Categorias
Política

Lawrence pede à Petrobras base de energia renovável em Mossoró

Mossoró precisa exercer maior protagonismo no “boom” das energias renováveis no Rio Grande do Norte. A avaliação é do presidente da Câmara Municipal, Lawrence Amorim (Solidariedade). Ele defende que a Petrobras, além de Natal, contemple Mossoró nos seus projetos de transição energética.

Ao parabenizar a empresa pelo anúncio, segunda-feira (19), do hub de energia eólica em Natal, Lawrence propõe extensão dessas ações para Mossoró. “Faço um pedido público ao presidente Jean Paul Prates, para que Mossoró também seja contemplada”, disse, em entrevista ao programa Cenário Político, da TCM, segunda-feira.

Entre as ações, o vereador sugere apoio à instalação de hub de inovação tecnológica em energias renováveis, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). O hub incentivará pesquisa, qualificará mão de obra e apoiará criação de startups na área.

A Ufersa, segundo ele, já tem o projeto pronto e precisa de financiamento. “Já tratamos desse assunto com os professores envolvidos e pleiteamos ao senador Styvenson Valentim (Podemos) emenda à Fundação da Ufersa (Guimarães Duque) para colocar esse projeto em prática”, informou.

Novos investimentos

Na avaliação de Lawrence, a Petrobras pode se somar a esse esforço. Até porque, sexta-feira (16), anunciou dois investimentos na região Costa Branca, próxima a Mossoró: perfuração de dois poços no campo marítimo de Pitu e de duas torres de energia eólica (no mar) próximas ao Porto Ilha de Areia Branca.

“É em Mossoró e região onde estão as universidades, onde atuam os pesquisadores; que já ofertam mão de obra qualificada e cuja qualificação pode ser ampliada. Mossoró tem imenso potencial para receber empresas, investimentos. Peço que Mossoró não seja esquecida nesse momento”, afirmou Lawrence.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Prefeito anuncia R$ 200 milhões para obras de infraestrutura

A Prefeitura Municipal de Mossoró anunciou recursos na ordem de R$ 200 milhões para investimento em obras de infraestrutura.

O anúncio foi feito pelo prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), em reunião com vereadores, nesta terça-feira, no Palácio da Resistência, sede do governo municipal.

O dinheiro está garantido em contrato pela Caixa Econômica Federal, via empréstimo, e contempla obras do Programa Mossoró Realiza.

Entre as principais a serem realizadas estão: pavimentação, construção de pontes, asfaltamento de ruas, adutoras e escolas.

Outra obra importante será o camelódromo, que, segundo o prefeito, terá licitação publicada no Diário Oficial de Mossoró, nos próximos dias.

“É importante destacar que a liberação do recurso foi aprovada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do Ministério da Fazenda, e se deu em tempo recorde, sem o apontamento de nenhuma diligência a ser realizada pelo município”, disse o prefeito.

“Todas as ações adotadas pela nossa gestão desde o início de 2021 como redução de gastos e pagamento de salário em dia durante todo o período, possibilitaram hoje, de forma rápida, a liberação de recursos para realização de obras importantes e tão esperadas em Mossoró”, complementou.

Vereadores

Allyson agradeceu ainda o apoio dos vereadores para a aprovação do projeto de lei que viabilizou o Programa Mossoró Realiza.

“São vereadores que apoiaram investimentos para Mossoró. Recursos que serão usados em obras para o benefício do nosso povo”, destacou o gestor municipal.

Votaram a favor do Programa Mossoró Realiza, quando o projeto tramitou na Câmara, em dezembro de 2022, os seguintes vereadores: Lawrence Amorim, Genilson Alves, Raério Araújo, Costinha, Wiginis do Gás, Lucas das Malhas, Marckuty da Maísa, Ricardo de Dodoca, Lamarque, Édson Carlos, Gideon Ismaias, Zé Peixeiro, Francisco Carlos, Didi de Arnor, Naldo Feitosa e Larissa Rosado.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Capela São Sebastião será reformada

O bispo da Diocese de Santa Luzia de Mossoró Dom Mariano Manzana e o Vigário Geral Padre Flávio Augusto Forte Melo visitaram a Capela de São Sebastião, localizada no cemitério central de Mossoró, na manhã desta segunda-feira, 19.

