos sabem que me afastei para tratamento de saúde mental. Enfrento a depressão desde 2019. Essa é a pior doença que já enfrentei, pois tira nossa vontade de viver. A depressão é uma montanha russa, hora estamos bem, hora desregula”, declarou o vereador.

Cisão

Durante esse período, o vereador também passou por crises em seu mandato com a divisão de seu grupo.

O seu anúncio de saída do Instituto Amparo, o qual ele controlava até então, provocou acusações, reações de notas duras e afastamentos, que já estavam nos bastidores, mas que veio a público recentemente.

Leia mais: Vereador se desliga de entidade em clima de troca de acusações

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Câmara de Mossoró aprova planos de cargos para servidores

Por unanimidade, o plenário da Câmara Municipal de Mossoró aprovou, hoje (25), a criação de dois planos de Cargos, Carreira e Remuneração no serviço público municipal. Os planos advêm de projetos de lei de iniciativa da Prefeitura.

Um acordo entre as bancadas de oposição e de situação dispensou o prazo mínimo de oito dias, permitindo a votação nesta quarta-feira.

O primeiro aprovado foi o Projeto de Lei Complementar do Executivo (PLCE) 23/2023, que institui o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do quadro de servidores gerais do Município.

Entre servidores gerais, estão garis, motoristas, auxiliares de serviços gerais, merendeiras e agentes administrativos. Alguns deles estavam presentes na galeria do plenário, na sessão.

O projeto chegou a receber emendas, mas, rejeitadas, foi aprovado na versão original.

Assistência social

Na sequência, o plenário aprovou o Projeto de Lei Complementar do Executivo (PLCE) 24/2023, que institui o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores estatutários da assistência social.

Como a Câmara aprovou ambos os projetos sem alteração, o Poder Legislativo encaminhou os dois, hoje mesmo, para sanção do Poder Executivo, a fim de que se tornem leis municipais, após publicação no Diário Oficial de Mossoró (DOM).

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Com voto de Zenaide, Senado aprova lei de cotas por mais 10 anos

Com voto favorável e mobilização política da senadora Zenaide Maia (PSD-RN), o plenário do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (25), o projeto de lei (PL 5.384/2020) que estende por mais 10 anos no Brasil a lei de cotas para ingresso de alunos e alunas no ensino federal.

“O que são dez anos da Lei de Cotas quando comparados a 300 anos de escravidão? Dez anos não são suficientes para compensar o que a população negra e pobre sofre e sofreu. O povo negro deste país, quando saiu da escravidão, foi condenado à pobreza e obrigado a ir para as periferias e morros”, frisa Zenaide.

A senadora ressalta que o poder público e a sociedade brasileira devem a política de cotas aos pretos, pardos, quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência, de forma a garantir acesso à educação e ao direito constitucional à vida digna, à cidadania e à igualdade de oportunidades. “Essa nação deve aos brasileiros e brasileiras que foram discriminados e excluídos durante centenas de anos. É uma questão de humanidade, de justiça social, de reparação histórica. As cotas precisam ser prorrogadas”, frisou Zenaide.

Projeto

O projeto reformula e amplia a Lei de Cotas (Lei 12.711, de 2012), que reserva no mínimo 50% das vagas em universidades e institutos federais para pessoas que estudaram todo o ensino médio em escolas públicas. Além de aprimorar a política de cotas para ingresso nos estabelecimentos federais de ensino superior ou de ensino médio técnico, o texto altera critérios socioeconômicos (que levam em conta a renda e a formação em escola pública) e insere os quilombolas entre os beneficiados pela reserva de vagas, que já inclui pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

A proposta, que segue para sanção presidencial, diz ainda que os candidatos cotistas passarão a concorrer também nas vagas gerais, e apenas se não conseguirem nota para ingresso concorrerão às vagas reservadas. A proporção racial deve ser mantida tanto nas vagas destinadas aos egressos do ensino público de famílias com renda máxima de um salário mínimo quanto nas vagas dos estudantes de outras faixas de renda.

O projeto aumenta as chances de ingresso dos cotistas raciais ao prever primeiramente a disputa pela ampla concorrência. Se o candidato não conseguir nota para aprovação nas vagas gerais, passará a concorrer às vagas reservadas. Os alunos optantes pela reserva de vagas que se encontrem em situação de vulnerabilidade social também serão priorizados no recebimento de auxílio estudantil.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Governo deve ter dificuldades em aprovar projeto sobre ICMS

A retirada de pauta do projeto que mantém de forma definitiva a alíquota do ICMS em 20%, ocorrida nesta terça-feira na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, mostra que o governo Fátima Bezerra (PT) deverá enfrentar dificuldades para aprovar a matéria.

O argumento, utilizado pelo colegiado, é de que a proposta precisa ser melhor discutida com as entidades do comércio, Governo do Estado e Federação dos Municípios do RN (Femurn).

O voto do relator, deputado Francisco (PT), foi favorável, o que já era previsto. Os demais membros da CCJ, incluindo os governistas, votaram para estacionar provisoriamente o projeto, até maiores discussões.

O governo tem pressa e quer aprová-lo até dezembro, mas terá que ter uma árdua articulação na Assembleia em busca de votos. Ainda que possua maioria, sua bancada é frágil.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Prefeitura inicia cadastro de vendedores para Dia de Finados

A Prefeitura de Mossoró abriu, nesta terça-feira (24), o cadastramento para vendedores interessados na comercialização nos cemitérios públicos durante o Dia de Finados. O procedimento é voltado para ambulantes e vendedores que desejam instalar barracas e trailers nos espaços disponíveis nos cemitérios São Sebastião, bairro Centro, e no Novo Tempo, bairro Aeroporto.

O procedimento de cadastro é voltado para organizar e possibilitar aos comerciantes espaço para venda de artigos e acessórios para homenagear os entes queridos, além de alimentação e outros produtos. Os interessados poderão realizar o cadastro de forma on-line, até o dia 25 de outubro, por meio do preenchimento de formulário eletrônico. ACESSE AQUI

O cadastro também pode ser efetivado de forma presencial, através do atendimento no auditório da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, situado na Praça da Redenção, s/n, Centro, Mossoró/RN. Para o cadastro, o interessado deve apresentar os seguintes documentos: requerimento devidamente preenchido e assinado; cópia do RG e CPF (ou CNH), se pessoa física, e CNPJ, se pessoa jurídica; comprovante de residência atualizado.

Somente será permitida a instalação das tendas e barracas para o “Dia de Finados” a partir das 18h do dia 27 de outubro de 2023, até as 18h do dia 1º de novembro de 2023, depois de atendidas as exigências estabelecidas neste decreto, devendo desmontar e retirar as referidas tendas, barracas e trailers até as 12h do dia 3 de novembro de 2023.

Informações complementares referente à padronização técnica das tendas ou barracas, além dos documentos necessários para liberação dos órgãos regularizadores, estão disponíveis no Diário Oficial de Mossoró (DOM), através da edição 198, no decreto nº 6.928 de 23 de outubro de 2023. Acesse: link: https://dom.mossoro.rn.gov.br/dom/publicacao/1150

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com