Categorias
Utilidade Pública

Graicy Karen, trancista de Mossoró, vence prêmio do Instituto Neoenergia

A trancista mossoroense Graicy Karen da Cunha é uma das vencedoras do Prêmio Inspirar 2025, iniciativa do Instituto Neoenergia com patrocínio da Neoenergia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Essa foi a quinta edição da premiação e, de forma inédita, foi totalmente dedicada a mulheres negras para valorizar o protagonismo feminino no campo da arte e cultura em diversas regiões brasileiras. Graicy Karen foi consagrada campeã através de voto popular na Categoria Mulheres.

Para mim foi uma grande surpresa participar do Prêmio Inspirar e ser finalista foi uma espécie de reconhecimento pelo trabalho que venho realizando. Isso tudo através de inspirações de muitas mulheres da minha região e que realizam trabalhos que transformam nossa comunidade. Eu tenho me inspirado nessas mulheres e aí está a semente que foi plantada começando a dar frutos. Um desses fruto é ser uma das mulheres premiadas no Prêmio Inspirar 2025. É uma oportunidade de crescimento. Esse reconhecimento e essa visibilidade vieram em ótima hora para inspirar mais trancistas. Espero ser inspiração para outras mulheres, declarou Graicy Karen.

Foram contempladas 16 vencedoras, cisgênero e transgênero, que lideram projetos em 14 cidades dos estados da Bahia, São Paulo, Rio Grande do Norte e Pernambuco, além do Distrito Federal. As vencedoras dividirão a premiação de aproximadamente R$ 169 mil.

Participação

Este ano, a participação popular registrou recorde com quase 58 mil votos. Dados dessa edição mostram que 71% das localidades contempladas são do interior. Esse número comprova que, com a descentralização de recursos, o Instituto Neoenergia tem alcançado cada vez mais regiões, incluindo aquelas nas quais o acesso a oportunidades ainda é restrito.

Esse engajamento é um reconhecimento às lideranças femininas que transformam arte em ferramenta de resistência, criação e mudança social. O recorte exclusivo para mulheres negras reafirma nosso propósito em promover a igualdade de oportunidades, ampliando o acesso à cultura. O papel do Instituto Neoenergia é contribuir no desenvolvimento socioeconômico dessas comunidades, via interiorização de investimentos, fortalecendo o ecossistema de impacto social no país e a identidade local, principalmente, em regiões remotas brasileiras”, afirma Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Zenaide celebra aniversário com mais de 70 prefeitos, deputados e lideranças

A senadora Zenaide Maia (PSD) comemorou seu aniversário, nesta segunda-feira (1º), em Natal, ao lado de aliados políticos em um encontro marcado pela confraternização e pela demonstração de força e união. O evento reuniu mais de 70 prefeitos, além de deputados estaduais, deputados federais, ex-prefeitos, vereadores e demais lideranças.

“Estou muito feliz por estar aqui com vocês. Agradeço a cada um e cada uma que veio comemorar comigo. Este não é um encontro de partido A ou B, é a união de pessoas que lutam pelo nosso povo. Esse trabalho é coletivo, e juntos seguimos firmes pelo desenvolvimento do Rio Grande do Norte.”, disse Zenaide.

Representando os prefeitos presentes, o gestor Allyson Bezerra (União Brasil) ressaltou o respeito e a gratidão que os administradores municipais têm pela atuação da senadora. “Todos nós prefeitos temos um carinho muito grande pela senadora Zenaide, uma atenção e uma gratidão pelo trabalho que ela desenvolve ao longo de todo o ano. Ela representa nossos municípios, luta, abre portas em Brasília, envia recursos e dedica atenção a cada um. Hoje é um momento de parabenizá-la por mais um aniversário e também de confraternização de fim de ano. Estamos empenhados para que a senadora continue seu mandato, trabalhando por cada potiguar, porque sabemos que todo cidadão reconhece o quanto ela contribui para o sucesso de cada gestão municipal.”

O encontro contou com a presença dos deputados estaduais Eudiane Macedo (PV), Terezinha Maia (PL), Ubaldo Fernandes (PSDB), Kleber Rodrigues (PSDB) e Hermano Morais (PV), além dos deputados federais Robinson Faria (PP), João Maia (PP) e Benes Leocádio (União Brasil), que reforçaram o apoio político à senadora.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Economia

Contran aprova fim de aulas obrigatórias em autoescolas

G1

Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou nesta segunda-feira (1º) uma resolução que acaba com a exigência de aulas em autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

norma passará a valer após ser publicada no Diário Oficial da União, o que deve acontecer nos próximos dias.

