Categorias
Política

Irmão de Chico da Prefeitura se filia ao PSDB

O auditor fiscal Gilmar Dantas, pré-candidato a vereador, assinou a ficha de filiação ao PSDB, partido que está sob a liderança do presidente da Câmara Municipal, Lawrence Amorim (Solidariedade).

Gilmar é irmão do ex-vereador Francisco Dantas da Rocha, “Chico da Prefeitura”, falecido em 2019.

“É um quadro qualificado, de espírito público, e que engrandece o PSDB de Mossoró. Somos gratos a ele pela confiança de fazer parte do partido”, enalteceu Lawrence, que está de saída do Solidariedade e deve se filiar ao partido tucano.

O PSDB é presidido em Mossoró pela servidora pública Fátima Tereza, esposa de Lawrence, e está se reestruturando no segundo maior colégio eleitoral do RN, com aval do presidente estadual do partido, deputado Ezequiel Ferreira.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Adjuto tem candidatura barrada pelo MDB; partido apoia prefeito

O diretório estadual do MDB no RN, presidido pelo vice-governador Walter Alves, emitiu nota nesta terça-feira sobre a pretensão do deputado estadual Adjuto Dias (MDB) de se candidatar a prefeito de Caicó, no campo da oposição à gestão municipal.

Em resumo: veto total. Se depender do partido, Adjuto não sai candidato.

Em nota, o MDB garante que seguirá o apoio à reeleição do prefeito Judas Thadeu (PSDB).

Confira a nota na íntegra.

O MDB-RN, para as eleições de 2024 na cidade de Caicó, manterá sua marca de coerência e vai apoiar a candidatura à reeleição do prefeito Judas Thadeu (PSDB).

Desde 2022, o partido está dentro da aliança que engloba o partido do presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB); e o partido da governadora Fátima Bezerra, PT. E que atualmente, em Caicó, conta também com o PP, do deputado João Maia.

Portanto, não é verídico que o MDB no RN atrapalhe os planos políticos do deputado estadual Adjuto Dias.

Na verdade é o deputado Adjuto Dias que — há pelo menos dois anos, mesmo tendo sido eleito pelo partido — faz questão de fazer oposição à legenda, publicamente.

Mostra disso é que nas últimas eleições, quando o MDB, na pessoa de seu presidente, Walter Alves, foi candidato a vice-governador na chapa composta com Fátima Bezerra, Adjuto Dias apoiou — principalmente em Caicó — um candidato de oposição, Fábio Dantas.

Além disso, Adjuto Dias também não apoiou a candidatura a deputado federal daquele que é a maior liderança do MDB no RN, o ex-senador, ex-ministro e ex-governador Garibaldi Alves Filho.

Os registros dessas atitudes podem ser comprovados fartamente na imprensa local.

Importante frisar que ninguém consegue se eleger sem ter uma legenda para disputar mandato. E mesmo com as atitudes de Adjuto Dias, o MDB manteve-se coerente e deixou que ele concorresse pelo MDB.

Agora, o filho do prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), pleiteia sair do MDB por uma janela partidária válida somente para vereadores e tenta obter isso por meio de ataques ao seu atual partido.

É importante frisar ainda que quem se colocou nessa situação foi o deputado Adjuto Dias. Não o MDB.

Por respeito à sua história, seus integrantes e suas lideranças, o MDB não aceita nem aceitará jamais ser coagido.

Natal, 19 de março de 2024

Diretório Estadual do MDB.

Nota do blog: O MDB deixou claro na nota que não vai liberar Adjuto nem para ser candidato, nem para sair do partido. Se quiser fazê-lo, terá que judicializar.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Cultura

“O Coco de Concriz” abre temporada de apresentações

O Mestre Concriz, artista popular ícone do coco de embolada no Rio Grande do Norte, abriu a temporada do projeto cultural “O Coco de Concriz”, que vai levar apresentações culturais a escolas e universidades públicas de Mossoró. A primeira apresentação ocorreu na manhã desta terça-feira (19), no Campus Mossoró da Uern, durante a Oficina Territorial de Educação Ambiental, promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH-RN).

O projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, com operacionalização da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Mossoró. A Lei Paulo Gustavo é uma política pública cultural gerenciada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.

Trajetória cultural

Com o projeto, Mestre Concriz visitará escolas e universidades com uma apresentação que mistura coco e cordel, marcas de sua trajetória cultural. “É bom demais poder cantar coco e levar poesia às pessoas, seja nas escolas ou em qualquer outro lugar que tenha pessoas para ouvir. Com o apoio da Lei Paulo Gustavo, vamos fazer com que mais gente possa conhecer o nosso trabalho”, comenta.

Nascido em Timbaúba, interior pernambucano, Mestre Concriz radicou-se em Mossoró há mais de 50 anos, com trajetória cultural recheada de apresentações em feiras livres, teatros, escolas e praças públicas do Nordeste. Sua parceria com João Preá fez sucesso entre os anos 60 e 70, tendo os dois, inclusive, gravado o LP “Coco, viola e pandeiro”.

Siga-nos no Instagram.

contatsoaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Justiça eleitoral condena prefeito por propaganda irregular

A Justiça eleitoral rejeitou recurso do prefeito de Campo Redondo, Renan Luiz de Alencar Carvalho, que tinha sido condenado por propaganda eleitoral irregular antecipada. Este foi o primeiro caso de condenação por este tipo de campanha antecipada no Rio Grande do Norte.

O documento que traz a decisão do juiz Federal Fábio Luiz de Oliveira Bezerra, diz, em um de seus trechos, que “longe de apenas restringir sua fala em “divulgação de suas ações na condução da coisa pública” e de “comunicar à sociedade os atos de sua gestão”, o recorrente, na espécie em análise, traz a evidência do seu propósito eleitoreiro.

A decisão do magistrado tem como um dos argumentos que “segundo jurisprudência firme do TSE, o “pedido explícito de voto”, referido no art. 36-A da Lei das Eleições, ocorre não apenas quando se pede expressamente o voto (“vote em mim”), mas também a partir do uso de outras palavras que, no contexto, tenha o nítido propósito de solicitar o voto do eleitor”.

Ele encerra a negativa ao recurso do prefeito ressaltando a “flagrante propaganda extemporânea vedada pela legislação eleitoral” e que a “situação impõe a manutenção da sentença” que condena o prefeito por propaganda eleitoral irregular antecipada. A decisão foi mantida por unanimidade por todos os juízes do Tribunal Regional Eleitoral do RN.

Vale ressaltar que, caso ele incida novamente em pedido antecipado, a multa aumenta até R$ 25 mil.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Cultura

“Pão Doce 20 anos” relembra desafios e celebra muitas vitórias

A Companhia Pão Doce de Teatro, fundada e sediada em Mossoró, celebra seus 20 anos de vários desafios e de muitas vitórias em grande estilo.

A programação para comemorar esse momento começa ainda neste mês, com as apresentações do “Pão Doce 20 Anos”.

Como impulso nessa celebração, Cia. foi recentemente contemplada no Edital do Programa Funarte de Apoio às Ações Continuadas 2023, da Fundação Nacional de Artes, do Governo Federal. Inclusive, foi o único grupo de teatro do RN aprovado no edital, dividindo a conquista apenas com um grupo de dança da capital.

No projeto “Pão Doce 20 Anos”, vitorioso nesse edital, a companhia promete levar arte, nas suas mais variadas formas, cultura, educação, saúde, inclusão e muito mais, para toda a população mossoroense, através de uma programação recheada de atividades gratuitas e para todos os públicos, incluindo crianças, idosas, Pessoas com Deficiência, a comunidade
LGBTQIAPN+, entre outros.

As ações vão acontecer na sede do grupo de teatro, localizada no bairro Alto de São Manoel, em Mossoró, e começam ainda em março,
no próximo dia 26, e seguem até setembro de 2024.

