Categorias
Política

Conselho derruba portaria sobre transferência do curso de Arquitetura da Ufersa

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) derrubou nesta quarta-feira uma portaria polêmica que pretendia realizar um estudo sobre a viabilidade de transferência do curso de Arquitetura de Pau dos Ferros para o campus de Mossoró.

A portaria, que agora perde a validade, era assinada pela reitora da instituição, Ludimilla de Oliveira, que não possui maioria no Consuni.

O documento designava uma comissão que teria 45 dias para apresentar um projeto de viabilidade de transferência, que seria ainda submetido aos conselhos competentes.

Polêmica

A ideia de transferir o curso de Arquitetura de Pau dos Ferros para Mossoró causou forte polêmica. Ludimilla afirmava que era uma reivindicação do professorado.

Do outro lado, autoridades da região se manifestavam contra, como foi o caso da prefeita pauferrense Marianna Almeida (PSD) e da direção do campus da Ufersa de Pau dos Ferros.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Municípios podem aplicar D2 da Pfizer em quem tomou primeira dose da AstraZeneca

A Câmara Técnica de Vacinação do Rio Grande do Norte deliberou, nesta quarta-feira, 27, sobre a aplicação da D2 da Pfizer em pessoas que tomaram a primeira dose da vacina Oxford/Atrazeneca. A medida já foi tomada por outros estados e a intercambialidade da vacina já acontece também em outros países com segurança.

Ficou aprovado que os municípios que estão desabastecidos de Oxford/Atrazeneca apliquem a D2 da Pfizer em quem está com a segunda dose em atraso.

O Estado vai distribuir 20.346 doses de Pfizer para ajudar os municípios a cumprir o esquema vacinal deste público. O intervalo para a D2 se mantém o mesmo da Astrazeneca, ou seja, de 90 dias. A secretaria recebeu na manhã desta quarta-feira (27) 11.700 doses do imunizante da Pfizer. A distribuição acontecerá na manhã da próxima quinta-feira (28) e serão 29.471 da Reserva técnica, sendo 20.346 da Pfizer e 9.125 doses da Oxford/Astrazeneca.

A Sesap ressalta a importância de completar o esquema vacinal para o enfrentamento da pandemia da covid-19. A plataforma RN Mais Vacina aponta que hoje o Estado do Rio Grande do Norte tem 207.054 pessoas que não voltaram para tomar a segunda dose.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Governo do RN promove licitação de aparelhos para lavanderia do Hospital da Mulher

Com foco na implementação do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia em Mossoró, o Governo do RN mantém a licitação para a aquisição da aparelhagem de lavanderia para esta quarta-feira (27). As empresas interessadas devem enviar suas propostas às 9h (horário de Brasília), pelo site www.licitacoes-e.com.br.

Serão licitados equipamentos como calandra de alta produção (passadora), lavadoras extratoras de roupa hospitalar de capacidade de 50kg e 100 kg e secadoras de roupa hospitalar de 50kg e 100kg. Os recursos para as aquisiçoes serão viabilizados pelo acordo de empréstimo com o Banco Mundial, por meio do Projeto Governo Cidadão e Seplan RN.

O certame será realizado na modalidade Pregão Eletrônico, quando vence aquela proposta que atinge as necessidades e que tenha menor preço. O Edital encontra-se disponível no site do Banco do Brasil, sob o número 901857.

Esclarecimentos necessários estarão disponíveis no endereço www.licitacoes-e.com.br e na Comissão Especial Mista de Aquisição e Licitação do Governo Cidadão, localizada na Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças do Rio Grande do Norte, Centro Administrativo do Estado, BR 101, km 0, Lagoa Nova, Natal/RN – CEP: 59.064-901 – Tel: 84 3232.1964, ou ainda pelo e-mail pegovernocidadao@gmail.com.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Projeto que garante reserva de estacionamentos para pessoas com autismo é aprovado

Um projeto de autoria do vereador Lawrence Amorim (SD) que garante reserva de vagas nos estacionamentos de prédios públicos e privados em Mossoró, para pessoas com autismo, foi aprovado, na sessão ordinária desta quarta-feira, 27 de outubro.

O objetivo é reservar um por cento das vagas para carros que transportem pessoas com autismo, para evitar maiores transtornos.

“Sabemos que muitas pessoas com Transtorno do Espectro Autista possuem dificuldades em frequentar locais com grande circulação de pessoas. A vaga de estacionamento mais próxima da entrada vai proporcionar um menor transtorno quando estas pessoas precisarem ir para as clínicas, ou supermercados, por exemplo”, explicou Lawrence.

O parlamentar garantiu que vai buscar a aplicação da lei no dia a dia. “Vamos conversar com o Poder Executivo e ver a melhor forma de se colocar em prática, visto que não adianta aprovar um projeto de lei e não garantir a execução dele”, disse.

O projeto agora segue para análise do poder executivo.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Economia

Mossoró tem sexto mês consecutivo de saldo positivo de empregos

Mossoró registrou no mês de setembro saldo positivo na geração de empregos, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados nesta terça-feira (26). O crescimento de criação de postos de trabalho da capital do Oeste potiguar foi de 22,6%. Esse foi o sexto mês consecutivo que Mossoró registra saldo positivo em 2021. Foram 1.205 empregos gerados em Mossoró, o que equivale a 19,1% do total do Rio Grande do Norte (6.302 empregos).

No terceiro trimestre do ano (meses de julho, agosto e setembro) o saldo de geração de empregos permaneceu acima dos 22% em Mossoró. A taxa mensal ficou acima da registrada em Natal e da média de todo o Rio Grande do Norte.

“Mossoró gerou quase 19,1% dos empregos em todo o RN, de forma que para cada cinco empregos gerados no Estado no mês setembro, um deles foi em Mossoró. A velocidade com que os mossoroenses se empregam em Mossoró é mais que o dobro da média de todo o RN”, destacou o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo , Franklin Filgueira.

O saldo positivo de Mossoró quando dividido por grupo de atividade econômica teve maior desempenho em setembro no segmento de serviços (426 empregos), seguido de agropecuária (323 empregos), construção (274 empregos), indústria (118 empregos) e comércio (64 empregos). Do total de trabalhadores contratados em setembro que permaneceram empregados a maioria é do sexo masculino (744 pessoas). Os outros 461 empregos foram ocupados por mulheres no mês passado.

Evolução do Saldo da Geração de Empregos de Mossoró

  • Abril: 353 empregos
  • Maio: 873 empregos
  • Junho: 1.193 empregos
  • Julho: 676 empregos
  • Agosto: 1.003 empregos
  • Setembro: 1.205 empregos

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Prefeitura de Mossoró transfere Dia do Servidor Público

A Prefeitura de Mossoró transferiu o “Dia do Servidor Público” de 28 de outubro (quinta-feira) para o dia 1º de novembro (segunda-feira), véspera do Dia de Finados, declarando o dia 1º de novembro ponto facultativo no âmbito do serviço público municipal.

O decreto nº 6.274/2021 foi publicado no Jornal Oficial de Mossoró (JOM), de 26 de outubro e regulamenta o funcionamento das repartições públicas municipais no “Dia do Servidor Público”, instituído pelo art. 196, da Lei Complementar nº 29, de 16 de dezembro de 2008.

A determinação vale para os servidores/empregados públicos da Administração Municipal direta e indireta, mas não afetará o funcionamento dos serviços essenciais, como, serviços de assistência da saúde de urgência e emergência, socorros urgentes, limpeza pública, segurança, fiscalização e orientação de trânsito e vigilância.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com