Categorias
Economia

Potigás fecha contrato de oito anos com a Petrobras

Após mais de um ano sem poder contar com a Petrobras para o fornecimento de gás natural para o Rio Grande do Norte, a Potigás fechou contrato de oito anos com a Estatal que é a maior produtora de gás natural do Brasil.

A partir desta quarta-feira, 1º de março, a Petrobras irá fornecer 40 mil metros cúbicos de combustível por dia, volume que subirá para 100 mil metros cúbicos diários em janeiro de 2024.

A Petrobras havia abandonado o fornecimento de gás para as distribuidoras do Nordeste, tendo optado por não participar da Chamada Pública realizada pela Potigás em 2021.

Revertido

Esse cenário foi revertido a partir de tratativas entre a presidência da Companhia Potiguar de Gás e a Petrobras, garantindo segurança no suprimento de gás para o Rio Grande do Norte através de um parceiro tão estratégico.

Para Marina Melo, diretora-presidente da Potigás, é uma notícia extraordinária para a Companhia e para os consumidores de gás natural do Estado.

“É um contrato de extrema importância por tudo que a Petrobras representa para o nosso país e porque isso significa segurança no fornecimento de gás, tranquilidade no abastecimento do nosso mercado, garantia de que podemos seguir aumentando nossa rede e mantendo nossas tarifas”, afirma.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Zenaide defende incentivo à Cultura durante entrega da Comenda Câmara Cascudo

A senadora Zenaide Maia (PSD – RN) integrou a mesa que presidiu a solenidade de entrega da Comenda Câmara Cascudo, homenagem do Senado a pessoas e instituições que se destacam no cenário cultural brasileiro.

“Eu conheci Câmara Cascudo. Em 1979, eu e outros estudantes universitários decidimos abrir a Casa da Música Popular Brasileira, em Natal, tendo como Câmara Cascudo como patrono. Então, foi um privilégio ter convivido com esse grande pesquisador que sempre valorizou a cultura e que o Senado reconhece também com essa comenda de incentivo à Cultura”, destacou a parlamentar durante a entrega da condecoração, nesta terça-feira (28).

Zenaide também lembrou que a Comenda Câmara Cascudo foi criada em 2018, a partir de um projeto de autoria de Fátima Bezerra (PT), então senadora.

Os agraciados deste ano foram o cantor e compositor Milton Nascimento, que comemora 60 anos de carreira; o ex-presidente do Instituto Brasileiro de Museus, Pedro Mastrobuono; a artista plástica mineira Yara Tupinambá; o restaurador paraibano, Flávio Capitulino, único brasileiro autorizado a restaurar o acervo de Pablo Picasso; e o Instituto Inhotim (MG), representado por seu diretor-presidente, Lucas Pessoa.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Câmara de Mossoró define membros de comissões temáticas

Através do Ato da Presidência 02/2023, a Câmara Municipal de Mossoró oficializou, na sessão ordinária de hoje (28), a composição das comissões permanentes da Casa, para a segunda metade da legislatura (biênio 2023/2024).

Dos nove colegiados, contudo, a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Cecel) foi formada, mas fará eleição para decidir a distribuição dos cargos. No biênio 2021/2022, foi presidida pelo vereador Professor Francisco Carlos (Avante).

As demais estão fechadas. Considerada a mais importante da Câmara, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) continuará sob a presidência do vereador Raério Araújo (PSD). Pelo colegiado, tramitam todas as matérias legislativas.

O vereador Pablo Aires (PSB) substituirá a vereadora Larissa Rosado (União Brasil) na vice-presidência da CCJR, e o vereador Ricardo de Dodoca (Progressistas) assume a secretaria da Comissão, no lugar do vereador Tony Fernandes (Solidariedade).

Outra estratégica, a Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade (COFC) também permanece com o mesmo presidente: vereador Marckuty da Maisa (Solidariedade).

Na COFC, que analisa, entre outras, as matérias orçamentárias (LDO, LOA), mudou apenas a vice-presidência: sai o vereador Zé Peixeiro (PMB); entra Larissa Rosado. O vereador Lucas das Malhas (MDB) continua secretário.

Outras comissões

Na presidência da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA), o vereador Costinha (MDB) substitui o vereador Paulo Igo (Solidariedade), que passa à vice-presidência.

O vereador Edson Carlos (Cidadania) é o presidente da Comissão de Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo, Obras e Serviços Públicos, no lugar do vereador Isaac da Casca (MDB), agora vice-presidente.

Larissa Rosado substitui a vereadora Marleide Cunha (PT) na presidência da Comissão de Desenvolvimento Social, Direitos e Deveres do Consumidor; e a vereadora Carmem Júlia (MDB) assume a Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em vaga até então ocupada pelo vereador Gideon Ismaias (Cidadania).

Por fim, a Comissão de Agricultura e Cooperativismo passa a ser presidida pelo vereador Didi de Arnor (Republicanos), no lugar de Markcuty da Maisa; e Tony Fernandes assume a Comissão de Defesa dos Diretos Humanos da Mulher, da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência, no lugar de Lucas das Malhas.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Padre Sátiro será homenageado em aniversário do Diocesano

O padre Sátiro Cavalcanti Dantas, de 93 anos, receberá na próxima quinta-feira (2) a medalha de mérito educacional.

Será durante a missa em celebração de aniversário de 122 anos do Colégio Diocesano Santa Luzia (CDSL).

A honraria é uma forma de reconhecimento ao trabalho do professor, sacerdote e diretor emérito do CDSL.

Na área da educação, Padre Sátiro também teve grande contribuição na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e na Faculdade Católica do RN.

Missa

A missa em celebração ao aniversário do Diocesano será presidida pelo bispo Dom Mariano Manzana na próxima quinta-feira (2), no Ginásio Carecão, às 8h.

Na ocasião, também será celebrado o aniversário da Faculdade Católica do RN.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

“Independentes” podem sofrer mais uma baixa

O chamado Bloco Independente, criado ainda no primeiro ano da atual legislatura da Câmara Municipal de Mossoró, pode sofrer mais uma baixa.

Entre seus membros remanescentes e de tendência oposicionista, alguns começam a emitir sinais para o Palácio da Resistência.

Soltam manifestações para retorno à “casa” governista.

Querem afagos do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade).

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com