Categorias
Sem categoria

‘Mesa Reate’ define prioridades para onshore

Mossoró Oil & Gas ocorre até quinta
Foto: Redepetro

Agentes da cadeia de petróleo e gás definiram hoje (24), no Mossoró Oil & Gas Expo, prioridades para o onshore brasileiro. Foi durante a primeira edição da Mesa Reate – fórum nacional de discussão do Programa de Revitalização da Atividade de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres (Reate 2020), do Governo Federal.
Reunida no Hotel Garbos, a Mesa Reate elegeu 14 desafios: licenciamento ambiental; acesso à Unidade de Processamento de Gás Natural de Guamaré; acesso à infraestrutura de armazenamento e escoamento do petróleo; andamento dos programas de desinvestimentos da Petrobras.
Também escolheu simplificação de procedimento e menos prazo de cessão dos contratos de concessão; criação da Superintendência de Campos Maduros e Marginais; implantação de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e Medida Recuperadora de Conduta (MRC) na ANP.
Outros desafios são pagamento de participação sobre a produção ao proprietário de terra; cadastro de titularidade de terras e mutirão de regularização de posse; redução de custos para acesso a dados técnicos públicos; acesso a amostras de calha dos poços da Bacia Potiguar.
Por fim, melhoria na liberação de dados para projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&DI) em universidades; criação de Programa de Formação de Recursos Humanos para o setor de petróleo, gás e biocombustíveis e construção de cadastro de fornecedores do setor.
contatosaulvale@gmail.com
Categorias
Sem categoria

Vereador do partido de Rosalba afirma que oposição é 'caminho natural'

Francisco Carlos dá entrevista ao Enfoque Político
Foto: BSV

O vereador reeleito Professor Francisco Carlos (Progressistas) afirmou que não definiu ainda se será oposição ou situação ao governo do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade).
Mas antecipou que está mais para oposição do que para situação.
Em entrevista ao Enfoque Político (Super TV) desta terça-feira, o vereador, que vai para o seu terceiro mandato, disse que “a oposição é um caminho natural”.
“Eu não estou me definindo aqui como oposição, mas digo que esse é um caminho natural, porque estive no palanque que perdeu à eleição [para Prefeitura]”.
Francisco Carlos é do mesmo partido da prefeita Rosalba Ciarlini, o Progressistas. Ele é da base de sustentação do governo municipal e apoiou à reeleição da atual prefeita. 
“Eu penso que a minha condição natural é a de oposição. Mas nós precisamos escutar ainda as pessoas que construíram essa vitória [da reeleição]. De qualquer forma, nós vamos ter um vereador qualificado, intencionado a elevar a qualidade do debate, vigilante, atuante, propositivo, mas também muito combativo, independente da posição [situação ou oposição] em que esteja”, afirmou. 
O vereador Francisco Carlos obteve nestas eleições 2.297 votos, sendo o sétimo mais bem votado.
Siga-nos no Instagram
contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

Gestão Rosalba anuncia nomes para transição

Seis nomes compõem equipe de transição
Fotomontagem: BSV
A gestão da prefeita mossoroense Rosalba Ciarlini (Progressistas) anunciou a formação da equipe de transição, com o objetivo de dar transparência e facilitar o fluxo de informações para a próxima a gestão do prefeito eleito Allyson Bezerra (Solidariedade).
Estão definidos os seguintes nomes: Anselmo Carvalho, consultor do Município; Pedro Almeida, secretário de Administração; Jacqueline Amaral, chefe de Gabinete; Aldo Fernandes, secretário de Planejamento; Fátima Marques, controladora do Município e Karina Ferreira, procuradora geral do Município. 
A publicação da lista com os nomes da atual gestão estará disponível no Jornal Oficial de Mossoró, edição de amanhã, 25.
Veja os oito nomes indicados por Allyson para a transição AQUI.
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com
Categorias
Sem categoria

Economista assumirá Desenvolvimento Econômico

Franklin Filgueira: professor da UERN e economista

Da Rádio Difusora de Mossoró

O prefeito eleito e diplomado de Mossoró, Allyson Bezerra (Solidariedade), confirmou na manhã desta quinta-feira (24), o nome do professor Franklin Filgueira para assumir a Secretária de Desenvolvimento Econômico do município a partir de 1° de janeiro de 2021.

A informação em primeira mão foi dada por Allyson ao radialista Joãozinho GPS, durante o programa Super Manhã Difusora, apresentado por Haroldo Jácome.Filgueira é professor, economista, oriundo da Universidade do Estado do RN (UERN), além de consultor empresarial e especialista em Administração Financeira e Administração de Produção.

