Categorias
Política

TSE determina que eleitor entregue celular ao mesário antes de votar

Eleitoras e eleitores devem deixar o celular com os mesários antes de votar e o aparelho deve ser entregue junto com o documento de identificação.

A decisão foi tomada pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na sessão administrativa desta quinta-feira (25) ao analisar uma consulta formulada pelo partido União Brasil (União).

O objetivo é garantir o sigilo do voto previsto na Constituição Federal, além de evitar eventuais coações aos próprios eleitores. A mesma regra vale para outros equipamentos como máquinas fotográficas, por exemplo.

Ficou determinado ainda que, em caso de descumprimento, os mesários poderão acionar o juiz responsável pela zona eleitoral, podendo a polícia militar ser solicitada para solucionar eventuais questionamentos.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Direito é o quinto curso da Católica do RN a receber nota máxima do MEC

A Faculdade Católica do Rio Grande do Norte informou que mais um curso foi avaliado com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC).

O curso de Direito se une aos de Administração, Fisioterapia, Psicologia, Ciências Contábeis e Teologia, uma vez que todos obtiveram conceito 5.

A instituição tem investido em um grande processo de expansão e qualificação de seus cursos.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Jadson conversa com lideranças do Vale do Açu, Natal e outras 15 cidades

Em articulação com lideranças, o candidato a deputado estadual Jadson segue nesta quinta-feira (25) para o Vale do Açu, onde discutirá demandas para a região que visem o desenvolvimento em áreas estratégicas naquela comunidade. Além de passar por várias cidades do Vale, as conversas terão continuidade na capital do Estado.

Em Natal, Jadson se reunirá com apoiadores de Bruno das Quintas, suplente ligado ao Solidariedade, e do deputado estadual Kelps Lima.

Estas andanças pelas cidades ocorrerão na sexta-feira (26) e Jadson estará acompanhado do ex-vereador Júlio Protásio e da vereadora Ana Paula.

Ainda na sexta-feira, Jadson terá compromissos e reuniões previamente agendadas em Macaíba, entre eles com o doutor Antônio, ex-vereador de cinco mandatos, e outras dois encontros com Igor Targino, liderança da região e segundo suplente na chapa do ex-ministro e candidato ao Senado, Rogério Marinho (PL).

A agenda segue até o sábado (27).

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Segurança

RN é o segundo estado do país e o primeiro do Nordeste com maior redução de assassinatos

O Rio Grande do Norte é o segundo estado do país e o primeiro do Nordeste com maior diminuição no índice de assassinatos, com uma redução de 18% quando comparado o primeiro semestre de 2022 com os primeiros seis meses do ano passado. A queda também está muito acima da média nacional, que foi de 5%.

No país, o RN só não reduziu mais a violência que o estado de Roraima (-34%) e o Distrito Federal, cuja redução foi de 21%.

Os números que projetam esse levantamento nacional são baseados nos crimes de homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios (roubos seguidos de morte) e as lesões corporais seguidas de morte.

No somatório destes tipos criminais, o Rio Grande do Norte contabilizou 633 homicídios nos primeiros seis meses de 2021. Entretanto, no mesmo período deste ano, foram registrados 520 assassinatos.

Redução

Em âmbito nacional, nos primeiros seis meses deste ano, foram registrados 20.126 assassinatos em todo o Brasil, contra 21.272 no mesmo período de 2021, o que significa uma redução de 5%.

Entre os estados da região Nordeste, a redução acentuada (-18%) posiciona o RN em primeiro lugar entre os outros oito estados, seguido pelo Maranhão, com redução de 17%, e pela Bahia, que reduziu 10%.

O levantamento, que compila os dados mês a mês, foi divulgado nacionalmente nesta quinta-feira (25), e faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Policial Penal do RN prepara o terceiro volume do “Por trás das grades”

O policial penal, escritor e atual diretor do Complexo Penal Agrícola Dr. Mário Negócio em Mossoró, Marcio Morais, se prepara para lançar o III Volume do Livro Por trás das grades que deverá ser lançado após o periodo eleitoral entre os meses de novembro e dezembro de 2022.

O Por trás das grades III terá 25 capítulos com testemunhos de reeducando e internos que cumprem ou cumpriram pena no Sistema Prisional. “Eles relatam histórias da infância, adolescência, juventude de como entraram no mundo do crime, contatos com as facções, e hoje são batizados pela Igreja Assembleia de Deus.

Os internos e personagens do livro são membros da Base Missionária da Penitenciária Dr. Mário Negócio, coordenada pelos policiais penais Alberto Guedes e Rafael Gomes.

A obra terá o prefácio assinado pelo pastor da Assembleia de Deus, Wendel Miranda, revisão Benjamim Linhares e Fabiano Souza, Diagramação e projeto Grafico Augusto Paiva, a capa está sendo produzida pelo ex-presidiário, e hoje escritor, mestre em educação, artista plástico e palestrante paulista, Itamar Xavier revisão

Assim como os volumes I e II, o novo livro será lançado pela Editora potiguar Off-set, sediada em Natal. O trabalho é independente, todos os custos são custeados pelo autor do livro que consegue bancar as suas através da venda dos livros via redes sociais, e junto aos amigos.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Tratamento contra o câncer recebe grande reforço em Mossoró

A Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) inaugurou na manhã desta quarta-feira (24) o Banker do seu segundo Acelerador Linear. O equipado foi doado por meio de um projeto do Ministério da Saúde e a expectativa é de poder dobrar o número de atendimentos em radioterapia na instituição.

