Categorias
Sem categoria

Mossoró inicia vacinação em pessoas com 58 e 59 anos com comorbidades

Mossoró recebe novas doses de vacina

Foto: cedida

A campanha Mossoró Vacina terá mais uma edição neste final de semana abrindo 11 Unidades Básicas de Saúde na cidade e contando com o reforço de 10 equipes de vacinação do ginásio do SESI. Desta vez, a campanha será estendida para atender pessoas que se enquadrem em vários tipos de comorbidades, bem como para a aplicação da segunda dose da AstraZeneca/Oxford.

A vacinação contra a Covid-19 obedecerá a norma técnica do Ministério da Saúde atendendo pessoas com 58 e 59 anos de idade que apresentem as seguintes comorbidades: Diabetes Melitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial, Doenças Cardiovasculares, Doença Cerebrovascular, Imunossuprimidos, Anemia Falciforme, Obesidade mórbida, Doenças renais crônicas.

Serão vacinados ainda pessoas com deficiência que estão inseridas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) na faixa etária de 55 a 59 anos de idade, além de pessoas com síndrome de down a partir de 18 anos de idade. Esses dois grupos já começaram a ser vacinados na sexta-feira (30), no ginásio do Sesi.

“Por escalonamento etário é possível a gente vacinar as pessoas destes grupos de diversas comorbidades de uma maneira mais organizada, assim como aconteceu durante o período em que estávamos vacinando os idosos. Vamos começar atendendo quem tem de 58 e 59 anos de idade”, explica a secretária municipal de Saúde Morgana Dantas.  

Durante o final de semana, a vacinação ocorre mediante livre demanda nos pontos de aplicação das doses. Já durante a semana, a vacinação ocorrerá nas 46 Unidades Básicas de Saúde, mediante agendamento.

Comprovação

As pessoas contempladas nos grupos das comorbidades deverão apresentar documento oficial com foto e cópia de qualquer comprovante que demonstre ter a comorbidade alegada e que consta na lista. Por exemplo: Exames, prescrição médica com indicação clínica, relatório ou laudo médico.

Poderão ser utilizados ainda os cadastros já existentes dentro das unidades de saúde.

Coronavac segue suspensa

Mossoró recebeu hoje (30) apenas 480 doses da Coronavac e devido ao quantitativo ser muito baixo, o município aguardará a chegada de mais doses do imunizante do Butantan para reiniciar a aplicação da segunda dose da Coronavac. Ou seja, não tera vacinação com Coronavac neste final de semana.

Já quanto a vacina da Astrazeneca/Oxford, o município recebeu um total de 5.400 doses.

UBS’s abertas no fim de semana, das 8h às 16h:

UBS Vereador Durval Costa (Walfredo Gurgel)

UBS Francisco Pereira de Azevedo (Liberdade 1)

UBS Raimundo Renê Dantas (Boa Vista)

UBS Dr. Joaquim Saldanha (Estrada da Raiz)

UBS Dr. Cid Salém Duarte (Abolição 4)

UBS Dr. José Fernandes de Melo (Lagoa do Mato)

UBS Enfermeira Conchita da Escóssia Ciarlini (Abolição 2)

UBS Dr. Sueldo Câmara (Aeroporto 2 – Quixabeirinha)

Centro Clínico Evangélico Edgard Burlamaqui (Centro)

UBS Chico Costa (Santo Antônio)

UBS Dr. Agnaldo Pereira (Conjunto Vingt Rosado)

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

Policial Penal relança livros “Por trás das grades I e II”

Márcio Morais conta rotina no sistema prisional
Foto: reprodução

O policial penal do Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte, escritor Márcio Morais, fez a reimpressão dos volumes de suas duas obras “Por trás das grades I e II”.
As obras já estão disponíveis para venda em varias regiões do território potiguar e pelas redes socias.
O livro “Por trás das Grades I e II”, foi sucesso de vendas em todo o país, publicado pela 8 editora sediada em Natal. As duas obras reúnem histórias vividas no cárcere, como o dia a dia do preso, do policial, as dificuldades e sofrimentos dos familiares dos internos, contadas por quem realmente conhece o chão do cárcere, e vive a rotina de uma prisão.
O policial penal mostra como é a realidade de jovens que ingressam no mundo do crime. 
As obras já haviam sido lançadas durante a Feira do Livro em Mossoró e Natal, além de redes sociais. Os dois livros já venderam cerca de 3.000 volumes para todo o Brasil e países como Argentina, Paraguai, Uruguai, Portugal, Estados Unidos e Irlanda. 