Além de pôr fim à obrigatoriedade das aulas em autoescolas, a resolução também atualiza e estabelece novas regras para tirar a CNH.

Estão entre as mudanças:

  • diminuição da carga horária mínima para aulas práticas e teóricas;
  • e o fim do prazo de validade do processo de obtenção da primeira CNH.

As novas regras não alteram algumas etapas do processo. Para conquistar a carteira de motorista, o candidato ainda terá de realizar provas teóricas e práticas.

O exame toxicológico também seguirá obrigatório para motoristas das categorias C (veículos de carga, como caminhões); (transporte de passageiros, como ônibus) e (carretas e veículos articulados).

O governo afirma que o objetivo do novo regramento é diminuir o custo e a burocracia para obter a CNH.

  • Em abril, uma pesquisa encomendada pelo Ministério dos Transportes apontou que o custo elevado é o principal motivo pelo qual um terço dos brasileiros não possui carteira de motorista.
  • O mesmo levantamento indicou que quase metade dos brasileiros que dirige sem habilitação afirma não regularizar a situação devido ao valor do processo.

Atualmente, segundo o Ministério dos Transportes, 20 milhões de brasileiros dirigem sem habilitação.

A pasta espera que, com as alterações, o número de condutores habilitados cresça, reduzindo o índice de motoristas sem formação adequada.

Veja a seguir, nesta reportagem, os principais pontos das novas regras para obtenção da CNH

INFOGRÁFICO – O que muda nas regras para tirar a CNH — Foto: Arte/g1

INFOGRÁFICO – O que muda nas regras para tirar a CNH — Foto: Arte/g1

Aulas teóricas

A resolução aprovada pelo Contran prevê que deixará de existir uma carga horária mínima pré-definida para as aulas teóricas.

duração e a estrutura serão livremente estabelecidas pela entidade que ministrará a aula, mas terão de seguir o conteúdo e as diretrizes previamente fixadas pelo Contran.

✏️ As aulas teóricas poderão ser presenciais ou remotas (ao vivo ou gravadas). Segundo o texto, o candidato poderá fazer as aulas por meio de uma plataforma do governo federal em:

  • autoescolas;
  • entidades especializadas de ensino à distância (EaD);
  • escolas públicas de trânsito;
  • entidades integrantes do Sistema Nacional de Trânsito.

Aulas práticas

Também haverá alteração nas aulas práticas. A resolução estabelece a figura do instrutor autônomo. Com isso, não será mais obrigatório fazer aulas práticas em autoescolas.

A carga horária mínima também mudará: de 20 horas para duas horas.

🚗 Além disso, o candidato poderá usar seu próprio veículo nas aulas práticas, desde que esteja acompanhado por um instrutor autorizado e que o carro atenda aos requisitos de segurança previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

📋 Segundo as novas regras, além das aulas, o veículo do candidato também poderá ser usado na prova prática.

Instrutores autônomos

Os instrutores já registrados no sistema do governo serão notificados, via aplicativo da CNH, e poderão optar por atuar como instrutores autônomos.

📝 Para novos instrutores, o Ministério dos Transportes irá oferecer um curso de formação gratuito. Autoescolas e entidades credenciadas também poderão ofertar. Depois de concluir as aulas, o instrutor deverá solicitar autorização junto ao órgão executivo de trânsito.

De acordo com a pasta, os profissionais serão identificados oficialmente por meio do aplicativo. Nenhum instrutor poderá atuar sem autorização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

🚫 Serão requisitos para a habilitação como instrutor autônomo:

  • ter ao menos 21 anos;
  • autorização do Detran;
  • ter CNH há pelo menos dois anos na categoria em que pretende instruir; e
  • ensino médio completo.

O candidato a instrutor também não poderá ter cometido infrações gravíssimas nos últimos 12 meses.

Provas teóricas e práticas

Montagem com fotos de provas teóricas (esquerda) e práticas (direita) para obtenção da CNH — Foto: Reprodução/Detran Pernambuco e Detran Espírito Santo

Montagem com fotos de provas teóricas (esquerda) e práticas (direita) para obtenção da CNH — Foto: Reprodução/Detran Pernambuco e Detran Espírito Santo

📄 As provas teóricas continuarão obrigatórias e seguirão com questões objetivas de múltipla escolha, na modalidade física ou eletrônica:

  • exames terão duração de, no mínimo, uma hora;
  • para ser aprovado na fase teórica, o candidato deverá alcançar aproveitamento mínimo de 20 acertos;
  • quem reprovar, poderá fazer de novo, sem limite de tentativas.

