Categorias
Sem categoria

MPF confirma denúncia contra Agripino Maia

Agripino é denunciado por assessor ‘fantasma’
Foto: Foto: Moreira Mariz/Agência
O Ministério Público Federal (MPF) ratificou a denúncia contra o ex-senador José Agripino Maia, e outras duas pessoas, por associação criminosa e peculato. A ação penal original havia sido apresentada pela Procuradoria-Geral da República ao Supremo Tribunal Federal (STF), no fim do ano passado, quando ele ainda exercia o mandato no Senado. Agora, que não é mais parlamentar, o processo tramitará na Justiça Federal de primeira instância, no Rio Grande do Norte.
José Agripino é acusado de nomear e manter como secretário de seu gabinete em Brasília – entre março de 2009 e março de 2016 – o “funcionário fantasma” Victor Neves Wanderley (conhecido como Victor Souza), que era gerente de farmácia em Natal e, desde 2017, é presidente da Câmara de Vereadores do Município de Campo Redondo. Ele não prestava serviços e repassava a remuneração recebida do Senado a Raimundo Alves Maia Júnior (conhecido como Júnior Maia, primo de Agripino e que declarou ser sogro de Victor).
Esquema ilegal
O esquema ilegal foi montado já que Júnior Maia, que prestava os serviços em Brasília, era servidor da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e, assim, não poderia assumir oficialmente a função no Congresso. O ex-senador promoveu então a nomeação fictícia de Victor Souza e, durante os sete anos, a irregularidade custou quase R$ 600 mil aos cofres públicos.
A denúncia do MPF – ratificada agora em primeira instância pelo procurador da República Fernando Rocha -, além de pedir o ressarcimento do valor com correção e juros, requer indenização por danos morais coletivos em quantia equivalente ao dobro da desviada, bem como a perda do “cargo ou emprego público ou mandato eletivo” que eventualmente os envolvidos estejam ocupando. 
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com
Categorias
Sem categoria

Juiz determina que Prefeitura pague tudo aos servidores até 5º dia útil


Prefeitura não poderá mais fatiar remunerações

Foto: crédito não identificado


O juiz Pedro Cordeiro Júnior, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Mossoró, sentenciou em definitivo e determinou “ao Município de Mossoró que proceda com o pagamento dos vencimentos dos servidores públicos municipais até o 5º (quinto) dia útil subsequente ao mês trabalhado”.


A ação foi movida pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum) ainda em 2016 e o Mandado de Segurança foi expedido pelo juiz em 14 de junho de 2019.

Como acontece hoje? A atual gestão paga o salário base no último dia útil de cada mês trabalhado, mas as remunerações, como diárias e plantões, são pagos até o dia 10 do mês subsequente.


Agora, não pode mais. Se insistir nesse cronograma, poderá responder por crime e desobediência.

“Assim, verifica-se ser direito dos servidores públicos municipais o recebimento da remuneração pelos serviços prestados, assegurando-lhes o direito a percepção integral dos vencimentos impreterivelmente até o 5º dia útil do mês subsequente ao de referência. Cumpre assegurar que a alegação de crise econômica enfrentada pelo município demandado não é idônea para inadimplir os salários dos servidores, situação essa que enseja o enriquecimento sem causa da Administração em detrimento do prejuízo causado ao servidor, principalmente por não restar comprovada a impossibilidade de pagamento”, escreveu o magistrado em um trecho da sentença.


Siga-nos no Instagram.


contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

Deputada vai à justiça em favor do sal potiguar

Deputada quer reverter decisão federal que prejudica sal potiguar

Foto: Gabriel Paiva

A deputada federal
Natália Bonavides (PT/RN) entrou com uma ação na justiça para revogar os
efeitos da portaria nº 485/2019 da Secretaria Especial de Comércio Exterior e
Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, que prejudica diretamente a
produção de sal no RN – o maior produtor do Brasil, segundo o Sindicato das
Indústrias da Extração de Sal (SIESAL) do Rio Grande do Norte. A portaria em questão
permite que o sal chileno seja importado com valores mais baratos que o
brasileiro.

