Categorias
Política

Prefeita fiscaliza obras do calçadão da ‘Pedra do Chapéu’

A prefeita de Tibau Lidiane Marques (União Brasil) fiscalizou nesta terça-feira (21) o andamento das obras do calçadão da “Pedra do Chapéu”. O local está recebendo 3,5 mil m² de piso intertravado, a partir de investimentos do Programa Avança Tibau (PAT).

A expectativa é que até o final de junho a instalação da pavimentação, que compreende passeio e estacionamento, esteja concluída, beneficiando diretamente moradores da cidade, comerciantes da região e os turistas.

“Muito feliz em ser a primeira prefeita a calçar as ruas de Tibau com esse material de qualidade, moderno e sustentável. As obras agora estão acontecendo em um dos principais pontos turísticos da nossa cidade. Estamos transformando em realidade um antigo sonho”, pontuou.

Além do piso intertravado, a praia da “Pedra do Chapéu” também ganhará, na próxima etapa da obra, luminárias solares. “É o que há de mais moderno em termos de iluminação. Este projeto é, sem dúvidas, um marco para a região e para a cidade de Tibau”, reforçou Lidiane Marques.

As obras de pavimentação com intertravado já alcançam mais de 7 mil m² e chegarão a todos os acessos às praias. “Os serviços acontecem em várias frentes de trabalho e a população, os turistas e os comerciantes já sentem a diferença. É com um trabalho presente na vida das pessoas que estamos fazendo Tibau avançar cada vez mais”, concluiu a prefeita.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

CCJ aprova projeto de Styvenson sobre castração química voluntária

Foi aprovado nesta quarta-feira, 22, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, o Projeto de Lei 3127/2019, de autoria do senador Styvenson Valentim (Podemos), que trata da implantação da castração química voluntária como pena alternativa para reincidentes em crimes de estupro e violência sexual.

O projeto foi aprovado com 17 votos a favor e 3 contrários. Como é terminativo, o texto segue para a Câmara dos Deputados.

Reincidência

A proposta coloca como exigência para a adoção da castração química que o agressor sexual seja reincidente nos crimes de estupro, violação sexual mediante fraude ou estupro de vulnerável.

Caso escolha o procedimento, o preso teria direito a livramento condicional.

“E nesse ponto é preciso salientar que o agressor sexual é, majoritariamente um homem; e mesmo nos casos em que temos uma mulher envolvida, ela age por conta do desejo lascivo do homem; portanto, coibir a libido do homem agressor e reincidente deve ser a primeira preocupação”, diz o parecer do relator, deputado Ângelo Coronel (UB-BA).

“Dados públicos de vários países mostram que mais da metade dos crimes de estupro são cometidos por reincidentes. Além disso, são muitos os países (como Alemanha, Suécia, Noruega e, na América do Sul, Peru e Argentina) que já implantaram a castração com bons resultados no que diz respeito à redução deste tipo bárbaro de crime”, afirma Styvenson Valentim, autor do PL.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Cultura

Estação de Teatro leva contação de histórias infantis a escolas públicas

Com o objetivo de difundir e incentivar a prática de contar histórias, o Grupo Estação de Teatro está realizando um projeto em escolas públicas da área metropolitana de Natal até o dia 29 de maio.

“Contando a gente se encontra” é viabilizado pelo edital Transformando Energia em Cultura da Neoenergia/Cosern e pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, e percorre diversas cidades da região, incluindo Vera Cruz, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim, Nísia Floresta, Ceará-Mirim, São José de Mipibu, Macaíba e Monte Alegre.

Idealizado pelas atrizes Nara Kelly e Manu Azevedo, o projeto, que está em sua segunda edição, visa não apenas a contação de histórias, mas também a transmissão de conhecimento, vivências e valores, contribuindo assim para o processo de ensino-aprendizagem.

O projeto inclui oito apresentações de contação de histórias infantis, bem como uma oficina voltada para professores, mediadores de leitura e interessados na arte da contação de histórias, intitulada “Contando a gente se encontra”.

As apresentações dos espetáculos “1,2,3… conto outra vez” e “Histórias de uma viajante” proporcionam momentos de imaginação, música e diversão, abordando temas relevantes para as crianças, como amizade, cooperação, coragem e memória afetiva, enquanto fortalecem o vínculo das crianças com o universo literário.

Além das apresentações, são realizadas oficinas em cada uma das cidades participantes, com o objetivo de aprimorar atividades pedagógicas por meio de elementos corporais e vocais, de forma prática e lúdica. Os interessados em participar dessas oficinas devem procurar as Secretarias de Educação dos municípios participantes do projeto.

“Contando a gente se encontra” é uma iniciativa do Grupo Estação de Teatro, produzido pela TAYÓ Produções, e patrocinado pela Neoenergia/Cosern e LCC.

Programação:

20/05 – Parnamirim
Local: E M Jorn. Rubens Manoel Lemos (R. Rio Camaragibe, 215 – Emaús) e : Biblioteca Municipal Professora Elienai Dantas Cartaxo (Av. Pres. Getúlio Vargas

21/05 – São Gonçalo
Local: CEMEF Maria Antônia (R. Belchior de Oliveira Rocha

22/05 – São josé do Mipibu
Local: E M Cônego Pedro Paulino (Rua Principal S/N Povoado Mendes e Auditório SME (Av. Pres. Getúlio Vargas, 151 – Centro, Parnamirim – RN)

23/05 -Vera Cruz
Local:CMEI Teodósia Tomaz (Cobé/Vera Cruz)

24/05 – Macaíba
Local: E M Francisco Falcão Freire (R Olímpio Maciel, Lagoa de Pedras)

27/05 – Monte Alegre
Local: Creche Municipal Eugênia Rocha Alves. (R. Joaquim Gonzaga/ Centro)

28/05 – Nísia Floresta
Local: Escola Juvino Lopes da Silva (Avenida Dr. Severino Lopes da Silva, SN)

29/05 – Ceará Mirim
Local: Centro de Eventos Green Valley (R. Heráclito Vilar, 469

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com