Categorias
Política

Secretária diz que norma da Sesap dificulta tomografias e fala em judicializar

A secretária municipal de Saúde de Mossoró, Morgana Dantas, afirmou que uma nova normativa da Secretaria de Estado da Saúde Pública, Sesap, tem dificultado a realização de tomografias no Hospital Regional Tarcísio Maia.

Segundo ela, a unidade estadual passou a aceitar solicitações de tomografia apenas quando feitas por médicos com RQE (Registro de Qualificação de Especialista), o que estaria impactando atendimentos de urgência nas UPAs de Mossoró.

“Teve uma normativa que saiu do Tarcísio Maia e que terminou de complicar a vida dos profissionais que estão nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Eles só aceitam agora solicitação de tomografia se o profissional médico tiver RQE. Então nós temos casos de suspeita de AVC em que o paciente não consegue mais ir no HRTM, fazer uma tomografia”, afirmou.

A declaração foi dada nesta segunda-feira durante entrevista ao programa Meio Dia TCM, da 95 FM, apresentado pelos jornalistas Saulo Vale e Tárcio Araújo. Morgana Dantas informou ainda que a Prefeitura pretende buscar esclarecimentos junto à Sesap e não descartou judicializar a questão.

“Podemos entrar até mesmo numa esfera judicial, para que isso seja solucionado, porque o paciente pode ficar numa UPA esperando mais tempo, correndo risco de ir a óbito, porque um clínico geral não pode mais pedir uma tomografia”, declarou.

A secretária ressaltou que as UPAs do município contam majoritariamente com clínicos gerais e criticou o que chamou de aumento da burocracia no atendimento aos pacientes.

Assista ao Meio Dia TCM desta segunda-feira na íntegra.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Cultura

“Mossoró Sal & Luz” 2026 terá Aline Barros, Leandro Borges, Morada, Maria Marçal e mais

O “Mossoró Sal & Luz” chega a sua 5ª edição com grandes nomes da música gospel como Aline Barros, Leandro Borges, Morada, Maria Marçal, Thalles Roberto, Anderson Freire, entre outros. O anúncio das atrações nacionais do evento foi realizado pela Prefeitura de Mossoró na noite desta sexta-feira (15), em evento realizado no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

Em 2026, o festival será realizado em dois fins de semana, com programação nos dias 17, 18, 23, 24 e 25 de julho, na Estação das Artes Poeta Elizeu Ventania. Serão momentos de fé, louvor e adoração para toda a família.

No ano passado, o “Mossoró Sal e Luz” reuniu mais de 200 mil pessoas durante os dias de festival. Um evento consolidado no calendário cultural de Mossoró e do Rio Grande do Norte.

O “Mossoró Sal & Luz” movimenta setores como o turismo, atraindo caravanas de cidades do Rio Grande do Norte e estados vizinhos. E ainda, fomenta a economia, aquecendo o comércio, impulsionando vendas dos comerciantes.

A acessibilidade garante a participação de todos os públicos. Haverá pontos de inclusão para acolhimento a pessoas com deficiência e a presença de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Nesta edição, o “Espaço Kids” será ampliado, com brinquedos e brincadeiras para as crianças. E o evento ainda contará com praça de alimentação, gerando renda aos comerciantes.

Programação:

17 de julho:

Valesca Mayssa

Jefferson & Suellen

18 de julho:

Anderson Freire

Leandro Borges

3 Palavrinhas

Cícero Oliveira

23 de julho:

Morada

Julliany Souza

24 de julho:

Thalles Roberto

Aline Barros

25 de julho:

Crianças DT

Maria Marçal

Som & Louvor

Novo Som

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

PT reúne hoje aliados e deve selar Rafael como segundo nome ao Senado

O PT convocou partidos aliados para reunião nesta segunda-feira, às 14h, na sede da legenda em Natal. Esse encontro já havia sido adiado por duas vezes.

Oficialmente, a pauta inclui discussão sobre plano de governo, agenda comum entre os partidos e sugestões dos aliados para a chapa majoritária.

No entanto, a expectativa nos bastidores é de que o encontro sele o ex-deputado federal Rafael Motta (PDT) como segundo nome ao Senado na chapa governista.

Pesquisas recentes apontaram competitividade eleitoral de Rafael. Ele também conta com apoio e simpatia da governadora Fátima Bezerra (PT).

No fim de semana, Rafael participou pela primeira vez de agenda política ao lado da chapa majoritária e de outros pré-candidatos em municípios do Oeste potiguar.

