Categorias
Política

Prefeito de Caicó, vice e seis vereadores declaram apoio a Allyson

O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu (PSDB), e o vice-prefeito Toinho Santiago (PSDB) declararam apoio, nesta quarta-feira (6), à pré-candidatura de Allyson Bezerra (União Brasil) ao Governo do Rio Grande do Norte, durante coletiva de imprensa realizada no município.

Médico cirurgião-geral e reeleito em 2024 com 74,93% dos votos, Dr. Tadeu é hoje a principal liderança política do Seridó potiguar. Ele será o coordenador da campanha de Allyson na região.

Também anunciaram apoio ao pré-candidato o presidente da Câmara Municipal, Ivanildo (PSDB), além dos vereadores Ir. Renato (PSDB), Fabinho (PSDB), Rutênio (PSDB), Rosângela (PL), Luiz Samanau (Podemos) e Andinho (PV).

O evento também contou com a presença da prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida, do prefeito de Macaíba, Emídio Jr, do prefeito de Carnaúba dos Dantas, Kleyton Dantas, Prefeito de Umarizal, Raimundo Pezão, e do deputado estadual Nelter Queiroz.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Jornalista Ayrton Freire assume comunicação do PSD

O Diretório Estadual do PSD no Rio Grande do Norte, presidido pela senadora Zenaide Maia, informou que, a partir desta quarta-feira (06), o jornalista Ayrton Freire passa a responder pela assessoria de comunicação da legenda no estado.

Ayrton estava como apresentador do Bom Dia RN, programa diário da InterTV, afiliada da Rede Globo. Ele pediu desligamento da emissora em abril passado.

A chegada do profissional no PSD faz parte do planejamento estratégico do partido para 2026, com o objetivo de ampliar o diálogo com a imprensa e a sociedade potiguar em um momento considerado importante para o fortalecimento da sigla.

O jornalista Gustavo Farache, que já atua na assessoria de imprensa do mandato da senadora, segue responsável pela comunicação institucional de Zenaide Maia no exercício do mandato no Senado Federal no Rio Grande do Norte.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Paulinho Freire será coordenador-geral da campanha de Álvaro

O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), será o coordenador-geral da campanha de Álvaro Dias (PL) ao Governo do Rio Grande do Norte.

A escolha reforça o alinhamento político entre Paulinho Freire, Álvaro Dias e Babá Pereira (PL), pré-candidato a vice-governador na chapa.

“Paulinho assumirá a condução estratégica da campanha, contribuindo diretamente para a organização política, a ampliação de apoios e o diálogo com a sociedade potiguar”, informou a assessoria em nota.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Prefeita de Pau dos Ferros anuncia apoio a Samanda

A prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida (PSD), anunciou nesta segunda-feira (04) apoio à pré-candidatura de Samanda Alves (PT) ao Senado Federal.

“Receber o apoio da prefeita Marianna, de um município tão importante, reforça que nosso compromisso é com o povo trabalhador do RN. É por ele que a gente constrói diálogo, defende o nosso estado e segue somando forças. A gente não acredita em muros. A gente constrói pontes e sempre que for para defender os interesses do povo, estaremos juntos”, afirmou.

“Temos disposição para dialogar com todos que enxergam a necessidade de renovar o Senado Federal, hoje no centro de disputas importantes sobre os rumos do país. Nosso objetivo é fazer com que o Senado volte a estar conectado com a realidade das famílias brasileiras”, declarou.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Meio Dia TCM analisa encontro entre Lula e Trump, saída de Carlos Eduardo e entrevista Kayo Freire sobre adoção

O Meio Dia TCM desta terça-feira analisou o encontro que deve ocorrer nesta semana entre o presidente Lula (PT) e o presidente americano Donald Trump.

Outro assunto abordado pelo programa foi a desistência do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (União Brasil) de disputar o Senado.

A agenda dos principais pré-candidatos a governador também foi abordada pelos apresentadores, jornalistas Saulo Vale e Tárcio Araújo.

No bloco de entrevista, o vereador mossoroense Kayo Freire (PSD) falou sobre a audiência pública que será realizada na Câmara Municipal, com o tema adoção.

Confira o programa na íntegra.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Carlos Eduardo está fora da disputa; chapa de Allyson segue aposta em Zenaide

O ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (União Brasil), informou nesta terça-feira, por meio de nota oficial, que está fora da disputa eleitoral.

Seu nome era cotado como o segundo nome na disputa ao Senado Federal na chapa do governadável Allyson Bezerra (União Brasil).

Carlos Eduardo alegou que a prioridade do União Brasil “a eleição de deputados federais e governador e que não haverá disponibilidade do fundo eleitoral partidário para candidatura ao Senado no Rio Grande do Norte”.

Com isso, a senadora Zenaide Maia (PSD) segue como a aposta do palanque da chapa do ex-prefeito de Mossoró.

