Categorias
Utilidade Pública

Uern retoma aulas presenciais na segunda-feira

As atividades presenciais na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) serão retomadas de forma gradativa a partir desta quinta-feira, 23 de março em seus Campi (Mossoró, Assú, Caicó, Natal, Patu e Pau dos Ferros), com retorno pleno das aulas na segunda-feira, 27 de março. O cenário será avaliado cotidianamente.

Nesta quinta-feira (23) e na sexta-feira (24) serão retomadas gradativamente as atividades essenciais acadêmicas e administrativas, sob a responsabilidade e indicação dos Departamentos Acadêmicos, Comissões de Residências e Diretorias; estão confirmadas as avaliações da Junta Multiprofissional agendadas para quinta-feira (23), para candidatos convocados na Chamada Regular do SiSU 2023.

A decisão coletiva em como base as informações prestadas pelo Comando Geral da Polícia Militar e Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, que apontaram decréscimo nos índices de violência em torno de 93% e o retorno do transporte intermunicipal para a próxima segunda-feira (27).

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Feirão de Negociação da Neoenergia Cosern é prorrogado

A Neoenergia Cosern prorrogou até o dia 31 de março o Feirão de Negociação. Lançado no dia 15 (Dia do Consumidor), o Feirão está acontecendo nas 13 Lojas de Atendimento, na Agência Virtual no site da distribuidora (www.neoenergiacosern.com.br) e no WhatsApp da distribuidora (3215-6001).

“Em homenagem ao mês do consumidor, vamos oferecer a possiblidade de negociar débitos daqueles clientes que tem duas ou mais faturas vencidas há mais de 60 dias, com entrada de 20% e o restante em até 11 vezes com juros 1,50%, com as parcelas sendo incluídas nas próximas fatura de energia”, explica Thelmo Varela, gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Cosern.

“O cliente também tem a opção de parcelar os débitos em até 12 vezes no cartão de crédito, com juros praticados por cada bandeira”, complementa.

A estimativa da Neoenergia Cosern é que pelo menos 114 mil consumidores poderão se beneficiar do Feirão. Para facilitar a negociação, a distribuidora reforça a orientação de que os clientes sempre mantenham os dados cadastrais atualizados. Isso pode ser feito pelo site, no telefone 116 ou nas próprias Lojas de Atendimento.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Projeto que quer levar água potável para pessoas em situação de rua tem urgência derrubada

O projeto do vereador Pablo Aires (PSB) que tinha por objetivo estabelecer que a Prefeitura de Mossoró instalasse bebedouros públicos com água potável para consumo, em pontos estratégicos da cidade, foi rejeitado. Três vereadores governistas não consideraram o debate urgente.

No projeto, os bebedouros devem ser de uso gratuito da comunidade em geral, acessíveis a adultos, crianças, pessoas com deficiência (PcD) e animais em locais de prática de caminhada e exercícios físicos, praças, parques públicos, terminais de ônibus e região central do município de Mossoró.

“Água para beber é o básico. Se isso não for urgente, realmente fica difícil avançar em outras pautas. O projeto é de grande importância e urgente, as pessoas que precisam dessa iniciativa já estão em extrema situação de vulnerabilidade, estão nas ruas e já passam sede, já que a única solução é a compra de água mineral”, reforçou Pablo Aires.

Como teve a urgência rejeitada, o projeto seguirá os trâmites de análise nas comissões da casa legislativa, sem uma data para ser colocado em votação.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Segurança

Operação conjunta realiza 13 prisões de suspeitos de envolvimento em ataques

Uma operação conjunta do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Militar (PM), da Secretaria Estadual da Administração Penitenciária (Seap) e da Força Nacional (FN) combate a atuação da organização criminosa que, desde a semana passada, vem promovendo atos criminosos em todo o Estado.

A operação Sentinela cumpriu 13 mandados de prisão e outros 26, de busca e apreensão, nas cidades de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Canguaretama, Bom Jesus, Santo Antônio, Caiçara do Norte, Acari e Macau. Dois homens foram presos em flagrante na ação. Houve apreensão de armas, drogas, aparelhos de telefonia celular, documentos e dinheiro vivo. Cinco mandados de prisão não foram cumpridos porque os alvos não foram localizados, totalizando 18 prisões já decretadas na operação Sentinela. Essas pessoas já são consideradas foragidas de Justiça.

