Categorias
Utilidade Pública

Luiz Carlos e Helena Belmont registram chapa para as eleições da OAB Mossoró

Os advogados Luiz Carlos e Helena Belmont registraram a chapa para concorrer às eleições de presidente e vice da OAB Mossoró.

O ato ocorreu às 16h na sede da subseccional. O número registrado é o 33. O slogan é Pra Fazer Mais – o Trabalho Continua, a Advocacia Avança.

Além de registrar a chapa, Luiz Carlos e Helena apresentaram as propostas para a próxima gestão à frente da Ordem. Os principais pontos envolvem temas como valorização dos honorários, defesa das prerrogativas e fortalecimento do diálogo institucional.

“Hoje estamos oficializando a nossa candidatura, que foi construída de forma coletiva, ouvindo os advogados e advogadas, entendendo as necessidades da nossa classe e os principais desafios enfrentados. Eu sou advogado, exerço essa profissão com amor e dedicação, nunca me afastei do escritório, e entendo que precisamos dar continuidade aos projetos e ações positivas dessa gestão, mas sempre pensando em avançar e pensar a OAB do futuro”, destaca o agora candidato Luiz Carlos Filho.

A atual presidente da OAB Mossoró, Bárbara Paloma, declarou apoio à chapa. “Dois advogados militantes, aguerridos, que se dedicam à instituição. Aqui não se admite a imposição de condições ou decisões. Nada é imposto, tudo é construído coletivamente. Que a jovem advocacia tenha vez, que seja representada. Todos os advogados e advogadas. A OAB deve servir à advocacia”, finalizou.

O evento ainda contou com a presença do pré-candidato à presidência da OAB RN, Marcelo Torres, que vai compor a chapa ao lado da pré-candidata à vice-presidência, Bárbara Paloma.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Câmara aprova prioridade a pacientes com câncer e punição a maus-tratos de animais

Pessoas com câncer terão prioridade em exames em unidades de saúde de Mossoró, conforme Projeto de Lei (75/2021) aprovado no plenário da Câmara Municipal, nesta terça-feira (19).

De autoria da vereadora Carmem Júlia (MDB), a proposta estabelece a realização do exame para pacientes oncológicos em, no máximo, 72 horas após o encaminhamento médico.

Para isso, os pacientes deverão comprovar o diagnóstico, por meio de laudo médico. “A intenção é evitar que pessoas com câncer fiquem em longas listas de espera”, justifica a vereadora.

Causa animal

Também nesta terça-feira, o plenário aprovou o Projeto de Lei 27/2021, que proíbe guarda e adoção de animais por autores (a) de maus tratos ou abandono de animais em Mossoró.

A proposta estabelece outras punições para agressores e é de autoria do vereador Genilson Alves (Pros). “Inamissível pessoa maltratar e continuar a ser o responsável legal pelo animal”, observa.

Com aprovação em plenário, os dois projetos de Lei (75/2021 e 27/2021) serão encaminhados à Prefeitura, a quem compete transformá-los em leis municipais ou vetar que isso aconteça.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

 

Categorias
Política

Bolsonaro tem pouso previsto em Mossoró para 8h30 desta quarta

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deve ter uma rápida passagem por Mossoró nesta quarta-feira (20).

A previsão é que o avião presidencial pouse no Aeroporto Dix-sept Rosado às 8h30.

Apesar de não ter agenda administrativa na cidade, Bolsonaro deve cumprimentar rapidamente seus apoiadores no local.

Agenda no Ceará

O presidente se deslocará, de helicóptero para o município de Russas, no Ceará, a 90 quilômetros de Mossoró.

Lá, ele cumprirá uma agenda do Ministério do Desenvolvimento Regional, dentro do projeto Jornada das Águas.

O evento Jornada das Águas, que partiu da nascente histórica do Rio São Francisco, no norte de Minas Gerais, vai percorrer os nove estados do Nordeste com anúncios e entregas de obras de infraestrutura, preservação e recuperação de nascentes e cursos d’água, saneamento, irrigação, apoio ao setor produtivo e aos municípios, além de mudanças normativas.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Hermeson e Diana protocolam registro de chapa para eleição da OAB

Os candidatos à eleição da Ordem dos Advogados do Brasil Subseccional Mossoró, Hermeson Pinheiro e Diana Paula, protocolaram o registro da chapa nesta terça-feira, (19), na sede da Ordem.