Expansão cultural

O “Pão Doce 20 Anos” foi pensado a partir de um outro projeto que o grupo realizou em 2023, o “Expansão Cultural”, com o qual a Companhia passou a ter mais contato com os equipamentos públicos da cidade, como escolas municipais e estaduais, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), creches, parques, entre outros.

Agora, com a Funarte, a ideia é alargar esse horizonte, difundindo cultura e mostrando que todo mundo pode e deve fazer parte desse movimento.

Foto: Fred Gustavo

“Por sermos um grupo de teatro, não significa que desenvolvemos apenas atividades no âmbito teatral. Na programação dos 20 anos da Companhia, vamos realizar ações no campo do social, atendimentos odontológicos para quem não tem acesso, palestras para a comunidade da cidade, sobretudo do bairro, oficinas de artes urbanas, oficinas de dança, de escrita e muito mais”, explica a atriz Mônica Danuta, integrante do grupo.

Além disso, soma-se às comemorações, o aniversário de 10 anos de um dos espetáculos mais conhecidos da Companhia, A Casatória C’a Defunta, que já participou de circulações em todo o Brasil, como o Palco Giratório, apresentando-se em 19 Estados. O espetáculo, que conta a história de Afrânio, Maria Flor e a fantasmagórica Moça de Branco, tornou-se reconhecido em todo o Brasil, e o grupo escolheu Mossoró – a cidade onde tudo começou – para dar início aos últimos passos desse trabalho que comemora uma década de muito sucesso. A Casatória C’a Defunta será apresentada na abertura do projeto “Pão Doce 20 Anos”, no dia 26 de março, a partir das 19h, no Espaço Teatro de Quintal, sede da Cia., localizado na Rua Bodoca, nº 35, bairro Alto de São Manoel, em Mossoró. O acesso é gratuito e os ingressos já podem ser retirados através do site Sympla.

Essa será apenas uma das atividades previstas na programação do “Pão Doce 20 Anos”. Ao longo de todo 2024, a população de Mossoró poderá desfrutar, gratuitamente, de uma série de programação artística que visa a pluralidade de público, a diversidade de ações, a acessibilidade democrática e a expansão do grupo, como oficinas de Trança Afro, com Simone França; oficina de narrativas e
escritas, com Daniel Guedes; oficina voltada para como brincar e estimular crianças com autismo, com Marjoreen Paiva; aula-show sobre musicalização infantil, com Bruno Hermínio; e apresentação do espetáculo História Brincada.

Foto: Ian Rassari

Além disso, uma oficina de dança do estilo waacking, com Ariadna Medeiros; ação artística do Movidos Grupo de Dança, de Natal/RN; oficinas de lambe-lambe, com Danielle Brito; atendimento odontológico, com a Drª. Anna Gabriela, tanto para crianças da comunidade que vem de uma maior vulnerabilidade social quanto para a comunidade LGBTQIAPN+; mostra audiovisual; ação especial voltada para teatro; e muito mais. Tudo isso, somando uma equipe de mais de 20 pessoas diretamente (profissionais que também são artistas), priorizando a inclusão.

Os prazos de inscrição serão divulgados ao longo da programação.

A ideia é que o projeto da Cia. Pão Doce alcance um público de mais de 3 mil pessoas durante toda a programação, desde os encontros no Espaço Teatro de Quintal até as idas às escolas municipais, Cras, Unidade de Educação Infantil (UEI) e o parque da cidade.

História

Por volta do ano 2001, um grupo de artistas foi chamado para fazer uma apresentação no centenário do Colégio Diocesano Santa Luzia, escola tradicional do município. Na ocasião, foi pedido para que eles encenassem um trecho do poema Aurora da Minha Vida, do escritor Naum Alves de Souza – poesia esta que, posteriormente, foi inspiração para o primeiro espetáculo do grupo, “Meus Bons Tempos”, em 2005.

