Categorias
Sem categoria

Prefeitura autoriza reabertura do comércio; veja cronograma

A prefeita mossoronse Rosalba Ciarlini (PP) autorizou o início da reabertura gradual do comércio, a partir desta quarta-feira (1°). 

O Mercado Central vai voltar a funcionar a partir de amanhã (01), mas, com
capacidade de 50% e regras específicas. Os boxes serão enumerados e a abertura será de forma alternada. Números pares abrem em um dia, e os ímpares em outro dia, com funcionamento das 7h às 16h. Os restaurantes e lanchonetes não poderão servir comida no local.

Apesar do plano de reabertura, a Prefeita Rosalba Ciarlini esclareceu que, caso seja necessário, poderá repensar, dependendo da situação da pandemia na cidade.

“Essa medida depende de todos. Se houver aumento dos casos, e se notarmos que está acontecendo uma transmissibilidade muito alta, com os leitos incompatíveis para o atendimento, vamos ter que repensar”, disse, afirmando também que a Vigilância irá continuar trabalhando.

“A Vigilância seguirá fiscalizando para que todas às medidas de segurança, como máscaras, álcool em gel, e distanciamento, sejam cumpridos”, finalizou.

PLANO DE REABERTURA


01/07

  1. Mercado Central
  2. Atividades de informação, comunicação, agências de Publicidade, design e
    afins

LOJAS (Lojas até 300m2 e com “Porta para Rua”)

  1. Lojas de produtos de climatização
  2. Lojas de bicicletas e acessórios
  3. Lojas de vestuário e Calçados

08/07

LOJAS (Lojas até 600m2 e com “Porta para Rua”)

  1. Lojas de móveis, eletrodomésticos e colchões
  2. Lojas de departamento e magazines (que não funcionem em Shoppings ou
    Centros
    Comerciais);
  3. Agências de Turismo
  4. Lojas de brinquedos, artigos esportivos e de caça e pesca;
  5. Instrumentos musicais e acessórios; equipamentos de áudio e vídeo e Lojas de
    eletrônicos/informática e equipamentos de telefonia e comunicação; 7.
    Joalherias, relojoarias, bijuterias e artesanatos
  6. Lojas de cosméticos e perfumaria;
    SERVIÇO
  7. ALIMENTAÇÃO I

*Alimentação I:
Restaurantes; Lanchonetes; Food-Parks
Até 300m2
4 pessoas por mesa
2m mesa a mesa/ 1m entre pessoas
Proibido de venda e consumo de bebida alcoólica no estabelecimento;

15/07

  • Academias de ginástica, Box de Crossfit, Estúdios de Pilates e afins que não
    utilizam sistema de ar condicionado;
  • Academias possuem protocolos ainda mais rigorosos conforme anexo

22/07

Centros Comerciais e Galerias
(sem ar condicionado)

29/07

Bares e Restaurantes 2

*Alimentação II
(Restaurantes, Lanchonetes, Food-Parks):

  1. Pode sermaior que 300m2
  2. Segue os mesmos protocolos de segurança de
    “ALIMENTAÇÃO I”

Bares

  1. Os bares seguem os mesmos protocolos de Alimentação II
  2. Não devem promover shows, festas e afins;
  3. É possível música ao vivo, desde que promovida por apenas 1
    (uma) pessoa (músico + instrumento).
  4. Deve se resguardar uma distância de 2m entre músico e
    mesas do estabelecimento

05/08

Academias fechadas (com uso de ar condicionado)

Shoppings Centers (com ar condicionado)

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

Assembleia prorroga suspensão de atividades presenciais

Deputados prorrogam trabalhos remotos
Foto: assessoria
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa decidiu prorrogar por mais 30 dias, o decreto que suspende todas as atividades presenciais, legislativas e administrativas do Poder Legislativo do Estado. A decisão transfere para 31 de julho de 2020 a retomada dos trabalhos presenciais na sede do Parlamento.
“As autoridades em saúde e sanitárias afirmam ainda não ser possível a retomada das atividades presenciais em ambientes fechados e considerando o número de casos de infecção pelo novo coronavírus no Rio Grande do Norte prorrogamos o decreto, estendendo o teletrabalho”, justifica o presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB).
Assim como o Tribunal de Justiça, o Tribunal de Contas do Estado, o Ministério Público, além da Defensoria e demais órgãos estaduais, a prorrogação do decreto é uma realidade.
A continuidade da suspensão das atividades presenciais na Assembleia Legislativa se dá com seguimento das atividades parlamentares e administrativas da Casa de maneira remota, com sessões ordinárias, reuniões de lideranças e Comissões Temáticas.
De acordo com o decreto de prorrogação, a Mesa Diretora da Assembleia segue avaliando as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e das demais autoridades sanitárias e de saúde. O decreto citado será publicado na edição desta quarta-feira (01.07) no Diário Oficial Eletrônico.
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com
Categorias
Sem categoria

