Categorias
Cultura

Beco dos Artistas lança programação do São João 2026 em Mossoró

O movimento Ocupe o Beco dos Artistas lançou a programação do São João no Beco 2026, iniciativa que vai reunir atividades culturais ao longo do mês de junho em Mossoró. A agenda inclui apresentações de forró, samba, música eletrônica e música popular potiguar, fortalecendo o espaço como ponto de encontro da cultura independente na cidade.

A edição deste ano também incorpora pautas de mobilização social, como a campanha nacional pelo fim da escala de trabalho 6×1, além da defesa da valorização salarial dos trabalhadores e do reconhecimento dos agentes culturais.

A programação ocorrerá no Beco dos Artistas e contará com as seguintes atividades:

05 de junho – Forró no Beco

12 de junho – Rolê das Dez

13 de junho – Samba no Beco, com roda de choro, samba e exibição do jogo da Seleção Brasileira

20 de junho – Música Popular Potiguar

27 de junho – Elefante Core

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Justiça mantém estádio Nogueirão com a prefeitura de Mossoró

A 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Mossoró julgou improcedente uma Ação Judicial ajuizada pela Liga Desportiva Mossoroense – LDM contra o Município de Mossoró em que a parte autora objetivava obter provimento jurisdicional que assegure a manutenção da doação, para si, do imóvel onde se localiza o Estádio Manoel Leonardo Nogueira, conhecido como Nogueirão.

Em sua sentença, juiz Pedro Cordeiro Júnior considerou legal a reversão do imóvel ao patrimônio do Município de Mossoró. A Liga Desportiva Mossoroense narrou nos autos que, no ano de 1961, o Município de Mossoró teria doado à LDM o terreno atualmente ocupado pelo referido estádio.

Contudo, em 30 de dezembro de 2014, foi editada a Lei Municipal nº 3.265/2014, autorizando o Poder Executivo Municipal a realizar a reversão do imóvel ao patrimônio público municipal, ato que foi efetivado em 19 de fevereiro de 2021.

Sustentou que o procedimento administrativo que culminou na retomada do bem estaria eivado de ilegalidades, especialmente em razão da inobservância dos requisitos legais e formais necessários à validade do ato de reversão.

Diante disso, requereu a declaração de nulidade do Processo Administrativo Municipal, que embasou a reversão do imóvel e a declaração de nulidade do registro de reversão lavrado em 19 de fevereiro de 2021 pelo Sexto Cartório de Notas de Mossoró. Já o Município de Mossoró defendeu a legalidade do procedimento administrativo de reversão do imóvel.

Por sua vez, a Liga Desportiva Mossoroense reiterou que o estádio foi construído e utilizado por décadas, que a instituição permanece ativa e que a reversão do imóvel exigiria a formalização por escritura pública, o que, segundo afirma, não teria sido observado.

Sustentou, ainda, que o registro da reversão teria sido realizado com base em documentos destituídos de validade jurídica, requerendo, ao final, a procedência da ação.

Indeferido

Ao analisar inicialmente a demanda, o Juízo indeferiu uma medida liminar pleiteada para determinar a imediata suspensão de qualquer construção ou reforma sobre o imóvel objeto do processo, decisão de indeferimento que foi mantida pelo Tribunal de Justiça ao julgar um recurso da LDM.

Sua decisão se baseou na Lei nº 8.666/1993, de onde se extrai que a “reversibilidade constitui elemento essencial da doação com encargo dos bens públicos, funcionando como instrumento jurídico de preservação da finalidade pública vinculada ao bem alienado”.

No entendimento do juiz Pedro Cordeiro Júnior, o imóvel onde se localiza o Estádio Manoel Leonardo Nogueira, conhecido como “Nogueirão”, foi doado à Liga Desportiva Mossoroense no ano de 1961, mediante imposição de encargo e previsão expressa de cláusula de reversão.

Para ele, apesar de não consta nos autos comprovação de que a Liga tenha sido formalmente extinta, ônus que competia à municipalidade, a cláusula de reversão prevista na Lei Municipal n.º 33/1961 não pode ser interpretada de maneira meramente formalista, limitada à comprovação de baixa registral ou dissolução formal da entidade.

O termo “desaparecimento”, no contexto da doação com encargo, deve ser compreendido à luz da finalidade pública que justificou a transferência do bem, de modo a abranger também a cessação fática da atuação da donatária em relação ao imóvel e à finalidade esportiva que motivou a doação.

