Categorias
Política

Rosalba se junta à esquerda em evento da oposição

A ex-prefeita, ex-governadora e ex-senadora Rosalba Ciarlini (Progressistas) esteve presente no evento de 101 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

O ato foi realizado na noite desta quinta-feira no Hotel Vila Oeste, tendo como discussão uma “Frente Ampla para Governar Mossoró e o projeto para a cidade”.

No evento da oposição, Rosalba se uniu à esquerda.

Nas eleições passadas, a ex-prefeita, que tem histórico mais à direita, fez seu maior aceno à esquerda, quando, às vésperas do primeiro turno, já com a iminente vitória da petista, declarou voto em Fátima Bezerra (PT), mesmo não tendo subido no palanque uma única vez da candidata vitoriosa.

Foi uma estratégia com tentativa de lhe garantir sobrevida política.

Evento

O aniversário do PCdoB reuniu membros da oposição ao prefeito mossoroense Allyson Bezerra (Solidariedade).

De vereadores, apenas Larissa Rosado (União Brasil) e Pablo Aires (PSB).

Presença também do ex-candidato a deputado estadual e presidente do Avante no RN, Jorge do Rosário.

A deputada estadual Isolda Dantas, presidente do PT de Mossoró, não compareceu, mas enviou representante.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Dois deputados do RN votam contra igualdade salarial entre homens e mulheres

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira o projeto de Lei, enviado originalmente pelo Governo Lula (PT), que institui mecanismos duros para garantir a igualdade salarial e remuneratória entre mulheres e homens na realização do trabalho de igual valor ou no exercício da mesma função.

O placar foi de 325 votos favoráveis, 36 contrários e 3 abstenções.

Aqui no Rio Grande do Norte, votaram a favor os deputados Robinson Faria (PL), Fernando Mineiro (PT) e João Maia (PL).

Os deputados Benes Leocádio (União Brasil), Paulinho Freire (União Brasil) e Natália Bonavides (PT) não registraram votos no painel.

Já os deputados bolsonaristas General Girão (PL) e Sargento Gonçalves (PL) foram contrários à proposta.

O texto, pensado originalmente pela ex-presidenciável e agora ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), segue agora para análise do Senado.

Entenda

O Projeto de Lei 1085/23 “altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para definir que a igualdade salarial será obrigatória. Para isso, estabelece mecanismos de transparência e de remuneração a serem seguidos pelas empresas, determina o aumento da fiscalização e prevê a aplicação de sanções administrativas”

Ato do Poder Executivo definirá protocolo de fiscalização contra a discriminação salarial e remuneratória entre homens e mulheres. Em caso de discriminação por motivo de sexo, raça, etnia, origem ou idade, além das diferenças salariais o empregador deverá pagar multa administrativa equivalente a dez vezes o valor do novo salário devido ao empregado discriminado – será o dobro na reincidência.

Conforme o substitutivo aprovado, a quitação da multa e das diferenças salariais não impedirá a possibilidade de indenização por danos morais à empregada, consideradas as especificidades do caso concreto.

Empresas com mais de 100 empregados devem publicar relatórios de transparência salarial.

Nota do Blog: A assessoria da deputada Natália Bonavides informou ao Blog Saulo Vale que a parlamentar “registrou presença na sessão e infelizmente teve problemas técnicos no aplicativo na hora da votação”.

“Natália apoia 100% o projeto, que foi uma grande vitória de luta das mulheres e uma iniciativa fundamental do Governo Lula”, disse.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Governadora empossa nova secretária de Saúde

A governadora Fátima Bezerra (PT) preside nesta quinta-feira (04) a cerimônia de posse da médica Lyane Ramalho como secretária de Estado da Saúde Pública.

Ela assume o cargo que foi ocupado por Cipriano Maia durante os quatro anos do primeiro mandato.

Lyane estava como secretária adjunta.

Também tomam posse hoje Leidiane Fernandes de Queiroz (adjunta); Kátia Maria Queiroz Correia (subsecretária de gestão das regiões e redes de atenção) e Talita Araújo de Souza (chefe de Gabinete).

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com