São Luiz começa a desbloquear leitos de UTI Covid

Unidade conta com 50 leitos de UTI, mas enfrenta escassez de insumos

Foto: reprodução

O Hospital de campanha São Luiz começou nesta quinta-feira a desbloquear leitos de UTI Covid-19.

Segundo a diretora da unidade, farmacêutica Larizza Queiroz, cinco leitos foram reativados (desbloqueados). Até a quarta-feira passada (28), o principal hospital que assiste a pacientes com Covid-19 do interior do estado chegou a 19 leitos bloqueados por falta de insumos e ‘kit intubação’.

Mesmo com a liberação recente de cinco leitos, o São Luiz ainda conta com 14 leitos de UTI bloqueados, dos 50 que estão instalados na unidade.

“Consegui [comprar] algumas medicações e estamos negociando outros insumos junto ao Ministério da Saúde. A previsão é de desbloquearmos mais cinco neste final de semana”, explica Larizza.

Dificuldade

Ela acrescenta que a dificuldade em comprar os insumos se deu após o Ministério da Saúde requerer toda a produção nacional de kit’s de intubação para o Sistema Único de Saúde (SUS). A medida dificultou a aquisição desses insumos pelos hospitais filantrópicos e privados.

Larizza destacou ainda que os materiais do ‘kit intubação’ têm passado por reajustes sucessivos. Alguns, segundo ela, chegam a 3000% de aumento no valor do produto, o que dificulta a sua aquisição.

“Temos dialogado com todos os entes em busca de alternativas para a compra desses medicamentos. Há entraves como aumento nos valores dos produtos, concorrência nacional, além de produção [do kit intubação] quase que exclusiva para os hospitais SUS. Isso tudo nos forçou a bloquearmos leitos. No entanto, já conseguimos desbloquear alguns e estamos trabalhando pelo desbloqueio dos demais”, destaca.

O Hospital São Luiz é administrado pela direção do Hospital Maternidade Almeida Castro. É custeado com recursos do Governo do Estado e da Prefeitura de Mossoró.

Funciona como hospital de campanha desde abril do ano passado.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook

Saulo Vale

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UERN. Apresentador do Jornal da Tarde, Rádio Rural de Mossoró, e do Enfoque Político, Super TV. É também correspondente de política das rádios da capital e do interior, como 97 FM de Natal, 91 FM de Natal e Rádio Cabugi do Seridó.