Categorias
Política

Prefeitura de Mossoró quer terceirizar novo aterro sanitário

A Prefeitura de Mossoró lançará uma licitação para contratar uma empresa com o objetivo de construir e gerir um aterro sanitário no município.

O atual aterro tem vida útil inferior a dois anos e não possui mais capacidade de ampliação.

A informação foi antecipada pelo secretário municipal de Serviços Urbanos, Miguel Rogério, em entrevista ao programa Meio Dia TCM (95 FM) desta quinta-feira, programa apresentado pelos jornalistas Saulo Vale e Tárcio Araújo.

“O prefeito Marcos Medeiros autorizou uma licitação para terceirizar um aterro. A prefeitura não vai ter mais aterro próprio. A licitação será lançada no dia 20 de maio, através de pregão eletrônico”, afirmou.

Segundo o secretário, o município ficará responsável apenas pela destinação dos resíduos. “Nesse contexto, o Município entrega apenas o lixo e a responsabilidade de operação e manutenção será toda da empresa vencedora da licitação”, explicou.

Outro ponto destacado por Miguel Rogério foi a criação de ecopontos em diferentes regiões da cidade.

“Nós estamos planejando criar ecopontos em diversas partes da cidade, para auxiliar a população a descartar resíduos que não são coletados pelo caminhão de lixo”, disse.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Zenaide recebe apoio de 20 vereadores de Natal

A senadora Zenaide Maia (PSD) consolidou, na manhã desta quinta-feira (7), um passo estratégico em sua caminhada rumo à reeleição em 2026. Em um café da manhã realizado no Praiamar Arena Hotel, em Natal, a parlamentar reuniu-se com lideranças do legislativo municipal para um diálogo focado no fortalecimento da capital potiguar e na coordenação de esforços políticos para o próximo pleito.

O encontro contou com a presença expressiva de 17 vereadores de Natal, sendo ao todo 20 vereadores que declaram apoio, além de vários suplentes. Presente ao evento, o presidente da Câmara Municipal de Natal, Eriko Jácome (PSDB, falou em nome dos vereadores e destacou a importância da interlocução direta entre o mandato da senadora e as demandas locais.

Para a vereadora Thabatta Pimenta (PV), a senadora Zenaide representa a força feminina no Senado Federal. “Estou com Zenaide porque ela me deu a mão quando eu ainda era vereadora em Carnaúba dos Dantas. Ela me ajudou com recursos para lá e, quando vim para Natal, não foi diferente. Além de que representa a força da mulher. Então, por isso, estou sempre com a senadora”, afirma a vereadora.

“O Vereador sabe quem trabalha porque ouve as pessoas nas ruas todos os dias. Isso me honra mais do que qualquer pesquisa. Esse apoio é uma responsabilidade: cada vereador aqui está dizendo ao seu eleitor que acredita no nosso trabalho, e eu não vou deixar essa confiança virar arrependimento. Vou continuar sendo a voz de Natal em Brasília, lutando pelo SUS, pela segurança e por quem mais precisa”, disse Zenaide Maia.

Confira a lista dos vereadores presentes:

  1. ⁠Aldo Clemente
  2. Chagas Catarino
  3. Claudio Custodio
  4. Clayton da Policlínica
  5. Daniel Santiago
  6. Eribaldo Medeiros
  7. Érico Jácome
  8. Fúlvio Saulo
  9. Herbert Sena
  10. João Batista
  11. Léo Sousa
  12. Luciano Nascimento
  13. Pedro Henrique
  14. Preto Aquino
  15. Robson Carvalho
  16. Thabatta Pimenta
  17. Técio Tinoco

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

“Fala, Mulher” reúne grandes nomes em Mossoró para debate sobre mercado e carreira

Com a proposta de criar um espaço de troca, capacitação e fortalecimento da presença feminina nos negócios e na sociedade, o projeto “Fala, Mulher” vai reunir mulheres empreendedoras, líderes e profissionais de diferentes áreas em uma noite marcada por conteúdo, networking e inspiração.

Idealizado pela publicitária e estrategista de marketing Larissa Gabrielle, o evento busca ampliar as vozes femininas por meio de conversas sobre posicionamento, liderança, comunicação e crescimento profissional.

Em formato de talk show e mesa redonda, o “Fala, Mulher” pretende ir além das palestras tradicionais, promovendo debates acessíveis e conectados à realidade de mulheres que empreendem, lideram equipes, constroem marcas e buscam ocupar espaços com mais segurança e autenticidade.

O evento será realizado no dia 14 de maio, no Tche Hall, em Mossoró, a partir das 17h30.

