Unidade conta com 50 leitos de UTI, mas enfrenta escassez de insumos
Foto: reprodução
O Hospital de campanha São Luiz começou nesta quinta-feira a desbloquear leitos de UTI Covid-19.
Segundo a diretora da unidade, farmacêutica Larizza Queiroz, cinco leitos foram reativados (desbloqueados). Até a quarta-feira passada (28), o principal hospital que assiste a pacientes com Covid-19 do interior do estado chegou a 19 leitos bloqueados por falta de insumos e ‘kit intubação’.
Mesmo com a liberação recente de cinco leitos, o São Luiz ainda conta com 14 leitos de UTI bloqueados, dos 50 que estão instalados na unidade.
“Consegui [comprar] algumas medicações e estamos negociando outros insumos junto ao Ministério da Saúde. A previsão é de desbloquearmos mais cinco neste final de semana”, explica Larizza.
Dificuldade
Ela acrescenta que a dificuldade em comprar os insumos se deu após o Ministério da Saúde requerer toda a produção nacional de kit’s de intubação para o Sistema Único de Saúde (SUS). A medida dificultou a aquisição desses insumos pelos hospitais filantrópicos e privados.
Larizza destacou ainda que os materiais do ‘kit intubação’ têm passado por reajustes sucessivos. Alguns, segundo ela, chegam a 3000% de aumento no valor do produto, o que dificulta a sua aquisição.
“Temos dialogado com todos os entes em busca de alternativas para a compra desses medicamentos. Há entraves como aumento nos valores dos produtos, concorrência nacional, além de produção [do kit intubação] quase que exclusiva para os hospitais SUS. Isso tudo nos forçou a bloquearmos leitos. No entanto, já conseguimos desbloquear alguns e estamos trabalhando pelo desbloqueio dos demais”, destaca.
O Hospital São Luiz é administrado pela direção do Hospital Maternidade Almeida Castro. É custeado com recursos do Governo do Estado e da Prefeitura de Mossoró.
Funciona como hospital de campanha desde abril do ano passado.
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com