🚘Os exames práticos também serão obrigatórios:

  • candidato terá que seguir um trajeto pré-definido;
  • avaliação será feita por uma comissão de exame de direção veicular, composta por três membros;
  • será possível utilizar o próprio veículo para fazer a prova;
  • em caso de reprovação, será possível fazer novas avaliações — sem limite de tentativas e até alcançar a aprovação;
  • segunda tentativa poderá ser agendada sem cobranças adicionais.

Prazo de validade

processo de formação do candidato permanecerá aberto por tempo indeterminado e será encerrado apenas em casos estabelecidos na resolução.

⏳ Antes, a validade padrão do processo era de 12 meses.

Categorias C, D, E

🚛 A resolução também prevê a facilitação dos processos de obtenção de CNH para as categorias C, D e E, permitindo que os serviços sejam realizados por autoescolas ou por outras entidades.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Cultura

Ufersa abre nesta terça-feira II Festival Literário Macambira

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) abre nesta terça-feira, 2, no Campus Mossoró, a segunda edição do Festival Literário Macambira, promovido pela Editora da Universidade (EdUfersa) e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB). O evento vem se consolidando como um dos principais espaços de valorização da literatura e das expressões artísticas no Semiárido, reunindo escritores, artistas e pesquisadores em torno da palavra, da arte e da identidade regional.

A abertura a partir das 17h, contará com apresentações do grupo Caboclos de Major Sales e do Pessoal do Tarará, com o espetáculo “Ai, meu Deus!”. Em seguida, o poeta e educador Manoel Cavalcante ministra a aula show “A poesia na sala de aula”, unindo arte e pedagogia em uma reflexão sobre o papel transformador da literatura no ensino.

Um dos momentos mais esperados do primeiro dia é o lançamento do livro Macambira, seguido do bate-papo “Mercado Editorial Independente”, mediado pelo bibliotecário Mário Gaudêncio, com a participação de Mailson Furtado – escritor cearense vencedor do Prêmio Jabuti 2018 com À Cidade; Manoel Cavalcante, autor potiguar e difusor da poesia popular, e Carlos Fialho, jornalista e cronista natalense conhecido por obras como “Como se a vida fosse um subúrbio de filme de amor”. A noite encerra com o show Na ponta da língua, de Marcus Vinícius, e o forró animado do sanfoneiro Severo.

A programação, que prossegue até a quinta-feira, dia 4, é marcada pela diversidade cultural, com lançamentos de livros, bate-papos, exposições (Mulher Negra e Xilogravuras), espetáculos teatrais, shows musicais e performances artísticas.

No segundo dia (3 de dezembro), o público poderá acompanhar apresentações do grupo Batuques do DM e do cantor Airton Cilon e do NAC – Núcleo de Arte e Cultura da Ufersa – com dança contemporânea. . A noite reserva ainda um debate sobre “Suportes Literários Alternativos”, mediado por José Roberto Alves Barbosa, reunirá Carlos Santos, Odemirton Filho, Ayala Gurgel e Marcos Ferreira, explorando os novos formatos de produção e circulação da literatura na era digital. O encerramento da noite ficará por conta da apresentação musical Cabocla de Jurema, em um mergulho nas sonoridades e ancestralidades nordestinas.

O último dia do festival (4 de dezembro) será dedicado à integração entre literatura, inclusão e música. A programação começa com a Banda de Música de Campo Grande e o Coral do NAC, seguidos pelo lançamento de novas obras da EdUfersa e do livro Compassos Autobiográficos: trajetória de vida e trabalho, do jornalista da instituição Passos Júnior, que registra sua trajetória de 40 anos de atuação na comunicação e no serviço público.

Em um dos painéis mais simbólicos, o bate-papo “O lugar do excluído na literatura” reunirá os escritores Victor Vidal, ganhador do prêmio Leya 2023 e, Octávio Santiago, propondo uma reflexão sobre as vozes marginalizadas e a necessidade de ampliar o acesso à produção literária.

O festival encerra-se com a divulgação do resultado do II Concurso Literário Macambira e o show da cantora Bia Gurgel, celebrando a força da arte e da palavra como instrumentos de transformação.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Cultura

Oratório de Santa Luzia segue até 11 de dezembro e traz muitas novidades

O Oratório de Santa Luzia, um evento consagrado como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Norte desde 2021, celebra seus 25 anos com uma edição repleta de novidades.

As apresentações iniciaram nesta segunda-feira (1) e seguem até o próximo dia 11 de dezembro no adro da Catedral de Santa Luzia, integrando a programação cultural da Festa de Santa Luzia.

Este ano, o espetáculo apresenta um texto inédito, assinado por João Marcelino, e novos arranjos na trilha sonora, a cargo do maestro Danilo Guanais. O elenco conta com a adição de dez novos artistas e a inclusão da personagem Rosa Fernandes.