O magistrado considerou que, embora não exista prova de dissolução formal da pessoa jurídica LDM, a inatividade funcional da entidade equivale ao desaparecimento previsto na cláusula de reversão. “Nesse ponto, o Município colacionou aos autos elementos que evidenciam o esvaziamento da atuação da Liga Desportiva Mossoroense em relação ao imóvel objeto da lide”, comentou.

Isto porque existe processo judicial em que se discutiam débitos de IPTU e taxas imobiliárias incidentes sobre o estádio, a própria Liga, em manifestação datada de outubro de 2016, reconheceu a reversão do bem ao patrimônio municipal, afirmando que, após a edição da Lei Municipal n.º 3.265/2014, o Estádio Leonardo Nogueira passou a ser administrado pelo Município.

“Na referida manifestação, a LDM sustentou que, após a reversão, continuaram a ser realizados jogos dos campeonatos estaduais de futebol nos anos de 2015 e 2016, sendo a renda relativa ao aluguel do campo repassada ao ente público municipal”, assinalou.

O juiz também levou em consideração informações como Relatório de Vistoria feito em 2024, no qual foram constatados diversos danos na estrutura do imóvel, irregularidades que revelam que, antes mesmo do rompimento estrutural ocasionado pelos ventos fortes ocorridos em meados de março de 2024, o local já apresentava falhas estruturais relevantes e aspecto de abandono.

“Além disso, a Liga Desportiva Mossoroense não comprovou sua atuação efetiva no imóvel desde o início do processo de reversão, em 2014, tampouco demonstrou a manutenção regular da finalidade esportiva que motivou a transferência do bem público”, concluiu.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Princesa FM inaugura Espaço de convivência e homenageia Diretora Geral do Grupo TCM

A Rádio Princesa 90 FM, do Grupo TCM, inaugurou oficialmente na sexta-feira, 29, na sede da emissora, em Assú, o Espaço de Convivência com homenagem à Diretora Geral do Grupo, Zilene Medeiros.

A inauguração do espaço foi prestigiada por colaboradores da Princesa, e pela empresária Zilene Medeiros. Também estiveram presentes suas duas filhas, Stella Maris, Diretora do Grupo TCM e Talliana Medeiros, endocrinologista; seu genro, Leonardo Melo; e outros colaboradores da TCM.

O Espaço de Convivência Zilene Marques de Medeiros foi idealizado por Lucílio Filho, Diretor Administrativo da Rádio Princesa. A placa em homenagem à Zilene Medeiros foi doada pelo Educandário Nossa Senhora das Vitórias, em Assú.

A inauguração fez parte da programação junina e de confraternização dos colaboradores da emissora, líder de audiência no Vale do Açu.

Além do descerramento da placa, houve momento de bênção com Padre Wescley Paulo, da Paróquia de São João Batista, em Assú.

A FM compõe a Rede TCM de Rádios, junto com a 95FM em Mossoró e a 98 FM, em Apodi.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

PSOL nega aliança com PT e mantém projeto próprio no RN

O PSOL do Rio Grande do Norte divulgou nota nesta segunda-feira (2) para afastar especulações sobre uma possível composição eleitoral com o PT para as eleições de 2026.

No comunicado, a legenda reafirma as pré-candidaturas do professor Robério Paulino ao Governo do Estado e de Sandro Pimentel ao Senado, destacando que essa definição já foi aprovada internamente pelo partido.

O PSOL reconhece a decisão nacional de apoiar a reeleição do presidente Lula (PT), mas faz questão de diferenciar o cenário local. Segundo a sigla, não há qualquer conversa em andamento com o PT ou com outros partidos sobre alianças para a disputa estadual.

“É importante registrar que, neste momento, não existe qualquer diálogo aberto com o PT ou com qualquer outro partido acerca da composição eleitoral de 2026”, afirma a nota.

O partido também reforça que pretende disputar as eleições com projeto próprio, incluindo candidaturas para a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa.

Ao final do comunicado, o PSOL destaca sua autonomia política e afirma que todas as decisões eleitorais são tomadas pela militância e pelos órgãos de direção da legenda, dentro das instâncias democráticas do partido.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Fátima nomeia Lairinho Rosado como secretário de Estado

Blog Carol Ribeiro

A governadora Fátima Bezerra nomeou (PT) Jeronymo Lahyre de Mello Rosado Neto, mais conhecido como Lairinho Rosado, para comandar a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Sedec). A nomeação foi publicada na edição desta terça-feira (2) do Diário Oficial do Estado.

