Categorias
Política

Câmara aprova projeto de Rafael Motta que endurece pena por furto de vacina

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 03, um conjunto de projetos que aumentam as penas para furtos realizados durante a vigência de estados de urgência e calamidade, incluindo o PL 1081/2021 do deputado federal Rafael Motta (PSB/RN), que trata especificamente da subtração de vacinas, insumos ou qualquer outro bem destinado ao enfrentamento de emergência de saúde pública.

“Infelizmente, oportunistas se aproveitaram do caos causado pela pandemia para furtar vacinas, medicamentos e equipamentos médicos, enquanto as pessoas morriam pela Covid-19 e os gestores públicos se desdobravam para dar atendimento médico adequado à população. Já observamos outras situações de saques em situações como enchentes e deslizamentos. Hoje, a Câmara endurece a lei para punir adequadamente esses crimes”, comemorou Rafael.

O substitutivo altera o Código Penal para prever uma qualificadora para o crime de furto, roubo e peculato cometido em ocasião de incêndio, naufrágio, inundação ou qualquer calamidade pública ou desastre, agregando cinco projetos de lei no mesmo sentido.

Com a mudança, a pena de furto nessas situações passará a reclusão de 2 a 8 anos e multa, o dobro da prevista para furto simples (reclusão de 1 a 4 anos e multa). Já a pena de roubo, atualmente com reclusão de 4 a 10 anos e multa, será aumentada em 2/3.

Também haverá aumento de pena quando o roubo ou furto for de bem, insumo ou equipamento médico, hospitalar, terapêutico, sanitário ou vacinal. Nesse caso, o aumento da pena será de 1/3 para furtos ou em dobro para roubos. Se esses bens ou insumos forem apropriados por funcionário público, ao cometer o crime de peculato, a pena será de reclusão, de 3 a 13 anos, além da multa.

A proposta segue para avaliação do Senado Federal.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Carnatal 2022 promete edição diferenciada

Com novos sócios e reunião para aprovar a campanha de lançamento, o Carnatal 2022 já promete ser uma edição diferenciada este ano.

A partir desta edição, a maior micareta do Brasil, que acontece de 9 a 11 de dezembro, será administrada pela Clap Entretenimento (Felinto Filho, Fred Queiroz, Júnior Fofão, Andrezinho Dantas e Raphael de Lima), Luan Promoções (Luís Augusto e Renan Nóbrega); Vybbe (Kleriston e Everton); e Destaque (Ricardo Bezerra e Roberta Bezerra).

E as primeiras atrações do Carnatal 2022 já estão definidas: Bell Marques,  Durval Lelys,  Claudia Leitte, Xand Avião, Nattan, Rafa e Pipo, Léo Santana, Saulo e Ivete.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Câmara aprova projeto que viabiliza tecnologia 5G em Mossoró

A Câmara Municipal de Mossoró aprovou, por unanimidade, um projeto de lei que modifica a legislação municipal para que Mossoró possa receber a tecnologia 5G de internet.

A aprovação ocorreu na sessão ordinária desta quarta-feira, 03 de agosto. A tecnologia 5G permite uma maior rapidez na transmissão de dados via internet e nas telecomunicações.

A autoria do projeto é do vereador e presidente da Câmara Lawrence Amorim (SD), que comemorou a aprovação e destacou a importância da nova tecnologia para o desenvolvimento da cidade.

Agora, o projeto segue para a sanção do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade).

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

“O que as pessoas mais buscam hoje é leveza para viver”, diz psicóloga Lígia Sousa

Entrevistada no podcast PodFalar, da Super TV, a psicóloga Lígia Sousa disse que o que as pessoas mais procuram hoje é “leveza na vida”.

“Se eu pudesse eleger o que as pessoas mais buscam, eu diria que é leveza. Equilibrar o excesso de cobranças, de peso” destacou.

Lígia disse isso num contexto em que o número de pessoas depressivas e ansiosas aumentou, após o surgimento da pandemia.

Durante o programa, ela destacou ainda a diferença entre tristeza e depressão patológica.

Indicou sinais de quadro depressivo e também falou sobre suicídio, tema de sua dissertação de mestrado.

Ela destacou a necessidade de acompanhamento de profissional nesses casos.

O podcast PodFalar vai ao ar sempre as quartas-feiras, às 20h, na Super TV – canal 14.1 da tv aberta em Mossoró, 173 da Brisanet, além de todas as redes sociais da emissora.

Confira o programa na íntegra.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Complexo Solar é tema de Audiência Pública no Alto Oeste

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema informa que realizará Audiência Pública para apresentação e discussão do Estudo de Impacto Ambiental – EIA e respectivo Relatório de Impacto Ambiental – RIMA, referente à viabilidade ambiental para implantação do Complexo Solar VS Caraúbas.