No final da apresentação, a organização do evento distribuiu um pão doce para quem participava da solenidade escolar. E como aquele tal grupo de amigos não tinha um nome próprio, as pessoas que assistiram à peça começaram a ligá-lo ao “grupo que dava pão doce”.

E, assim, quase como uma missão, os artistas da época decidiram tentar. Continuaram tentando. Atores novos entravam na formação; Outros, saíam. E continuaram tentando. Construindo espetáculos, esquetes, encenações. Promovendo trocas, trocando experiências, absorvendo conhecimento, até chegar no hoje.

Atualmente, a Cia. Pão Doce conta com quatro integrantes (Mônica Danuta, Lígia Kiss, Raull Davyson e Paulo Lima), além de diversos colaboradores e colaboradoras, e soma mais de 20 espetáculos ao longo dessas duas décadas.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Segurança

Governo do Estado empossa 233 policiais civis

Após mais de uma década sem concurso público, a Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte dá posse a mais 233 policiais para os cargos de agente, delegado e escrivão. O reforço vem do concurso de 2021, que ocorreu 13 anos após o último realizado, e já havia nomeado 360 policiais em 2022. A solenidade de posse ocorreu nesta segunda-feira (18) no Holiday Inn Natal, e contou com a presença da governadora Fátima Bezerra (PT).

Foram nomeados 40 delegados, 172 agentes e 21 escrivães. Com a posse coletiva, todos os cargos vagos de servidores falecidos, exonerados e aposentados serão repostos, respeitando assim a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Os novos agentes de segurança pública fazem parte do edital do concurso público da Polícia Civil publicado em 2020 com as provas realizadas em 2021. Em 2022 foram nomeados 360 policiais, e com mais esses 233 que tomaram posse hoje, o estado vai receber um incremento de quase 50% do efetivo atual em pouco mais de um ano. Além do concurso, de 2019 até 2024, foram promovidos 1.226 policiais, alguns com duas promoções.

“Vocês, ao tomarem posse hoje, estão fazendo parte, concretamente, do esforço do Governo do Estado está fazendo para recompor o efetivo das forças de segurança no nosso estado”, diz a governadora Fátima Bezerra. “Para se ter ideia, o último concurso da Polícia Civil foi feito em 2008. Isso tem que ser dito à sociedade. E o anterior à 2008 foi em 1993. Portanto, quinze anos antes. Trocando em miúdos, em quase trinta anos, só haviam ocorrido dois concursos para a Polícia Civil do Rio Grande do Norte. Três décadas com apenas dois concursos, isso é falta de planejamento”, explicou a governadora.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Economia

Exportações do RN crescem 23% nos dois primeiros meses

As exportações do Rio Grande do Norte cresceram 23,3% no primeiro bimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2023.

Com isso, as vendas externas potiguares somaram 137 milhões de dólares no período. Os óleos combustíveis, melões, melancias, açúcar e sal foram os produtos com maiores valores exportados respectivamente. Os números integram levantamento do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (CIN-FIERN).

Deduzidos os valores de óleos combustíveis — equivalentes a 50 milhões de dólares, que representaram 36% do total exportado pelo Estado —, houve uma pequena queda de 0,6% na soma dos demais produtos da pauta do RN, que foram de 86.9 milhões de dólares.

A suspensão da captura de algumas espécies de atum em dezembro ainda impacta as exportações de peixes, que apresentam redução de 62,6% em 2024. Melancias (-23%), tecidos de algodão (-21,4%) e sal (-16%) também apresentaram quedas importantes.

“A presença do açúcar na pauta com 16.6 milhões de dólares, ao contrário do 1º bimestre de 2023, contribuiu para manter o total em patamar apenas levemente menor que em 2023”, acrescenta o responsável técnico do CIN da FIERN, Luiz Henrique Moreira Guedes.

O levantamento do CIN constata também que os principais destinos das vendas externas das empresas potiguares foram Panamá e África do Sul, ambos destinos de óleos combustíveis, além dos Países Baixos, Estados Unidos, Espanha e Costa do Marfim, este destino de açúcar.