Lairinho é filho da ex-deputada federal Sandra Rosado e irmão da ex-deputada estadual Larissa Rosado, presidente estadual do PSB.

Ex-vereador, atua na gestão dos negócios de comunicação da família e possui trajetória ligada à área empresarial e à administração pública, tendo ocupado cargo na mesma pasta na Prefeitura de Mossoró durante a gestão de Rosalba Ciarlini.

A chegada de Lairinho ocorre após um período de vacância na Sedec. O cargo era ocupado pelo ex-prefeito de Apodi, Alan Silveira (MDB), que pediu exoneração para atuar ao lado do vice-governador Walter Alves (MDB) nas articulações políticas e eleitorais para 2026, em meio ao afastamento político entre Alan e o grupo da governadora.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Projeto de extensão da Ufersa realiza mutirão de castração de gatos

O projeto de extensão “Controle Populacional de Cães e Gatos do Semiárido” realizará, no dia 17 de junho, a primeira edição de um mutirão voltado à castração de 100 gatos, nesta primeira fase, apenas de gatos machos. Os tutores interessados deverão realizar o cadastro dos animais por meio de um link que será divulgado no perfil do projeto nas redes sociais, disponível em: @diad_ufersa.

As ações ocorrerão de forma gradual, em diferentes etapas. Além dos procedimentos cirúrgicos, o projeto também pretende atuar na conscientização da comunidade, reforçando a importância da castração como medida essencial para a saúde animal e para a responsabilidade social.

Ao longo do desenvolvimento da iniciativa, novos mutirões serão promovidos, ampliando o atendimento para cães e gatos de ambos os sexos. A expectativa é alcançar um número significativo de animais, contribuindo para a redução do abandono, a prevenção de doenças e a melhoria da qualidade de vida dos animais e da população.

A coordenação do projeto explica que a escolha desse público inicial considera a necessidade de um controle reprodutivo mais imediato, uma vez que os felinos apresentam elevada taxa de reprodução. Dessa forma, a ação busca contribuir diretamente para a saúde pública, o bem-estar animal e a conscientização da população sobre a guarda responsável.

O projeto é coordenado e vice-coordenado, respectivamente, pelos professores Nilza Dutra Alves e Paulo Gustavo da Silva, e conta ainda com a participação dos professores Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira e Francisco Marlon Carneiro Feijó; das estudantes Erica Larissa de Oliveira Gomes, Bruna Yasnaia de Souza Oliveira e Mila Luryan Gabriel Nascimento; e da membro-externo Gardênia Silvana de Oliveira Rodrigues. A ação é fomentada por meio de emenda de bancada indicada pelo senador Rogério Marinho.

De acordo com o extrato do projeto no módulo de Extensão, a iniciativa tem como objetivos implantar um programa de controle populacional de cães e gatos nas áreas atendidas; promover a castração de 300 animais (cães e gatos) com peso de até 15 quilos; realizar campanhas educativas; contribuir para a melhoria das condições das populações canina e felina; e sensibilizar a população sobre zoonoses, abandono e maus-tratos aos animais.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Vereador cobra funcionamento da unidade móvel do Hemocentro; Sesap promete entrega dia 17

Vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Mossoró, o vereador Ozaniel Mesquita (União Brasil) cobrou nesta segunda-feira o funcionamento da unidade móvel do Hemocentro.

Em entrevista ao programa Meio Dia TCM, Ozaniel afirmou que o novo veículo, adquirido pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) com recursos de emenda da senadora Zenaide Maia (PSD) no valor de R$ 2,5 milhões, segue sem emplacamento, apesar de já estar disponível há cerca de seis meses.

Segundo o vereador, a situação prejudica diretamente a coleta de bolsas de sangue, já que as campanhas externas dependem desse tipo de estrutura para chegar a empresas, escolas, instituições e municípios da região.

“Estamos aguardando há seis meses o emplacamento da unidade móvel e a população está sofrendo com a falta de captação de sangue”, afirmou, em entrevista aos jornalistas Saulo Vale e Tárcio Araújo.

O parlamentar endureceu o tom e disse que, caso o veículo continue parado, a Comissão de Saúde da Câmara irá a Natal cobrar providências da Sesap.

