Categorias
Utilidade Pública

Casos de Covid aumentam no RN e governo e entidades pedem esforço conjunto

Devido ao aumento da taxa de ocupação de leitos em todo o estado do Rio Grande do Norte e também o aumento de casos Covid, representantes da sociedade e o governo do Estado do Rio Grande do Norte se reuniram e escreveram uma nota conjunta com medidas preventivas importantes no combate à pandemia.

Tem sido observado alterações do mapa do indicador composto evidenciando um aumento do número de casos em todo Estado. O indicador composto, parâmetro utilizado para dar cor ao mapa do RN tem mostrado o Estado mais amarelo e isso é um sinal de alerta para todos os potiguares. Além disso, está havendo, dia a dia, aumento da taxa de ocupação e do número de solicitações por leitos críticos no Regula RN.

Hoje, a plataforma Regula RN aponta 46,2% de ocupação de leitos críticos no Rio Grande do Norte. 47,6% na região metropolitana, 38,6% na região Oeste e 58,3% na região do Seridó, que a poucos dias apresentava uma ocupação abaixo dos 10%.

A nota convoca e reforça: A importância da manutenção dos protocolos sanitários; A importância da completude do esquema vacinal.

Ao todo, 206.357 pessoas no RN não retornaram para garantir sua segunda dose.

Assinam a nota:

Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte
Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte
Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte
Ministério Público do Rio Grande do Norte
Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte
Procuradoria da Republica no Rio Grande do Norte
Defensoria Pública do Rio Grande do Norte

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Cota racial em concursos do RN é aprovado na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa aprovou na tarde desta quinta-feira, 28, o projeto de lei que reserva 20% das vagas dos concursos públicos do Estado do Rio Grande do Norte para negros e negras.

De autoria da deputada Isolda Dantas (PT), o projeto cria cotas com o objetivo de reduzir a desigualdade histórica entre negros e brancos.

Com isso, o texto segue para a sanção da governadora Fátima Bezerra (PT) para implementar 20% de cotas raciais nos concursos públicos dos poderes do Estado, seja ele o Executivo, o Judiciário ou o Legislativo.

Segundo Isolda, o projeto foi criado para garantir que negros e negras tenham melhores acessos ao emprego de qualidade, através do serviço público.

“Isso foi negado ao povo negro durante muitos anos. O concurso público é sem dúvidas um dos mecanismos de igualdade de oportunidade”, declarou a deputada durante a sessão que aprovou o projeto.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Com relatoria de Zenaide, Senado aprova Frente Parlamentar Observatório da Covid-19

O Senado aprovou o projeto de resolução que cria a Frente Parlamentar Observatório da Covid-19 (PRS 53/2021). A relatora foi a senadora Zenaide Maia (Pros-RN) que, ainda durante os trabalhos da CPI da Pandemia, havia sugerido a criação de um grupo para monitorar os desdobramentos do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito.

“Esse trabalho de acompanhamento é essencial para assegurar a responsabilização dos envolvidos nos crimes apontados no relatório.”, publicou a senadora em suas redes, logo após a aprovação do projeto, nesta quinta-feira (28).

Os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Omar Aziz (PSD-AM), que foram, respectivamente, vice-presidente e presidente da CPI, são os autores do projeto.

O texto segue para promulgação.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Nova Lei de Improbidade não enfraquece combate à corrupção, avalia advogada

Sancionada nessa terça-feira (26), a nova Lei de Improbidade Administrativa promove mudanças que podem alterar o rumo de processos que envolvem a administração pública, inclusive os que estão em curso, porque os efeitos da Lei são imediatos. Agora, a condenação de agentes públicos por crimes de improbidade passa a exigir comprovação de dolo.

A advogada e especialista em Direito Administrativo, Carla Coutinho, explicou que a principal mudança da Lei é sobre a configuração do ato de improbidade administrativa apenas quando houver dolo. Ou seja, o servidor, por exemplo, terá que agir com a intenção demonstradade causar prejuízos ao erário. Caso contrário, não poderá ser responsabilizado.

“A nova lei fez ajustes imprescindíveis, notadamente para eliminar subjetivismos que resultavam em condenações injustas, por mera presunção da prática de ato ímprobo, além do problema da insegurança jurídica decorrente da aplicação de uma norma subjetiva; isso sem falar nas tantas violações perfectibilizadas ao princípio constitucional da presunção de inocência, mas segue firme e forte como um instrumento eficaz de combate aos ilícitos contra a administração pública”, explicou a advogada Carla Coutinho.

A ação deverá comprovar a vontade livre e consciente do agente público de alcançar o resultado ilícito, não bastando a voluntariedade ou o mero exercício da função. Também não poderá ser punida a ação ou omissão decorrente de divergência na interpretação da lei.

