Categorias
Utilidade Pública

Mossoró inicia Campanha de Vacinação Antirrábica

A Prefeitura de Mossoró iniciou nesta sexta-feira (14) a Campanha de Vacinação Antirrábica.

Neste primeiro momento, a imunização de cães e gatos aconteceu em pontos estratégicos da cidade e postos itinerantes montados nas proximidades das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para receber os tutores e seus animais.

A cada semana, todas as sextas-feiras, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ligado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), define as estratégias da campanha, disponibilizando o imunizante em novos pontos do município para atender o objetivo da campanha.

Já de segunda a sexta-feira, a vacina está disponível na sede do CCZ, que fica na Rua Moisés da Costa Lopes, bairro de Nova Betânia.

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde prevê a vacinação de 80% da população animal, entre cães e gatos.

A campanha de vacinação contra a raiva vai até o dia 30 de setembro.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Relatora do novo Mais Médicos, Zenaide comemora sanção de lei

Presente na cerimônia de sanção do presidente Lula (PT) à lei que cria o novo Mais Médicos, nesta sexta-feira (14) em Brasília, a senadora Zenaide Maia (PSD-RN), relatora da proposta no Senado Federal e médica infectologista de formação, comemorou a retomada do programa que oferece atendimento de saúde nas regiões mais distantes e carentes do país.

“Uma atenção primária robusta evita o agravamento de doenças, reduz internações, diminui a mortalidade infantil e, sobretudo, também é uma forma de o Estado dizer que enxerga, respeita e reconhece a cidadania que é todos e de cada um, independentemente do local de moradia. Porque Saúde é direito! Porque médico não deve ser luxo para poucos. Médico é para todos – é isso o que queremos hoje, na sanção do Novo Mais Médicos”, frisou a parlamentar.

Em seu relatório à Medida Provisória 1.165/2023, que veio instituir a Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a Saúde no Programa Mais Médicos, Zenaide identificou a carência de médicos em lugares que tinham sido 100% atendidos na versão antiga do programa e que, agora, se viam novamente sem atendimento médico.

Prioridade

A senadora viu necessidade de deixar clara a prioridade que deveria ser dada aos distritos indígenas, aos territórios quilombolas e às comunidades tradicionais, dentre as áreas de vulnerabilidade. Do mesmo modo, seu parecer valorizou a formação e as avaliações periódicas dos participantes, além de destacar a suma importância do acompanhamento feito pelos preceptores – professores essenciais em todo o processo formativo do Mais Médicos.

“Essa política pública nacional volta remodelada e com novos atrativos para a fixação de profissionais nos lugares que mais precisam. Sou formada em universidade pública, sempre atendi na rede pública e atuei como secretária de saúde. Sei bem – porque vivi – que um atendimento médico humanizado faz toda a diferença em uma comunidade. Como relatora do Mais Médicos, tive plena consciência da responsabilidade e busquei promover debates amplos e plurais. Estamos no caminho certo!”, frisa Zenaide.

A senadora também ressalta a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), considerando a atenção primária, as equipes de saúde na família, os médicos na comunidade como conquistas do país: “O SUS precisa e merece ser reforçado com pessoas comprometidas com a Medicina que coloca o ser humano no centro e em primeiro lugar”.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Economia

Assaí Atacadista abre 278 vagas para Mossoró

O Assaí Atacadista está com 278 vagas abertas para compor equipe da sua 1ª loja em Mossoró.

A unidade já está em obras e tem previsão de abertura até o final deste ano.

Essa será a primeira unidade da empresa fora da região metropolitana de Natal no estado.

O Assaí Mossoró está na Avenida Wilson Rosado de Sá, no Conjunto Abolição II, e é uma loja construída a partir do zero em terreno onde está a Indústria Usibras.

Funções

“Todas as posições são efetivas, abertas também para pessoas com deficiência e abrangem diferentes áreas e níveis de experiência, incluindo funções técnicas, operacionais e de liderança”, diz comunicado do grupo.

Algumas das vagas disponíveis são:

– Chefe de Seção

– Auxiliar de Açougue

– Açougueiro

– Fiscal de Prevenção de Perdas

– Repositor de mercadorias

– Operador de Caixa

– Empacotador

– Vendedor de Cartão.

Os(as) interessados(as) em trabalhar na unidade devem se cadastrar exclusivamente no site//expansaoassaimossoro.gupy.io/ até o dia 10 de agosto.

