Categorias
Política

Robinson retoma direitos políticos e será candidato a federal

O ex-governador Robinson Faria (sem partido) conseguiu reverter a sua inelegibilidade no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em sessão plenária nesta terça-feira, a Corte decidiu, por 7 x 0, derrubar a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do RN que tornou Robinson ilegível por oito por abuso de poder nas eleições de 2018.

Agora, Robinson está livre para seus planos políticos, que é de ser candidato a deputado federal.

O próximo passo do ex-governador é decidir para qual partido vai se filiar.

O critério é ser alguma legenda alinhada ao presidente Jair Bolsonaro (PL), podendo ser o próprio PL ou o PP.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Creci-RN faz campanha educativa em condomínios mossoroenses

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do RN (Creci-RN), por meio da sua delegacia em Mossoró, convida os corretores de imóveis para participarem de uma campanha educativa junto aos porteiros, síndicos e zeladores nos dias 16 e 17 deste mês, com o objetivo de esclarecer sobre a prática ilegal e irregular da profissão nos condomínios mossoroenses.

Os profissionais que queiram participar desta campanha, que terá panfletagem nos edifícios da cidade, devem se dirigir à sede da delegacia do Creci, em Mossoró, às 9h.

O Creci-RN tem recebido muitas denúncias da prática ilegal da profissão neste setor, por isso promove esta campanha que tem o intuito de educar e mostrar a este público as implicações legais deste crime enquadrado na lei das contravenções penais.

A autarquia lembra que as denúncias podem ser feitas nos seus canais na internet, bem como na sede e demais delegacias e, ainda reforça que a atribuição de intermediar negócios imobiliários cabe ao corretor de imóveis.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Reitora da Uern participa do PodFalar desta semana

A reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Cicília Maia, é a entrevistada desta quarta-feira do podcast PodFalar, da Super TV.

Na pauta, retomada das aulas presenciais, após dois anos de suspensão por conta da pandemia, autonomia financeira, metas e planejamento para sua gestão à frente da instituição.

O programa é apresentado pelo jornalista Saulo Vale e pelo advogado Jailton Magalhães.

Começa às 20h na Super TV – canal 14.1 da tv aberta em Mossoró e 173 da Brisanet, além de todas as redes sociais da emissora.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Servidores da Uern conquistam plano de cargos, carreiras e remuneração

Na semana em que a Uern comemora a retomada das aulas presenciais, após dois anos de suspensão devido à pandemia da Covid-19, os servidores da instituição ganharam outro motivo para comemorar: a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração pela Assembleia Legislativa. Os projetos que tratam dos planos dos técnicos-administrativos e dos docentes foram aprovados na manhã de hoje, pelos deputados estaduais, em sessão do plenário, e seguem agora para sanção da governadora Fátima Bezerra (PT).

A reitora Cicília Maia e o vice-reitor Chico Dantas acompanharam a sessão, no plenário da Assembleia, ao lado de diversos servidores da universidade. A aprovação dos planos – assim como a autonomia financeira da instituição – foram dois dos principais compromissos assumidos pela reitora desde o início de sua gestão. Sua articulação junto à comunidade acadêmica, aos deputados estaduais e ao governo do estado foi fundamental para que esse sonho das categorias fosse tornado real.

“Sempre garantimos o compromisso de lutar para que esse dia chegasse, e ele chegou. Assim como a autonomia financeira, os planos são um instrumento fundamental de valorização de nossos servidores, que merecem demais. Se a Uern é hoje uma universidade referenciada na sociedade, deve-se isso e muito às pessoas que constroem a universidade todos os dias. Estou extremamente feliz e grata de poder vivenciar este momento na condição de reitora da Uern”, comentou Cicília Maia.

Para ela, a unidade entre todos os segmentos e administração da Uern, assim como o apoio da sociedade, do governo e dos parlamentares tornaram possível que os planos se tornassem reais. “Em todo nosso trabalho destacamos a importância do diálogo, transparência e unidade. É com essa energia que estamos construindo um momento muito especial para a nossa universidade. Para isso, temos a alegria de contar com o apoio de muitas pessoas – da universidade e fora dela. O papel da governadora Fátima Bezerra, do presidente da Assembleia Ezequiel (PSDB), e de cada deputada e deputado foi imprescindível para que pudéssemos fortalecer a universidade com pautas vitais como a autonomia e os planos de cargos dos servidores”, comentou.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Líder do governo anuncia nova maioria e exclui seis dissidentes

O líder do governo Allyson Bezerra (Solidariedade), vereador Genilson Alves (Pros), afirmou na sessão de hoje que a bancada passa a ter 13 vereadores.