Os interessados em adquirir os livros podem comprá-lo pela internet através dos perfis no Instagram @livroportrasdasgrades @marciomoraisrn ou pelo WhatsApp (84) 99662-4050. O livro também esta disponível na Livraria L. Cultural no Partage Shopping de Mossoró, Partage Norte Shopping Natal, Plaza Shopping Pau dos Ferros, Via Direta Shopping Natal, Casa da Revista Apodi, Livraria Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).  

Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com
Categorias
Sem categoria

Eleições à Reitoria da Uern têm data definida

Três nomes concorrem ao cargo de reitor

Fotomontagem: BSV


O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) definiu na manhã desta sexta-feira a data da consulta à Lista Tríplice para Reitoria da instituição.

A votação será no dia 10 de maio, de maneira virtual.

O colegiado, instância máxima da universidade, também definiu que não haverá nova campanha.

Entenda

A consulta à Lista Tríplice ocorreria no dia 14 de abril, porém após decisão judicial (leia AQUI) a Comissão Eleitoral suspendeu o processo.

A nova data para o dia 10 de maio ocorreu após consenso das três chapas, que acordaram a habilitação de todos os eleitores no sistema de votação, o SIGEleição.

A Diretoria de Informatização da Uern fez ajustes no sistema para contemplar a participação de todos os eleitores aptos ao voto.

São três chapas que concorrem aos cargos de reitor e vice-reitor.

Na situação: Cicília Maia e Francisco Dantas de Medeiros Neto;

Na oposição, duas chapas: Adalberto Veronese e Maria José; Paulinho Silva e Kelânia Freire.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

São Luiz começa a desbloquear leitos de UTI Covid

Unidade conta com 50 leitos de UTI, mas enfrenta escassez de insumos

Foto: reprodução

O Hospital de campanha São Luiz começou nesta quinta-feira a desbloquear leitos de UTI Covid-19.

Segundo a diretora da unidade, farmacêutica Larizza Queiroz, cinco leitos foram reativados (desbloqueados). Até a quarta-feira passada (28), o principal hospital que assiste a pacientes com Covid-19 do interior do estado chegou a 19 leitos bloqueados por falta de insumos e ‘kit intubação’.

Mesmo com a liberação recente de cinco leitos, o São Luiz ainda conta com 14 leitos de UTI bloqueados, dos 50 que estão instalados na unidade.

“Consegui [comprar] algumas medicações e estamos negociando outros insumos junto ao Ministério da Saúde. A previsão é de desbloquearmos mais cinco neste final de semana”, explica Larizza.

Dificuldade

Ela acrescenta que a dificuldade em comprar os insumos se deu após o Ministério da Saúde requerer toda a produção nacional de kit’s de intubação para o Sistema Único de Saúde (SUS). A medida dificultou a aquisição desses insumos pelos hospitais filantrópicos e privados.

Larizza destacou ainda que os materiais do ‘kit intubação’ têm passado por reajustes sucessivos. Alguns, segundo ela, chegam a 3000% de aumento no valor do produto, o que dificulta a sua aquisição.

“Temos dialogado com todos os entes em busca de alternativas para a compra desses medicamentos. Há entraves como aumento nos valores dos produtos, concorrência nacional, além de produção [do kit intubação] quase que exclusiva para os hospitais SUS. Isso tudo nos forçou a bloquearmos leitos. No entanto, já conseguimos desbloquear alguns e estamos trabalhando pelo desbloqueio dos demais”, destaca.

O Hospital São Luiz é administrado pela direção do Hospital Maternidade Almeida Castro. É custeado com recursos do Governo do Estado e da Prefeitura de Mossoró.

Funciona como hospital de campanha desde abril do ano passado.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

Após decisão do STF, governo revoga decreto de volta às aulas

Após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), derrubar a decisão judicial que determinava volta às aulas presenciais no RN, o Governo do Estado publicou no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (30) a revogação do Decreto 30.544, de 28 de abril de 2021.

Nesse documento do dia 28 passado, o governo publicou as regras de retorno às aulas presenciais, conforme decisão judicial da 2ª Vara da Fazenda Pública de Natal, que atendeu a um pedido do Ministério Público do RN.

Ontem (29), o ministro Alexandre de Moraes julgou procedente a Reclamação Constitucional movida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) contra a decisão do juiz Artur Cortez Bonifácio, que determinou retorno às aulas presenciais.

A entidade sindical do professorado defende que isso só ocorra mediante vacinação dos profissionais da Educação. Ameaçou entrar em greve, caso fosse forçado à retornar ao trabalho presenciais.

