Categorias
Sem categoria

UBS de Mossoró é cercada por mato, lixo e lama

Unidade José Fernandes, no Lagoa do Mato

Fotos: cedidas


Pacientes e profissionais que atuam na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. José Fernandes de Melo, situada na Rua Antônio Silvério, bairro Lagoa do Mato, em Mossoró, convivem com uma realidade dura.

Mato, lixo e lama têm tomado de conta dos arredores daquela unidade.

Pelas fotos, enviadas pelo webleitor Ednaldo Teodósio, dá pra ver também muito mato no terreno da própria unidade de saúde.

Detalhe: A UBS Dr. José Fernandes de Melo foi uma das três escolhidas pela Prefeitura de Mossoró para abrir das 7h às 19h, diariamente, com objetivo de diminuir a demanda das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Confira o vídeo abaixo, feito na manhã desta terça-feira, que mostra a situação da unidade de saúde (caso não consiga visualizá-lo, clique AQUI).

Nota do Blog: Nossa solidariedade, especialmente a todos os profissionais que atuam tão bem nessa unidade. 

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

Políticos e instituições reagem à nomeação polêmica para reitor do IFRN

Josué Moreira e José Ribeiro assumem como reitor e vice pro-tempore

Foto: Blog Thaisa Galvão


Membros da classe política potiguar e instituições se manifestaram sobre a polêmica nomeação do professor mossoroense Josué Moreira para o cargo de reitor pro-tempore do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Moreira foi nomeado pelo ministro da Educação, Abraham Wintraub, nesta segunda-feira, conforme consta no Diário Oficial da União.

A polêmica acontece porque Moreira não concorreu às eleições à Reitoria da instituição, em dezembro de 2019. O eleito naquele pleito foi o professor José Arnóbio, que já afirmou que vai à Justiça, para questionar a nomeação de Moreira.

Reação

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) afirmou, em nota, que “o respeito à vontade popular, expressada através do voto de todos que compõem a comunidade acadêmica das IES [Instituições de Ensino Superior], deve ser princípio básico para nomeação dos gestores de instituições”.

As reitorias da UFRN e Ufersa silenciaram sobre o assunto.

Vale lembrar: Ufersa está com eleições à reitoria às portas.

Já o grêmio estudantil do IFRN afirmou: “Nós não aceitaremos que o processo eleitoral democrático que elegeu o professor José Ambrósio seja desrespeitado e não vamos engolir à nomeação ilegítima feita por Bolsonaro e Weintraun”. 

Classe política

Da bancada federal, os senadores Zenaide Maia (Pros), Jean Paul Prates (PT) e os deputados federais Rafael Motta (PSB) e Natália Bonavides (PT) também se manifestaram, em suas redes sociais, contra a nomeação de Moreira.

Na Assembleia Legislativa, os deputados Allyson Bezerra (Solidariedade), Isolda Dantas (PT), Francisco (PT), Hermano Morais (PSB), Sandro Pimentel (PSOL) e Eudiane Macedo (Republicanos) também repudiaram à nomeação do MEC.

Do outro lado, o deputado federal Girão (PSL), principal nome do bolsonarismo no RN, não chegou a se manifestar em suas redes sociais, porém, em entrevista ao Blog do Dina defendeu a nomeação de Moreira e confirmou que houve indicação política, do próprio Girão, para a escolha do reitor pró-tempore. 

“Houve uma eleição para reitor. Várias pessoas souberam que houve coação, movimentação interna de professores. Isso gerou, ao final do processo eleitoral uma judicialização. Fui informado disso e o MEC foi informado e me consultou [sobre a nomeação de Moreira]”, afirmou ao Blog do Dina.

Moreira foi empossado ontem (20), sob protesto de um grupo de estudantes, técnicos e professores.

O vice, escolhido, é o professor José Ribeiro.

Veja o vídeo que mostra o protesto contra nomeação de Moreira (caso não consiga visualizar, clique AQUI). 

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

RN tem 608 confirmados de covid-19 e chega ao 29° óbito

O Rio Grande do Norte possui 608 confirmados de covid-19, 2.754 suspeitos, 2.575 descartados, 29 óbitos e 161 recuperados. ⠀ 
Os óbitos foram registrados em Mossoró (8), Natal (7), São Rafael (1), Tenente Ananias (2), Canguaretama (2), Assú (1), Apodi (1), Encanto (1), Lagoa de Pedras (1), São Gonçalo do Amarante (2), Taipu (1), Touros (1) e Cerro Corá (1). 
Morador em situação de rua 
O 29° óbito foi de um morador em situação de rua, em Natal. O paciente morreu no dia 7 de abril. O resultado do exame saiu hoje.
Confira a nota, na íntegra, da Secretaria Municipal de Saúde de Natal: 
A Secretaria de Saúde de Natal informa que foi confirmado o óbito da sétima vítima diagnosticada com a Covid-19, na capital potiguar. A Prefeitura do Natal se solidariza com os familiares.

O paciente do sexo masculino, 52 anos, morador de rua, era positivo para tuberculose. No dia 07 de abril, o paciente foi conduzido para uma UPA com quadro de tosse, desconforto respiratório e febre, chegou a ser entubado, porém evoluiu para óbito no mesmo dia.
Em tempo: outras oito mortes estão em investigação no RN.
contatosaulovale@gmail.com