Categorias
Política

Oposição emplaca presidência de duas comissões da AL

A oposição ao governo Fátima Bezerra (PT) conseguiu emplacar nesta quarta-feira a presidência de duas comissões temáticas da Assembleia Legislativa.

Na Comissão de Saúde, saiu o governista Bernardo Amorim (PSDB) e entrou o oposicionista Galeno Torquato (PSDB).

A vice é a também oposicionista Cristiane Dantas (Solidariedade). Os demais membros são Dr. Bernardo (PSDB), Terezinha Maia (PL) e Dr. Kerginaldo (PSDB).

Administração 

A oposição também conseguiu manter a presidência da Comissão de Administração: saiu Taveira Júnior (União Brasil) e entrou Cristiane Dantas.

O vice é Gustavo Carvalho (PSDB). Os demais membros são Isolda Dantas (PT), Coronel Azevedo (PL) e Taveira Júnior.

Na semana passada, a bancada governista conseguiu manter a presidência de outras duas comissões: Constituição, Justiça e Redação, com Hermano Morais (PV), e Defesa do Consumidor, dos Direitos Humanos e da Cidadania, com Divaneide Basílio (PT).

Leia mais: Comissões da AL iniciam eleição e governismo mantém presidências 

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Visita marcada ao Hospital do Rim

Esta semana, vou conhecer a estrutura do Hospital do Rim de Mossoró.

Convite feito pela psicóloga que atua na unidade, Patrícia Mota. Aceito com muito prazer.

O Hospital do Rim presta um importante serviço à população de todo o interior do RN.

O atendimento é ofertado também via Sistema Única de Saúde (SUS).

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Assembleia altera idade máxima para membro do TCE

Os deputados aprovaram na sessão plenária desta terça-feira (5) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 3) de iniciativa da Mesa Diretora da Casa. A PEC tramitou nas comissões e foi aprovada já em segundo turno pelo plenário.

São duas mudanças na Constituição do RN: a primeira é adaptar o limite de idade máxima, de 65 para 70 anos, no cargo de conselheiro do Tribunal de Contas (TCE/RN) , adequando aos mesmos termos da Constituição Federal (CF) e cumprindo esta simetria. Na CF, a idade máxima é de 70 anos para ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

Mudanças

Em 2021 o Senado aprovou a PEC 32/2021 que aumenta de 65 para 70 anos o limite de idade para indicação Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF); Superior Tribunal de Justiça (STJ); Tribunal de Contas da União (TCU) e Tribunal Superior do Trabalho (TST). A elevação do limite também abrange indicação de juízes para Tribunais Regionais Federais (TRFs) e dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs).

O segundo ponto da PEC aprovada pelos parlamentares potiguares é o estabelecimento do controle externo da Assembleia Legislativa, que atualmente estava sob total responsabilidade do Tribunal de Contas. O TCE irá continuar realizando, mas a partir de agora, com a promulgação da PEC, o legislativo potiguar terá possibilidade de estabelecer um órgão interno com atuação fiscalizadora em todas as esferas púbicas do RN.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Prefeita anuncia novo reajuste para professores; acumulado chega a 51,81%

A prefeita de Tibau, Lidiane Marques (PSDB), anunciou nesta terça-feira (5), a assinatura do projeto de lei que garante um novo reajuste salarial de 3,62% para os professores da cidade.

Com isso, o reajuste acumulado durante a gestão atinge agora a marca de 51,81%.

“Esse reajuste salarial reflete o empenho da administração em reconhecer a importância dos professores e valorizar seu trabalho. A medida faz parte de uma série de iniciativas voltadas para o fortalecimento do setor educacional em Tibau. Com isso, reiteramos o compromisso de continuar avançando na área para a categoria, com objetivo de proporcionar uma educação de qualidade para todos os estudantes da rede municipal”, disse a prefeita.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Cultura

Bia Gurgel se apresenta no Circuito Food & Jazz

A cantora mossoroense Bia Gurgel é atração confirmada no próximo sábado (9) na programação do Circuito Food & Jazz.

Será às 20h, na Arena do Partage Shopping Mossoró.

Recentemente, Bia lançou sua primeira música autoral: Mundo Mulher.