A sessão pública será realizada presencialmente, na próxima quarta-feira (10), às 10h, no Auditório da Câmara Municipal de Caraúbas.

O empreendimento é composto por oito usinas de geração de energia: UFV VS Caraúbas 2, 3, 4, 5, 6, 10, 11 e 12, totalizando 390,1 MW de potência instalada, em uma área total de 1.257 hectares, de interesse da Vento Solar Energia Renovável LTDA.

O evento tem por finalidade expor aos interessados o conteúdo do estudo ambiental, dirimindo dúvidas e recolhendo dos presentes as críticas e sugestões a respeito do referido estudo, conforme Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama Nº 01/86 e 09/87, bem como da Resolução Conama Nº 494/2020.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Partage realiza I Fórum de Desenvolvimento do Varejo de Mossoró e Região

O Partage Shopping Mossoró realizará o I Fórum de Desenvolvimento do Varejo de Mossoró e Região, no próximo dia 04 de agosto de 2022, às 18h30 no Requinte Buffet, voltado ao empreendedorismo e com importantes contribuições em diferentes atividades do ramo varejista local e regional.

O evento que reunirá convidados e imprensa integra as atividades dos 15 anos do Partage Mossoró e tem o objetivo de mostrar a potencialidade da cidade dentro do varejo, observando o cenário atual e as perspectivas futuras, por ser o varejo um dos segmentos que mais crescem na região oeste, seguindo a tendência nacional.

O Fórum contará com três mesas de diálogo e convidados especiais para analisar esses cenários: A primeira mesa tratará sobre Mossoró enquanto Pólo Educacional da Região e terá como convidados o reitor da Faculdade Católica do RN, Padre Charles Lamartine, a reitora da Universidade do Estado do RN (UERN), Cicilia Maia e o Pró-reitor de Assuntos Estudantis da UERN, Erison Natecio.

A segunda mesa será sobre o crescimento do mercado varejista em Mossoró e na região composta pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Stênio Max, pelo presidente do Sindilojas, Michelson Frota e pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM), Nilson Brasil.

A última mesa de diálogo será sobre o cenário atual do varejo com números da cidade e o potencial da região. Será composta pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Franklin Filgueira, responsável pela expansão de negócios da franquia Kopenhagen – Rafael Puerta e pelo gerente comercial e de novos negócios do Partage Shopping Mossoró, Adriano Capobianco.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Isolda e Jadson são mais citados para estadual; Beto e Lawrence, para federal

A pesquisa do Instituto Exatus Consultoria perguntou ainda aos eleitores do município de Mossoró, no Oeste potiguar, qual seria seu voto para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN). De forma espontânea, ou seja, quando o eleitor pode citar qualquer candidato quando perguntado, o nome mais lembrado foi o da deputada estadual Isolda Dantas (PT), que obteve 31 citações, o equivalente a 3,88% das intenções de votos. Em segundo lugar, aparece o nome do Soldado Jadson (SDD), com 24 menções, ou 3%; seguido por Tony Fernandes (SDD), com 2,38%; Larissa Rosado (PSDB), com 2,13% e Jorge do Rosário (Avante), com 2%.

O Exatus também quis saber dos eleitores mossoroenses em quem eles pretendem votar para ocupar uma das oito vagas para a Câmara dos Deputados, de forma espontânea. O nome mais citado para deputado federal foi o de Beto Rosado (PP), que obteve 42 menções, o equivalente a 5,25% das intenções de votos. Em seguida, vem o nome de Lawrence Amorim (SDD), com 4,13%; Larissa Rosado (PSDB), com 2,88%; Pablo Aires (PSB), com 1,63% e Major Brilhante (PP), com 1,38% das citações.

O Instituto Exatus Consultoria e Pesquisa, em parceria com o jornal AGORA RN, entrevistou 800 eleitores em todo o município de Mossoró, entre os dias 29 e 30 de julho. A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) sob o número de identificação RN-03560/2022. Para o tamanho amostral determinado, os resultados foram avaliados com uma margem de erro de 3,4% para mais ou para menos, ao nível de confiança de 95%.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Em Mossoró, Lula tem 41,25%, contra 30% de Bolsonaro

A pesquisa eleitoral feita pelo Instituto Exatus e divulgada pelo jornal AGORA RN quis saber qual candidato os eleitores de Mossoró escolheriam para ser o futuro presidente da República. Das 800 pessoas consultadas, 41,25% afirmaram votar em Luiz Inácio Lula da Silva (PT), contra 30% que responderam votar em Jair Messias Bolsonaro (PL)

O candidato do PDT, Ciro Gomes, surge em terceiro lugar, com 10,88% dos votos; Simone Tebet (MDB) vem em quarto lugar, com 0,75%; Felipe Dávila (Novo), surge com 0,25% e André Janones, com 0,13%. Já entre os eleitores que afirmaram votar ninguém/nulo/branco teve 11,13% e não souberam ou não responderam, 5,63%

