Companhia prepara grande programação de 20 anos - Foto: reprodução

“Pão Doce 20 anos” relembra desafios e celebra muitas vitórias

A Companhia Pão Doce de Teatro, fundada e sediada em Mossoró, celebra seus 20 anos de vários desafios e de muitas vitórias em grande estilo.

A programação para comemorar esse momento começa ainda neste mês, com as apresentações do “Pão Doce 20 Anos”.

Como impulso nessa celebração, Cia. foi recentemente contemplada no Edital do Programa Funarte de Apoio às Ações Continuadas 2023, da Fundação Nacional de Artes, do Governo Federal. Inclusive, foi o único grupo de teatro do RN aprovado no edital, dividindo a conquista apenas com um grupo de dança da capital.

No projeto “Pão Doce 20 Anos”, vitorioso nesse edital, a companhia promete levar arte, nas suas mais variadas formas, cultura, educação, saúde, inclusão e muito mais, para toda a população mossoroense, através de uma programação recheada de atividades gratuitas e para todos os públicos, incluindo crianças, idosas, Pessoas com Deficiência, a comunidade
LGBTQIAPN+, entre outros.

As ações vão acontecer na sede do grupo de teatro, localizada no bairro Alto de São Manoel, em Mossoró, e começam ainda em março,
no próximo dia 26, e seguem até setembro de 2024.

Expansão cultural

O “Pão Doce 20 Anos” foi pensado a partir de um outro projeto que o grupo realizou em 2023, o “Expansão Cultural”, com o qual a Companhia passou a ter mais contato com os equipamentos públicos da cidade, como escolas municipais e estaduais, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), creches, parques, entre outros.

Agora, com a Funarte, a ideia é alargar esse horizonte, difundindo cultura e mostrando que todo mundo pode e deve fazer parte desse movimento.

Foto: Fred Gustavo

“Por sermos um grupo de teatro, não significa que desenvolvemos apenas atividades no âmbito teatral. Na programação dos 20 anos da Companhia, vamos realizar ações no campo do social, atendimentos odontológicos para quem não tem acesso, palestras para a comunidade da cidade, sobretudo do bairro, oficinas de artes urbanas, oficinas de dança, de escrita e muito mais”, explica a atriz Mônica Danuta, integrante do grupo.

Além disso, soma-se às comemorações, o aniversário de 10 anos de um dos espetáculos mais conhecidos da Companhia, A Casatória C’a Defunta, que já participou de circulações em todo o Brasil, como o Palco Giratório, apresentando-se em 19 Estados. O espetáculo, que conta a história de Afrânio, Maria Flor e a fantasmagórica Moça de Branco, tornou-se reconhecido em todo o Brasil, e o grupo escolheu Mossoró – a cidade onde tudo começou – para dar início aos últimos passos desse trabalho que comemora uma década de muito sucesso. A Casatória C’a Defunta será apresentada na abertura do projeto “Pão Doce 20 Anos”, no dia 26 de março, a partir das 19h, no Espaço Teatro de Quintal, sede da Cia., localizado na Rua Bodoca, nº 35, bairro Alto de São Manoel, em Mossoró. O acesso é gratuito e os ingressos já podem ser retirados através do site Sympla.

Essa será apenas uma das atividades previstas na programação do “Pão Doce 20 Anos”. Ao longo de todo 2024, a população de Mossoró poderá desfrutar, gratuitamente, de uma série de programação artística que visa a pluralidade de público, a diversidade de ações, a acessibilidade democrática e a expansão do grupo, como oficinas de Trança Afro, com Simone França; oficina de narrativas e
escritas, com Daniel Guedes; oficina voltada para como brincar e estimular crianças com autismo, com Marjoreen Paiva; aula-show sobre musicalização infantil, com Bruno Hermínio; e apresentação do espetáculo História Brincada.

Foto: Ian Rassari

Além disso, uma oficina de dança do estilo waacking, com Ariadna Medeiros; ação artística do Movidos Grupo de Dança, de Natal/RN; oficinas de lambe-lambe, com Danielle Brito; atendimento odontológico, com a Drª. Anna Gabriela, tanto para crianças da comunidade que vem de uma maior vulnerabilidade social quanto para a comunidade LGBTQIAPN+; mostra audiovisual; ação especial voltada para teatro; e muito mais. Tudo isso, somando uma equipe de mais de 20 pessoas diretamente (profissionais que também são artistas), priorizando a inclusão.

Os prazos de inscrição serão divulgados ao longo da programação.

A ideia é que o projeto da Cia. Pão Doce alcance um público de mais de 3 mil pessoas durante toda a programação, desde os encontros no Espaço Teatro de Quintal até as idas às escolas municipais, Cras, Unidade de Educação Infantil (UEI) e o parque da cidade.

História

Por volta do ano 2001, um grupo de artistas foi chamado para fazer uma apresentação no centenário do Colégio Diocesano Santa Luzia, escola tradicional do município. Na ocasião, foi pedido para que eles encenassem um trecho do poema Aurora da Minha Vida, do escritor Naum Alves de Souza – poesia esta que, posteriormente, foi inspiração para o primeiro espetáculo do grupo, “Meus Bons Tempos”, em 2005.

No final da apresentação, a organização do evento distribuiu um pão doce para quem participava da solenidade escolar. E como aquele tal grupo de amigos não tinha um nome próprio, as pessoas que assistiram à peça começaram a ligá-lo ao “grupo que dava pão doce”.

E, assim, quase como uma missão, os artistas da época decidiram tentar. Continuaram tentando. Atores novos entravam na formação; Outros, saíam. E continuaram tentando. Construindo espetáculos, esquetes, encenações. Promovendo trocas, trocando experiências, absorvendo conhecimento, até chegar no hoje.

Atualmente, a Cia. Pão Doce conta com quatro integrantes (Mônica Danuta, Lígia Kiss, Raull Davyson e Paulo Lima), além de diversos colaboradores e colaboradoras, e soma mais de 20 espetáculos ao longo dessas duas décadas.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

WhatsApp Image 2024-03-18 at 6.26.43 PM
728x90
728x90
WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Saulo Vale

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UERN. Apresentador do Jornal da Tarde, Rádio Rural de Mossoró, e do Enfoque Político, Super TV. É também correspondente de política das rádios da capital e do interior, como 97 FM de Natal, 91 FM de Natal e Rádio Cabugi do Seridó.

Feed Them Social: TikTok Feed not loaded, please add your Access Token from the Gear Icon Tab.