Categorias
Política

Padre Sátiro será homenageado com obra educacional

A Prefeitura de Mossoró anunciou a criação do Centro de Educação, Tecnologia e Capacitação (CETEC), o maior equipamento da área educacional que será erguido na cidade.

O aviso de licitação da obra já está publicado no Diário Oficial de Mossoró (DOM). O Cetec, que levará o nome de Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, será construído em terreno localizado na avenida Rio Branco, bairro Santo Antônio, nas proximidades do Centro Especializado de Reabilitação (CER) Benômia Maria Rebouças.

O investimento, entre obra e equipamentos de última geração, é de aproximadamente R$ 15 milhões, viabilizado por meio dos programas “Mossoró Realiza” e “Mossoró Cidade Educação”.

Ocupando uma área construída de 3,3 mil m², o Cetec possuirá quatro blocos, com espaços como salas de programação, incubadoras de empresas, central de processamento de dados, sala de multimeios, robótica, capacitação, sala de solda, coworking, biblioteca, auditórios, entre outros.

A Prefeitura de Mossoró anunciou a criação do Centro de Educação, Tecnologia e Capacitação (CETEC), o maior equipamento da área educacional que será erguido na cidade. O aviso de licitação da obra já está publicado no Diário Oficial de Mossoró (DOM). O Cetec, que levará o nome de Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, será construído em terreno localizado na avenida Rio Branco, bairro Santo Antônio, nas proximidades do Centro Especializado de Reabilitação (CER) Benômia Maria Rebouças.

O investimento, entre obra e equipamentos de última geração, é de aproximadamente R$ 15 milhões, viabilizado por meio dos programas “Mossoró Realiza” e “Mossoró Cidade Educação”. Ocupando uma área construída de 3,3 mil m², o Cetec possuirá quatro blocos, com espaços como salas de programação, incubadoras de empresas, central de processamento de dados, sala de multimeios, robótica, capacitação, sala de solda, coworking, biblioteca, auditórios, entre outros.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Economia

Sob gestão da Infraero, aeroporto tem melhorias significativas

Três meses após ter recebido a outorga do Aeroporto Dix-sept Rosado, em Mossoró, a Infraero vem realizando diversas obras e investimentos no local, o que garantiu a ampliação dos voos e nova companhia aérea.

Entre as ações, estão as obras de adequação do Terminal de Passageiros, que teve a sala de check-in ampliada e a separação de ambientes para os passageiros que aguardam no saguão e para os passageiros que aguardam a inspeção, na sala de embarque.

As melhorias permitiram que o terminal começasse a operar novos voos regulares a partir de 1º de janeiro de 2024. As novas rotas para Natal (RN) e Fortaleza(CE) são comercializadas pela Latam e operadas pela Voepass em aeronaves ATR-72, com capacidade para até 70 passageiros.

Vale ressaltar que o local já conta com a Azul Linhas Aéreas, que oferece voos diários para Recife (PE) e aos sábados para Natal.

Obras de reforço

Também neste período, a equipe técnica da Infraero elaborou o projeto para as obras de reforço, recapeamento e implantação do grooving na pista de pousos e decolagens, além de melhorias no pátio e na pista de taxiway. A licitação está publicada com abertura prevista para dia 17 deste mês de janeiro.  Estas obras são fundamentais para que o aeroporto possa receber aeronaves tipo jato na categoria 3C, com capacidade para até 189 passageiros.

Além disso, a construção de mais de 5.700 metros de muro patrimonial já foi licitada e as obras iniciam este mês de janeiro. Nos próximos meses, será publicada a licitação para instalação do PAPI (Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão).

O PAPI é um equipamento de auxílio visual à navegação aérea que consiste, basicamente, em um sistema de luzes vermelhas e brancas para confirmar ao piloto o ângulo de rampa de aproximação da aeronave. O sistema oferece mais segurança nos pousos, tanto noturnos quanto diurnos.

“Receber a outorga do Aeroporto de Mossoró tem possibilitado ampliar cada vez mais as melhorias e adequações necessárias para aumento do conforto e segurança dos usuários. A Infraero dará continuidade ao trabalho, aplicando a expertise que tem na administração de aeroportos e a vocação para o desenvolvimento da aviação regional”, ressaltou Roger Teixeira, gestor do Aeroporto.

Gestão

Há um ano, a Companhia assumiu a gestão e operação do terminal por meio do contrato firmado com o Governo do Rio Grande do Norte, o que se mostrou uma decisão acertada da governadora Fátima Bezerra (PT).

Desde então, a Infraero realizou melhorias, como:

– Adequação de toda documentação operacional e cadastro do aeroporto perante a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac);

– Elaboração e aprovação, em 10/03, do novo Manual de Operações do Aeródromo (MOPS) – com a revisão e implantação de procedimentos em conformidade com o regulamento aplicável, atividade indispensável à manutenção do Certificado Operacional;

– Elaboração do Plano Básico de Gerenciamento de Risco da Fauna (PBGRF), com ações imediatas e inéditas em prol da mitigação dos riscos da fauna, além de campanha de conscientização ambiental junto à comunidade local e visita de especialistas ambientais da Infraero;

– Atualização do Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO);

– Aperfeiçoamento do Nível Equivalente de Segurança Operacional (NESO).

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Rosalba Ciarlini é a 1ª entrevistada do Conversa de Alpendre

Nesta quinta-feira (4), às 20h30, estreia a nova temporada do programa Conversa de Alpendre, da TCM.

