Categorias
Política

Comissão aprova proibição de limite de consultas para pacientes autistas

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Socioeconômico, Meio Ambiente e Turismo aprovou o Projeto de Lei 410/2021, de autoria do deputado Gustavo Carvalho (PSDB), que proíbe as operadoras e planos de saúde de limitar consultas e sessões de fisioterapia, fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e psicoterapia aos pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O projeto contou com considerações do relator, deputado Hermano Morais (PV), destacando como “uma matéria de grande alcance social”. A reunião da Comissão aconteceu na manhã desta quinta-feira (9) e teve 16 proposituras analisadas e votadas.

Operadoras e planos

A proibição que está no artigo 1º do Projeto, contempla todos os contratos firmados com as operadoras e planos de saúde, que atuam no Rio Grande do Norte, até a data da entrada em vigor da lei.  O Poder Executivo conforme o artigo 2º é o encarregado de definir as sanções e multas a serem aplicadas aos que descumprirem a Lei, conforme estabelece o Projeto aprovado por unanimidade.

“Já é de conhecimento amplo no âmbito do sistema de saúde que a eficácia na atenção à saúde das pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é diretamente proporcional à precocidade e intensidade do tratamento bem como ao envolvimento multiprofissional. Em que pesa esta constatação, os Planos de Saúde seguem impondo limites sem fundamento ao número de consultas e sessões de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicoterapia aos pacientes. Entretanto, o óbice injustificado dos Planos de Saúde tem o condão de violar os direitos e garantias descritos no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078/90)”, registrou o deputado Gustavo Carvalho na justificativa do seu Projeto.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Presidenciável cumprirá agenda em Mossoró

O Avante RN fará seu Encontro Estadual no próximo dia 30 de junho, às 19h, no Hotel VillaOeste, em Mossoró.

O evento contará com a presença dos deputados federais André Janones, pré-candidato à presidência da República, e Luís Tibé, presidente nacional do Avante.

Na ocasião, o partido estará lançando as nominatas de pré-candidatos a deputados estadual e federal, entre elas a do engenheiro Jorge do Rosário.

“O Avante vai lutar para eleger dois deputados estaduais, a exemplo de 2018, e buscar a maior votação possível para eleger um federal”, disse Jorge.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Servidores do IFRN aprovam Estado de Greve

Os servidores e servidoras do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus de Mossoró participaram de assembleia na manhã de hoje (9) para definir a adesão ao movimento grevista nacional iniciado há 24 dias.

A categoria protesto contra o contingenciamento de recursos por parte do Ministério da Educação.

A assembleia contou com participação de docentes e técnicos-administrativos e as discussões foram bastante acirradas. Por uma pequena diferença os servidores optaram pela adesão ao estado de greve, quando o sindicato e categorias ficam em mobilização permanente, podendo deflagrar paralisação a qualquer momento.

Ficou definido que nos próximos dias o Sinasefe Seção Mossoró convocará nova assembleia para avaliar o andamento do estado de greve, a conjuntura nacional e a possibilidade de paralisação total das atividades.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

CCJ aprova Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Judiciário

Em reunião extraordinária, presidida pelo deputado Francisco do PT, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar 54/2022 de origem do Tribunal de Justiça, que dispõe sobre o Plano de Cargos Carreiras e Remuneração do Poder Judiciário do Estado.

O Projeto, de acordo com o encaminhamento da matéria, fixa por oportuno as diretrizes básicas da política de pessoal do Órgão, a estrutura dos cargos que compõem o seu quadro geral de pessoal e os respectivos padrões de remuneração, além de estimular a qualificação como forma de melhorar a qualidade da prestação dos serviços institucionais.

“O substitutivo com as correções redacionais deve seguir a tramitação. O Projeto melhora a situação dos servidores da Justiça.  Vai ao colegiado de líderes para solicitação da dispensa de tramitação em outras comissões, para que na próxima semana seja votado em Plenário”, disse o relator da matéria, o deputado Francisco do PT após o seu voto favorável que foi seguido pelos deputados Souza (PSB), Dr. Bernardo (PSDB) e Vivaldo Costa (PV).

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

“2023 será um ano de virada de chave para o futebol local”, diz Márcio Mossoró

CEO do Potiguar desde abril deste ano, o desportista Márcio Mossoró quer implantar diversas iniciativas à frente do Time Macho.

Para ele, 2022 será um ano de organização. Já 2023 será um “ano de virada de chave para o esporte de Mossoró”.

Em entrevista ao podcast PodFalar, da Super TV, Márcio falou sobre o que pretende realizar à frente do Potiguar e as parcerias em favor do esporte local.

Um dos desafios é colocar e manter os salários em dia e equacionar receitas e despesas.

Márcio quer incentivar ainda a doação ao Potiguar e a venda de camisas, como forma de melhorar as finanças do Time Macho.

Também criar um centro de treinamento e cooptar, através de parcerias, profissionais de Saúde para auxiliar aos jogadores.

Combate à violência

“A gente vai fazer uma campanha, muito antes do campeonato, que combata qualquer tipo de violência. Será uma iniciativa de promoção a paz e de incentivo à participação das famílias nos estádios”, disse.

“Vamos também tentar vender todos os ingressos, ou a maior parte deles, antes dos jogos. É uma forma de selecionar mais a torcida e evitar a presença daqueles que vão somente para baderna e violência”, complementou.

Confira toda a entrevista:

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com