Também é palestrante bastante requisitado e já faz parte da equipe de transição de governo.

Ele é o 11º nome da equipe de Allyson Bezerra, que foi anunciado até o momento.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

RN venderá novos campos de petróleo ainda em 2020

Abertura do Mossoró Oil & Gas, nesta segunda-feira 
Foto: Renato Gomes

O Rio Grande do Norte deverá receber novos compradores de campos maduros, ainda em 2020. Na abertura do Mossoró Oil & Gas Expo (MOGE), ontem à noite (23), em Mossoró, o Governo Federal reiterou para 4 dezembro o 2ª Ciclo de Oferta Permanente, da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustível (ANP). O leilão oferecerá 35 blocos na Bacia Potiguar, segundo o diretor geral da ANP, Raphael Moura.
“O mercado no Rio Grande do Norte passa por grande transformação, com o ingresso de novas empresas. É o primeiro Estado a receber compradores de ativos da Petrobras. E a expectativa é que seja ampliado o número de empresas e de áreas exploratórias ainda em 2020, com o 2ª Ciclo de Oferta Permanente”, disse Mauro, que participou da abertura Mossoró Oil & Gas, por videoconferência, do Rio de Janeiro.
A expectativa é que o Estado repita ou supere o desempenho de leilões anteriores, como no 1º Ciclo da ANP, em 10 de setembro de 2019, quando a empresa norte-americana Petro Victory arrematou 15 blocos; a Phoenix Energia, dois; Geopark Brasil e Imetame Energia, um bloco cada. 
Otimismo
A Oferta Permanente é disponibilidade contínua de campos ofertados em licitações anteriores, não arrematados ou devolvidos à ANP. Resulta da atual política da Petrobras, que, desinteressada em campos maduros, coloca-os à venda. Negócios foram fechados e operadores independentes já estão produzindo – e com bons resultados, como a Potiguar E&P, no polo Riacho da Forquilha (região de Mossoró).
O cenário animador para o reaquecimento do onshore potiguar (produção em terra) foi confirmado pelo secretário nacional de Petróleo e Gás e Biocombustíveis, José Mauro. “No leilão da oferta permanente em 4 de dezembro, vários blocos do Rio Grande do Norte deverão ser arrematados”, disse o representante do Governo Federal, presente à abertura do MOGE.

Gás natural
Já a governadora Fátima Bezerra, embora lamente a decisão da Petrobras de praticamente deixar o RN, disse que o Estado está atento à nova realidade do mercado. Ela defende rapidez no acesso de empresas à Unidade de Processamento de Gás Natural em Guamaré. Considera a operação fundamental para aumentar a produção e reduzir o preço do gás ao consumidor final. Fátima garante empenho para acelerar o procedimento.
“Com o acesso à Unidade de Guamaré, a Potigás comprará gás a preços mais competitivos direto dos produtores e terá mais condição de reduzir o preço para seus 28 mil clientes nos segmentos industrial, residencial, veicular (maior clientela). Precisamos destravar isso. É inaceitável o prazo de 18 meses dado pelo Governo Federal. Estive recentemente na ANP e, se preciso for, todo mês estarei no Rio de Janeiro para destravar isso”, assegurou.
contatosaulovale@gmail.com
Categorias
Sem categoria

Câmara testará servidores para Covid-19 amanhã

Ação é realizada em parceria com a Saúde

Foto: Edilberto Barros

A Câmara Municipal de Mossoró testará servidores da Casa para Covid-19, nesta quarta-feira (25), das 8h às 13h. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o mutirão será realizado no salão de acesso ao plenário. Trata-se de medida preventiva ao novo coronavírus.


Para evitar aglomerações, a testagem será feita por setor, do térreo ao terceiro andar, por ordem de chamada. Contemplará servidores efetivos, comissionados e terceirizados, com base em lista do departamento de Recursos Humanos. A ação disponibilizará mais de 200 testes.


Sanitização


Em outra medida de prevenção à Covid-19, a Câmara higienizou ambientes de uso coletivo, ontem (23) – recepção, plenário, banheiros, gabinetes, entre outros. A sanitização foi feita por empresa especializada, com produto e procedimento adequados, fora do horário de expediente.


O acesso ao Legislativo continua controlado: só é permitido com máscara, uso de álcool 70% e verificação de temperatura corporal. A presidente da Casa, Izabel Montenegro (MDB), lembra que a pandemia não passou e o cuidado contra a Covid-19 precisa continuar.


Siga-nos no Instagram


contatosaulovale@gmail.com