Melões e melancias

A safra de embarques de melões, iniciada em agosto do ano passado, fechou até fevereiro com crescimento de 11,8% em valores exportados, o que totaliza 102,5 milhões de dólares e um crescimento de 8,5% no volume, atingindo 137 mil toneladas em relação à safra de 2022/23.

O valor exportado de melancias cresceu 5% na safra atual de agosto a fevereiro. Com isso, atingiu 47,7 milhões de dólares e 76 mil toneladas, um crescimento de 3,6% em volume.

Fevereiro

As exportações potiguares de fevereiro deste ano, de 45,6 milhões de dólares, foram 29,8% maiores que as do mesmo mês de 2023 e 35% menores que as de janeiro de 2024, mês com consideráveis embarques de óleos combustíveis. Melões, óleos combustíveis, açúcar, melancias e peixes foram os produtos com maiores valores exportados em fevereiro respectivamente.

Importações

As importações do RN cresceram 114,7% em relação ao primeiro bimestre de 2023, atingindo USD 82 milhões. Gasolina liderou a pauta com 23 milhões de dólares, seguido de geradores de energia eólica (18 milhões de dólares), óleo diesel (nove milhões de dólares) e trigo (quatro milhões de dólares) como principais produtos importados respectivamente.

Com aumento das exportações e importações, a corrente de comércio apresentou crescimento de 46,7% nesse início de ano, somando 219 milhões de dólares. O saldo ficou em 54,9 milhões de dólares.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

PDT em Natal tem novo presidente

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) tem novo comando em Natal. O gestor público Lázaro Germano assinou nesta segunda-feira (18) a ficha de filiação e assumiu a presidência da legenda na capital potiguar. A ficha foi abonada pela presidente estadual do PDT-RN, Márcia Maia.

Lazaro Germano tem experiência de quase 20 anos no serviço público com passagens pelo Detran-RN, Câmara Municipal do Natal, Assembleia Legislativa e Igarn. Em 2020 foi candidato a vereador em Natal.

“O PDT está passando por um processo de reconstrução em todo o estado e Natal é um município-chave. Nosso objetivo é manter representação do partido na Câmara Municipal e Lázaro dará uma importante colaboração nesse processo. No interior, também queremos ampliar nossa presença para que a legenda volte a ter relevância no Rio Grande do Norte”, afirmou Márcia Maia.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Diocese divulga programação da Semana Santa

No próximo domingo, dia 24, inicia a celebração da Semana Santa. A Páscoa é a maior Solenidade da fé católica.

Ela é preparada dentro de um ciclo que compreende a Quaresma e a Semana Santa. A programação acontece de 24, Domingo de Ramos, a 31 de março, com o Domingo de Páscoa.

A Semana Santa, para os cristãos católicos, não é uma tradição anual de
meros preceitos, mas a vivência da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Toda programação da Semana Santa contará com celebrações paroquiais, salvo a missa dos Santos Óleos, momento em que todos os sacerdotes celebrarão, junto com Dom Francisco de Sales, bispo
diocesano, a missa da unidade, na Catedral de Santa Luzia, em Mossoró.

Procissão de Ramos

Neste domingo haverá a bênção e procissão dos Ramos com início das
orações na praça do Museu Histórico Lauro da Escóssia, às 8h15, centro de Mossoró. Em seguida, é realizada uma pequena procissão para a Catedral de Santa Luzia, onde continuará a celebração presidida pelo bispo Dom Francisco de Sales. Neste dia, haverá também a Coleta Nacional da Solidariedade, Gesto Concreto da Campanha da Fraternidade 2024, que tem como tema “Fraternidade e Amizade
Social”.

Confira a programação.