“Se não tiver em funcionamento até a próxima semana, nós iremos, através da Comissão de Saúde, a Natal, para cobrar o funcionamento da unidade móvel”, enfatizou.

A cobrança ocorre em um momento em que o Hemocentro de Mossoró está sem qualquer unidade móvel em atividade, limitando as ações itinerantes de coleta e dificultando a reposição dos estoques de sangue.

O outro lado

Em contato com o Blog Saulo Vale, a assessoria de comunicação da Sesap informou que “a unidade móvel será entregue dia 17, quando haverá inauguração”.

“Só para esclarecer: o Hemonorte só pode receber oficialmente a unidade depois que todos os itens são testados e aprovados, conforme especifica o edital, como a questão da liberação pela vigilância, emplacamento e treinamento das equipes que vão atuar, visto que o veículo é bem morderno. Após a inauguração, a unidade móvel segue para Mossoró”, complementou.

Confira a entrevista completa com Ozaniel Mesquita.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

MPF quer suspensão de licenças para construções na orla de Natal

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou manifestação à Justiça Federal reafirmando a necessidade urgente de medida liminar para proteger as áreas desocupadas da Via Costeira, trecho da Avenida Senador Dinarte Mariz, na orla de Natal (RN). O documento foi protocolado após a realização de audiência prévia, ocorrida em 20 de maio, que reuniu especialistas e gestores públicos para discutir os impactos ambientais e a vulnerabilidade da região.

A manifestação consolida os argumentos de ação civil pública ajuizada pelo MPF em dezembro. O órgão destaca que o município de Natal e o governo estadual não apresentaram provas técnicas capazes de contrapor os estudos científicos que apontam a fragilidade ecológica do litoral natalense e a necessidade de controle rígido das intervenções na área.

Diante da omissão dos órgãos responsáveis e dos riscos de novas autorizações para obras serem liberadas com base nas recentes flexibilizações do Plano Diretor de Natal, o MPF reforçou o pedido de liminar. O objetivo é paralisar temporariamente a concessão de novas licenças nas áreas livres da Via Costeira, evitando a consolidação de ocupações potencialmente irreversíveis, prejuízos financeiros a investidores e custos futuros ao poder público com possíveis obras de contenção e reparação.

Esmagamento costeiro – Durante a audiência do último dia 20, o perito designado pelo MPF e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Venerando Amaro, trouxe dados preocupantes sobre o cenário climático atual. O estado vem registrando uma elevação do nível médio do mar de aproximadamente 3,7 mm a 5,6 mm por ano — índices que figuram entre os mais altos do país —, o que agrava os processos erosivos e o risco de inundações.

O especialista utilizou o termo “esmagamento costeiro” para descrever a dinâmica que comprime o litoral entre duas forças simultâneas: a pressão marinha, pelo avanço do mar, associado à elevação do nível oceânico e ao aumento da energia das ondas; e a pressão continental, decorrente do escoamento superficial da água das chuvas, intensificado pela impermeabilização urbana e por falhas no sistema de drenagem, que joga grandes volumes de água na faixa litorânea.

A análise técnica também comprovou que obras de contenção construídas de forma isolada por hotéis e empreendimentos reduzem a faixa de praia e transferem o problema, agravando a erosão em áreas vizinhas. Levantamentos topográficos comparativos de janeiro de 2023 e janeiro de 2024 já demonstram a redução da faixa de areia nos trechos influenciados por essas estruturas pontuais.

A legislação ambiental protege em sua integralidade o ecossistema de restinga no qual a Via Costeira se encontra, independente de toda a área estar coberta ou não por vegetação nativa. O Código Florestal o define expressamente como Área de Preservação Permanente (APP). Soma-se a isso o fato de os terrenos desocupados da via estarem colados ao Parque Estadual das Dunas, o maior parque urbano sobre dunas do Brasil.

Negociações – O documento do MPF detalha a postura colaborativa do órgão em tentar construir soluções consensuais, especialmente para o projeto “Costeira Parque”. Por se tratar de uma obra voltada ao interesse social, o MPF buscou acordo sobre o empreendimento, propondo salvaguardas ambientais mínimas.

O MPF realizou reuniões em dezembro de 2025 e maio de 2026, chegando a flexibilizar suas propostas — aceitando o possível aproveitamento de estudos ambientais já existentes e permitindo a continuidade de atividades sem impacto direto ao meio ambiente no local. Contudo, o governo estadual e os empreendedores recusaram os termos e não apresentaram contrapropostas.