Para iniciar a participação no processo seletivo, é necessário ter em mãos RG, CPF, número de telefone e endereço de e-mail.

Os processos seletivos serão realizados com etapas presenciais e online. A empresa oferece remuneração e pacote de benefícios compatíveis com o mercado e possui, também, um plano estruturado de carreira, com investimentos constantes em capacitação e no desenvolvimento profissional de seus(suas) colaboradores(as) em todo o país.

Localizado entre duas capitais, Natal e Fortaleza, ambas ligadas pela BR-304, que passa pelo município, Mossoró é uma das principais cidades do interior nordestino e o Assaí Mossoró aposta nesse mercado.

Promete uma unidade moderna, com pé direito alto, iluminação sustentável, além de climatização e ambientação renovada.

Categorias
Política

Assembleia aprova LDO com remanejamento em 12%

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) foi aprovada na sessão desta quinta-feira (13) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, com consenso entre as bancadas de oposição e governo.

Para o ponto mais polêmico, que definia a margem de remanejamento dentro do orçamento estadual, foi acordado um “meio termo”. O Executivo havia solicitado 15% e a relatora sugeriu 8%. No final, ficou definido em 12% com a autorização de ultrapassar esse percentual em caso de calamidade pública.

Municípios

Também foi aprovada a emenda que beneficia os municípios em relação a contrapartida dos parlamentares. De acordo com o novo texto, as menores cidades do Estado agora ficam obrigadas a uma contrapartida de 0,5% a 1% das emendas apresentadas e os maiores entre 1% e 2%.

“A emenda não atinge de forma negativa, mas positiva os municípios, com margem menor de contrapartida das emendas parlamentares”, disse a deputada estadual Cristiane Dantas (SDD), relatora da LDO.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Além do MDB, Neilton recebe convite de outros dois partidos

Enquanto aguarda autorização da Justiça Eleitoral para sair do PL, o deputado estadual Neilton Diógenes tem conversado com diversos partidos.

Recebeu convite do MDB, presidido pelo vice-governador Walter Alves, do União Brasil, em que o ex-senador José Agripino Maia está à frente, e também do PSDB, de Ezequiel Ferreira, presidente da Assembleia Legislativa.

Três opções à mesa.

Nos cálculos de qual partido vai se filiar, pesam fatores como eleição de 2024, com vistas à Prefeitura do Apodi, em que deve lançar o empresário e nome de sua confiança Humberto Filho, e também de 2026, claro.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Governo vai à Justiça para fim da greve do Detran

O Governo do RN, através do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), informou nesta sexta-feira, em nota oficial, que vai recorrer à Justiça para o fim da greve deflagrada pelos servidores do órgão.

“Apesar dos avanços que ocorreram há pouco mais de 01 (um) ano, os servidores do Detran/RN deflagraram greve pleiteando reposição salarial de 20,71% para todos os servidores da ativa e aposentados, somado ao ganho salarial de 30% para os servidores de nível básico; reposição de 25% para os servidores de nível médio, de 20% para os servidores de nível superior, além de reajuste de 70% no auxílio alimentação, além de instituição de um novo Programa de Incentivo a Qualificação com aumentos nos vencimentos, agregando mais vantagens remuneratórias ao modelo vigente”, disse a nota.

“Em reunião na última sexta-feira (7), o Governo do Estado ressaltou os encaminhamentos da negociação e fez mais um apelo ao SINAI para os servidores retornarem os trabalhos e aguardar o início das negociações, junto com as demais categorias, mas infelizmente fomos notificados que o pleito não foi atendido e a categoria decidiu pela continuidade da paralisação por tempo indeterminado. Portanto, em face dessa decisão, só restou ao DETRAN/RN adotar as medidas cabíveis e legais para garantir a prestação dos serviços, os quais são essenciais para a população do Rio Grande do Norte”, complementou.

Devido à paralisação, iniciada em 4 de julho, serviços como vistoria estão 100% paralisados.

Motivos

A categoria reivindica aplicação da Data-Base (LC 696/2022, que garante o reajuste dos servidores em 1° de março), realização de um concurso público, reajuste do auxílio-alimentação, Programa de Incentivo à Qualificação (PIQ) e acerca dos processos administrativos que estão sendo descumpridos, como promoções e abono de permanência.

Confira a nota completa do governo.

Leia mais: Desembargador atende governo e suspende greve da Saúde

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com