Semana Santa 2024- Paróquia Santa Luzia
24/03- Domingo de Ramos
“Hosana ao Filho de Davi”
6h – Missa na Catedral de Santa Luzia
7h – Missa na Capela de São Vicente

8h15 – Bênção dos Ramos e Procissão (saindo da Praça
do Museu), seguida de Missa na Catedral de Santa Luzia
11h – Missa na Catedral de Santa Luzia
17h – Missa na Capela de Santa Luzia (Ilha de Santa
Luzia)
19h – Missa na Catedral de Santa Luzia

Dias 25 e 26/03: Segunda e terça
17h30- Missa na Catedral de Santa Luzia

27/03- Quarta-Feira Santa com Procissão do Encontro
17h30- Missa na Catedral
Procissão do Encontro
19h- Procissão saindo das Paróquias de Mossoró
20h- Encontro com as imagens e cruzes em frente à
Catedral de Santa Luzia

28/03: Quinta-Feira Santa
“Instituição da Eucaristia”
Ceia do Senhor
8h30 – Missa do Crisma –  Bênção dos Óleos e
Consagração do Crisma – Catedral de Santa Luzia – preside Dom Francisco de Sales- Bispo Diocesano
17h – Missa da Ceia do Senhor com Lava-pés – Capela de
Santa Luzia (Ilha de Santa Luzia)
19h – Missa da Ceia do Senhor com Lava-pés – Catedral –
preside Dom Francisco de Sales- Bispo Diocesano)
Adoração ao Santíssimo Sacramento até  21h30.

29/03- Sexta-Feira Santa
“Pai em Tuas Mãos entrego o meu Espírito”
Celebração da Paixão do Senhor
7h – Via Sacra
16h – Ação Litúrgica da Paixão do Senhor – Catedral
Procissão do Senhor Morto  para a Capela de
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

30/03: Sábado Santo
“Fogo Novo”. Ó noite de Alegria Verdadeira
19h- Vigília Pascal na Catedral de Santa Luzia – preside
Dom Francisco de Sales- Bispo Diocesano

31/03- Domingo de Páscoa
6h – Missa da Páscoa –  Catedral de Santa Luzia
7h – Missa da Páscoa  –  Capela São Vicente
9h – Missa da Páscoa – Catedral de Santa Luzia
11h – Missa da Páscoa  –  Catedral de Santa Luzia
17h – Missa da Páscoa  –  Capela de Santa Luzia  – Ilha de
Santa Luzia
17h- Missa das Crianças- Catedral de Santa Luzia
19h – Missa da Páscoa –  Catedral de Santa Luzia

Contato – 84 3321.3157  – Catedral

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Segurança

Ministério oferece R$ 30 mil de recompensa para informações sobre fugitivos

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) concederá recompensa no valor de R$ 15 mil para informações que auxiliem na captura de cada um dos foragidos em Mossoró, totalizando R$ 30 mil em caso de captura de ambos. A recompensa será concedida em dinheiro, com verba federal, pela Polícia Federal.

A colaboração da população é essencial para auxiliar na captura de Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça.

Segundo informações da força-tarefa de busca dos fugitivos, eles ainda estão na região e a população deve ficar atenta e reportar qualquer informação às autoridades. “É fundamental a integração e o apoio da população para garantir a segurança de todos”, ressaltou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

Confira alguns passos a seguir em caso de informações ou identificação dos fugitivos:

• Colabore com as investigações: esteja disponível para colaborar com as autoridades, fornecendo mais informações que possam ajudar na localização e captura dos procurados.

• Mantenha a calma: ao identificar um procurado, mantenha a calma e evite confrontos diretos. Sua segurança é primordial.

• Anonimato garantido: Utilize os canais de denúncia disponíveis, como o Disque Denúncia (181), para garantir o anonimato e realizar denúncias de forma segura, sem a necessidade de se identificar.
• Contate as autoridades: informe imediatamente a Polícia Militar (190) ou a Polícia Civil (197) sobre a situação, fornecendo todas as informações disponíveis, como características físicas, localização precisa e quaisquer outros detalhes relevantes.

Para reportar qualquer informação ou situação suspeita, entre em contato pelos números abaixo, garantindo seu anonimato:
Telefones:
• (84) 98132 – 6057
• (84) 3324 – 7506
• (84) 3324 – 7585

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com