Categorias
Utilidade Pública

Mossoró amplia vacina bivalente contra Covid-19 para idosos a partir dos 60 anos

A Prefeitura de Mossoró informa que a partir desta quarta-feira (1º), a vacinação contra a Covid-19 com a dose bivalente está disponível para a população acima dos 60 anos de idade. O público que se encaixa na nova faixa etária pode se imunizar na nova fase desde que tenha tomado às duas primeiras doses das vacinas monovalentes. Ademais, é necessário que a última dose da vacina tenha sido aplicada há pelo menos 4 meses.

Dessa forma, o Município amplia a vacinação bivalente, entrando na segunda fase que contempla a população entre 60 e 69 anos de idade. Além desse público, a vacina segue disponível para pacientes imunocomprometidos a partir de 12 anos de idade; pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; comunidades indígenas, ribeirinhas, e quilombolas a partir de 12 anos de idade.

Vale esclarecer que a vacina bivalente integra a segunda geração de imunizantes contra a Covid-19. Ela protege contra a variante original do vírus e contra cepas como a Ômicron e suas subvariantes. Atualmente, a vacina é aplicada em grupos prioritários divididos em fases, conforme calendário estabelecido.

Em Mossoró, 10 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a Faculdade de Enfermagem (FAEN) da UERN realizam aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19.

Pontos de imunização:

UBS Maria Soares da Costa – Alto de São Manoel

UBS Dr. José Leão – Alto da Conceição

UBS Dr. Chico Costa – Santo Antônio

UBS Dr. Lucas Benjamim – Abolição III

Centro Clínico Evangélico – Centro

UBS Dr. Epitácio da Costa Carvalho – Pintos

UBS Dr. Luiz Escolástico Bezerra – Santa Delmira

UBS Dr. Ildone Cavalcante de Freitas – Barrocas

UBS Raimundo Renê Dantas – Boa Vista

UBS Dr. Chico Porto – Aeroporto

Faculdade de Enfermagem (FAEN) – Centro

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

RN pode ter chuvas acima da média

A previsão das chuvas para o próximo trimestre de 2023 — março, abril e maio — é de chuvas com volumes na categoria normal a acima do normal em todas as regiões do Rio Grande do Norte.

Este foi o resultado da Reunião de Análise e Previsão Climática 2023 para o semiárido do Nordeste brasileiro, coordenada pela equipe da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) e anunciada na manhã desta terça-feira (28) no auditório da empresa, localizada em Parnamirim/RN. A agenda contou com a participação da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e de representantes da Sala de Situação da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN (Semarh).

A previsão foi elaborada pelos especialistas com base nas análises de alguns elementos, principalmente, das condições oceânicas, com a ocorrência do fenômeno La Ñina (esfriamento das águas no Pacífico), resfriamento das águas do Atlântico Norte e aquecimento das águas superficiais no Atlântico sul, devem favorecer a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) no território potiguar- principal sistema meteorológico que favorece a ocorrência de chuvas no Nordeste do Brasil.

“Os resultados dos modelos meteorológicos dos diversos núcleos de meteorologia do país e do mundo apontam a tendência de chuvas na categoria de normal a acima do normal para o período de março a maio de 2023 no RN com uma boa distribuição espacial”, comentou o chefe da unidade instrumental de Meteorologia da Emparn, coordenador da reunião, Gilmar Bristot.

Depois dos dois primeiros meses de 2023 com volumes abaixo da média esperada no estado, a expectativa dos especialistas é de ocorrência chuvas com volumes médios para o trimestre de no mínimo 433,2 milímetros no RN.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Prefeitura muda secretário de Segurança

A Prefeitura de Mossoró informa que, em virtude do atendimento ao regulamento próprio da Polícia Militar do RN no tocante ao tempo de afastamento para assumir funções civis — máximo de dois anos —, o titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, Cledinilson Morais, policial militar, será exonerado temporariamente do cargo de secretário municipal.

Faz-se necessário que haja uma mudança na legislação que rege à atividade policial militar para regularização da situação dos agentes que exercem funções na construção e execução das políticas públicas municipais de segurança.

A Prefeitura apresentou a pauta à governadora Fátima Bezerra (PT), bem como ao secretário de Segurança do Estado e ao comandante da Polícia Militar, que garantiram apoio para atendimento da demanda nesse sentido, tendo, inclusive, apresentado o pedido de alteração da legislação federal ao ministro da Justiça.