Em 2021, ela brilhou no The Voice Kids, programa da Rede Globo.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Desembargadora Zeneide será homenageada com Tributo Ana Floriano

A Prefeitura Municipal de Mossoró homenageará na próxima sexta-feira, 8 de março, no  Dia Internacional da Mulher, a desembargadora Maria Zeneide Bezerra com o Tributo Ana Floriano. A solenidade de entrega da homenagem acontecerá às 17h no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Mossoró.

O Tributo Ana Floriano, estabelecido em Decreto Municipal, homenageia anualmente mulheres de destaque que contribuíram para o desenvolvimento político, social, cultural e econômico de Mossoró. Zeneide é reconhecida em todo o estado no empenho pela justiça social e defesa das mulheres vítimas de violência doméstica.

Maria Zeneide Bezerra é formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), turma de 1969 a 1973. Tem pós-graduação em Administração Municipal pela Escola Nacional dos Serviços Urbanos em 1976; e em Direito Civil e Comercial na UFRN (I Curso de Especialização em Direito Civil e Comercial, em 1978).

No exercício da profissão, colaborou sobremaneira para o desenvolvimento local, tendo recebido o título de cidadã mossoroense, em 2017, pelo Poder Legislativo Municipal, em sessão solene.

Dentre as inúmeras contribuições ao município de Mossoró, destacam-se o acompanhamento e atuação síncrona junto ao Escritório Social, importante equipamento socioassistencial voltado à garantia dos direitos dos pré-egressos e dos egressos do sistema prisional e da respectiva família, permitindo-lhes encontrar apoio para a retomada do convívio em liberdade civil, assim como à implantação da Sala Lilás, que é um espaço diferenciado, através do qual se disponibiliza atendimento prioritário, com assistência médica, psicológica e social a mulheres em situação de violência.

Sua carreira na magistratura iniciou na década de 1980. Ela atuou como juíza nas Comarcas de Touros, São Gonçalo do Amarante, Tangará e Ceará-Mirim. Zeneide Bezerra tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) em agosto de 2010.

A magistrada foi corregedora geral da Justiça no biênio 2017/2-18. Já entre 2021 e 2022, foi vice-presidente do TJRN e atualmente dirigia a Escola da Magistratura. De 2013 a 2015 presidiu a Câmara Criminal. Constam ainda em seu currículo a vice-presidência e corregedora no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN). Ela assumiu a Presidência daquela Corte no ano seguinte.

Em sua formação acadêmica consta também II Curso para Formadores de Magistrados Brasileiros, no Centro de Estudos Judiciários, em Lisboa (Portugal), em abril de 2000, e Curso de especialização “lato sensu” – 2010 MBA em Poder Judiciário, 2010-2012.

Maria Zeneide Bezerra coordenou o Núcleo de Ações e Programas Socioambientais (NAPS) do TJRN, desde a sua criação, em 2007, com programas de referência, como por exemplo, o “Justiça na Praça” e o “Justiça e Escola”. De acordo com o TJRN, o programa “Justiça na Praça” teve 60 edições realizadas em mais de 30 municípios potiguares. O programa alcançou mais de um milhão de pessoas.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Servidores da Ufersa em Mossoró aprovam greve

Reunidos em assembleia nesta terça-feira (05), servidores técnico-administrativos da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) aprovaram, por unanimidade, a deflagração da greve para a próxima segunda-feira (11).

A categoria reivindica recomposição salarial e reestruturação da carreira.

Outros campi

A coordenação do Sintest, o sindicato da categoria, ainda vai ouvir os servidores dos campi de Angicos, Pau dos Ferros e Caraúbas.

“Acreditamos que devem seguir a mesma orientação que Mossoró e aprovaremos a greve do serviço público para o dia 11 de março. A gente lembra que a greve é para incomodar mesmo. É para sentirem a necessidade da prestação dos serviços dos servidores técnico-administrativos. Precisamos pressionar o governo para conseguirmos a reestruturação da carreira. O nosso trabalho é essencial”, destacou Kaliane Morais, coordenadora geral do Sintest/Ufersa.

A direção nacional da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), seguindo deliberação da plenária, em reunião realizada no dia 18 de janeiro, definiu o indicativo de greve para o dia 11 de março em todo o país.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com