Categorias
Segurança

RN reduz homicídios em 7,6% no primeiro semestre

O término do primeiro semestre de 2023 apontou uma queda na quantidade de mortes violentas em todo o Rio Grande do Norte. No comparativo com o mesmo período de 2022, a redução foi de 7,6% no total.

Em números absolutos, foram 567 Condutas Violentas Letais e Intencionais (CVLIs) nos primeiros seis meses de 2022 em todo o RN, contra 524 crimes de janeiro a junho deste ano, ou seja, 43 crimes a menos.

Os dados apresentados foram consolidados pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED).

Redução nas cidades

• Em Natal: – 21,8%
Jan-Jun 2022: 124
Jan-Jun 2023: 97

• Em Mossoró: – 34,2%
Jan-Jun 2022: 76
Jan-Jun 2023: 50

• Em São Gonçalo do Amarante: – 28%
Jan-Jun 2022: 25
Jan-Jun 2023: 18

• Em Parnamirim: – 48%
Jan-Jun 2022: 25
Jan-Jun 2023: 13

• Em Macaíba: – 15%
Jan-Jun 2022: 20
Jan-Jun 2023: 17

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Justiça nega pedido de procurador e mantém reitora

O juiz Fabrício Ponte de Araújo, da 8ª Vara Federal do Rio Grande do Norte, negou o pedido do Ministério Público Federal, feito através do procurador Emanuel de Melo Ferreira, e manteve a professora Ludimilla Serafim Carvalho de Oliveira à frente da Reitora da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa).

O procurador pediu o afastamento imediato e cautelar de Ludimilla e a acusou de abuso de poder e intimidação, além de possível ato de improbidade administrativa e enriquecimento ilícito.

Disse que o seu afastamento era necessário para  “assegurar a obtenção de provas que possam demonstrar a prática de ato improbo de enriquecimento ilícito”.

O magistrado rebateu e pontuou que “a princípio não é visível silenciamento dos envolvidos ou ocultamento de documentos” e que “não há indícios de que o andamento dos atos necessários ao bom funcionamento da Instituição Federal de Ensino está em risco, o que justificaria o imediato afastamento da reitora em benefício do interesse público envolvido”.

Sobre a última reunião do Conselho Universitário (Consuni), em que o processo de destituição foi iniciado, o magistrado disse que “ocorreu dentro da formalidade e dos trâmites legais, não se evidenciando, em primeira análise, intimidação por parte dos membros do Consuni, mas sim voz ativa dos que participaram”.

O magistrado determinou ainda que Ludimilla se manifeste no prazo de 15 dias sobre as acusações do MPF para “maior profundidade”.

Entenda

Ludimilla enfrenta um processo de destituição, iniciado pelo Consuni, após ter seu título de doutorado anulado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que verificou plágio em 44% de sua tese, conforme denúncia.

O Consuni, onde ela tem minoria, já formou um grupo para dar um parecer, até o final deste mês sobre como a Ufersa deve proceder nesse caso.

Com o parecer em mãos, o Consuni decide se encaminha ou não a destituição da reitora ao Ministério da Educação.

Se sim, a palavra final cabe ao ministro Camilo Santana. Caso aceite, Santana deve nomear interinamente o professor doutor mais antigo da Ufersa, que deve convocar novas eleições.

Ludimilla entrou com recurso no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, com sede em Recife, para tentar retomar seu título, após a primeira instância, na JFRN, ter lhe negado.

Leia mais: Procurador diz que reitora comete abuso de poder e pede seu imediato afastamento

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Allyson se filia ao União Brasil ao lado da executiva nacional do partido

Definido.

O prefeito mossoroense Allyson Bezerra se filiou ao União Brasil, após sair do Solidariedade.

Ficha de filiação foi assinada no início da tarde desta quarta-feira, na sede do partido, em Brasília, ao lado de toda a executiva nacional da legenda.

Estavam por lá: Juscelino Filho – Ministro das Comunicações; Ronaldo Caiado – Governador do Goiás; Luciano Bivar – Presidente Nacional; ACM Neto – Presidente da Fundação do União; José Agripino Maia – Presidente do União no RN; e Efrain Filho – Senador da Paraíba.

Também estava presente o deputado federal João Maia (PL).

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Em Brasília, prefeito se reúne com Kassab e Zenaide

O prefeito mossoroense Allyson Bezerra (Solidariedade) iniciou agenda nesta quarta-feira no gabinete da senadora Zenaide Maia (PSD), em Brasília.

No encontro, presença também do presidente nacional do PSD e secretário de Governo de São Paulo, Gilberto Kassab.

Antes, Zenaide e Allyson estiveram no Ministério da Saúde, para tratar de obras de unidades de saúde e recursos para cirurgias eletivas.

Os dois mantém estreita proximidade.

A pedido dele, ela já enviou R$ 6 milhões em emendas para Mossoró só no primeiro semestre.

Novo partido

O encontro ocorre em meio a mudança de partido de Allyson.

Há convite do PSD de Zenaide e de Kassab. Mas também do União Brasil, de José Agripino Maia, ex-senador.

Anúncio de filiação deve ocorrer hoje.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Trabalhadores do Detran iniciam greve

Os trabalhadores do Detran-RN iniciaram nesta quarta-feira uma greve por tempo indeterminado. Tomada em Assembleia no dia 28 de junho, a decisão coletiva leva em consideração a falta de propostas do governo para atender aos pleitos da categoria.