Todos os mandados foram direcionados a pessoas suspeitas de integrarem o Sindicato do Crime do RN (SDC), organização criminosa vinculada aos ataques à sociedade potiguar na última semana. Entre as 13 pessoas presas, uma é mulher. Dentro da facção, elas são conhecidas como “cunhadas” – mulheres de faccionados que acabam integrando a organização criminosa.

A operação Sentinela contou com a participação de três promotores de Justiça, 16 servidores do MPRN, 60 policiais federais, 31 policiais rodoviários federais, 96 policiais militares e 24 policiais penais. Dois helicópteros das forças de segurança do RN prestaram apoio à ação.

A maioria dos presos na operação Sentinela já tem condenação por envolvimento com organização criminosa, tráfico de drogas, roubos e homicídios, sendo que alguns deles cumpriam pena em regime semiaberto, com uso de tornozeleiras eletrônicas. Já foi apurado que alguns dos presos na ação desta quarta violaram o sistema de monitoramento eletrônico, coincidentemente antes e durante ataques registrados nos últimos dias.

Para os investigadores, não existem dúvidas sobre o poder de mobilização das centenas de membros da organização criminosa. A sensação de terror sentido e presenciado pelos potiguares nos últimos dias, decorrente dos ataques criminosos perpetrados contra instituições públicas e privadas e contra agentes de segurança pública, retrata bem tal panorama.

As investigações que resultaram na deflagração da operação Sentinela apontam que as pessoas presas na ação desta quarta são lideranças da organização criminosa em liberdade que exercem ou exerceram funções relevantes para a facção.

As pessoas presas na operação Sentinela são investigadas por constituírem e integrarem organização criminosa, o que tem pena prevista de reclusão de 3 a 8 anos. As penas delas, caso condenadas, podem ser aumentadas até a metade por usarem arma de fogo; agravada para as pessoas que forem identificadas como líderes sobre os demais faccionados; e ainda ampliada pela conexão com outras organizações criminosas.

A operação Sentinela tem por objetivo retirar das ruas lideranças criminosas, o que pode levar, pelo menos neste momento, à descontinuidade dos ataques e à posterior responsabilização dos autores dos crimes.

O material apreendido será avaliado pelo MPRN. Os presos na operação já foram encaminhados ao sistema prisional potiguar. O MPRN ainda apura o envolvimento de outras pessoas com os crimes cometidos nos últimos dias.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Estudante mossoroense vai ser embaixadora do Reino Unido por um dia

A jovem mossoroense Laila Paiva, de 21 anos, está para viver uma experiência única. Foi a partir de um vídeo compartilhado nas redes sociais contando um pouco do seu sonho de ser embaixadora, que ela deu um grande passo na sua vida acadêmica e conquistou a única vaga do concurso cultural “Embaixadora por Um Dia 2023”.

Durante dois dias na próxima semana, Laila vai poder acompanhar a Embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq, primeira mulher a ocupar a posição.  Em Brasília, a jovem vai participar ativamente de eventos e da agenda da Embaixadora para conhecer o trabalho diplomático britânico realizado no País.

Esse é o segundo ano do concurso “Embaixadora por Um Dia 2023”, que tem como objetivo promover a participação de mulheres na diplomacia internacional e incentivar jovens brasileiras a se tornarem líderes e agentes de mudança.

Laila é aluna do 7º período do curso de Direito, da Universidade Potiguar (UnP), Campus Mossoró, e revela estar ansiosa para vivenciar a experiência. “Vai ser uma oportunidade de conhecer novas pessoas e ver o dia-a-dia da Embaixadora. Gosto muito dessa área diplomática e quem sabe, pode ser uma possibilidade de seguir a carreira”.

Essa não é a primeira vez que Laila viaja à Brasília. Em 2019, ela foi selecionada no concurso Jovem Senador para representar o Rio Grande do Norte e passou uma semana acompanhando as atividades legislativas do Congresso Federal.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Senado aprova relatório de Zenaide sobre crédito para micro e pequenas empresas

O Senado aprovou nesta terça-feira (21) o relatório da senadora Zenaide Maia (PSD – RN) sobre a Medida Provisória 1.139/2022 que amplia de 60 para 72 meses o prazo de financiamento do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, o Pronampe.

A relatora agradeceu a aprovação da MP por unanimidade e lembrou que partiu do Senado tanto a iniciativa de criar o Programa, durante a crise provocada pela pandemia da covid-19; quanto o aporte de mais R$ 50 bilhões para garantir sua continuidade como linha de crédito permanente.