Prefeitura dá continuidade ao pagamento dos servidores

A Prefeitura de Mossoró anuncia a continuidade do pagamento dos salários dos servidores municipais. Os repasses iniciaram pelos aposentados e pensionistas, no último dia 26. Ontem, 29, os salários foram creditados para a Saúde.
Com o pagamento de hoje, 30, aproximadamente 50% dos servidores da ativa receberam os valores referentes à folha do mês de junho. 
Os salários-base de hoje correspondem ao funcionalismo das secretarias de Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura, Serviços Urbanos, Trânsito, Segurança, Agricultura e Comunicação. 
Na sexta serão pagos os servidores da Educação e demais secretarias.
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com
Categorias
Sem categoria

Fátima autoriza reabertura o comércio; veja quais setores poderão funcionar

Conforme previsto pelo Decreto nº 29.774, de 23 de junho de 2020, a reabertura gradual das atividades econômicas e do comércio no Rio Grande do Norte ocorrerá a partir da próxima quarta-feira, 1º de julho. O anúncio foi feito pela governadora Fátima Bezerra nesta segunda-feira (29), em reunião por videoconferência com empresários e entidades representativas do setor produtivo do Estado.

“A pandemia ainda inspira muitos cuidados e esse processo de retomada não pode ser encarado como uma liberação geral. Hoje, a taxa de transmissibilidade da doença está em torno de 1 e a fila tanto para leitos críticos quanto para leitos clínicos está reduzindo significativamente nos últimos dias. Embasados pelo nosso um Comitê Científico, estamos retomando as atividades econômicas gradualmente. Vamos manter o distanciamento e o isolamento social, medidas de higiene e todos os protocolos sanitários”, ponderou a chefe do Executivo estadual ao fazer o anúncio.

A retomada da atividade econômica paralisada em virtude do novo coronavírus estava prevista para 24 de junho. Porém, a alta taxa de transmissibilidade do vírus e a alta taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nesta data, fizeram com que o Governo do RN adiasse a reabertura por mais uma semana.

RETOMADA GRADUAL DAS ATIVIDADES


O Governo do Estado, com base em estudos realizados pelo Comitê Científico que lhe assessora, apresentou aos participantes a Proposta de Cronograma para Abertura Gradual das atividades comerciais. Na oportunidade, o Secretário Estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, expôs o documento aos representantes de entidades ligadas ao comércio, turismo e bares e restaurantes.

O Plano de retomada gradual, composto por três fases, terá início na quarta-feira (1º) e tem previsão de duração de 35 dias. Para cada fase de abertura está previsto um bloco de atividades a serem progressivamente liberadas. O objetivo é que sejam autorizadas inicialmente aquelas que economicamente se encontram em situação economicamente mais crítica, com maior capacidade de controle de protocolos e que gerem pouca aglomeração, descritas a seguir:

Fase 1 (1º a 14/07):

Atividades comerciais e demais serviços
– Alimentação I (restaurantes, lanchonetes, food-parks) de até 300 m2; 4 pessoas por mesa; 2m mesa a mesa/ 1m entre pessoas; Proibido de consumo de bebida alcoólica no estabelecimento.

Fase 2 (15 a 28/07):

– Academias em funcionamento sem uso de ar condicionado
-Centros Comerciais (sem ar condicionado central)
-Galerias Comerciais

Fase 3 (29/07 a 11/08):

– Academias em funcionamento com uso de ar condicionado
– Shoppings (com ar condicionado)
– Alimentação II (bares, restaurantes, lanchonetes, food-parks maiores que 300m2; 4 pessoas por mesa; 2m mesa a mesa/ 1m entre pessoas; Proibido de consumo de bebida alcoólica no estabelecimento. Não devem promover shows, festas e afins; É possível música ao vivo, desde que por 1 (uma) pessoa apenas (músico + instrumento).