Em janeiro de 2021, no início do governo, eram 18. Mesmo com a baixa, continua com maioria na Casa.

Em entrevista à imprensa local, Genilson afirmou que o grupo de seis vereadores, do bloco denominado Diálogo e Respeito, não integra mais a bancada governista, informação que foi confirmada pelo líder do bloco, vereador Cabo Tony Fernandes (Solidariedade).

“Ontem, o prefeito fez uma reunião com a bancada e nenhum dos seis compareceu, o que sinaliza esse distanciamento. Então, a bancada passa a ter 13 vereadores e a oposição, 10”, disse.

Genilson se refere aos seguintes vereadores: Cabo Tony Fernandes (Solidariedade), Paulo Igo (Solidariedade), Carmem Júlia (MDB), Omar Nogueira (Patriotas), Lamarque Oliveira (PSC) e Isaac da Casca (Cidadania). Todos integrantes do novo bloco denominado “Diálogo e Respeito”.

O grupo, criado me janeiro de 2022, já sinaliza distanciamento no momento em que foi criado.

Dava sinais claros de que seria uma dissidência, jamais um apêndice do governismo ou extensão da própria base liderada por Genilson.

Confira como ficam as bancadas na Câmara:

Governistas:

Genilson Alves (Pros);

Raério Araújo (PSD);

Naldo Feitosa (PSC);

Zé Peixeiro (PP);

Didi de Arnor (Republicanos);

Edson Carlos (Cidadania);

Gideon Ismaias (Cidadania);

Marckuty da Maisa (Solidariedade);

Ricardo de Dodoca (PP);

Costinha (MDB);

Wiginis do Gás (sem partido);

Lawrence Amorim (Solidariedade);

Lucas das Malhas (MDB).

Oposição:

Larissa Rosado (PSDB);

Francisco Carlos (PP) – líder da bancada;

Marleide Cunha (PT).

Independentes, do bloco Diálogo e Respeito:

Tony Fernandes (Solidariedade);

Paulo Igo (Solidariedade);

Carmem Júlia (MDB);

Isaac da Casca (Cidadania);

Omar Nogueira (Patriota);

Lamarque Oliveira (PSC).

Independente:

Pablo Aires (PSB).

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Uso de máscara em locais abertos deixa de ser obrigatório no RN

O uso de máscaras em locais abertos deixa de ser obrigatório em todo o RN a partir desta terça-feira.

As novas regras do Decreto N° 31.310 são baseadas na recomendação nº 35 do Comitê de Especialistas da SESAP/RN para o enfrentamento da pandemia. Neste sentido, o novo Decreto torna facultativo o uso de máscaras de proteção facial em ambientes abertos, permanecendo em vigor a obrigatoriedade em espaços fechados ou de grande aglomeração de pessoas, a exemplo de veículos de transporte de passageiros.

Outra novidade do decreto é a previsão das ações governamentais a serem adotadas pelo Estado e recomendadas aos municípios, a exemplo da busca ativa da população não vacinada ou em desconformidade com o calendário de imunização; o início da campanha de vacinação da D4 para idosos; o estímulo, no âmbito da educação básica, para que pais e responsáveis vacinem as crianças e os adolescentes; o reforço às campanhas de divulgação da atual situação pandêmica.

Permanece em vigor a obrigatoriedade de comprovação do esquema vacinal em conformidade com o calendário de imunização, nos termos do Decreto Estadual nº 30.940, de 30 de setembro de 2021, bem como nos segmentos de alimentação, como em bares e restaurantes, bem como centros comerciais, galerias e shopping centers que utilizem sistema artificial de circulação de ar. Estão dispensados da exigência de comprovação do esquema vacinal tão somente os eventos e estabelecimentos em locais abertos, com ventilação natural e limitados a 100 pessoas.

O novo decreto passa a vigorar a partir de 15 de março de 2022 e terá vigência até o próximo dia 31 de março. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), além dos atos complementares ao novo Decreto, editará Portaria com o novo protocolo geral a ser observado pelas atividades socioeconômicas.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com