Categorias
Política

Carlos Eduardo chama Rogério de perverso e defende revisão em reformas

Pré-candidato ao Senado da República, o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) fez severas críticas às reformas trabalhista e previdenciária.

Em entrevista nesta quarta-feira ao podcast PodFalar, da Super TV, apresentado pelo jornalista Saulo Vale e pelo advogado Jailton Magalhães, o pedetista defendeu a revisão de pontos das mudanças trabalhistas e previdenciárias, implantadas nos governo Temer (MDB) e Bolsonaro (PL), respectivamente.

Carlos Eduardo criticou ainda o ex-ministro Rogério Marinho (PL), seu principal adversário na disputa ao Senado.

Marinho foi relator da reforma trabalhista e articulador das mudanças na previdência.

Para o pedetista, o ex-ministro cometeu perversidades em pontos das duas reformas e cabe ao Congresso Nacional fazer uma revisão dessas novas leis.

Suplências

Carlos Eduardo confirmou ainda que a suplência de sua candidatura deve ficar com o senador Jean (PT), a quem teceu elogios.

A outra vaga tende a ser do PCdoB, afirmou.

Arrependimento

Carlos Eduardo voltou a dizer que se arrepende de ter apoiado o então candidato Bolsonaro na disputa à presidência da República no segundo turno de 2018.

Naquele ano, ele disputou o Governo do RN contra Fátima Bezerra (PT), que venceu a eleição.

O pedetista é hoje o nome da chapa governista para disputa ao Senado.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Economia

Azul vai ampliar voos em Mossoró

A Azul Linhas Aéreas comunicou à Prefeitura de Mossoró que vai ampliar os voos no Aeroporto Dix-sept Rosado, por conta da alta procura.

“Durante maio e junho, a malha para Natal será coberta pelo voo aos sábados. Mossoró ganha mais uma frequência semanal, que permanecerá mesmo após junho”, comunicou a empresa.

Atualmente a companhia oferta voos diariamente para Recife, capital pernambucana, além de viagens alternadas para Natal/RN.

Com a novidade na ampliação dos voos, Mossoró passa a contar a partir do dia 7 de maio com rotas para Natal às segundas, quartas, sextas e aos sábados.

Mossoró Cidade Junina

Daniel Salgado, coordenador das bases em Mossoró e Aracati/CE, contou que a expectativa é de esgotar o número de passagens em voos diários para o período junino.

O gestor do aeroporto destacou a importância da realização de eventos como o Mossoró Cidade Junina para o segmento do turismo local.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

TRE multa Fábio Faria por propaganda eleitoral antecipada

Nesta terça-feira (26), o Pleno do Tribunal Regional do Rio Grande do Norte, por maioria de votos, e em consonância com o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral, julgou parcialmente procedente o pedido para reconhecer a prática de propaganda eleitoral extemporânea negativa por parte do ministro Fábio Faria (PP), condenando-o, ao pagamento de multa no valor de R$ 10 mil.

Restaram vencidos a juíza Adriana Magalhães e o desembargador Cláudio Santos, que julgaram improcedente a representação, e , em parte, o juiz Marcello Rocha, que julgou procedente o pedido, mas divergiu quanto ao valor da multa.

O processo, proposto pela Procuradoria Regional Eleitoral, é o primeiro relacionado às Eleições 2022 julgado pelo TRE-RN e teve como relator o Juiz Federal José Carlos Dantas.

De acordo com o procurador regional Eleitoral no RN, Rodrigo Telles, houve um desvio de finalidade do ato de inauguração das obras de transposição do Rio São Francisco, na cidade de Jardim de Piranhas, no dia 09 de fevereiro de 2022, que “acabou sendo desvirtuado para um ato de propaganda político-eleitoral partidária antecipada”.

Ainda segundo Telles, o ato teria sido preparado para o lançamento da candidatura ao Senado do então ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (PL).

Na representação, o Ministério Público Eleitoral pediu a condenação do ministro das Comunicações Fábio Faria e do ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho pela prática de propaganda eleitoral antecipada

“A intenção do Ministério Público é obter a condenação dos representados de modo que o Tribunal Regional Eleitoral emita uma mensagem de que nessas Eleições, apesar da polarização e do contexto político que nós vivemos, a legislação será interpretada e aplicada com rigor”, destacou Telles em sua sustentação oral.