Paralelamente, o próprio corpo técnico do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema/RN) do estado emitiu uma manifestação concordando com a necessidade de estudos complementares e monitoramento contínuo da costa, alinhando-se aos argumentos do MPF. Além disso, o órgão ambiental estadual não comprovou nos autos o cumprimento de condicionantes básicas da licença atual por parte do empreendedor.

Um parecer técnico-científico apresentado por Venerando Amaro foi categórico em indicar que a abordagem atualmente adotada pelo projeto se mostra “tecnicamente indefensável” diante do cenário de vulnerabilidade geoambiental da orla marítima da capital potiguar.

Insegurança jurídica – No âmbito municipal, a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb) defendeu uma análise fragmentada, “caso a caso”, para o licenciamento de novos empreendimentos, o que o MPF adverte que geraria profunda insegurança jurídica.

“Na prática, a sistemática defendida pela Semurb admite que empreendimentos que se pretendem inserir em uma mesma unidade costeira, submetida aos mesmos processos erosivos, à mesma dinâmica sedimentar e às mesmas vulnerabilidades ambientais, possam receber tratamentos jurídicos distintos”, critica o Ministério Público.

Buscando uma saída preventiva, o MPF enviou ofício à Semurb solicitando o compromisso de não emitir novas licenças urbanísticas até o pronunciamento judicial. No entanto, não houve qualquer resposta por parte da secretaria ou do município até o momento.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Assú vira vitrine das alianças cruzadas que devem marcar as eleições de 2026

O município de Assú foi palco, neste sábado (30), de uma cena que se torna cada vez mais comum na política do Rio Grande do Norte em 2026: a reunião de lideranças de diferentes palanques estaduais em um mesmo evento municipal.

Durante o “Encontro com os Amigos de Dr. Gustavo”, promovido pelo grupo político liderado pelo prefeito Lula Soares, estiveram lado a lado o pré-candidato ao Governo do Estado Cadu Xavier (PT), a senadora Zenaide Maia (PSD), o deputado federal Robinson Faria (PP) e o ex-prefeito Dr. Gustavo Soares (PSDB), que lançou oficialmente sua pré-candidatura a deputado estadual.

A composição chamou atenção porque os presentes defendem projetos distintos para as eleições estaduais. Cadu Xavier é o nome apoiado pelo PT para a disputa ao Governo do Estado. Já Zenaide Maia e Robinson Faria estão alinhados ao projeto político do ex-prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), pré-candidato ao governo do RN.

As diferenças também passam pela disputa ao Senado. Enquanto o grupo de Cadu Xavier apoia as pré-candidaturas de Samanda Alves (PT) e Rafael Motta (PDT), Zenaide é pré-candidata à reeleição.

Além das lideranças estaduais, o ato contou com a presença do prefeito de Tibau do Sul, Valdenício Costa (PL), ex-prefeitos da região, vereadores, suplentes e apoiadores.

Apoios distintos

O cenário observado em Assú antecipa uma tendência que já é percebida nos bastidores da política potiguar: prefeitos e lideranças municipais devem construir apoios distintos para Governo e Senado, sem necessariamente seguir uma mesma composição estadual.

A movimentação lembra o que ocorreu em 2022, quando dezenas de prefeitos apoiaram simultaneamente a governadora Fátima Bezerra (PT) para a reeleição e o então candidato ao Senado Rogério Marinho (PL). A combinação ficou conhecida nos meios políticos como chapa “Farinho”, numa referência à união eleitoral de dois adversários em nível estadual.

Nesse contexto, o evento em Assú foi mais do que o lançamento da pré-candidatura de Dr. Gustavo Soares à Assembleia Legislativa. Também representou uma demonstração prática de como as alianças municipais tendem a se sobrepor às divisões estaduais na disputa de 2026.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Mossoró passa a disponibilizar vacina contra gripe para população em geral

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), passou a disponibilizar desde este domingo (31) a vacina contra a Influenza para a população geral. Somente os grupos prioritários estavam recebendo o imunizante dentro da campanha nacional.

O início da vacinação para todos os públicos já é feita em todas as Unidades Básicas de Saúde.

A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é segura e eficaz na prevenção contra a gripe. Ela pode reduzir o agravamento da doença, internações e ainda o número de óbitos.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com