Entre outras coisas, os profissionais reivindicam a reposição das perdas salariais, a realização de concurso público, a implementação de um Programa de Incentivo à Qualificação (PIQ) e Auxílio Alimentação.

Coordenador de comunicação do Sinai-RN e trabalhador do Detran, Alexandre Guedes afirma que desde março, mês da data-base da categoria, foram realizadas várias audiências que não trouxeram resultados.

“De lá para cá o Governo não apresentou nenhuma proposta concreta. Diante disso, nos restou acionar o último instrumento que nos resta, que é a greve”.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Novo arcebispo diz que recebe nomeação com “honra e responsabilidade”

Nomeado nesta quarta-feira pelo Papa Francisco, o novo arcebispo metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso, de 60 anos, se pronunciou pela primeira vez após sua nomeação.

Disse que recebe a sua missão com “honra e responsabilidade’.

Ele substitui Dom João Vieira Rocha, de 75 anos, que, por conta da idade, passa a ser bispo emérito

Confira:

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Prefeitura de Tibau segue com asfaltamento em diversas ruas

Desde o primeiro semestre de 2023, a cidade de Tibau tem passado por uma série de transformações em sua estrutura, e uma delas é a obra de asfalto no bairro Jardim de Alicia, que está em fase avançada da execução da obra. Essa intervenção faz parte do Programa Avança Tibau, que visa melhorar a infraestrutura e qualidade de vida da região.

O novo asfalto contribuirá para a mobilidade urbana e facilitará o acesso aos serviços públicos, como escolas, hospitais e comércios locais. Além disso, a valorização dos imóveis também é uma expectativa positiva para os moradores.

Com o término dessa obra, a região vai ganhar um novo visual, além de afetar a qualidade de vida dos moradores. A expectativa é de que o bairro Jardim de Alicia passe a ser mais valorizado.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Reitora se pronuncia após MPF pedir seu afastamento

A defesa da Reitora da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), Ludimilla Serafim Carvalho de Oliveira se pronunciou após o procurador Emanuel de Melo Ferreira, do Ministério Público Federal do RN, pedir nesta terça-feira seu afastamento imediato por abuso de poder e intimidação.

Confira a nota na íntegra.

Em relação a matéria difundida na imprensa no dia de hoje, sobre uma Ação de Tutela Cautelar Antecedente interposta pelo Ministério Público Federal, através do Procurador Emanoel de Melo Ferreira, a Assessoria Jurídica da Professora Ludmilla Oliveira, informa que ainda não teve conhecimento oficial de qualquer decisão no referido processo e que, em momento processual oportuno, apresentará seus argumentos defensivos, no exercício do Princípio do Contraditório.

Marcos Lanuce

Advogado – OAB/RN 3292

O procurador apontou, na ação, que a Reitora teria cometido abuso de poder e intimidação ao enviar ao Conselho Universitário (Consuni), instância máxima da universidade, uma carta sobre o que o colegiado deveria fazer em caso de sua morte, dias antes da reunião que iniciou seu processo de destituição.

O Consuni nomeou um grupo para elaborar um parecer sobre o que a Ufersa deve fazer em caso de uma reitora que perdeu o título de doutorado acusado de plágio.

O grupo deve apresentar o documento ainda neste mês. Caso o Consuni vote favorável o parecer, então o pedido de destituição é enviado para o ministro Camilo Santana, da Educação, que terá a palavra final.

Leia mais: Procurador diz que Reitora comete abuso de poder e pede seu imediato afastamento

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Papa Francisco nomeia novo arcebispo de Natal

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira o novo arcebispo de Natal.

Será o atual bispo de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, Dom João Santos Cardoso.

Ele substitui Dom Jaime Vieira Rocha, que passa a ser bispo emérito. Ele teve pedido de renúncia compulsória acolhido pelo pontífice, após completar 75 anos de idade.

Quem é o novo arcebispo

Dom João Santos Cardoso é natural de Dário Meira (BA), nascido em 3 de dezembro de 1961. Foi bispo de São Raimundo Nonato (PI), entre 2012 e 2015, nomeado pelo Papa Bento XVI. Em 24 de junho de 2015, o Papa Francisco o nomeou como bispo de Bom Jesus da Lapa, na Bahia.

A formação de dom João foi iniciada em sua cidade natal. Ele concluiu o bacharelado em Filosofia no Seminário Maior do Nordeste de Minas, em Teófilo Otoni (MG). Já o bacharelado em Teologia foi concluído no Instituto de Ilheus (BA). É licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção, em São Paulo (SP), e mestre e doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Foi ordenado presbítero em 27 de dezembro de 1986, em Vitória da Conquista (BA). Antes do episcopado, desempenhou diversas funções, como coordenador geral de pastorais da arquidiocese de Vitória da Conquista; diretor acadêmico e professor do Instituto de Filosofia da arquidiocese e professor na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Em 14 de dezembro de 2011, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo de São Raimundo Nonato, tomando posse em 17 de março de 2012. Como lema episcopal, escolheu a frase latina “In Eo Qui Me Confortat” (Naquele que me fortalece). Em 24 de junho de 2015, o Papa Francisco o nomeou bispo da diocese de Bom Jesus da Lapa. A posse foi no dia 25 de setembro de 2015. Dom João foi presidente do Regional Nordeste 3 da CNBB entre 2019 e 2023.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com