Com relação ao pedido de propaganda antecipada em favor do ministro Rogério Marinho, o juiz José Carlos Dantas acolheu a manifestação da defesa e entendeu que houve apenas um anúncio da candidatura.

Com relação ao pedido de propaganda antecipada negativa contra a Governadora Fátima Bezerra (PT), o relator do processo entendeu que o ministro Fábio Faria não se limitou a tecer eventuais críticas administrativas à atual Governadora do RN.

“Entendo que está provado por conduta do ministro Fábio Faria uma propaganda antecipada negativa para qual não teria concorrido o ministro Rogério marinho. Acolho parcialmente a representação pela propaganda antecipada em desfavor da excelentíssima governadora”, votou o relator.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Passeio ciclístico abre programação do “Maio Amarelo” 2022 em Mossoró

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM), vai realizar no próximo domingo, 1º de maio, um passeio ciclístico que marcará o início da programação do “Maio Amarelo” 2022 em Mossoró.

Nesta edição, com o tema “Juntos Salvamos Vidas”, a campanha em Mossoró tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do trânsito seguro. Além de estimular o uso de bicicletas como atividade esportiva e promoção da saúde. Segundo o diretor executivo de Trânsito da SESDEM, Luis Correia, 633 ciclistas se inscreveram para participar do evento.

Entrega de kits

A entrega dos kits para os inscritos acontecerá nesta sexta-feira (29), no horário das 8h às 17h, no Ginásio de Esporte Pedro Ciarlini. Para ter acesso ao kit, o participante deverá levar dois quilos de alimentos não perecíveis e um documento com foto (RG) ou CNH.

Em caso de terceiros, a pessoa responsável por receber o kit deverá levar os alimentos e o documento da pessoa que se inscreveu. O passeio ciclístico terá um percurso de aproximadamente 15 km. Será disponibilizada para os participantes, em três pontos de apoio, hidratação com água e frutas.

A programação do passeio ciclístico terá início às 6h da manhã com atividade física (aquecimento) no ponto de largada ministrada por instrutores da Smart Fit. O início do passeio está marcado para as 6h30, saindo ao lado do antigo Fórum Municipal, no Corredor Cultural, avenida Rio Branco, Centro de Mossoró. Todos os participantes inscritos que completarem a prova receberão medalhas.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Fábio Dantas cumpre agenda em Mossoró e busca apoio de Allyson

Pré-candidato a governador, Fábio Dantas (Solidariedade) cumpre intensa agenda em Mossoró nesta quinta-feira (28).

Fábio deverá ter um encontro com o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), de quem almeja o apoio.

Há uma pressão do partido para que o chefe do Executivo mossoronse declare logo apoio ao nome de Fábio ao governo.

Allyson tem dito que só se pronuncia sobre eventuais apoios a governo e ao Senado depois do Mossoró Cidade Junina 2022, contrariando a pressa de seu partido.

Vereadores

Fábio tem buscado também o apoio dos quatro vereadores do Solidariedade em Mossoró.

Até aqui, somente o presidente da Câmara, Lawrence Amorim (Solidariedade), deu declarações favoráveis ao nome de Fábio ao governo.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Zenaide se opõe a projeto que libera mais agrotóxicos

A senadora Zenaide Maia (PROS – RN) reafirmou o seu posicionamento contrário ao PL 6.299/02, projeto que ficou conhecido como “Pacote do Veneno”, por flexibilizar as regras sobre registro e comercialização de agrotóxicos no Brasil.

“Precisamos dizer ‘não’ a um projeto desses, que nem deveria ser pautado. Estamos defendendo a vida; então, não ao veneno! Esse governo fala muito de defesa da família, mas defende os agrotóxicos, que podem prejudicar grávidas e fetos. O Senado mostra ao povo brasileiro que não se trata de ser de esquerda, de direita ou de centro, mas de defender a vida, as famílias e o meio ambiente!”, declarou a senadora, durante debate na Comissão de Direitos Humanos do Senado nesta terça (26).

Os especialistas que participaram da audiência na CDH também criticaram o projeto e apresentaram um estudo sobre os impactos negativos do PL, caso ele vire lei.