A programação contará com palestra da especialista Isabelly Lucena sobre “Posicionamento e Presença Digital”, além de uma mesa redonda sobre liderança feminina, mediada por Rafaela Rodrigues, reunindo Karol Azevedo e Emanuelle Paiva para discutir desafios e os novos caminhos da liderança feminina no mercado.

Segundo Larissa Gabrielle, o projeto nasceu com o objetivo de fortalecer mulheres por meio da comunicação e da troca de experiências.

“O Fala, Mulher nasceu de um desejo antigo de criar um espaço onde mulheres pudessem se enxergar, aprender e se fortalecer umas nas outras. A gente fala muito sobre empreendedorismo e liderança, mas existe algo antes disso: a coragem de ocupar espaços e acreditar na própria voz”, destacou.

Os ingressos já estão à venda na Outgo e as vagas são limitadas.

A expectativa da organização é transformar o Fala, Mulher em um evento anual voltado ao protagonismo feminino em Mossoró, unindo conteúdo, experiência e incentivo ao empreendedorismo local.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Governo do RN promove 735 oficiais e praças da PM e do Corpo de Bombeiros

O Governo do Rio Grande do Norte oficializou, nesta quarta-feira (6), a promoção de 735 membros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

As promoções contemplam 624 integrantes da Polícia Militar — sendo 619 praças e cinco oficiais — e 111 integrantes do Corpo de Bombeiros, beneficiando 94 praças e 17 oficiais. As promoções dos servidores públicos serão oficializadas através de publicações no Diário Oficial do Estado ainda nesta semana.

Segundo a governadora Fátima Bezerra (PT), as promoções consolidam a política de valorização dos servidores da segurança pública no Rio Grande do Norte. “Entendemos que este é um ato de reconhecimento do trabalho desses profissionais. Lembrando, ainda, que seguimos com investimentos em estrutura e equipamentos, garantindo condições cada vez melhores de trabalho aos nossos militares”, disse.

O secretário de Segurança Pública, coronel Francisco Araújo, destacou o empenho do Governo do Estado para garantir o reconhecimento de cada servidor.

Para o comandante da Polícia Militar, coronel Alarico José Pessoa Azevedo Júnior, as promoções fazem parte da política do Governo do Estado voltada à valorização das praças e dos oficiais. “Estamos promovendo 619 praças e cinco oficiais, totalizando 19.275 promoções desde 2019”, comemorou.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Monteiro da Silva, destacou que, no período entre janeiro de 2019 e abril de 2026, a instituição somou 1.581 promoções totais. “São 168 oficiais e 1.413 praças que progrediram na hierarquia da corporação”, encerrou.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Prefeitura de Upanema certifica mulheres no Costura + RN e incentiva novos negócios

A Prefeitura de Upanema e o Governo do RN realizaram, na manhã desta quarta-feira (06), na Câmara Municipal, a solenidade de entrega de certificados do programa Costura + RN.

A parceria, que conta também com o Senai e o Sebrae, formou 55 mulheres upanemenses no curso de costura. Durante o evento, também foram assinados empréstimos por meio do programa Desenvolve RN, permitindo que as costureiras iniciem seus próprios empreendimentos.

Na oportunidade, as participantes fizeram a entrega de vestuário para os profissionais que atuam na Sala de Raio-X da Prefeitura de Upanema. As peças foram produzidas durante a realização do curso.

A solenidade contou com a presença do vice-prefeito Edson Bezerra; dos secretários municipais Goreth Sales (Saúde) e Aisamaque Dalyton (Agricultura e Meio Ambiente); do titular da Sedec, Hugo Fonseca; dos vereadores Matheus Farias (presidente da Câmara), Ibamar Costa, Magnólia Cabral e Layane Medeiros; além das costureiras e do público em geral.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

PT reúne aliados, mas avisa que definição de vice fica para junho

O PT vai realizar na próxima quarta-feira (13) um encontro com os partidos aliados.

Devem participar representantes do PV, PCdoB, PDT, PSB, Rede e Cidadania.

Na pauta, “encaminhar demandas dos partidos para a chapa majoritária, discutir programa de governo e elencar as agendas prioritárias do grupo”.

E a vice?

Quanto à definição da vaga de vice de Cadu Xavier (PT), o partido informou que isso deve ocorrer somente no próximo mês de junho.

“Os partidos podem trazer esse assunto para discussão, mas a decisão não sairá na próxima semana. Deverá ficar para junho”, antecipou a presidente do PT, a vereadora natalense Samanda Alves, em conversa com o Blog Saulo Vale.