“Nossa ação foi para suspender liminarmente os
efeitos da portaria que prorrogou a suspensão da chamada medida antidumping,
iniciada em 2011. A indústria de sal potiguar gera mais de 20 mil empregos
diretos e 50 mil indiretos, assim muitas famílias dependem da venda do produto.
Com a ação buscamos favorecer os produtores de sal e consequentemente a
economia do RN”, declarou Natália.

Em despacho nesta quinta-feira (25), a
juíza Gisele Maria Araújo Leite, da 4ª Vara Federal, deu o prazo de
cinco dias para a União se manifestar sobre o assunto. Se o resultado for
favorável à ação da parlamentar, o Rio Grande do Norte será o maior
beneficiado, pois segundo o SIESAL, o estado concentra 95% da indústria
salineira do país, gerando emprego e renda para a população.

Leia mais: “É uma injustiça”, diz salineiro sobre portaria do governo federal


Siga-nos no Instagram.


contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

Partido pode complicar destino de vereador

Vereador poderá entrar em conflito judicial para mudança de partido
Foto: Edilberto Barros
Se depender do Partido da Mulher Brasileira (PMB) o vereador mossoroense Alex do Frango (PMB) poderá ter sérias complicações para sua proposta de mudança partidária.
Na última semana, ele anunciou que sairia da sigla para se integrar ao Partido Verde (PV), inclusive assumindo a presidência da legenda em Mossoró. 
Acontece que para realizar essa mudança, ele precisa primeiro da carta de anuência do PMB e depois pedir autorização ao Tribunal Regional Eleitoral.
“Há uma resistência nos diretórios estadual e municipal do partido. O mandato é do PMB. Não acredito que o partido vá liberar”, admitiu o primeiro suplente de vereador Wellington do Samu (PMB).
A presidente municipal do PMB em Mossoró, nutricionista Leodise Cruz, também não garantiu carta de anuência. “Eu fiquei sabendo da intenção dele de comandar outro partido pela imprensa. Estou aguardando ele me procurar para oficializar o pedido de saída do PMB”, desconversou.
Sem a carta de anuência, o vereador pode ir à Justiça para tentar sua desfiliação. O PMB tem prerrogativa de requerer o mandato pela mesma via. Tendo êxito, o primeiro suplente Wellington do Samu seria beneficiado.
Leia mais: Vereador anuncia mudança de partido
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com
Categorias
Sem categoria

Agentes retomam normalidade nas unidades prisionais

Categoria votou pelo fim da operação que restringia trabalhos

Foto: assessoria


Os agentes penitenciários do RN se reuniram em Assembleia Geral, na tarde desta quinta-feira, 25, e deliberaram pela suspensão da Operação Padrão. Desde a terça-feira passada (23) a categoria havia reduzido os procedimentos nas unidades prisionais para cobrar o andamento da pauta de reivindicações.

Na manhã desta quinta-feira, o sindicato da categoria, Sindasp-RN, foi chamado para uma reunião com o Governo do Estado. Vilma Batista, presidente do sindicato, informa que o chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves, apresentou uma contraproposta aos pleitos dos agentes penitenciários.


Auxílio e reforma


Um dos pontos diz respeito ao auxílio-alimentação. O Governo alegou que, no momento, não tem como enviar projeto para Assembleia Legislativa propondo implantação desse auxílio. No entanto, se comprometeu em passar a fornecer um ticket de alimentação (para uso em supermercados e restaurantes) para todos os agentes penitenciários, como já é feito para outras categorias da segurança pública.


Também ficou acordo com a equipe do governo o início das discussões para reforma estatutária da categoria, a partir de um grupo, que será formado em agosto e terá 120 dias para concluir os trabalhados e apresentá-los.


Siga-nos no Instagram.


contatosaulovale@gmail.com