Categorias
Política

Vereadores apresentam quase 300 emendas ao Orçamento

O plenário da Câmara Municipal de Mossoró despachou, nesta quarta-feira (8), à Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade (COFC) as 293 emendas ao projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023.

De autoria dos 23 vereadores e vereadoras, as emendas propõem novas ações e aperfeiçoam outras já previstas na LOA. Do total, cerca de 200 são emendas impositivas – de execução obrigatória pela Prefeitura.

O encaminhamento das emendas foi feito na sessão desta terça-feira, após dadas como lidas pelo plenário. Agora, cabe à Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade analisá-las e decidir se todas serão acatadas.

Presidente da Comissão, o vereador Marckuty da Maisa (Solidariedade) explica o procedimento. “A comissão já está debruçada sobre as emendas e deve anunciar sua decisão no próximo dia 29”, informa.

Além de Marckuty, compõem a COFC os vereadores Lucas das Malhas (MDB) e Zé Peixeiro (PMB), como membros titulares, e os vereadores Lamarque Oliveira (PSC) e Francisco Carlos (Avante), suplentes.

A previsão é que a votação da LOA, contida no Projeto de Lei do Executivo 31/2022 e orçada em mais de R$ 1 bilhão, seja concluída em 14 de dezembro, conforme calendário oficial da Câmara de Mossoró.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Agripino mantém proximidade com Allyson após eleição

O ex-senador José Agripino Maia, presidente estadual do União Brasil, esteve hoje em Mossoró, para participar do lançamento do programa Mossoró Cidade Educação.

O evento ocorreu no Ginásio Pedro Ciarlini.

“Em Mossoró com o prefeito Allyson Bezerra no ato Mossoró Cidade Educação. Fiz uma madrugada. Não podia faltar”, escreveu em suas redes sociais.

Depois do evento, Agripino esteve com o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) no Palácio da Resistência, sede do governo municipal.

A proximidade de ambos, mesmo após o período eleitoral, só reforça os rumores de que Allyson deve mesmo passar a integrar o União Brasil, convite feito por Agripino em outubro passado.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Catedral reabre em momento histórico para Diocese de Mossoró

Cerca de seis meses depois de ter sido fechada para passar por um processo de revitalização, a Catedral de Santa Luzia reabrirá as portas para voltar a servir à comunidade católica de Mossoró e região.

A cerimônia de Dedicação da Igreja será presidida pelo Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana, às 19h desta quarta-feira, concelebrada pelo Vigário Geral e pároco da Catedral, Padre Flávio Augusto, com a comunidade presente.

Como acontece nos projetos de restauro de importantes monumentos religiosos, o trabalho desenvolvido na Catedral de Santa Luzia atendeu às exigências da adequação litúrgica do edifício sagrado, em vista do espírito e das normas da reforma litúrgica suscitada e promovida pelo Concílio Vaticano II. Todos os elementos na parte interna da Igreja foram recuperados, valorizados e permanecem como conjunto iconográfico, cujo simbolismo convida o público a admirar e a refletir sobre os mistérios da fé.

A pouco menos de um mês para o início da Festa de Santa Luzia deste ano, em consonância com o terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil, lançado no próximo dia 20 de novembro 2022 e seguinte até 26 de novembro de 2023, a Paróquia de Santa Luzia escolheu o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33) como tema da edição da festa da padroeira de Mossoró e da Diocese.

A Festa de Santa Luzia acontecerá de 01 a 13 de dezembro.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Hospital da Mulher deve ser entregue em dezembro

O Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, localizado na cidade de Mossoró, será a maior unidade da rede estadual de saúde e irá mudar a realidade da assistência à saúde da mulher e materno-infantil no Rio Grande do Norte.

Viabilizada com recursos do Governo do RN, por meio do Projeto Governo Cidadão, garantidos através de empréstimo com o Banco Mundial, a unidade recebeu nesta segunda-feira (07) a visita técnica da equipe do Governo do Estado e do Banco Mundial, em sua 2ª Missão realizada em solo potiguar de forma presencial.

A Missão do Banco Mundial tem foco na finalização dos investimentos.

“Quando assumimos, infelizmente essa obra estava apenas 13% construída. Até 31 de dezembro entregaremos o Hospital da Mulher a Mossoró e a toda região do entorno, já funcionando com a parte de ambulatório. Até o meio do ano de 2023 teremos seu funcionamento pleno”, afirmou a governadora Fátima Bezerra (PT).

Estrutura

O Hospital da Mulher terá 163 leitos (118 de internação e 45 para outros serviços, como urgências) mais assistência ambulatorial, pronto-socorro, UTI, salas de parto humanizado, banco de leite humano e serviços de suporte às mulheres vítimas de violência. Atenderá a mais de 60 municípios da região, com previsão de 20 mil atendimentos por ano. O valor do investimento é de R$ 134 milhões, incluindo a obra e aquisição de equipamentos.

O modelo de gestão será de cogestão entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e demais universidades colaboradoras.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com