O Instituto Exatus Consultoria e Pesquisa, em parceria com o jornal AGORA RN, entrevistou 800 eleitores em todo o município de Mossoró, entre os dias 29 e 30 de julho. A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) sob o número de identificação RN-03560/2022. Para o tamanho amostral determinado, os resultados foram avaliados com uma margem de erro de 3,4% para mais ou para menos, ao nível de confiança de 95%.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Em Mossoró, Carlos lidera com 16,63%, seguido por Rogério,13,75% e Rafael, 5,25%

O Instituto Exatus pesquisou a intenção de votos para o Senado Federal em Mossoró. Em todos os dois cenários projetados, o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) aparece como o mais citado pelos mossoroenses, em primeiro lugar. Na sondagem estimulada, ele tem 16,63% das intenções de votos, seguido por Rogério Marinho (PL), com 13,75% e, em terceiro lugar, o deputado federal Rafael Motta (PSB), com 5,25%.

Em quarto lugar, Dário Barbosa (PSTU) aparece com 1,25%, seguido pela veterinária Shirley Medeiros, com 0,38% e Freitas Júnior (Psol), com 0,13%. Entre os eleitores mossoroenses entrevistados, 33% responderam que votariam branco/nulo/ninguém e outros 29,63% optaram por não sabe/não responderam.

Já na sondagem espontânea, quando os eleitores citam o nome dos pré-candidatos que desejam votar, Carlos Eduardo aparece em primeiro lugar com 15,13% das intenções de votos, seguido por Rogério Marinho, com 13,75% e Rafael Motta vem logo em seguida, com 5,13%.

Dário Barbosa surge em quarto lugar, com 0,63% e Freitas Júnior, com 0,13%. Não souberam ou não responderam 36,38% dos eleitores consultados. Já 4,327,88% disseram que votariam branco/nulo/ninguém. E 0,5% dos consultados disseram que votariam em outros candidatos.

O Instituto Exatus Consultoria e Pesquisa, em parceria com o jornal AGORA RN, entrevistou 800 eleitores em todo o município de Mossoró, entre os dias 29 e 30 de julho. A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) sob o número de identificação RN-03560/2022. Para o tamanho amostral determinado, os resultados foram avaliados com uma margem de erro de 3,4% para mais ou para menos, ao nível de confiança de 95%.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Em Mossoró, Fátima lidera com 27,75%; Styvenson 22,63% e Fábio 5,5%

Pesquisa Exatus publicada na edição do jornal Agora RN desta quinta-feira aponta números na disputa ao Governo do RN em Mossoró.

Confira:

  1. Fátima Bezerra (PT): 27,27%;
  2. Styvenson Valentim (Podemos): 22,63%;
  3. Fábio Dantas (Solidariedade): 5,50%;
  4. Clorisa Linhares (PMB): 3,25%;
  5. Rosália Fernandes (PSTU): 0,50%;
  6. Rodrigo Vieira (DC): 0,38%;
  7. Daniel Morais (PSOL): 0,25%
  8. Ninguém/Branco/Nulo: 19,62%.

Segundo turno 

A pesquisa também mostrou dois cenários num eventual segundo turno.

Cenário 1:

Fátima 30,75%

Styvenson: 28,25%

Não sabem/Não responderam: 18,5%;

Branco/Nulo/Ninguém: 11,5%.

Cenário 2:

Fátima 30,75%;

Fábio 11,13%;

Branco/Nulo/Ninguém:: 34,75%;

Não sabem ou não responderam: 23,38%.

Rejeição

A pesquisa também apontou em que os mossoroenses não votariam de jeito nenhum.

Fátima: 29,8%;

Styvenson: 8,5%;

Fábio: 5,38%;

Clorisa: 1,13%;

Danniel Morais: 0,88%;

Rosália Fernandes: 0,75%;

Wesli Natal Zueira: 0,5%;

Rodrigo Vieira: 0,38%;

Não sabem ou não responderam: 29,38%;

Branco, nulo ou ninguém: 23%.

Reprovação ao governo Fátima é maior que aprovação

Ainda segundo a pesquisa, 33.75% dos mossoroenses aprovam o governo Fátima contra 46,5% que reprovam.

Os que não sabem ou não responderam somam 19,75%.

O Instituto Exatus Consultoria, em parceria com o jornal Agora RN, entrevistou 800 pessoas em todo o município de Mossoró, entre os dias 29 e 30 de julho.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral-RN sob os números RN-03560/2022 e BR-02060/2022.

O nível de confiança é de 95%. A margem de erro é de 3,4% para mais ou para menos.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com