O objetivo foi dar início a um trabalho de revitalização. A Capela vai receber pintura na estrutura interna e externa, reparo no telhado, parte de fiação e iluminação.

A Diocese também providenciou placas de mármore com as datas de nascimento, ordenação e falecimento para uma maior organização dos túmulos dos  padres sepultados no cemitério.

As ações de revitalização da Capela objetivam garantir um ambiente mais religioso, harmonioso e um melhor atendimento à população.

 História

Segundo o livro ‘História de Mossoró’, do historiador Francisco Fausto de Souza, a Capela São Sebastião foi construída em 1877 e reformada em 1930.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

RN será sede de Hub internacional dos Correios

O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos anunciou nesta terça-feira (20) que o Rio Grande do Norte será sede do primeiro Huv internacional dos Correios no Nordeste.

O centro de distribuição de encomendas será o primeiro da região nordestina e o quarto instalado no Brasil, já que atualmente eles se concentram nas regiões Sul e Sudeste, especificamente no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.

O projeto prevê a instalação do Hub dos Correios na área de expansão do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante. A recente relicitação do aeroporto, vencida pelo grupo suíço Zurich Airport International, abre possibilidades para que a nova concessionária invista nos recursos necessários para o desenvolvimento do Hub.

A expectativa é que, quando estiver em pleno funcionamento, a nova estrutura do Hub dos Correios seja capaz de processar 40 mil encomendas por dia.

Em maio, resultado de estudos feitos pela empresa, os Correios já apontava a viabilidade técnica da instalação do Hub no Nordeste, com sede no estado do Rio Grande do Norte.

“Ao levarmos o centro de distribuição para o Nordeste temos a perspectiva de gerarmos milhares de empregos na região. Não estamos levando apenas infraestrutura, mas consolidando a vocação local de se tornar um polo logístico, o que desperta o interesse de outras empresas também”, avaliou Fabiano Silva dos Santos.

Comemoração

“Um sonho e luta ainda do tempo que eu era deputada federal. Traz empregos, desenvolvimento econômico e insere nosso estado de forma estratégica nessa política de reinvestimento na empresa pública”, ressaltou a governadora Fátima Bezerra (PT) ao destacar que a confirmação de instalação do Hub Internacional dos Correios no RN é uma escolha que “traz consigo também sensibilidade política. A instalação desse hub é de grande contribuição para descentralizar essas operações, melhorando os prazos de entrega e beneficiando especialmente as empresas de micro e pequeno porte”.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Zenaide comemora aprovação definitiva do Novo Mais Médicos

A senadora Zenaide Maia (PSD – RN) comemorou a aprovação, pelo Senado, do projeto de lei de conversão originado da Medida Provisória do Novo Mais Médicos (MP 1.165/2023).

Esta foi a última etapa da tramitação da proposta no Congresso Nacional, depois da aprovação na Comissão Mista, em 31 de maio, e na Câmara, no último dia 14.

“Fico muito feliz com essa aprovação, uma vitória da saúde do povo brasileiro! Na minha opinião, enquanto médica, o Novo Mais Médicos é uma das políticas públicas mais importantes que nós temos! Esse Programa, que está aperfeiçoado e com mais atrativos para os profissionais, vai salvar muitas vidas, porque vai garantir a presença do médico nas equipes que atendem comunidades vulneráveis, como as aldeias indígenas, territórios quilombolas, comunidades ribeirinhas e outras localidades que hoje não contam com esses profissionais”, declarou a relatora.

Mudanças

Para que o projeto não precisasse passar novamente pelo crivo dos deputados, o que atrasaria a tramitação da Medida Provisória, Zenaide não fez alterações no texto aprovado pela Câmara, que retirou o dispositivo, proposto no relatório original, que dispensava a prova prática do Revalida na renovação de contrato dos intercambistas participantes do ‘Mais Médicos’, caso estes tivessem sido aprovados em todas as avaliações periódicas do Programa, durante os quatro primeiros anos de formação.

Além disso, no plenário do Senado, foi rejeitado um destaque que transformava o Revalida em pré-requisito para a participação de intercambistas ou brasileiros formados no exterior no Programa Mais Médicos.

O texto da MP (agora, PLV 13/2023) segue para sanção presidencial. “Tenho certeza que o presidente Lula, com sua sensibilidade, vai sancionar rapidamente.”, finalizou Zenaide.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com