A prefeita Rosalba Ciarlini (Progressista) fará hoje, às 16h, a tradicional leitura da mensagem anual, abrindo o ano legislativo na Câmara Municipal de Mossoró, já com uma nova configuração.
Dessa vez, a bancada governista já inicia com desfalque, num ano em que o governo planeja fazer uma reforma administrativa. O vereador João Gentil (PV) debandou do governo e o placar agora é de 13 vereadores da situação, sete da oposição e um independente (João Gentil).
O governo corre contra o relógio, para aumentar a sua bancada, diante da ameaça da oposição de coletar assinaturas, para abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), para investigar supostas irregularidades no lixo e na área da saúde. Como se não bastasse, vereadores do governo ameaçam sair da base, para formação de um bloco independente.
Até agora, as tentativas do governo em angariar mais parlamentares à sua bancada têm sido frustradas. O vereador Ozaniel Mesquita (PR) se negou a fazer parte da bancada governista. Já o vereador oposicionista Rondinelli Carlos (PMN) patinha entre governo e oposição, mas afirma que já bateu o pé e vai ficar onde está.
O governo Rosalba tem o desafio de segurar os 13 no governo – não será fácil – de barrar CEIs que podem minar o governismo e de atrair mais um para o grupo situacionista, o que também não está nada fácil.
Siga o Blog Saulo Vale no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com