“Nós vamos duplicar nossa capacidade de atendimento em radioterapia. Lembrando que existe muita gente na fila por falta de espaço em nossa agenda. Tem noites que nossa equipe sai do Hospital de meia noite e trinta, tendo iniciado o tratamento às 08h da manhã”, destaca Paulo Henrique Monte, Presidente da LMECC.

Na cerimônia de inauguração estiveram presentes o Corpo Diretivo da Liga Mossoroense, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mossoró e Região, representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação do Comércio e Indústria de Mossoró (ACIM), Loja Maçônica, Rotary Club, voluntários e grupos que contribuem para a Liga Mossoroense.

Seu Neuzo Leite é voluntário desde 2005, ajudou na construção da Unidade Hospitalar I, local em que vai ficar o novo equipamento. Para ele, a conquista é um sonho realizado. “Agora com essa doação temos uma nova realidade, com duas máquinas para atender a demanda da Liga”, comemora.

Antes da inauguração o espaço passou por todo um acompanhamento da equipe técnica responsável pela montagem, precisando seguir padrões internacionais de estrutura e montagem.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

RN lança plano de contingência da varíola dos macacos

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) lançou, nesta quinta-feira (25), a primeira versão do Plano de Contingenciamento da Monkeypox, popularmente conhecida como varíola dos macacos.

O documento pretende orientar os serviços de saúde do estado sobre a necessidade de implementar medidas de preparação e resposta com base na prevenção e controle da transmissão da doença.

O Rio Grande do Norte vem monitorando a Monkeypox desde o comunicado de risco divulgado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) nacional em 19 de maio de 2022. O Plano de Contingência do Rio Grande do Norte foi elaborado a partir das evidências disponíveis até o dia 22 de agosto de 2022.

Boletim

O mais recente boletim epidemiológico aponta que o estado tem 18 casos confirmados nos municípios de Natal, Parnamirim e Mossoró, além de 69 casos suspeitos em outros 15 municípios.

O plano detalha desde os níveis de resposta aos casos, a definição necessária para identificar a doença, passando por procedimentos epidemiológicos e de rastreamento de contatos, atos de precaução, até as medidas de resposta, como orientações para isolamento domiciliar, tratamento e acesso aos serviços de saúde.

Lista também os hospitais Giselda Trigueiro, em Natal, e Rafael Fernandes, em Mossoró, como unidades de referência para os adultos e o Maria Alice Fernandes em eventuais casos pediátricos.

“Até agora nenhum caso necessitou de internação aqui no RN. De toda forma, estamos preparados para qualquer eventualidade, dando o suporte necessário aos que forem infectados”, reforçou André Prudente, diretor do Giselda Trigueiro.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

TRE reforma decisão e mantém mandatos de vereadores de Mossoró

Do Blog do Barreto

Em votação apertada o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu manter os mandatos dos vereadores Naldo Feitosa (PSC) e Lamarque Oliveira reformando a decisão de primeira instância da juíza Giulliana Silveira de Souza, da 33ª Zona Eleitoral que cassou a chapa do PSC por fraude na cota de gênero.

Por 4 x3, a maioria acompanhou o voto do relator Fernando Jales que disse existir falta de provas de burla da cota de gênero praticada pelo PSC. “Diferentemente do juízo sentenciante o conjunto probatório carece de robustez”, disse.

O voto revisor foi do desembargador Cláudio Santos que classificou a discussão da cota de gênero como uma tentativa de mudar a realidade social. “Essa questão da cota de gênero é uma questão muito mal resolvida porque não existe essa quantidade de mulheres interessadas em se candidatar”, disse. “Nunca vi um partido recusar candidaturas de mulher”, completou.

Apesar da análise, ele abriu divergência e considerou as provas suficientes para demonstrar a fraude no sistema de cotas. “O conjunto de elementos me mostra que a sentença da juíza está bem-posta. Gosto de privilegiar a boa sentença”, justificou.

O juiz José Carlos alegou não existir descumprimento na lei e votou com o relator abrindo 2×1 pelo provimento do recurso. “A lei não impõe a determinação do cancelamento de toda a chapa. É uma construção jurisprudencial”, justificou.

A juíza Erica Paiva acompanhou a divergência empatando o julgamento alegando que houve provas robustas da fraude. “O ponto central em todos os processos é a evidência ou não da fraude. Me chamou atenção aqui um fato especial: o parentesco e o endereço das candidatas. São duas irmãs e uma cunhada sendo que as irmãs residem no mesmo endereço”, analisou. “Esse é um caso singular”, frisou.

A juíza Neíze Fernandes seguiu os argumentos da divergência e a juíza Adriana Magalhães empatou acompanhado o relator.

Coube ao presidente do TRE Gilson Barbosa que votou acompanhando o relator.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com