Categorias
Utilidade Pública

Hospital Tarcísio Maia registra superlotação

Do Blog Diário Político (Vonúvio Praxedes)

A cena se repete. O Diário Político recebeu vídeos gravados nos corredores do Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró.

A maior unidade de urgência e emergência do interior potiguar estava lotada na noite dessa quarta-feira, 10/04.

As imagens mostram pacientes em macas ao lado dos acompanhantes.

“Uma paciente convulsionou no corredor”, nos repassou uma fonte que preferiu não ser identificada.

Um verdadeiro hospital de guerra!

Acidentes

O Jornalismo TCM entrou em contato com a assessoria de imprensa da unidade hospitalar, que confirmou a lotação dos corredores. Nos foi repassado que a alta demanda é por causa dos atendimentos, principalmente de acidentes, ocorridos em Mossoró e outras cidades da região.

Nota enviada ao blog às 14h29

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e a direção do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) informam que estão trabalhando de forma contínua para solucionar a superlotação na unidade, ocasionada pelo aumento exponencial de atendimentos gerados por acidentes de trânsito e aumento de incidência de diversas doenças na região Oeste que estão demandando aumento de atendimentos e pedidos de internação. Já no início da tarde desta quinta-feira (11) foi possível, a partir de uma aceleração nos processos de atendimento, acomodar todos os pacientes em macas, com o devido suporte e assistência. A gestão da Sesap e a direção do HRTM seguem atuando para dar o melhor e mais rápido atendimento possível aos pacientes.

 

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Cultura

Cadastro de comerciantes que vão atuar em polos do MCJ começa dia 15

A Prefeitura de Mossoró já iniciou o cronograma de cadastramento e credenciamento voltado para comerciantes que desejam vender nos polos do “Mossoró Cidade Junina 2024”. Nesta semana, o credenciamento acontece para os vendedores inscritos e habilitados para o “Pingo da Mei Dia” e “Boca da Noite”. A partir da próxima semana, o cadastro será direcionado aos comerciantes que pretendem vender nos demais polos da festa.

A novidade é que o procedimento também poderá ser feito on-line, por meio de formulário eletrônico (clique aqui), mesmo sistema utilizado por técnicos da Prefeitura no atendimento presencial. Dessa forma, o município agiliza o processo de cadastramento, permitindo que o comerciante realize a inscrição pela internet, utilizando computador, tablet ou celular.

A Prefeitura está isentando da Taxa de Licença para a Utilização do Solo os ambulantes que utilizarem barracas, trailers e similares com dimensões de até 3,99 m².

FIQUE ATENTO ÀS DATAS:

15 e 16 de abril: área interna da Estação das Artes Elizeu Ventania.

17 e 18 de abril: área externa da Estação das Artes Elizeu Ventania.

19 de abril: Polo Cidadela

22 de abril: Arena das Quadrilhas

23 de abril: Polo Arraiá do Povo

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA CADASTRAMENTO:
No ato de cadastramento, os interessados deverão dispor dos seguintes documentos:

  • Requerimento devidamente preenchido e assinado;
  • Cópia do RG e CPF (pessoa física), e CNPJ (pessoa jurídica);
  • Contrato social ou documento equivalente e último aditivo (se houver);
  • Comprovante de residência recente;
  • Comprovante de participação na edição do último evento ocorrido presencialmente.

A relação dos comerciantes habilitados ao CREDENCIAMENTO será divulgada no dia 30 de abril. Já a efetivação do credenciamento será realizada de 2 a 4 de maio, presencialmente, das 8h às 12h e das 14h às 17h, no auditório da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, localizado na Praça da Redenção, bairro Centro.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Governo do RN quer parceria com Petrobras para eólica em alto mar

O Governo do Estado entrou em tratativas para um Memorando de Entendimento (MoU) junto à Petrobras para o desenvolvimento do projeto-piloto para instalação de uma usina de geração de energia eólica em alto mar (offshore).

Este será o primeiro projeto-piloto de geração de energia offshore no Brasil. A reunião ocorreu nesta quarta-feira (10) entre o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e a governadora Fátima Bezerra, no Rio de Janeiro, onde a governadora participa do Fórum Brasileiro Líderes de Energia 2024. O memorando de Entendimento será assinado em Natal (RN), no início do próximo mês.

“A assinatura desse memorando irá renovar não só minha esperança, mas também a minha confiança na Petrobras, que está de volta retomando esse papel tão importante e estratégico para o desenvolvimento não só do Rio Grande do Norte, mas nacional”, afirma Fátima Bezerra, acompanhada do secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Hugo Fonseca.

Bacia Potiguar

A governadora comemorou o recente anúncio feito pela Petrobras, nesta última terça-feira (09), da retomada da exploração de petróleo na margem equatorial, começando exatamente pelo Rio Grande do Norte.

