Categorias
Política

Comissão rejeita manter ICMS em 20%; Isolda quer levar ao plenário

A Comissão de Fiscalização e Finanças (CFF) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) rejeitou nesta quarta-feira (22) o projeto que visa manter a alíquota-modal do ICMS em 20% por tempo indeterminado a partir do ano que vem, por maioria de votos.

De acordo com o projeto discutido na Comissão, a ideia do governo é suprimir o prazo final de vigência da alíquota-modal do ICMS em 20%. Pelo projeto aprovado em dezembro do ano passado, que majorou a alíquota de 18% para 20%, o aumento se estenderia apenas até 31 de dezembro do corrente ano.

Pela lei em vigor atualmente, caso esse projeto não seja aprovado em plenário, o imposto voltará para o patamar de 18% a partir do dia 1º de janeiro de 2024.

Na reunião da comissão, o relator do projeto e presidente da CFF, deputado oposicionista Coronel Azevedo (PL), votou pela rejeição do projeto no colegiado.

Após o voto do relator, acompanharam o posicionamento pela rejeição da matéria os deputados oposicionistas José Dias (PSDB), Luiz Eduardo (SDD), Tomba Farias (PSDB) e Nelter Queiroz (PSDB). Por outro lado, votaram contra o relatório do Coronel Azevedo os deputados governistas George Soares (PV) e Isolda Dantas (PT), ficando registrado o placar final de 5 x 2 pela rejeição do projeto.

Plenário

Após o resultado da votação, o presidente da CFF afirmou que o parecer da Comissão seria terminativo, portanto cabendo ao presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), arquivar a proposta de maneira definitiva.

No entanto, a deputada Isolda Dantas (PT) adiantou que entrará com um recurso para que o projeto seja discutido no Plenário da Casa. De acordo com o Regimento Interno da ALRN, caso a matéria seja rejeitada terminativamente pelas Comissões, “poderá ser apresentado um recurso até o término da Ordem do Dia da sessão ordinária seguinte para que a proposição seja submetida à decisão do Plenário”.

O recurso deve ser interposto por documento dirigido ao Presidente da Assembleia, sendo subscrito por, no mínimo, três deputados. Recebido o recurso, o Presidente o submeterá ao Plenário na mesma sessão.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

17ª Cavalgada da Luz ocorre neste sábado e integra Festa de Santa Luzia

A 17ª Cavalgada da Luz ocorrerá neste sábado (25), com saída às 16h da Capela de São Pedro, conjunto Liberdade I. Antes do início do percurso, às 15h, será dada a bênção aos cavaleiros, amazonas e animais pelo padre Flávio Augusto Forte Melo.

Esse evento integra a programação da Festa de Santa Luzia 2023.

Os participantes vão percorrer quase 10 quilômetros pelas ruas de Mossoró, acompanhados do andor e da imagem peregrina de Santa Luzia, padroeira da Diocese.

A animação será por conta dos poetas Lalauzinho de Lalau, Manoel Marinho, dentre outros.

O trajeto contempla ainda o conjunto Vingt Rosado, bairro Alto da Conceição, avenidas Coelho Neto e Rio Branco, além de parada na Estação das Artes Elizeu Ventania.

O destino final será o Parque de Exposições Armando Buá (Feira do Bode), onde ocorrerá apresentação de cantores e bandas de forró, como Alex do Acordeon e Forró Azunhado.

Segundo estimativas da organização, cerca de 150 animais devem participar desta edição da cavalgada, que reunirá em média 500 pessoas.

A participação é gratuita, com orientação para a compra da camiseta do evento, que já está disponível na Lojinha de Santa Luzia e também estará à venda durante a Cavalgada da Luz.

Vale lembrar que todo o trajeto é acompanhado pelas polícias de trânsito, conforme esquema de segurança já traçado pela Paróquia de Santa Luzia e pelas forças de segurança.

“A Cavalgada da Luz é sempre um encontro muito bonito dos devotos da nossa padroeira. É um momento descontraído, mas também de muita demonstração de fé e devoção. Temos certeza que essa será uma das maiores edições, do jeito que Santa Luzia merece”, disse padre Flávio Augusto, pároco da Catedral e coordenador-geral da Festa de Santa Luzia.