Confira a nota de Carlos Eduardo na íntegra.

“Comunico aos meus amigos e amigas de Natal e de todo o Rio Grande do Norte, que nos últimos meses me incentivaram a ser candidato a Senador da República, que após entendimento com o pré-candidato a governador Alysson Bezerra, ficou decidido que não serei candidato ao Senado da República.

Alysson Bezerra me comunicou que a direção nacional do partido União Brasil informou que nessa eleição a prioridade é a eleição de deputados federais e governador e que não haverá disponibilidade do fundo eleitoral partidário para candidatura ao Senado no Rio Grande do Norte.

Agradeço o empenho dos dirigentes do União Brasil no Rio Grande do Norte para viabilizar a nossa candidatura ao Senado.

Como fiz ao longo de toda a minha vida pública, com ou sem mandato, seguirei sempre a disposição de Natal e do Rio Grande do Norte, disposto a contribuir para o debate qualificado e para o avanço do nosso estado”.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Zenaide defende aumento de recursos para segurança e limite de juros do crédito

A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) foi a primeira entrevistada da semana no programa Band Cidade, da Band TV RN, em série com pré-candidatos ao Senado. A entrevista, conduzida pela jornalista Anna Ruth Dantas, foi exibida na noite de segunda-feira (4).

Pré-candidata à reeleição, Zenaide afirmou que pretende manter a atuação voltada à melhoria da qualidade de vida da população. Médica, relacionou sua formação à atividade parlamentar e disse priorizar votos alinhados aos interesses dos eleitores.

A senadora comentou ainda sua atuação como presidente estadual do PSD e vice-líder do governo Luiz Inácio Lula da Silva no Senado. Segundo ela, mantém diálogo com diferentes grupos políticos e destina emendas a municípios do Rio Grande do Norte sem distinção partidária.

Sobre a relação entre os poderes, defendeu o respeito às instituições e afirmou que seus votos em indicações ao Supremo Tribunal Federal seguem critérios técnicos.

Durante a entrevista, citou duas propostas em tramitação, de sua autoria. Uma prevê aumento do orçamento do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). A outra, a PEC 79, propõe limitar os juros do cartão de crédito e do cheque especial a até três vezes a taxa Selic.

Zenaide também mencionou apoio a pautas como o fim da escala de trabalho 6×1 e a manutenção de políticas de cotas. Segundo ela, o fortalecimento dos municípios permanece como uma das prioridades de atuação.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Reservatórios do RN ultrapassam 50% da capacidade total

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (IGARN), divulgou nesta segunda-feira (04) o Relatório Volumétrico dos principais reservatórios do estado. O levantamento indica que as reservas hídricas potiguares já ultrapassam 50% da capacidade total.

Atualmente, os 69 reservatórios monitorados acumulam, juntos, 2.658.638.780 m³, o que corresponde a 50,26% da capacidade total, estimada em 5.290.123.351 m³.

No momento, 14 mananciais atingiram 100% da capacidade de acumulação. São eles: Riachão, em Rodolfo Fernandes, que alcançou sua capacidade máxima nesta segunda-feira (04); Campo Grande, em São Paulo do Potengi; os açudes públicos de Marcelino Vieira, Riacho da Cruz e Encanto; Passagem, também em Rodolfo Fernandes; Beldroega, em Paraú; Arapuã, em José da Penha; Tesoura, em Francisco Dantas; Inspetoria, em Umarizal; Dinamarca, em Serra Negra do Norte; além das lagoas do Jiqui, Pium e Boqueirão, em Touros.

Outros reservatórios se aproximam do volume máximo, como o açude Novo Angicos, em Angicos, que acumula 4.209.208 m³ (99,16% da capacidade total); a lagoa de Extremoz, com 10.801.105 m³ (98,02%); e o açude Apanha Peixe, em Caraúbas, com 9.250.000 m³ (92,50%).

Ao todo, 39 reservatórios apresentaram aumento em seus volumes. O açude Passagem, em Rodolfo Fernandes, atualmente cheio, registrou crescimento de 21% no acumulado. No dia 30 de abril, o manancial armazenava 6.490.543 m³ (78,45% da capacidade total).

O açude Antas, em Paraná, teve aumento de 19,31% em seu volume hídrico: passou de 1.493.060 m³ (63,97%) para 1.943.840 m³ (83,28%).

O açude Arapuã, atualmente com 100% da capacidade (4.295.000 m³), estava com 92,77% no dia 30 de abril.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do estado, acumula 1.048.772.925 m³, o equivalente a 44,19% da sua capacidade total (2.373.066.000 m³). No fim de abril, o volume era de 1.037.999.346 m³ (43,74%).

Já a barragem de Oiticica, segundo maior manancial do estado, acumula 523.944.880 m³ (70,55% da capacidade total, de 742.632.840 m³). No dia 30 de abril, o volume era de 516.415.659 m³ (69,54%).