Vice

O encontro, porém, não deve tratar da definição do vice de Cadu Xavier (PT). O PT aguarda uma definição do PSDB, liderado por Ezequiel Ferreira, a quem ofereceu a vaga de vice em troca de aliança.

Devem participar da reunião de hoje PT, PV, PCdoB, PSB, PDT, Cidadania e Rede.

Leia mais: Cadu diz aguardar por Ezequiel e defende uma vice mulher

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Após seis meses tentando engravidar, Amanda encontra caminho para a maternidade

Amanda casou em 2021 e, como tantas mulheres, decidiu primeiro realizar sonhos profissionais. A maternidade ficaria para depois. Ela acreditava que, quando liberasse para engravidar, no mês seguinte o teste estaria positivo.

Mas não foi assim.

Quando Amanda e o esposo decidiram ter um filho, vieram um mês, dois, três, quatro… Até que, ao completar seis meses de tentativas frustradas, a dúvida virou alerta: “Acho que tem alguma coisa errada”. Foi nesse momento que ela procurou ajuda especializada e conheceu a Dra. Maria Luísa Capriglione.

Na primeira consulta, ouviu uma frase que nunca esqueceu: “Amandinha, não se preocupe, que você só vai sair daqui grávida”. A partir dali, começou uma investigação completa, dela e do esposo, para entender por que a gravidez não acontecia. Amanda passou por tratamentos de baixa complexidade, mas o positivo não vinha. A angústia de uma tentante passou a fazer parte da rotina.

“Você dorme e acorda pensando na gestação, no porquê de não conseguir. Vê outras pessoas conseguindo e pensa: meu Deus, o que tem de errado comigo?”, relatou.

Em setembro de 2024, angustiada, Amanda voltou ao consultório decidida a buscar um caminho mais efetivo. Foi quando a Dra. Maria Luísa explicou que a fertilização in vitro seria a forma mais precisa de entender e enfrentar o problema. Amanda fez a FIV. Teve 12 óvulos coletados, 9 maduros, 9 fertilizados e 8 blastocistos congelados.

Mas ainda precisou esperar. Tratou uma endometrite, passou por histeroscopia e enfrentou, no meio do processo, a perda do pai. Mesmo com a dor, seguiu. Menos de um mês depois, implantou dois embriões.

O sopro da vida veio para Bianca, hoje com pouco mais de um mês. Neste Dia das Mães, Amanda não carrega mais a angústia de ver outras mulheres comemorando. Agora, ela vive a concretização do sonho.

A história dela deixa um alerta: após seis meses tentando engravidar sem sucesso, procurar ajuda especializada pode mudar tudo.

Em Natal, a Mater Prime Nordeste conta com estrutura completa, tecnologia e equipe especializada em reprodução assistida, com atuação da Dra. Maria Luísa Capriglione, referência na área.

Publicidade

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

União Brasil e PP derrotam PT em eleições suplementares e vencem em dois municípios

União Brasil e PP venceram as eleições suplementares realizadas neste domingo (17) nos municípios de Itaú e Ouro Branco, no interior do RN.

Em Itaú, Zé Roberto Pezão (União Brasil) foi eleito prefeito com 54,61% dos votos (2.469), ao lado da vice Rozivania Pereira (União Brasil). A chapa do PT, formada por Fabrício Régis e José Lucianilde, teve 45,39% (2.052 votos).

Já em Ouro Branco, a disputa foi definida por apenas 17 votos. Amariudo dos Santos Silva e Francisco Lucena Filho, ambos do PP, venceram com 1.971 votos (50,22%). A chapa de Fátima Araújo (PT) e Denis Rildon (PSDB) ficou com 1.954 votos (49,78%).

As eleições suplementares ocorreram após a perda dos mandatos dos prefeitos eleitos em 2024. Os novos gestores devem ser diplomados até 9 de junho e permanecerão nos cargos até dezembro de 2028.

Com o resultado, o União Brasil passa a comandar 28 prefeituras no RN, enquanto o PP chega a 21.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Cadu diz aguardar PSDB de Ezequiel e defende composição com vice mulher

Pré-candidato do PT ao Governo do RN, o ex-secretário estadual da Fazenda, Cadu Xavier, admitiu nesta sexta-feira que a definição do PSDB será decisiva para o fechamento da chapa governista de 2026, já que a escolha do vice-governador depende diretamente das conversas com o partido.

