Categorias
Política

Câmara aprova LDO; oposição se abstém

O plenário da Câmara Municipal de Mossoró aprovou hoje (7), em primeiro turno, com 14 votos favoráveis e 6 abstenções, a de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2024.

Prevista no Projeto do Executivo 52/2023, a LDO lança bases para o orçamento da Prefeitura para o próximo ano, a ser votado na Câmara em dezembro (Lei Orçamentária Anual).

Antes da votação, o plenário leu o parecer ao projeto da Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade (COFC), que rejeitou 36 emendas e aprovou outras quatro. Essa decisão prevaleceu na aprovação na LDO.

As emendas aprovadas inserem na Lei a oferta de cursinho público de preparação ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); 50% de aplicação em ações e serviços públicos de saúde; implantação e funcionamento do Conselho de Políticas Públicas para Mulher e correção de formalidades textuais.

Discordâncias

O plenário aprovou a LDO, sob protestos de vereadores da oposição. Líder da bancada, o vereador Tony Fernandes (Solidariedade) anunciou discordância com pontos do projeto.

Entre eles, segundo o parlamentar, a impossibilidade de pedido de vista de emendas na Comissão de Orçamento; percentual destinado a emendas impositivas menor do que o nacional e alto limite de remanejamento no orçamento sem a necessidade de autorização da Câmara.

Esse desacordo provocou abstenções. O vereador Ozaniel Mesquita (União), por sua vez, justificou a abstenção, porque, tendo assumido o mandato semana passada, não participou da discussão da LDO.

Além dele e de Tony Fernandes, abstiveram-se os Marleide Cunha (PT), Carmem Júlia (MDB), Omar Nogueira (Patriota) e Paulo Igo (Solidariedade).

Por outro lado, o vereador Lucas das Malhas, relator do projeto na COFC, assegurou que a análise da LDO “se ateve a critérios técnicos, sob orientação de servidores efetivos da Câmara, e que o relatório foi aprovado na comissão de forma legal e legítima, pela maioria dos membros do colegiado”.

Com a aprovação em primeiro turno, a LDO ainda precisará ser votada em segundo turno e em redação final, ainda sem data definida.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Tibau contempla 200 famílias com auxílio financeiro inédito

A prefeita de Tibau Lidiane Marques (PSDB) anunciou nesta quarta-feira a lista com os nomes dos 200 contemplados com o programa Tibau Solidário, iniciativa inédita no município.

A proposta é conceder um auxílio financeiro de R$ 230 nas rendas familiares mensalmente, através de um cartão de crédito que poderá ser usado no comércio local.

A lista com os contemplados pode ser conferida na Secretaria de Assistência Social da Prefeitura a partir de hoje.

Prazo

A prefeita também pontuou que o programa beneficiará as mães e pais das 200 famílias, dentro do prazo médio de trinta dias, conforme anunciado anteriormente em sua gestão.

“Vale lembrar, e também ressaltar, amigos e amigas tibauenses, que nenhum dos municípios próximos oferece esse benefício à população, e Tibau poderá oferecer a esses 200 beneficiários com recursos próprios, esse crédito inédito que tanto nos orgulha.”, disse.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Após cassação de título de doutora, Reitora tem agenda no MEC

Quatro dias após ter o título de doutorado cassado por plágio, a Reitora da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), professora Ludmilla de Oliveira, foi nesta terça-feira ao Ministério da Educação (MEC), um dos pontos por onde passou em sua agenda em Brasília.

Postagem nas redes sociais não trouxe assunto, mas fotos dela e do ministro da Educação, Camilo Santana.

Na sexta-feira passada, Ludimilla teve o título de doutorado cassado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), após ser acusada de plagiar 44% de sua tese de doutorado.

A cassação poderá repercutir no Conselho Universitário (Consuni), instância máxima da instituição, onde Ludimila tem minoria.

Caso esse colegiado decida por abrir um processo para dissolver Ludimila, uma vez que só pode ser reitor quem tem doutorado, a última palavra seria do MEC, ministério comandado por Camilo Santana.

Siga-nos no Instagram.

contatossaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Governadora sanciona piso dos professores; pagamento será dia 15

A governadora Fátima Bezerra (PT) sancionou a Lei que atualiza o piso salarial do magistério nesta terça-feira (06).

O Projeto de Lei, que pedia para que fosse implantado o piso salarial dos professores e especialistas em educação do estado, havia sido enviado pelo Governo do Estado e foi aprovado pelos deputados e deputadas em sessão plenária nesta mesma terça-feira (06). Tão logo chegou à sua mesa, a governadora assinou sua sanção.

“Com a sanção desta Lei, quero aqui assegurar que o pagamento referente ao mês de maio será pago em uma folha suplementar ainda [15] em junho. E as duas últimas parcelas, conforme a própria Lei, serão pagas em novembro e dezembro”, explicou.

A lei que atualiza o piso garante o reajuste de 14,95% ao magistério, e é importante salientar que não alcança somente os trabalhadores da educação da ativa, mas abrange também os aposentados e pensionistas, respeitando os princípios da paridade, da integralidade, e da linearidade.

Esse reajuste é retroativo a 1º de janeiro e será feito em três parcelas, conforme anunciou a governadora – em folha suplementar ainda neste mês de junho, e junto aos salários de novembro e dezembro.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com