O partido busca um nome para vice que agregue eleitoralmente, amplie o arco de alianças e fortaleça a chapa na disputa estadual de 2026.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Kleber Rodrigues propõe estudo para campus da Uern em Nova Cruz

O deputado Kleber Rodrigues (PP) solicitou ao governo estadual um estudo de viabilidade técnica acerca de se averiguar a necessidade de instalação de um campus avançado da Uern na cidade de Nova Cruz. Foi durante seu pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (6) na Assembleia Legislativa (ALRN).

“Temos campus da UERN em Mossoró, Assu, Caicó, Patu e Pau dos Ferros, mas há carência na nossa região”, afirmou. Kleber Rodrigues destacou que em número de habitantes, a região Agreste já se configura como a segunda maior região do RN.

“Solicitamos esse estudo a fim de poder profissionalizar, capacitar e preparar os jovens da nossa região. E esse pleito é também da comunidade de toda a região, aqui representada pelos vereadores de Nova Cruz e parceiros do meu mandato, que nos visitam hoje”, disse.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

LDM recebe nova derrota na Justiça ao tentar barrar obra do Nogueirão

A Liga Desportiva Mossoroense (LDM) sofreu mais uma derrota na Justiça ao tentar barrar as obras da nova Arena Nogueirão. Após ter o pedido de liminar negado, a Liga entrou com um novo recurso no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte pedindo a paralisação imediata da obra, mas o pedido voltou a ser negado nesta quarta-feira (6).

Na decisão, o desembargador Amílcar Maia manteve o entendimento da Justiça de Mossoró e negou a paralisação da obra pedida novamente pela LDM.

O magistrado destacou que os atos administrativos do Município são considerados legais.

Com a nova decisão do TJRN, as obras da Arena Nogueirão seguem acontecendo normalmente. Mesmo após sucessivas tentativas da LDM de barrar a obra na Justiça, em nenhum momento houve suspensão dos serviços. A construtora segue avançando na execução da nova arena.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Segurança

Operação integrada combate fraudes em postos de combustíveis no RN

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte realizou, na terça-feira (05), e segue realizando, nesta quarta-feira (06), a Operação Consumo Seguro, ação de âmbito nacional coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e pela Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON), vinculadas ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

No Rio Grande do Norte, a operação é conduzida em conjunto com órgãos de fiscalização, como o PROCON/RN e o Instituto de Pesos e Medidas (IPEM/RN). A ação tem como objetivo intensificar fiscalizações e coibir crimes contra as relações de consumo, com foco na identificação e interrupção de fraudes, publicidade enganosa, preços abusivos, adulterações e outras irregularidades no mercado de revenda de combustíveis.

Durante as diligências realizadas em Natal e na Grande Natal, nove postos de combustíveis foram fiscalizados nos bairros Planalto, Ponta Negra e Nossa Senhora da Apresentação, em Natal; no bairro Coophab, em Parnamirim; além do município de Goianinha.

Ao todo, quatro postos foram autuados pelo PROCON/RN por irregularidades relacionadas ao aumento abusivo de preços. Além disso, bombas de abastecimento com irregularidades foram identificadas e interditadas pelas equipes de fiscalização durante a operação. Na Avenida Engenheiro Roberto Freire, dois postos fiscalizados reduziram o valor do litro da gasolina para R$6,49 após as ações integradas de fiscalização.

A Polícia Civil reforça que a operação busca assegurar a proteção do consumidor, a transparência nas relações comerciais e a repressão de práticas ilícitas que causem prejuízos à população potiguar.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Delegacia da Mulher em Mossoró passa a funcionar 24 horas

TCM Notícia

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) colocou em funcionamento, em Mossoró, o Núcleo de Plantão de Atendimento a Grupos Vulneráveis (NPAGV), integrado à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Mossoró. Com a implantação, a unidade passa a oferecer atendimento em regime de plantão, incluindo funcionamento 24 horas nos fins de semana e feriados.

O serviço está instalado na sede da delegacia, no bairro Nova Betânia, e atende a área da 2ª Delegacia Regional, que abrange Mossoró, Baraúna, Areia Branca e Governador Dix-Sept Rosado.

A estrutura foi organizada para receber ocorrências envolvendo mulheres, crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e vítimas de crimes de intolerância. Entre os atendimentos estão registros de flagrantes e encaminhamento de medidas protetivas.

Durante a semana, o plantão funciona no período noturno. Nos demais dias, a atuação é ininterrupta. A medida amplia a disponibilidade de atendimento fora do horário comercial e centraliza demandas urgentes em uma unidade especializada.

Nota do Blog Saulo Vale: Medida bastante necessária e urgente, dado o aumento de casos de violência contra a mulher, especialmente no período da noite, fins de semana e feriados prolongados. O funcionamento ininterrupto das Delegacias da Mulher precisa ocorrer em todo o Brasil. Isso amplia a rede de proteção às mulheres. É pra já.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com