Ao comentar as articulações com o grupo liderado pelo deputado estadual Ezequiel Ferreira, presidente do PSDB no estado, Cadu deixou claro que o PT trabalha para manter os tucanos na base da governadora Fátima Bezerra (PT) e consolidar uma frente política para a disputa estadual.

“Há uma boa possibilidade do PSDB se integrar a esse projeto. O presidente Ezequiel é aliado da governadora Fátima desde o segundo turno de 2018, foi aliado em 2022 e a gente conversa para que o PSDB permaneça conosco”, afirmou, em entrevista aos jornalistas Saulo Vale e Tárcio Araújo, no Meio Dia TCM, da 95 FM de Mossoró.

A fala reforça a ofensiva do PT para atrair o PSDB ao arco de alianças petista, diante da pressão de setores do partido ligados a Ezequiel que defendem apoio ao grupo do ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (PL), pré-candidato ao Governo do RN.

Cadu também indicou que o nome do vice pode sair diretamente do entorno político do deputado tucano. Questionado sobre a vice-prefeita de Currais Novos, Milena Galvão (PSDB), irmã de Ezequiel, o petista admitiu que ela “é um dos nomes que têm possibilidade nesse processo”.

Nos bastidores, a eventual indicação de Milena é vista como um gesto direto ao grupo de Ezequiel, numa tentativa de selar a aliança do PSDB no arco governista para 2026.

Cadu afirmou ainda que defende pessoalmente que a vaga de vice seja ocupada por uma mulher.

“Seria muito importante para mim e para o PT que a vice fosse uma mulher”, declarou.

Cadu também citou o ex-prefeito de Assú, Gustavo Soares (PSDB), como exemplo de liderança tucana que já apoia sua pré-candidatura ao governo.

Confira a entrevista na íntegra.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Colégio Diocesano entrega o Edifício Padre Philipe Villeneuve

Foi marcada por forte emoção a cerimônia de inauguração do Edifício Padre Philipe Villeneuve, no Colégio Diocesano Santa Luzia (CDSL), em Mossoró, no fim da tarde desta quinta-feira (14).

O padre e diretor do CDSL, Charles Lamartine, discursou em nome da instituição e o bispo diocesano Dom Francisco de Sales deu as bençãos às instalações.

Professores, pais, alunos, ex-estudantes do Colégio Diocesano e familiares do padre Villeneuve participaram da solenidade, que faz parte das comemorações dos 125 anos do colégio.

A estrutura inaugurada abriga a Academia Flor-de-lis, que sediará o grupo de dança Diocecena, bem como uma escola de karatê. Além disso, é um núcleo da Universidade Católica do RN (UniCatólica), com cozinha e restaurante de gastronomia, cafeteria, laboratórios de Metodologias Ativas e Inovações Tecnológicas, dois auditórios e outros ambientes.

Em relação ao patrono do edifício, padre Charles Lamartine lembrou da partida precoce de Philipe Villeneuve Oliveira Rego, 27. Ele faleceu dia 2 de abril de 2024, em decorrência de infecções respiratórias.

Era o mais jovem sacerdote da Diocese de Mossoró, ordenado dia 4 de agosto de 2023, em Pau dos Ferros, sua terra natal.“Padre Philipe Villeneuve é um filho para mim e para sempre o será. Pauferrense como padre Sátiro e eu, seria sem dúvidas um grande diretor para essa casa”, salientou, Lamartine.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Cultura

Teatro Lauro Monte Filho renasce com BNB Cultural e volta a iluminar cena artística

O Teatro Lauro Monte Filho voltou a respirar arte, música e emoção nesta quinta-feira (14), em Mossoró. Revitalizado e incorporado à rede do Banco do Nordeste Cultural, o espaço histórico foi reinaugurado como novo centro de formação, circulação artística e valorização da cultura potiguar e nordestina.

A cerimônia reuniu a governadora Fátima Bezerra (PT), a ministra da Cultura Margareth Menezes, o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, além de artistas, produtores culturais e representantes de instituições parceiras.

Inaugurado originalmente como Cine Cid, em 1964, o espaço atravessou gerações como ponto de encontro para cinema, teatro e manifestações culturais.

Agora, após ampla revitalização, o teatro inicia uma nova fase integrado à rede de centros culturais do Banco do Nordeste, ao lado de unidades em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sousa, inserindo Mossoró de forma definitiva no circuito cultural nordestino.

“Não estamos apenas reabrindo um teatro. Estamos devolvendo ao povo um patrimônio histórico, agora fortalecido, vivo e preparado para cumprir uma função pública essencial: democratizar o acesso à cultura, fomentar a economia criativa e criar oportunidades para artistas e produtores culturais do nosso estado”, afirmou Fátima Bezerra.