Mais dinâmico, envolvente e descontraído, os episódios contam com apresentação do jornalista Vonúvio Praxedes.

Segundo o jornalista, o programa buscou trazer as particularidades dos pré-candidatos à Prefeitura de Mossoró. São nomes apontados pela imprensa e população como possíveis nomes que concorrerão às eleições de 2024.

Veja a ordem de exibição dos programas: 

  • Rosalba Ciarlini (Progressistas): 4 de janeiro;
  • Isolda Dantas (PT): 11 de janeiro;
  • Allyson Bezerra (União Brasil): 18 de janeiro;
  • Tony Fernandes (Solidariedade): 25 de janeiro.

Novidades

Uma novidade para este ano é o “Conversa de Alpendre Saideira”. Os jornalistas convidados – Tárcio Araújo, Saulo Vale (Blog Saulo Vale e Rádio Rural) e Tio Coloral (Blog Tio Colorau) comentam o momento político de cada pré-candidato.

O “Saideira” é o quarto bloco de cada programa e foi gravado no ambiente descontraído da Cervejaria Cabocla em Mossoró.

Para o jornalista Vonúvio Praxedes, em ano eleitoral os diálogos são mais relevantes e acalorados.

“Sempre destacando personalidades políticas de Mossoró e região, buscando trazer entrevistas leves e interessantes. Em ano eleitoral como 2024, é relevante trazer as personalidades políticas de um jeito diferente do que estamos acostumados”, comenta.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

RN reduz mortes por infarto em 16,8%, aponta levantamento

Doenças do coração estão entre as principais causas de morte no Brasil. E, segundo levantamento feito junto ao Datasus, a taxa de mortalidade por infarto agudo do miocárdio no Rio Grande do Norte, que já foi uma das mais elevadas do país, entre janeiro e outubro de 2023, caiu 16,8%, em comparação com o mesmo período de 2022.

Em 2022, o estado registrou 219 óbitos por infarto, número que caiu para 151 em 2023. Assim, a taxa de mortalidade caiu de 8,3% para 6,9%.

Considerando o cenário nacional, a média da taxa de mortalidade em 2022 foi de 9%, o que significa que o RN se encontra 2,1 pontos percentuais abaixo da média do país. As internações também caíram, passando de 2552 no ano passado para 2188 internados este ano.

“Esse é um desafio que estamos encarando de frente, com vários parceiros, e os dados começam a mostrar que o trabalho está surtindo efeito”, destacou a secretária de Estado da Saúde Pública, Lyane Ramalho.

O trabalho pontuado pela gestora diz respeito a uma série de medidas implementadas pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia Seção Rio Grande do Norte (SBC-RN) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), para estruturar a linha de cuidado do infarto agudo do miocárdio, lançada em abril de 2022, com investimentos em medicamentos, leitos exclusivos para casos de infarto e capacitação de servidores em todo o estado.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Janeiro terá conta de luz sem custos extras

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que não haverá cobrança extra nas contas de luz em janeiro com a manutenção da Bandeira Verde.

Apesar disso, a Neoenergia Cosern lembra que é possível economizar ainda mais durante esse período de verão sem abrir mão do conforto e sem surpresas na próxima fatura.

A distribuidora lembra que, mesmo com a Bandeira Verde, é possível fazer pequenas mudanças de hábitos e se transformar num consumidor consciente de energia elétrica, ajudando também o meio ambiente e evitando desperdício.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Allyson assina ordem de serviço para início das obras do Centro Comercial

O início das obras do Centro Comercial de Mossoró está marcado para o dia 15 de janeiro, e será localizado na Rua Bezerra Mendes, no Centro da cidade.

Para viabilizar a construção, a prefeitura fez um cronograma que está sendo executado desde 2023. Atualmente, está sendo realizada a relocação temporária dos ambulantes que atuam na Praça da Independência, no entorno do Mercado Central e na própria Rua Bezerra Mendes. A poda dos espaços designados para a realocação inicia nesta quarta-feira (3).

Os ambulantes serão remanejados para áreas estruturadas, incluindo montagem de tendas, nas ruas Meire e Sá, Francisco Peregrino e Travessa Martins de Vasconcelos. Essas vias serão interditadas a partir das 19h desta quarta-feira (03) para permitir a preparação desses espaços, com a instalação provisória das tendas prevista para quinta-feira (04).

Destaca-se que no dia 8 a Guarda Civil Municipal (GCM) será instalada no local e, a partir do dia 9, as áreas serão isoladas. Autorizações provisórias para instalação de energia serão concedidas, e veículos serão disponibilizados para realocação dos vendedores.

Um novo encontro com os ambulantes está agendado para o dia 8. O remanejamento ocorrerá de 9 a 11 de janeiro.

Allyson destaca o avanço da economia local com a construção do centro comercial, que receberá um investimento de R$ 10 milhões. “A construção do Centro Comercial visa não apenas aprimorar a organização dos vendedores ambulantes, mas também impulsionar a economia local, além de gerar mais desenvolvimento para Mossoró”, disse.

“Com essa iniciativa buscamos melhorar a mobilidade urbana das ruas, proporcionar acessibilidade e comodidade para a população mossoroense que vai comprar no centro comercial, e os vendedores terão um um espaço único, novo, moderno, mais amplo, estruturado e seguro. Este empreendimento promete não apenas transformar a paisagem urbana, mas também dinamizar a experiência comercial na cidade,” finalizou.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com