“O mero exercício da função ou desempenho de competências públicas, sem comprovação de ato doloso com fim ilícito, afasta a responsabilidade por ato de improbidade administrativa. Aplicam-se ao sistema da improbidade disciplinado nesta Lei os princípios constitucionais do direito administrativo sancionador”, consta na Lei.

Pelo texto, o Ministério Público será o único órgão legitimado a propor ações de improbidade. Antes, órgãos de estados, municípios e a União podiam propor essas ações.

A Lei foi publicada na edição desta terça-feira (26) do Diário Oficial da União. O projeto que deu origem à norma foi aprovado no início deste mês na Câmara dos Deputados e no Senado (PL 2505/21 – antigo PL 10887/18).

A improbidade administrativa tem caráter cível, não se trata de punição criminal. São atos de agentes públicos que atentam contra o erário, resultam em enriquecimento ilícito ou atentam contra os princípios da administração pública.

Nova Lei repercute na CPI da Covid da ALRN

A nova Lei pode alterar o curso dos possíveis indiciamentos de servidores investigados pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), formada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Está sendo investigada a compra de respiradores durante a pandemia de Covid-19 pelo Consórcio Nordeste, grupo que o governo do RN faz parte.

“Ao final de uma CPI, os parlamentares emitem um relatório em que apontam quem deve ser indiciado, ou seja, quem supostamente cometeu um crime ou um ato ímprobo ou não na perspectiva deles. Esse documento é encaminhado ao Ministério Público, responsável por acusar para apurar a responsabilidade penal ou civil, por atos de Improbidade Administrativa. Então, haverá repercussão na CPI porque as possíveis condutas ímprobas terão de estar embasadas na demonstração do dolo do agente e no efetivo dano causado ao erário, e em caso de acusação manifestamente indevida, a ação de improbidade será sumariamente rejeitada”, frisou a advogada Carla Coutinho.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Paróquia divulga horário da missa de finados

A Paróquia de Santa Luzia de Mossoró divulgou o horário da Missa de Finados.

Será na próxima terça-feira (2).

6h, 9h e 11h – Catedral de Santa Luzia;

16h – Capela de Santa Teresinha, em frente à praça dos hospitais.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Governo do RN anuncia correção salarial para 35 mil servidores

“No primeiro quadrimestre de 2022 iniciaremos a recomposição de algumas carreiras, corrigindo distorções salariais de mais de uma década, sobretudo aqueles cujos vencimentos são os mais defasados no estado. A nossa equipe econômica chegou a um percentual de recomposição salarial de 15% e essa medida beneficiará mais de 35 mil servidores e servidoras, ativos e inativos”.

A frase é da governadora Fátima Bezerra (PT) em diálogo com os representantes dos servidores da saúde e sindicatos da categoria.

A reunião aconteceu no final da tarde dessa quinta-feira (28) na Governadoria, em Natal.

O anúncio atenderá 35 mil servidores beneficiados com a decisão a partir de 2022.

Saúde — A saúde representa 70% desse total, contemplando 20.262 servidores, entre ativos e inativos. Entre as reivindicações dos servidores da saúde, o plano de cargos e salários foi um dos mais enfatizados, além do pedido da implantação do ponto eletrônico nas unidades de saúde.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Economia

Decisão final sobre reversão de terreno da Porcelanatti deve sair em breve

Está para sair em breve a decisão final sobre o processo de reversão do terreno da Porcelanatti/Itagrês.

A Procuradoria Geral do Município deu parecer pela reversão, posicionamento corroborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Agora, falta apenas o Gabinete do Prefeito e a posterior publicação no Jornal Oficial de Mossoró.

Sócios da empresa ainda tentam reverter a situação a seu favor.

Difícil.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Franklin Filgueira, apresentou projeto para instalar dois grandes empreendimentos no local que hoje está instalada a Porcelanatti, num terreno cedido pelo município.

Por falar nisso, a Porcelanatti ensaia, outra vez, uma retomada dos serviços, mesmo que ainda acumule dívidas milionárias com ex-trabalhadores.

O problema é que quase ninguém – com razão – acredita.

Em 2018, a empresa chegou a fazer filas para empregar gente, numa promessa de geração de empregos.

Enganou todo o mundo.

Agora, que vê o processo de reversão, iniciado em 2015, avançar, tenta mostrar uma suposta retomada.

Sem sucesso.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Secretaria define esquema de segurança para feriado de Finados

A Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM) definiu nesta quinta-feira (28), o esquema de segurança para o Dia de Finados. Mais de 30 agentes da Guarda Civil Municipal e do Trânsito serão mobilizados para reforçar a segurança patrimonial e viária nos dois maiores cemitérios públicos da cidade.