Defendeu a continuidade do ensino remoto.


Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

Mossoró iniciará vacinação de pessoas com Down e deficiência

Grupos serão vacinados no ginásio do Sesi

Foto: divulgação

Nesta sexta-feira (30), Mossoró prosseguirá com a vacinação contra a Covid-19, estendendo a campanha para mais dois grupos: pessoas com Síndrome de Down, a partir de 18 anos, e pessoas com necessidades especiais, da faixa etária dos 55 aos 59 anos e que estejam cobertos por benefício da Seguridade Social (INSS).  

A vacinação ocorre com a aplicação da primeira dose, exclusivamente com uso da vacina AstraZeneca/Oxford. As pessoas que se enquadram nos referidos públicos devem tomar a dose no Ginásio do SESI, das 8h as 16h. Por lá, 10 vacinadores estarão aplicando as vacinas. 

“A comprovação via documento formal da Síndrome de Down não é necessária. Já as pessoas com deficiência na faixa etária definida para o momento precisam levar algo que comprove que eles estão hoje recebendo o benefício do INSS”, explica a secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas.

Espera

O município de Mossoró aguarda a chegada de mais vacinas. “A vacinação só é possível mediante a disponibilidade dos imunizantes. No momento, contamos com doses para atender estes dois grupos e esperamos que, no máximo até sábado pela manhã, possamos receber outra remessa de vacinas para o final de semana”, disse a secretária.

Ela lembra que existe uma boa expectativa quanto a chegada de doses da Astrazenica/Oxford, já que o Governo do Rio Grande do Norte receberá doses neste final de semana.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

STF derruba retorno às aulas presenciais no RN

Moraes atende pedido do sindicato
Foto: reprodução
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, julgou procedente a Reclamação Constitucional movida pelo SINTE/RN contra a decisão do juiz Artur Cortez Bonifácio, que determinava a retomada das aulas presenciais no Rio Grande do Norte em até 48 horas.
O despacho do magistrado do STF garante a manutenção do ensino remoto: “JULGO PROCEDENTE o pedido, de forma que seja cassado o ato reclamado proferido pelo Juízo da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal/RN, nos autos da Ação Civil Pública 0817547-88.2021.8.20.5001. Publique-se”, diz o texto.
A Reclamação (RCL 47067) foi deliberada em Assembleia da Rede Estadual na última segunda (26). O encontro da categoria contou com a participação de quase 800 trabalhadores em educação. A RCL foi protocolada na terça (27) com um pedido de caráter de urgência por parte do Sindicato, considerando que a decisão do juiz Artur Cortez Bonifácio contraria disposições anteriores proferidas pelo próprio Supremo. 
Em 2020, foi determinado que os Estados e Municípios têm autonomia para estabelecer restrições na circulação de pessoas com vistas a controlar a disseminação da Covid-19, com os decretos mais rígidos se sobrepondo aos mais brandos.
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com
Categorias
Sem categoria

RN recebe novo lote, mas número é insuficiente para segunda dose

Vacinas chegam ao RN
Foto: Sandro Menezes
O Rio Grande do Norte recebeu hoje (29) mais um lote de vacinas para dar continuidade ao Plano Estadual de Vacinação Contra Covid-19.
Foram recebidas 76.850 doses de vacinas, sendo 75.250 doses da Oxford/Fiocruz e 1.600 doses da CoronaVac/Butantan. O Governo Estadual garantirá mais 400 doses da reserva técnica, complementando 2.000 doses de CoronaVac a serem distribuídas.
Conforme orientação do Ministério da Saúde, as doses da vacina Oxford/Fiocruz são destinadas para continuidade da vacinação das pessoas de 60 a 64 anos e do grupo de forças de segurança, salvamento e forças armadas, garantindo a aplicação da D1 para esse público.
As doses da CoronaVac/Butantan foram disponibilizadas para aplicação das primeiras doses do grupo de pessoas de 60 a 64 anos.

Nota do Blog: As doses da Coronavac deverão ser destinadas exclusivamente para segunda dose. No RN, estima-se que quase 56 mil pessoas estão no prazo para recebê-la. Ou seja, o número de doses é insuficiente para vacinar toda a população que está à espera. A expectativa agora é para a nova remessa, que o Butantan entrega amanhã ao Ministério da Saúde. Serão 600 mil doses.

Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com
Categorias
Sem categoria

Câmara aprova projeto que amplia videomonitoramento em Mossoró

Proposta é de autoria do vereador Cabo Tony Fernandes
Foto: reprodução

A Câmara Municipal de Mossoró em sessão remota desta quarta (28) aprovou por unanimidade projeto de lei do Cabo Tony Fernandes que permite a implementação de sistema de videomonitoramento através de parceria público-privada, com o fim de auxiliar na prevenção de crimes, investigação policial e contribuir na redução dos índices de violência em Mossoró. 
O projeto possibilita que comerciantes, empresários e demais cidadãos compartilhem circuito de câmeras privadas com captação de imagens em áreas públicas, numa interligação direta com as centrais de emergência da Guarda Civil ou Polícia Militar. Uma vez identificada a situação suspeita, uma viatura será encaminhada ao local para averiguação. O projeto segue para sanção do executivo.
“Não obstante o dever dos entes governamentais, diante do atual cenário de violência em que nos encontramos, a parceria público privada surge como alternativa viável para ampliar o raio de atuação das forças de segurança, monitorando vias de acesso aos bairros e avançando no tempo resposta em ocorrências no município”, explicou Tony.
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com
Categorias
Sem categoria

Relatório de Zenaide é favorável ao piso nacional e às 30h para Enfermagem

Senadora é relatora do ‘PL da Enfermagem’

Foto: reprodução

A senadora Zenaide Maia (PROS – RN) protocolou, nesta quarta (28), o seu relatório favorável, em forma de substitutivo, ao PL 2.564/2020, de autoria do senador Fabiano Contarato (REDE – ES), que institui o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de parteiras.

O substitutivo de Zenaide ao PL da Enfermagem mantém os valores propostos no texto original e que seriam válidos para celetistas, servidores federais, estaduais e municipais: R$ 7.315,00 para os enfermeiros; 70% desse valor para os técnicos de enfermagem (R$ 5.120,50); e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras (R$ 3.657,50).

Acrescenta, no entanto, cláusula de vigência para o primeiro dia do exercício financeiro seguinte ao da publicação da lei, prazo para que sejam feitas as adequações orçamentárias: “Assim será possível encontrar os recursos e fazer os ajustes necessários aos ditames da boa administração e da responsabilidade fiscal”, pondera a senadora no documento, que também propõe uma solução negociada no âmbito do SUS, com a compensação da União aos entes deficitários, algo parecido com o que já é feito com relação ao piso nacional dos professores.

“Nesse sentido, a União pode instituir mecanismos de compensação aos entes menos favorecidos econômica e fiscalmente”, indica a relatora.“Os profissionais da saúde, graças ao seu heroísmo, estão sendo aplaudidos nas janelas, por todo o mundo. Precisamos iniciar um grande projeto nacional de valorização dos profissionais da saúde.”, diz Zenaide em seu parecer.

“O piso salarial proporcional à extensão e à complexidade do trabalho é um direito constitucional. Não se pode negar que as atividades auxiliares na saúde são complexas e estafantes, exigindo forças físicas e mentais, coragem, destemor e humanidade”, completa a senadora, que também é médica infectologista e tem, entre as suas bandeiras, a defesa do SUS – é dela, por exemplo, a PEC 17/2020, que tem como objetivo proteger o orçamento da Saúde dos efeitos da Emenda Constitucional 95, que congelou por duas décadas os investimentos públicos.

Zenaide Maia também alterou o texto original para deixar mais claro que a jornada máxima da Enfermagem será de 30 horas semanais. “Há décadas eles vêm lutando por um limite semanal de trabalho que lhes dê dignidade. Não é fácil atuar em ambiente hospitalar, no qual a dedicação é intensiva e o contato com a doença e o sofrimento são constantes. Em última instância, com uma jornada menor, melhorarão os parâmetros de atendimento e de saúde”, diz o relatório, afastando o argumento de que o projeto poderia desestimular contratações: “Esse é um antigo argumento dos empregadores interessados em pagar baixos salários. Também não concordamos que as negociações coletivas sejam a solução para responder às demandas dos profissionais da saúde. Existe um exército de reserva de desempregados, disposto a trabalhar apenas para sobreviver. Ainda mais, a pandemia nos ensinou que a presença do Estado e a intervenção dele podem ser fundamentais. Profissionais eficientes, planejamento e centralização podem reduzir perdas e restabelecer a normalidade em caso de novas crises pandêmicas ou novas ondas.”, diz o documento.

A data para a leitura do relatório dependerá de decisão do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, em diálogo com o Colégio de Líderes, para que o PL 2.564/2020 entre na pauta de votações.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com