Números

O documento, intitulado Dossiê Contra o Pacote do Veneno e em Defesa da Vida, foi elaborado em conjunto pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Associação Brasileira de Agroecologia e pela Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos. A representante da Abrasco, Karen Friderich, assinalou que 81% dos agrotóxicos permitidos no Brasil são proibidos em países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Aline Gurgel, alertou para a contaminação por agrotóxicos não só dos alimentos in natura, mas também dos produtos industrializados. “Não há tecnologia em nenhum lugar do mundo capaz de remover completamente os agrotóxicos dos alimentos”, enfatizou.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Audiência Pública discutirá desafios do autismo em Mossoró e região

A Assembleia Legislativa vai realizar audiência pública “Autismo,avanços e desafios”, no dia 28 de abril, às 14h30, na Câmara Municipal de Mossoró, tendo como propositor o deputado estadual Kleber Rodrigues(PSDB).

O objetivo da audiência é fortalecer a luta pela conscientização e pela efetivação dos direitos dos Autistas, somando esforços com entidades e sociedade organizada e informar as instituições, pais e responsáveis os detalhes da legislação em vigor no Rio Grande do Norte e de que forma elas podem ser usadas em benefício das pessoas do Espectro Autista.

Foram convidados para explicar a legislação o Coordenador de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Décio Santiago; representantes de associações e entidades ligadas aos autistas de Mossoró e região, além de representantes da OAB, Ministério Público, universidades, estabelecimentos de ensino públicos e privados e profissionais da área.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

STJ mantém ação penal contra Rogério Marinho

Por unanimidade, a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu manter a ação penal em que o ex-ministro Rogério Marinho (PL) é acusado de peculato.

Marinho foi denunciado por supostamente, enquanto presidente da Câmara Municipal de Natal, ter desviado dinheiro público mediante esquema fraudulento que envolvia a inclusão de funcionários “fantasmas” na folha de pagamentos da casa legislativa.

Negado o habeas corpus pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, a defesa recorreu ao STJ para pedir o encerramento da ação penal, sob o argumento de que Marinho teria sido denunciado pelo Ministério apenas em razão do exercício do cargo de presidente da Câmara, sem a necessária individualização da conduta e sem a devida fundamentação.

Conluio criminoso

Segundo a relatora, ministra Laurita Vaz, a denúncia narra o suposto conluio criminoso descoberto na Câmara Municipal e, em seguida, descreve a conduta do acusado de forma individualizada, apresentando os elementos para demonstração de seu envolvimento com os fatos apurados e para a tipificação do crime de peculato.

Assim, afirmou Laurita Vaz, o acusado teve ciência da conduta que lhe foi imputada, o que garantiu o pleno exercício do contraditório e da ampla defesa.

Os autos, de acordo com a magistrada, trazem indícios de que o réu, na qualidade de presidente da Câmara, teria feito um “ajuste” com os demais vereadores para incluir na folha de pagamentos pessoas “que não exerciam, efetivamente, qualquer atividade pública, concorrendo, assim, para que terceiros ou eles próprios enriquecessem ilicitamente às custas do erário”.

A ministra acrescentou ainda que, segundo o Ministério Público, o acusado teria indicado servidores fantasmas para cargos comissionados, os quais, apesar de nomeados e remunerados, negaram possuir ou ter mantido vínculo funcional com a Câmara.

“Uma das nomeadas, inclusive, teria trabalhado para uma clínica particular de propriedade do denunciado, a qual prestava atendimento médico gratuito a pessoas carentes cadastradas (eleitores). As condutas descritas na denúncia, em princípio, indicam o suposto modus operandi do peculato-desvio”, apontou a relatora.

Ao negar o recurso, Laurita Vaz afirmou que as provas reunidas no processo – relatos dos funcionários nomeados, lista correlacionando os servidores indicados para cargo em comissão com o respectivo “padrinho” e documentos que comprovam o pagamento dos salários aos “fantasmas” – são suficientes para o início da ação penal.

A magistrada lembrou ainda que o reexame dessas provas não é possível no julgamento de habeas corpus. “Não há falar em falta de justa causa para a persecução penal, tampouco em atipicidade, porque há nos autos diversos elementos indiciários da suposta participação do recorrente no esquema espúrio investigado”, concluiu a relatora.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com