Participaram da reunião o vice-governador, Antenor Roberto; os secretários de Estado Raimundo Alves (Gabinete Civil), Carlos Eduardo Xavier (Tributação), Ana Maria da Costa (Turismo) e Guia Dantas (Comunicação), além de representantes da Fiern, Abav, Abrasel, Fetronor, Fecomércio, Sebrae, FCDL, ABIH e empresários.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

Prefeito de Upanema lança sobrinho à sucessão

Renan, Luiz Jairo e Carlinhos
Foto: cedida

O prefeito de Upanema Luiz Jairo (PL), em seu segundo mandato, anunciou a pré-candidatura do advogado Renan Fernandes (PL) e do vereador Carlinhos Garcia (PSC) para prefeito e vice do município nas eleições deste ano.
Uma reunião realizada na tarde deste sábado (27) selou a aliança entre o PL e o PSC para formação dessa chapa.
A pré-candidatura conta ainda com o apoio dos partidos PT, PSDB, PCdoB, DEM, PSL, PV, PROS, PTC e Cidadania.
Perfil
Renan Fernandes é advogado, sobrinho do atual prefeito Luiz Jairo, ocupou o cargo de secretário municipal de Governo e Patrimônio até o início deste mês. 
Já Carlinhos Garcia é comerciante e está no segundo mandato seguido de vereador, tendo sido presidente da Câmara de Upanema no biênio 2013/2014.
Em tempo: O atual vice-prefeito Anízio Júnior (PL) é pré-candidato a vereador e também apoia a chapa formada por Renan Fernandes e Carlinhos Garcia.
Errata: A assessoria de comunicação dos candidatos informou que a inclusão do PSL nos partidos que compõem a base de sustentação dos postulantes trata-se de um equívoco da própria da assessoria. Na verdade, o PSL não declarou apoio aos pré-candidatos citados nesta matéria. Correção feita.
contatosaulovale@gmail.com
Categorias
Sem categoria

Rosalbismo faz pesquisa para escolher vice

Categorias
Sem categoria

Secretária de Saúde de Mossoró testa positivo para covid-19

Saudade Azevedo tem sintomas leves
Foto: Edilberto Barros
A Prefeitura de Mossoró informa, em nota, que a secretária de Saúde, Saudade Azevedo, testou positivo para Covid-19. O resultado do exame saiu hoje, 26. 
Com isso, a secretária Saudade Azevedo segue em isolamento, atendendo as recomendações dos órgãos de saúde.
Saudade está bem, faz tratamento domiciliar e apresenta sintomas leves da doença.
Nota do Blog: O blog deseja rápida e boa recuperação para a secretária Saudade Azevedo. Que bom que os sintomas são leves. Saúde, secretária.
contatosaulovale@gmail.com
Categorias
Sem categoria

Vereadores são reconduzidos ao conselho máximo da UERN

Fco. Carlos e Sandra Rosado: consuni da UERN

Fotos: Edilberto Barros

Os vereadores mossoroenses Francisco Carlos (PP) e Sandra Rosado (PSDB) foram escolhidos na reunião desta sexta-feira (26) para compor, mais uma vez, o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

A escolha foi feita por meio de eleição entre os conselheiros do Consuni, que apreciaram os nomes enviados por diversas entidades representativas.

Além de vereador, Francisco Carlos é também professor da Faculdade de Ciências Econômicas da UERN.

O mandato é de dois anos.

Consuni

É competência do Consuni estabelecer normas relativas à organização geral da universidade e deliberar sobre assuntos afetos a elas. 

O Consuni é formado pelo reitor, vice-reitor, reitor anterior, pró-reitores, diretores de faculdades e campi avançados, representantes do corpo docente (incluindo o presidente do sindicato), representantes do corpo técnico-administrativo (incluindo o presidente do sindicato), representantes do corpo discente (incluindo o presidente do DCE), representantes da comunidade.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

Secretário de Saúde fala sobre pico da pandemia no RN

Categorias
Sem categoria

Coordenador da bancada federal solicita repasses de emendas

Rafael Motta solicita recursos para combater pandemia

Foto: web

O deputado federal Rafael Motta (PSB) solicitou à Secretaria de Governo da Presidência da República o pagamento dos 40% remanescentes referentes às emendas de bancada remanejadas para combater o novo coronavírus no Rio Grande do Norte.

De acordo com os dados apresentados pelo parlamentar, dos R$ 65 milhões remanejados pela bancada federal potiguar para ações de combate à Covid-19, R$ 39 milhões foram repassados pelo Governo Federal, estando 40% pendentes. Um montante de R$ 26 milhões, dos quais R$ 7,9 milhões já estão inclusive empenhados.

Rafael Motta, que responde pela coordenação da bancada do RN no Congresso Nacional, argumentou que a solicitação de remanejamento foi feita em 27 de março e o Estado vive, neste momento, um momento delicado da curva do novo coronavírus, sendo os recursos em questão extremamente necessários para a população potiguar.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com