Categorias
Política

Justiça cassa dois vereadores de Mossoró

Do Blog do Barreto

A juíza Giulliana Silveira de Souza, da 33ª Zona Eleitoral de Mossoró, cassou o registro da chapa de vereadores do PSC e por consequência os mandatos dos vereadores Lamarque Oliveira e Naldo Feitosa.

A decisão leve em conta o entendimento de que PSC teria usado candidaturas femininas laranjas para burlar a cota de gênero usando oito das dez mulheres colocadas no pleito.

A magistrada apontou a padronização da prestação de contas de seis candidatas, ausência de autonomia delas para utilizar os recursos do fundo eleitoral, inexistência de campanha eleitoral e relações de parentesco próxima entre as candidatas (duas irmãs que moram na mesma residência).

A juíza anulou todos os votos do PSC e a cassação dos mandatos de Naldo Feitosa Lamarque Oliveira abrindo espaço para a recontagem dos votos possibilitando as posses dos suplentes Marrom Lanches (DC) e Tony Cabelos (PP).

A decisão cabe recurso.

Confira o teor da decisão.

Siga-nos no Instagram.

cintatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Ainda sem definição sobre majoritária, Ezequiel e Walter firmam parceria

Na manhã deste domingo (20), os dirigentes do PSDB, presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, e do MDB, deputado federal Walter Alves, fecharam um acordo entre as duas legendas para as Eleições 2022.

Os dois partidos elegeram em 2020 o maior número de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todo Rio Grande do Norte. O peso político das duas siglas ainda conta com o ex-governador Garibaldi Filho (MDB).

Já os tucanos têm hoje a maior bancada na Assembleia Legislativa e que nos próximos dias ganhará ainda mais deputados.

Juntos, os dois partidos elegeram candidatos em 70 dos 167 municípios potiguares. MDB teve 39 vencedores e PSDB 31, contando com a capital do estado.

O PSDB elegeu 31 prefeitos, inclusive na capital potiguar, onde Álvaro Dias venceu a disputa em 1º turno. Além de Natal, também foram eleitos tucanos em cidades importantes, como Areia Branca, no Oeste; Caicó, no Seridó; Santa Cruz, no Trairi e Nísia Floresta e Bom Jesus, na região metropolitana.

Já o MDB venceu em municípios com grande potencial eleitoral como Apodi, no Oeste, São José de Mipibu, na Grande Natal e Nova Cruz, no Agreste, entre outras.

As duas legendas querem papel de destaque na chapa majoritária. Não se sabe ainda se na oposição, com Ezequiel candidato ao Executivo estadual, ou no governo, na chapa de Fátima (PT).

Proporcionais

Segundo informações oficiais repassadas, o PSDB e MDB também fizeram um acordo para as chapas proporcionais. O PSDB articula uma nominata de 25 nomes que concorrerão à Assembleia Legislativa. Já o MDB está fechando nove nomes para garantir até duas vagas de deputado federal a partir de fevereiro de 2023.

O Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira faz um trabalho de crescimento do PSDB Potiguar e conta com o apoio do Diretório Nacional da sigla.

Além de lideranças e prefeitos do PSDB, Ezequiel também é apoiado no interior por prefeitos de outras siglas como Dr. Zé Antônio Menezes, em Macau, e Manoel Bernardo, em João Câmara.

Já Walter Alves concentra a maior parte de suas bases políticas no Oeste, Médio e Alto Oeste Potiguar.

A força das duas siglas tem um peso significativo juntas.

Leia mais: O anúncio mais aguardado da política do RN

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com