A governadora destacou ainda que a cessão do equipamento ao Banco do Nordeste, formalizada em 2024, representou uma decisão estratégica para garantir investimento, gestão permanente e programação contínua.

Com investimento aproximado de R$ 4 milhões, as obras incluíram revisão estrutural, modernização elétrica, troca de piso e cadeiras, além da implantação de novos sistemas de som, iluminação e projeção. O espaço passou a contar com capacidade para 426 pessoas e estrutura apta a receber grandes produções artísticas.

A ministra Margareth Menezes destacou o papel da descentralização dos investimentos culturais.

“Estamos fazendo a cultura acontecer em todos os estados e cidades brasileiras, fortalecendo a economia criativa e ampliando oportunidades”, disse.

O presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, afirmou que a inauguração representa uma nova etapa da atuação cultural da instituição no Nordeste.

“Mossoró inaugura um novo ciclo, ao lado de projetos previstos para Recife e Salvador, fortalecendo nosso compromisso de levar cultura para toda a região”, declarou.

Já o diretor de Planejamento do Banco do Nordeste, Aldemir Freire, ressaltou o caráter histórico da entrega.

“Fazia quase 20 anos que o Banco do Nordeste não inaugurava um novo centro cultural. Mossoró simboliza essa retomada e a ampliação da nossa presença na cultura”, afirmou.

Desde 2024, o Banco do Nordeste investiu R$ 3,32 milhões em ações culturais em Mossoró, com realização de 679 atividades e público superior a 88 mil pessoas.

A iniciativa conta ainda com parceria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, responsável pelo serviço e segurança do equipamento.

Homenagem

O teatro homenageia Lauro Monte Filho (1933-1997), ator, escritor, advogado e um dos principais articuladores da cena cultural mossoroense nas décadas de 1950 e 1960. Fundador do Teatro de Estudantes Amadores de Mossoró (TEAM) e integrante da Academia Mossoroense de Letras, Lauro foi figura central na consolidação do teatro como expressão artística na cidade.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Cultura

Mickaelly Moreira lança “Bendita” no novo BNB Cultural Mossoró

O curta-metragem “Bendita”, da cineasta mossoroense Mickaelly Moreira, terá sua estreia no dia 27 de maio, às 19h, no novo BNB Cultural Mossoró. A sessão será gratuita e aberta ao público.

Produzido com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), o filme tem 15 minutos de duração e foi gravado em março de 2026, em coprodução entre a Fagulha Produções e a Ribeiro Produções.

“Bendita” é o segundo trabalho com direção solo de Mickaelly Moreira e reúne uma equipe formada majoritariamente por mulheres do audiovisual mossoroense.

O curta aborda temas ligados à fé, com forte simbologia religiosa e influência de questões sociais e políticas. A protagonista é interpretada pela atriz Ana Carla Azevedo.

Além da exibição, a programação contará com uma roda de conversa entre o público e a equipe de produção, promovida pelo Banco do Nordeste Cultural Mossoró.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Samanda cita diálogo com Ezequiel e elenca possíveis vices de Cadu

Presidente estadual do PT e pré-candidata ao Senado, a vereadora natalense Samanda Alves citou, em entrevista ao Meio Dia TCM desta quinta-feira, o diálogo do partido com o PSDB, legenda presidida no estado pelo deputado Ezequiel Ferreira.

Aos jornalistas Saulo Vale e Tárcio Araújo, admitiu que o petismo tenta atrair o PSDB para seu arco de alianças e citou a possibilidade do partido indicar o nome de vice na chapa encabeçada pelo governadorável Cadu Xavier (PT).

Entretanto, ela destacou que a discussão segue em aberto e elencou alguns nomes possíveis a vice.

“A gente não tem pressa em definir o vice, porque nós ainda estamos dialogando com os partidos aliados. O PSDB, por exemplo, que é liderado pelo deputado Ezequiel, pode vir a compor, sim, com o PT. Tem o nome de Milena Galvão, tem pré-candidatas a estadual do PSDB, tem Luciana Soares, que é um nome muito forte, tem a pretensão do PDT,  tem ex-deputada Larissa Rosado. Enfim, é uma discussão que temos feito com muita tranquilidade, porque vice a gente não pode errar de novo”, destacou.

Confira a entrevista de Samanda Alves ao Meio Dia TCM na íntegra.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com