Sob a direção de Júnior Félix, a produção tem dramaturgia de João Marcelino, trilha original de Danilo Guanais e coreografia de Hikro Mendonça e Adriano Duarte.

A atriz Joyce Marinho interpretará Santa Luzia, com a produção geral comandada por Jucelito Barbosa de Góis.

O Oratório de Santa Luzia consolida-se, assim, como um dos maiores
eventos religiosos e culturais da região.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Ministério anuncia ordem de serviço para as defensas da Ponte Newton Navarro

O Ministério dos Portos e Aeroportos assinará na próxima segunda-feira (08) a ordem de serviço para a construção de dolfins de proteção nos pilares da Ponte Newton Navarro. O investimento previsto é de R$ 52 milhões e tem como objetivo garantir a segurança da navegação no acesso ao Porto de Natal.

Após a ordem de serviço, a obra será executada pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern). A instalação das estruturas de proteção, também conhecidas como defensas, é aguardada desde a inauguração da ponte, em 2007.

Segundo a governadora Fátima Bezerra (PT), a intervenção é considerada estratégica para o desenvolvimento econômico do Estado. Com a conclusão do projeto, o tráfego de navios passará a ser de 24 horas. “A assinatura da ordem de serviço marca a concretização de investimentos há muito esperados pelo Porto de Natal. É uma obra que vai ampliar a capacidade portuária”, ressalta.

A iniciativa integra um pacote de investimentos superior a R$ 130 milhões destinado à infraestrutura portuária potiguar. Os recursos visam à modernização e à segurança, sendo financiados majoritariamente pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do Governo Federal.

A assinatura da ordem de serviço reforça o bom momento do Porto de Natal. Em outubro, o terminal registrou o seu melhor resultado de movimentação de cargas dos últimos três anos. O terminal alcançou a marca de 80,2 mil toneladas movimentadas no mês. O desempenho foi impulsionado principalmente pela safra de frutas e pela chegada de navios carregados de trigo e açúcar.

O diretor-presidente da Codern, Paulo Henrique Macedo, destacou a importância do marco. “Esse resultado demonstra que o Porto de Natal está em rota ascendente, recuperando eficiência e fortalecendo sua relevância estratégica para a economia potiguar”, afirmou. Ele ressaltou que o foco segue na modernização e na atração de novas cargas.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Liga de Mossoró inicia obras do Centro de Diagnósticos do Alto Oeste

A Liga de Mossoró – Estudos e Combate ao Câncer, realiza na próxima sexta-feira (5), às 11h, na Câmara Municipal de Pau dos Ferros, solenidade que marca o início das obras do Centro de
Diagnósticos – Unidade Alto Oeste.

O equipamento se torna realidade através de emendas
parlamentares do mandato do deputado federal Sargento Gonçalves (PL).

O Centro de Diagnóstico, quando em funcionamento, levará mais comodidade e saúde a população de Pau dos Ferros e todo o Alto Oeste, auxiliando no diagnóstico precoce e no tratamento do câncer, dando suporte também a atenção primária da região.

Prefeitos, secretários de Saúde e vereadores da região são esperados.
Após a solenidade acontece visita ao canteiro de obras.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

MP mira mais 17 prefeituras do RN em nova ação contra “bets”

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ajuizou Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) no Tribunal de Justiça questionando a validade de leis em mais 17 municípios potiguares.

As cidades que tiveram suas normas contestadas são: Encanto, Angicos, São Vicente, São Bento do Trairi, Lajes Pintadas, Tibau, Marcelino Vieira, Venha Ver, Portalegre, Itaú, Apodi, Coronel Ezequiel, Rafael Fernandes, Itajá, José da Penha, Jaçanã e São Tomé.

O objetivo é combater a proliferação de loterias municipais criadas com o intuito de amparar a exploração de apostas de quota fixa – popularmente conhecidas como “bets”.

O principal argumento é a flagrante inconstitucionalidade por invasão de competência. O MPRN sustenta que a Constituição Federal estabelece, de forma privativa, a competência da União para legislar e explorar serviços de loterias e sorteios.

Esta posição está consolidada e pacificada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na Súmula Vinculante nº 2, que proíbe expressamente os Municípios de explorarem tais serviços.

Para o MPRN, a criação dessas loterias municipais não se justifica por um “interesse local” e desrespeita o pacto federativo, pois a complexidade regulatória e a fiscalização de jogos e apostas exigem uma atuação em âmbito nacional.

Na semana passada, o MPRN ingressou com a primeira ADIN desse tipo. No caso, questionando a lei municipal que criou a “bet” de Bodó, chamada de LotSeridó.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com