Enquanto isso, assume interinamente as atribuições formais do cargo o secretário de Governo, o senhor Thiago Marques.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Zenaide Maia assume vice-liderança do governo Lula

A senadora Zenaide Maia (PSD – RN) esteve, nesta terça-feira (28), com o presidente Lula (PT), no Palácio do Planalto, na reunião inaugural das vice-lideranças do governo no Congresso Nacional.

A senadora passa a integrar o grupo formado por 15 parlamentares, entre deputados e senadores, que atuará pela construção de diálogos que permitam o avanço de projetos de interesse do governo federal no parlamento.

Convite

O convite para Zenaide integrar um das vice-lideranças partiu do senador Randolfe Rodrigues (Rede – AP), líder do governo Lula no Congresso Nacional.

“O diálogo com o Congresso é fundamental para aprovar, por exemplo, a reforma tributária, que é uma das prioridades do governo Lula para retomar o desenvolvimento do nosso país”, disse.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Cultura

Bell Marques e Raí Saia Rodada estarão no Pingo da Mei Dia

A Prefeitura de Mossoró anunciou nesta terça-feira (28) algumas atrações que farão parte da programação do “Mossoró Cidade Junina 2023”.

As confirmações foram detalhadas pelo prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), durante evento realizado no Teatro Dix-huit Rosado. A edição deste ano do MCJ acontecerá de 3 a 24 de junho.

Bloco junino mais animado do Brasil, no dia 3 de junho, o “Pingo da Mei Dia” promete muita alegria, com presenças confirmadas de Bell Marques e Raí Saia Rodada.

Nattanzinho é outra participação confirmada, sendo a primeira atração musical anunciada para o Polo Estação, na Estação das Artes Elizeu Ventania, onde tradicionalmente se apresentam artistas de projeção nacional no “Mossoró Cidade Junina”. A música também está garantida no polo “Arraiá do Povo”, com apresentação da banda Cavaleiros do Forró, Kátia Cilene e Waldonys.

Nos próximos meses, o Município promete detalhar as demais atrações do MCJ.

NOVOS POLOS

O calendário da programação e os polos do “Mossoró Cidade Junina 2023” também foram anunciados durante o evento desta terça-feira.

A programação do MCJ 2023 se iniciará no dia 31 de maio, na Arena Deodete Dias (destinada aos concursos de quadrilhas juninas), sendo encerrada no dia 24 de junho com o evento “Boca da Noite”.

Os polos tradicionais do MCJ estão confirmados para a edição deste ano: Polo Estação, Chuva de Bala, Cidadela e Quadrilhas.

Haverão ainda novos polos: Polo Arraiá do Povo, Polo Poeta Antônio Francisco e Polo Circo do Forró, funcionando na Praça da Convivência.

O Polo Arraiá do Povo será instalado no Parque de Exposições Armando Buá e exaltará o São João raiz, com programação aos finais de semana, das 11h às 18h. No local, haverá atrações culturais e praça de alimentação, em um espaço pensado para toda família.

As atividades do Polo Poeta Antônio Francisco serão desenvolvidas no Memorial da Resistência e terá como foco a valorização da cultura popular. O polo irá dispor de palco para intervenções artísticas, além de exposição típica junina em cartaz durante todo mês de junho, no Salão Joseph Boulier.

Já o polo Circo do Forró funcionará na Praça da Convivência, com programação todos os dias, de 7 a 24 de junho, movimentando o Corredor Cultural. O espaço será dedicado à apresentação de artistas locais e música regional.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Sindicato realiza protesto durante lançamento do Mossoró Cidade Junina

Durante lançamento do Mossoró Cidade Junina 2023 nesta terça-feira, um grupo de professores protestou num ato articulado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum).

A mobilização faz parte do movimento de greve deflagrado pela entidade, que reivindica o reajuste do piso do magistério.

O grupo, vestido de preto, se concentrou na Praça Cícero Dias, que fica em frente ao Teatro Dix-huit Rosado, onde ocorria o evento.

Mesmo ciente do protesto, o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) decidiu entrar pela porta da frente do equipamento, onde os grevistas estavam concentrados – há um acesso pelos fundos do teatro.

Falou com alguns deles, como foi o caso da presidente do Sindiserpum, Eliete Vieira. Pelas imagens, disponibilizadas pela entidade sindical, os dois conversam e até se abraçam.

Depois, o prefeito segue para o evento, onde anunciou parte das atrações e planejamento do MCJ.

Nesta quarta-feira, haverá a segunda reunião entre representantes da Prefeitura de Mossoró e do Sindiserpum.

Na pauta, o reajuste do piso salarial.

Confira o momento em que prefeito e grevistas se encontram:

 

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com