Sob o lema Resgate e Respeito, e slogan Coragem para fazer diferente, a chapa se apresenta como oposição aos atuais gestores da Ordem.

“Nosso compromisso é com a mudança e isso significa olhar para advocacia com o olhar que ela precisa. A OAB Mossoró merece um futuro de inclusão, de respeito e de pluralidade”, afirma Hermeson.

As eleições para a nova composição da OAB, referente ao triênio 2022/2024, estão previstas para acontecer no dia 19 de novembro, das 9h às 17h.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Dom Mariano tomará 3ª dose nesta quarta-feira

O bispo da Diocese de Santa Luzia, Dom Mariano Manzana, 74 anos, toma nesta quarta-feira a terceira dose da vacina contra Covid-19.

Dom Mariano receberá a dose de reforço na Unidade Básica de Saúde Enfermeira Conchita Ciarlini, no conjunto Abolição 2, às 9h.

Na ocasião, ele incentivará fieis a completarem o ciclo de vacinação, de duas ou três doses, a depender da faixa etária e outros fatores, conforme orientação das autoridades de Saúde.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Ludimilla se retira do Fórum dos Reitores do RN

A reitora da Universidade Federal Rural do Semiário (Ufersa), Ludimilla de Oliveira, oficializou a saída do Fórum dos Reitores do Rio Grande do Norte.

O grupo, desde a sua existência, reúne os reitores da Uern, Ufersa, UFRN e IFRN.

Atualmente é presidido pelo reitor da UFRN, Daniel Diniz.

É a primeira vez que um reitor se retira do grupo, que tem como objetivo discutir ações conjuntas em favor das quatro instituições públicas de ensino superior.

A saída de Ludimilla se dá num momento em que o Fórum dos Reitores discute pressão, junto ao Governo Federal, contra o corte nos recursos para as universidades públicas.

Na última reunião, para discutir esse tema, Ludimilla levou falta.

Justificativa

Em contato com o Blog Saulo Vale, a reitora da Ufersa afirma que saiu do Fórum dos Reitores do RN por “não estar de acordo com algumas discussões que são feitas lá”.

“Uma coisa são discussões eminentemente políticas. Outra coisa são discussões técnicas, diplomáticas e administrativas. O trabalho e parceria junto às instituições permanecem o mesmo. Mas, no que se refere às discussões desse Fórum, realmente nós não temos interesse em participar”, acrescentou.

A reitora foi questionada sobre que tipo de discussões a desagradaria, mas não respondeu ao questionamento.

Ludimilla foi nomeada reitora da Ufersa no dia 22 de agosto de 2020, pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), com aval do bolsonarismo potiguar.

Na consulta à Lista Tríplice da instituição, ela ficou em terceiro lugar.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

PodFalar, da Super TV, recebe Lawrence Amorim

O podcast PodFalar, da Super TV, recebe nesta quarta-feira (20) o presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim (Solidariedade).

Será ao vivo, às 20h, no canal 14.1 da tv aberta em Mossoró e 173 da Brisanet. Também nas plataformas Deezer e Spotify.

O PodFalar é apresentado pelo jornalista Saulo Vale, com participação do advogado Jailton Magalhães e do médico Vanderlandio Carolino.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

CPI vai recomendar aprovação do Piso Nacional da Enfermagem

A senadora Zenaide Maia (PROS – RN) comemorou a inclusão, no relatório final da CPI da Covid, de recomendação para que o Congresso aprove o PL 2564/2020, projeto relatado por ela e que define jornada de 30 horas semanais e o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de parteiras.

“Fico feliz com o anúncio do senador Omar Aziz (presidente da CPI), de que a aprovação do projeto poderá constar no relatório final da CPI!”, publicou a parlamentar em suas redes sociais. “Nada mais justo para valorizar esses profissionais que se dedicam a salvar vidas!”, complementou Zenaide, em um dos post publicados após sua participação na CPI, nesta segunda (18).

O anúncio da inclusão da questão do piso salarial no relatório final da CPI foi feito logo após o depoimento da enfermeira Mayra Lima, que perdeu a irmã para a covid-19 no período em que Manaus vivia o ápice da crise de oxigênio.

Mayra, que ficou com a guarda dos quatro sobrinhos órfãos, fez um apelo para que o Senado aprovasse o PL da Enfermagem, como forma de valorizar o trabalho de quem está na linha de frente do combate à Covid-19.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com