A barragem Santa Cruz do Apodi registra 382.891.200 m³, correspondentes a 63,85% da capacidade total (599.712.000 m³). No levantamento anterior, o volume era de 369.598.050 m³ (61,63%).

A barragem Umari, em Upanema, acumula 175.145.514 m³, o equivalente a 59,81% da capacidade total (292.813.650 m³). Na última quinta-feira, o volume era de 173.241.478 m³ (59,16%).

Os reservatórios que permanecem com volumes inferiores a 10% da capacidade são: Itans, em Caicó (0,60%); Passagem das Traíras, em São José do Seridó (0,08%); Esguicho, em Ouro Branco (8,24%); Dourado, em Currais Novos (4,61%); Jesus Maria José, em Tenente Ananias (1,74%); Zangarelhas, em Jardim do Seridó (5,88%); Alecrim, em Santana do Matos (4,72%); Brejo, em Olho d’Água do Borges (5,36%); 25 de Março, em Pau dos Ferros (8,39%); Mundo Novo, em Caicó (2,53%); e Totoró, em Currais Novos (6,80%).

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Caicó implanta cobrança da taxa de lixo na conta de água

A partir deste mês de maio, as contas de água da Caern no município de Caicó estão com a cobrança da Taxa de Manejo de Resíduos Sólidos (TMRS).

O município se adequou ao Marco Regulatório do Saneamento Básico por meio da Lei Municipal nº 5.572/2024. Por este motivo, as contas com leitura a partir de 2 de maio de 2026 vieram com a taxa na fatura da Caern.

Os consumidores que tiverem dúvidas sobre a Taxa de Manejo devem procurar a Secretaria Municipal de Planejamento e Tributação de Caicó ou utilizar o telefone (84) 99439-5022 (WhatsApp).

Os valores cobrados devem ser tratados exclusivamente com a Secretaria Municipal. A atual taxa substituiu a antiga taxa de lixo cobrada no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Economia

Gás natural interrompe ciclo de queda e sobe quase 4% no RN

Os motoristas que abastecem com gás natural veicular (GNV) no Rio Grande do Norte enfrentarão custos mais altos a partir de 1º de maio de 2026.

A Potigás — Companhia Potiguar de Gás — comunicou a seus clientes o reajuste da tarifa para o segmento veicular, que passa a vigorar com três faixas de preço distintas conforme a incidência tributária: R$ 2,7651/m³ sem impostos, R$ 3,8086/m³ com ICMS, PIS e Cofins, e R$ 4,0549/m³ com a incidência adicional do ICMS Substituto.

Na prática, para os postos de combustíveis — que em geral operam na faixa de maior carga tributária —, a alta representa aproximadamente R$ 0,15 por metro cúbico em relação ao preço anterior de R$ 3,90, vigente desde fevereiro deste ano. Isso equivale a um aumento de cerca de 3,97% no preço repassado à revenda.

Reversão

O reajuste encerra uma sequência favorável ao consumidor potiguar.

Conforme informou a própria Potigás, em fevereiro de 2026 a distribuidora havia reduzido o GNV de R$ 4,00 para R$ 3,90 por metro cúbico — a segunda queda consecutiva desde novembro de 2025, quando o preço era de R$ 4,10. No acumulado daquele período, o GNV havia caído cerca de 5%, trazendo alívio aos condutores que utilizam o combustível como alternativa mais econômica à gasolina e ao etanol.

Agora, o ciclo se inverte. A distribuidora justifica o reajuste pelo “repasse do custo do preço do gás para o trimestre de maio a julho de 2026” e pela “compensação dos custos adicionais apurados no trimestre de janeiro a março de 2026” — linguagem técnica que aponta para um acerto de contas com variações não repassadas integralmente no período anterior.

O aumento praticado pela Potigás no RN insere-se em um cenário nacional de forte pressão sobre o gás natural.

A Petrobras anunciou, em 1º de maio, um aumento de 19,2% no preço de venda da molécula de gás natural às distribuidoras em relação aos valores praticados no trimestre anterior.

O reajuste segue metodologia contratual que considera três variáveis: as oscilações do petróleo Brent, a taxa de câmbio entre real e dólar e, desde o início do ano, a variação do Henry Hub — índice ligado à oferta de gás natural nos Estados Unidos.

Mesmo após reajustes e quedas alternados, o Rio Grande do Norte permanece entre os estados com GNV mais caro do país.

Dados do Confaz referentes a maio de 2026 mostram que os preços de referência para o GNV variam de R$ 3,6940 por metro cúbico na Bahia a R$ 5,5200 em estados como Roraima e o próprio Rio Grande do Norte. O reajuste nacional na Bahia, por exemplo, foi de 4,78% para o segmento automotivo, segundo comunicado da Bahiagás — percentual próximo ao praticado pela Potigás no RN.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com