“Nosso objetivo é garantir a segurança dos visitantes e comerciantes que vão aos cemitérios no Dia de Finados. As mobilizações já começam neste sábado. A Guarda Municipal e os agentes de trânsito estarão trabalhando em conjunto para garantir a segurança daquelas pessoas que estarão se preparando para o Dia de Finados. A Polícia Militar, através do 2º Batalhão, também vai reforçar a segurança”, pontuou Cledinilson Morais, secretário de Segurança.

As rondas ostensivas da Guarda Municipal serão intensificadas a partir deste sábado (30). Haverá patrulhamento preventivo nas imediações dos cemitérios para a proteção patrimonial das unidades. O Centro Integrado de Operações de Trânsito e Segurança Pública (CIOTS) também vai reforçar o atendimento através do número 153.

Trânsito

A partir desta segunda-feira (1º), o trânsito será alterado na rua Melo Franco, nos trechos entre a rua João da Escóssia e rua Augusto Severo, ficando o acesso restrito apenas para pedestres, nos horários das 18h às 23h.

No feriado, a Gerência de Tráfego vai intensificar o monitoramento do trânsito nas imediações do Cemitério São Sebastião, Centro, das 5h às 18h. Haverá intervenções de sentido de circulação, orientação de trânsito, travessia de pedestres e mudanças voltadas a melhorar as condições de segurança viária.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

72ª Prova Ciclística Governador Dix-sept Rosado tem inscrições abertas

Após o ano 2020 ter marcado a realização de sua primeira edição virtual, devido a pandemia do novo coronavírus, a tradicional Prova Ciclística Governador Dix-sept Rosado está de volta ao formato presencial agora em 2021.

Em sua 72ª edição, a competição mais antiga (sem interrupções) do gênero no país está marcada para acontecer no dia 28 de novembro próximo, a partir das 8 horas da manhã, em circuito de 2,4 km montado na avenida Rio Branco, trecho que integra o Corredor Cultural, no centro de Mossoró.

A disputa, que é uma realização da Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM), através da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (SEMEJ), teve suas inscrições abertas nesta quarta-feira (27) pelo site da Prefeitura, no endereço eletrônico www.provaciclistica.prefeiturademossoro.com.br, onde também está disponível todo o regulamento da competição. O período de inscrições segue até o dia 20 de novembro.

Além de ser presencial, a 72ª Prova Ciclística Governador Dix-sept Rosado traz outras novidades este ano. Integrando o calendário oficial da Confederação Brasileira de Ciclismo, a disputa vale pontos para o ranking da entidade na Classe 4, categorias Elite Nacional, masculina e feminina. O circuito também teve alteração, passando de aproximados 2 km para 2,4 km.

Este ano estarão em disputa o título em 13 categorias e uma premiação de R$ 34.400,00.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

CPI ouve testemunhas sobre contratação de leitos covid-19 em hospitais do RN

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte discutiu, na tarde desta quarta-feira (27), contrato referente à prestação de serviços de gestão e operacionalização de leitos de UTI covid nos hospitais João Machado e Alfredo Mesquita Filho, em Natal e Macaíba, respectivamente. Duas Duas testemunhas foram ouvidas e falaram sobre a contratação da organização social que prestou os serviços.

A diretora do hospital João Machado, Leidiane Fernandes de Queiroz, foi a primeira ouvida pelos parlamentares. O vice-presidente da CPI da Covid, deputado Getúlio Rêgo (DEM), comandou os trabalhos devido à ausência justificada do deputado presidente Kelps Lima (Solidariedade). Após o presidente em exercício explicar a condição da depoente, que era testemunha, o deputado relato, Francisco do PT, iniciou as arguições para ter mais informações acerca do contrato e dos serviços.

A testemunha explicou a necessidade da contratação dos leitos e confirmou que os serviços contratados foram prestados pela organização social. Questionada pelo deputado Gustavo Carvalho (PSDB) sobre possíveis inconsistências na prestação e divergências sobre valores, a diretora do hospital explicou que, dentro de sua função, o acompanhamento das atividades foi realizada e o contrato foi cumprido.

Também na sessão, a servidora Anna Clara da Cunha Torquato Rêgo, na condição de testemunha, tirou dúvidas sobre os trâmites jurídicos da contratação, assim como sobre os questionamentos que estão na justiça, tanto por parte do Executivo quanto da organização social, acerca dos valores que deveriam ser pagos.

“O que pudemos observar é que, mesmo havendo falhas, não houve dolo por parte dos envolvidos. O que precisamos é ter as informações necessárias para que o Governo não seja prejudicado com pagamentos de maneira superior ao que deveria ser pago”, explicou Gustavo Carvalho.

Ainda para esta quarta-feira, estava previsto o depoimento de Rafael Góis Campos, mas ele informou que não poderia comparecer por estar trabalhando em outra cidade. A comissão disse que vai remarcar a oitiva. Além disso, para a quinta-feira (28), serão ouvidos outros três servidores da Secretaria de Saúde, também sobre o contrato analisado nesta quarta-feira.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com