Estação Natal

Neste ano, a 17ª Cavalgada da Luz estará integrada à programação do Estação Natal, promovida pela Prefeitura de Mossoró.

No sábado (25), durante abertura da decoração natalina pelo Município, os cavaleiros, amazonas e animais vão ter uma rápida parada na Estação das Artes Elizeu Ventania, para participar do Estação Natal.

Neste momento, o padre Flávio Augusto, que participará de todo o trajeto, vai compor o dispositivo do evento da Prefeitura para um discurso religioso. Em seguida, a cavalgada segue até o Parque de Exposições Armando Buá.

A Festa de Santa Luzia ocorrerá de 1 a 13 de dezembro, com o tema “Luz na Missão”.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Cultura

Teatro recebe espetáculo “A história não contada de Oz”

O espetáculo “A história não contada de OZ” é uma livre adaptação do Musical Wickey, que relata a história da Terra de Oz muito antes da chegada de Dorothy.

É a reinterpretação do clássico “O Mágico de Oz”.

Um musical emocionante e que aborda assuntos bem atuais, como preconceito, amizade, amor e coragem.

Essa história cheia de lições e significados, será contada pelo Espaço Artístico Natália Negreiros, com muita dança, música e teatro.

A direção-geral do musical é de Natália Negreiros, direção executiva de Sandra Sayonara e cenografia de Lavínia Negreiros, além de um elenco de grandes bailarinos e artistas convidados que levarão essa mensagem para o palco do Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, nos dias 24, 25 e 26 de novembro às 19h.

“A história não contada de OZ” promete encantar e cativar o público com uma narrativa envolvente e uma produção de alta qualidade.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Governadora inaugura Quartel do Corpo de Bombeiros em Apodi

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte inaugurou nesta terça-feira (21), o novo quartel do Corpo de Bombeiros Militar do município de Apodi.

Mesmo com a inauguração oficial sendo realizada, o Posto Avançado do Corpo de Bombeiros em Apodi já está funcionando desde o dia 18 de outubro. A unidade conta com alojamento para soldados e sargentos, refeitório, sala do comando e banheiros.

A Prefeitura de Apodi alugou o prédio no valor de R$ 3 mil mensais, fez as obras de adequação das instalações e vai fornecer a alimentação. O Governo entra com pessoal e equipamentos.

A Unidade beneficiará em média 120 mil pessoas, dos municípios de: Apodi, Felipe Guerra, Campo Grande, Caraúbas, Severiano Melo, Itaú, Rodolfo Fernandes, Umarizal, Olho D´água dos Borges, Janduís, Riacho da Cruz e Messias Targino.

Devido a localização do município, o quartel tem importância estratégica na área de urgência e emergência de atendimento do Corpo de Bombeiros e, para isso, contará com sete bombeiros diariamente, uma ambulância de suporte básico e um caminhão auto bomba tanque.

Além da governadora Fátima Bezerra (PT) e do vice-governador Walter Alves (MDB), estiveram presentes, o prefeito de Apodi Alan Silveira (MDB) , Flávio de Tico- prefeito de Rodolfo Fernandes, Jacinto Cavalcante- prefeito de Severiano Melo, Coronel Araújo – Sesed, Major Martini – comandante do 3 Grupamento de Bombeiros Militar, Subtenente Sandoval, comandante do Posto Avançado de Apodi, Tiago Biscoli- delegado local, Márcio Morais- representando a SEAP, Agnaldo Fernandes, – presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Luzia Pinto – diretora da 13a Direc, Ivanilson Maia – adjunto GAC, deputados Isolda Dantas (PT) e Nilton Diógenes (Progressistas), Fátima Torres, José Maria – presidente da FCDL/RN, Flávio Carvalho, presidente da CDL/Apodi e os vereadores Júnior – presidente da Câmara, Ângelo, Carlin, Júnior, Andreado, Felipe, Railton, Adailton e Canindé.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com