Categorias
Utilidade Pública

Paróquia reafirma respeito e luta contra fogos barulhentos

Na manhã desta terça-feira (14), o vigário-geral da Diocese de Santa Luzia de Mossoró e coordenador da Festa de Santa Luzia, padre Flávio Augusto Forte Melo, recebeu na Cúria Diocesana um grupo formado pela presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Autistas e TDAH de Mossoró e Região (AMOR), Graça Nunes; a coordenadora de Política Públicas para Pessoas com Deficiência do Município, Camila Morais, e o assessor especial para Ações de Inclusão social Acessibilidade do Município, Petras Vinicíus.

Em pauta, a reafirmação da parceria entre as instituições para o efetivo cumprimento da Lei nº 3.492/2022, que proíbe a soltura de fogos ruidosos na cidade. “Acessibilidade e inclusão são demandas hoje fundamentais na sociedade e o veto à soltura de fogos barulhentos é extremamente acertivo. Vamos dar sequência aos diálogos e encaminhamos que tivemos hoje na reunião, para que todos possam participar das nossas celebrações com segurança e tranquilidade”, disse padre Flávio.

No encontro, o grupo solicitou apoio da Diocese para que seja reforçado juntos aos fiéis o respeito à legislação municipal, em especial durante a Festa de Santa Luzia 2023.

“O objetivo desse momento aqui hoje é uma conversa que, por sinal, foi muito produtiva. A gente sabe que a festa de Santa Luzia é uma de grandes dimensões. Então, foi um momento de reforçarmos a Padre Flávio para pedir aos fiéis para evitar a soltura de fogos de rojão, uma vez que muitas crianças autistas têm sensibilidade auditiva. Há ainda crianças recém-nascidas, animais, idosos que também são prejudicados com essa prática. E Padre Flávio nos acolheu com muito carinho. Inclusive, vamos ter momentos, durante a novena, para as famílias da Associação Amor, com as crianças. Só gratidão”, disse Graça Nunes.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Mossoró bate novo recorde em emissão de alvarás e habite-se

A Prefeitura de Mossoró bateu um novo recorde, durante o mês de outubro, de habite-se e alvarás, demonstrando um grande avanço no desenvolvimento urbano.

Ao todo foram expedidos 224 alvarás, documento para construção de imóveis e 186 habite-se.

Com isso, um número maior de empreendimentos recebeu os documentos necessários para funcionamento, o que impulsionou significativamente a economia local e possibilitou a criação de novos postos de trabalho.

Siga-nos no Instagram.

contosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Governadora e ministro anunciam leilão do Terminal Pesqueiro

O Rio Grande do Norte levará a leilão o novo Terminal Público Pesqueiro (TPP). O processo de concessão para a iniciativa privada está previsto ainda para este ano, com o edital sendo lançado em dezembro de 2023 e o leilão previsto para o primeiro semestre de 2024. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (13) pela governadora Fátima Bezerra (PT) e o Ministro da Pesca e da Aquicultura, André de Paula, em agenda na capital potiguar.

“A prioridade é fazer o terminal operar pelo que representa para o Rio Grande do Norte e para a economia do estado. Todos os cuidados serão tomados para garantir o leilão no começo do primeiro semestre do ano que vem para que este edital não seja deserto”, garantiu o Ministro da Pesca e da Aquicultura, André de Paula.

Com capacidade para estocagem de 50 mil quilos, oferecerá serviços de beneficiamento primário de peixe e uma fábrica de gelo com capacidade para produzir 60 toneladas por dia. A expectativa é de aumentar a geração de emprego e renda e permitir maior escoamento do pescado.

O terminal, localizado às margens do Rio Potengi, foi iniciado em 2009, teve sua construção interrompida em 2010 e ainda não entrou em operação.

“O terminal pesqueiro, que sem dúvida precisa entrar em funcionamento o mais rápido possível, já se arrasta há mais de dez anos. Agora, temos muita confiança de que, no governo do presidente Lula, o compromisso do ministro da pesca, André de Paula, nos levará à realização desse leilão. O compromisso do ministro é viabilizar o leilão no início do primeiro semestre do ano que vem. Porque essa obra é importante pelo potencial imenso que o Rio Grande do Norte tem na área da pesca e da agricultura”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

Siga-nos no Instagram.

contatoaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Assu pode ter chapa feminina à Prefeitura

Do Blog Carol Ribeiro

Duas mulheres são as pré-candidatas que podem compor a chapa majoritária nas eleições do ano que vem em Assu.

Fabielle Bezerra, vice-prefeita dissidente, e Dra Vanessa Lopes, esposa de Ivan Júnior, já vêm caminhando juntas em eventos na cidade.

Essa é considerada uma candidatura forte, se sair unida.

A questão é quem seria a cabeça: Fabiele é vice-prefeita e vem, desde o rompimento com o prefeito Gustavo Soares, trabalhando sua imagem eleitoralmente; já Ivan Junior (União Brasil), ex-prefeito, tem história e tradição política na cidade, deve querer alçar a esposa à liderança da chapa.

Isso pode dificultar a união dos nomes, e facilitar para a chapa governista.

A chapa feminina, caso formada, se propõe a derrotar o candidato do prefeito Gustavo Soares e do deputado George Soares, o Lula (Luís Eduardo Soares), primo deles.

Na Câmara Municipal do Assu, o prefeito Gustavo tem o apoio de nove vereadores. Ivan Júnior passou de seis para três apoios. Já Fabielle formou o grupo mais recente, recebendo três vereadores que apoiavam Ivan Júnior.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Professoras são destaque em Simpósio de Iniciação à Pesquisa

As professoras mossoroenses Francinaide Gomes e Emanuela Ingrid foram destaque neste final de semana pela apresentação da dupla durante o VI Simpósio de Iniciação Científica à Pesquisa da Faculdade Sucesso (Facsu).

O evento ocorreu no município de São Bento (PB), de 9 a 11 de novembro.

Elas apresentaram um artigo científico que teve como foco a Educação de Icapuí (CE), onde atuam na rede municipal de ensino.

O tema foi “A importância dos ciclos de formação em educação infantil em Icapuí”.

Francinaide, que possui mestrado na área, atua também na própria Facsu e na Escola Estadual Gilberto Rola, situada na comunidade de Maisa, zona rural de Mossoró.

Ela costuma dar palestras e atividades em diversos eventos sobre Educação.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com