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, reforça sobre a exploração da nova fase da margem equatorial em águas ultraprofundas, “além de dois mil metros de profundidade, é muito metro para achar petróleo.  E encontramos petróleo, pela segunda vez. A primeira vez menos, agora um pouco mais. Talvez juntando as duas com mais aquela de 2015, a gente consiga fazer de fato um projeto que possa recuperar a indústria do petróleo do Rio Grande do Norte, desta vez no mar, e em grande escala”, diz.  “Além disso, a gente já fala em energia eólica no mar também. A Petrobras ganhou e vai ganhar agora esse ano de novo o prêmio de melhor empresa operadora no mar do mundo, e nada mais natural do que ela entrar também em energia renovável no mar. Além de ter alguns projetos em terra – temos usina solar no Rio Grande do Norte, vamos ter aí também alguns projetos de energia eólica em terra. Então é a presença da Petrobras no Rio Grande do Norte voltando com força total”, finaliza Jean Paul.

O Rio Grande do Norte é líder na produção de energia eólica no Brasil, com 295 parques eólicos em operação. Sua produção corresponde a 32% de toda a geração de energia eólica do país. O RN também é líder em potência em operação, com 9,59 gigawatts. À parte dos parques eólicos que já estão em operação, o estado possui, em fase de desenvolvimento, 14 complexos eólicos offshore na Costa potiguar, num potencial estimado de 25,5 GW de geração de energia.

Além disso, o Estado do Rio Grande do Norte possui uma localização próxima às áreas com potencial eólico offshore.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Banco do Brasil vai gerir previdência complementar do Estado

O Regime de Previdência Complementar dos servidores públicos do estado do Rio Grande do Norte será operado pela BB Previdência, o fundo de pensão multipatrocinado administrado pelo Banco do Brasil há 30 anos.

A empresa foi a que apresentou as melhores condições econômicas e benefícios para o sistema de capitalização dos servidores estaduais, durante o processo de seleção pública.

O resultado final do processo de seleção pública foi divulgado após o julgamento dos recursos impetrados por outras três participantes do edital, cujos foram considerados improcedentes em última instância pela Secretaria de Fazenda do Rio Grande do Norte. A decisão foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (10).

O Regime de Previdência Complementar que será implantado pelo Governo do RN é um sistema facultativo que oferece uma proteção adicional àquela oferecida pela previdência pública e se aplica aos servidores públicos e aos membros de poder com remuneração superior ao limite máximo estabelecido para os benefícios do Regime Geral de Previdência Social. A seleção da organização que vai gerir o sistema foi conduzida pelo Comitê de Assessoramento da Previdência Complementar (CAPC).

De acordo com o secretário estadual de Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, após a divulgação do resultado final, a BB Previdência terá um prazo de 25 dias úteis para apresentar à Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) o Regulamento do Plano de Benefícios, o Convênio de Adesão e o Termo de Cooperação Técnica. Caso a documentação seja homologada, a Previdência Complementar do Estado do RN estará devidamente implantada.

Saiba mais

Os servidores que ingressarem no serviço público a partir da vigência deste regime serão automaticamente inscritos no respectivo plano de previdência complementar. Caso desejem, eles têm o direito de cancelar sua inscrição a qualquer momento, conforme o regulamento do plano de benefícios. Os servidores que ingressaram no serviço público antes da instituição deste regime podem optar por aderir aos planos de benefícios oferecidos pelo Regime de Previdência Complementar. Uma vez feita a adesão, ela se torna irrevogável e irretratável.

No Regime de Previdência Complementar, o benefício de aposentadoria será pago com base nas reservas acumuladas individualmente ao longo dos anos de contribuição. Ou seja, o que o trabalhador contribuiu ao longo de sua vida profissional formará a poupança que será utilizada no futuro para o pagamento de seu benefício. Este sistema é conhecido como Regime de Capitalização.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Larissa Rosado é oficializada presidente do PSB no RN

O Mossoroense

As ex-deputadas estadual e federal, Larissa Rosado e Sandra Rosado, respectivamente foram recebidas nesta quarta-feira, em Brasília, pelo presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro, Carlos Siqueira, para oficializar a filiação das duas.

Além da filiação, Larissa Rosado, deputada por quatro mandatos, retorna à sigla, onde esteve de 2005 a 2018.

“Nos meus mandatos de deputada, alguns no PSB, sempre defendi a justiça social, as minorias, especialmente às mulheres. Como presidente do PSB no RN continuarei esse trabalhado, ampliando a capacitação dos filiadas para garantir igualdade no conhecimento entre homens e mulheres nas eleições” disse.

Em Mossoró, o partido será presidido pelo ex-vereador Lairinho Rosado.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Zenaide atende pedido de Allyson e destina mais R$ 12 milhões para Mossoró

Em encontro com a senadora Zenaide Maia (PSD), nesta quarta-feira (10), em Brasília-DF, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), recebeu a confirmação da destinação de mais R$ 12 milhões em recursos para o Município.

Allyson destacou que do valor anunciado pela senadora, R$ 5 milhões serão destinados para realização de cirurgias eletivas e outros R$ 5 milhões serão aplicados em obras de pavimentação.

“Hoje no Município temos a construção de 15 Unidades Básicas de Saúde e 4 Centros de Atenção Psicossocial, para fortalecer a saúde de Mossoró, bem como outras grandes obras em andamento de pavimentação em diversos bairros, com o apoio da nossa senadora Zenaide”, disse.

Zenaide também anunciou ao lado do gestor municipal a destinação de R$ 2 milhões para a Liga de Mossoró de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC). Os recursos serão utilizados para aquisição de equipamentos, explicou ela. A Liga atende pacientes de mais de 60 municípios da região Oeste potiguar.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com