“Agradeço a sensibilidade dos senadores, porque o pedido para que essa Medida Provisória fosse aprovada hoje era um clamor da Confederação Nacional do Comércio, da Indústria, do Sebrae, todos me ligando e pedindo. Eu disse: fiquem tranquilos, pois quem iniciou [o Pronampe] foi o Senado, o senador Jorginho Melo, a senadora Kátia Abreu.”, recordou, ao citar o autor e a relatora do projeto que deu origem ao programa de crédito.

Contratos

Nos contratos de crédito via Pronampe, os empreendedores se comprometem a manter seu quadro de funcionários entre a data do empréstimo e o 60º dia após o recebimento da última parcela da linha de crédito.

A MP prevê carência de 12 meses para o início dos pagamentos, permite a renegociação de empréstimos com os Fundos Constitucionais do Norte (FNO), do Nordeste (FNE) e do Centro Oeste (FCO) até o fim de 2023; e aumenta de cinco para seis anos o prazo de pagamento também para empresas com o selo “Emprega + Mulheres”, concedido pelo governo federal a organizações comprometidas com a inserção, manutenção e promoção de mulheres no mercado de trabalho.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Turismo do RN lamenta “estrago” e diz que faturamento caiu em até 80%

O Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Rio Grande do Norte (SHBRS-RN) emitiu nota nesta terça-feira.

Diz que o “estrago [no setor] está feito”. Fala que o “faturamento caiu em até 80%” e ainda critica “a intransigência do Governo do Estado quanto ao pagamento de impostos”.

Confira:

Mais uma vez o turismo “paga a conta”

O estrago está feito. E agora quem vai pagar a conta, mais uma vez, é o setor produtivo, em especial o setor de hospedagem e alimentação do Rio Grande do Norte.

Chega a ser revoltante que logo em um momento que tentamos nos reerguer da pandemia da Covid-19, acontecer algo como esses ataques criminosos por pura falta de segurança pública.

A cadeia econômica do turismo movimenta 52 segmentos econômicos que, direta ou indiretamente, foram afetados pela insegurança vivida pelo estado há uma semana.

Para se ter ideia disso, houve relatos de perda de faturamento na faixa entre 30% e 40% para quem trabalha no almoço e de até 80% de quem trabalha à noite.

Hotéis, restaurantes, bares e casas de eventos preocupados em como “fechar a conta” diante de violência assustadora que já repercutiu nacional e internacionalmente afetando a imagem do nosso estado e, por tabela, do turismo como um todo.

Não bastasse tudo isso, os empresários ainda enfrentam a intransigência do Governo do Estado quanto ao pagamento de impostos. O setor produtivo não pede isenção, o que se quer é a prorrogação do prazo para o pagamento.

Mas ao que parece, para o Governo, o turismo não foi afetado pela onda de violência e vem “muito bem, obrigado”.

Mais uma vez, o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio Grande do Norte afirma que o setor produtivo não pode nem deve ser penalizado pela ingerência do poder público em atuar numa área que, pela Lei, é de sua competência.

Está se tornando repetitivo e cansativo. É hora de dar um basta e o Estado precisa assumir o papel que lhe é devido na hora de gerir os serviços públicos na garantia de serviços básicos, como a segurança, para o cidadão do RN.

SINDICATO DE HOTÉIS, RESTAURANTES, BARES E SIMILARES DO RIO GRANDE DO NORTE (SHRBS-RN)

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Confira as rotas da coleta domiciliar nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (22), a limpeza pública será intensificada na zona Leste de Mossoró. Ao todo, 10 bairros serão alcançados pela coleta, que segue com escolta da Guarda Civil Municipal.

O serviço de limpeza urbana vem sendo realizado de forma parcial, com cronograma estratégico.

Os bairros Cidade Oeste, Itapetinga, Sumaré, Liberdade 2, Planalto 13 de Maio, Inocoop, Alameda dos Cajueiros, Ilha de Santa Luzia, Alto de São Manoel 1 e região central, serão atendidos com a coleta de lixo domiciliar nesta quarta-feira (22).

Quarta-feira (22)

DIURNO

Cidade Oeste

Itapetinga

Sumaré

Liberdade 2

Planalto 13 de Maio

Inocoop

Alameda dos Cajueiros

NOTURNO

Centro

Ilha de Santa Luzia

Alto de São Manoel 1

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com