Categorias
Política

LDO é aprovada em 1º turno com embate entre oposição e situação

O plenário da Câmara Municipal de Mossoró aprovou em primeiro turno, hoje (25), por 12 x 10, o Projeto de Lei do Executivo 29/2022, referente à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023. Após horas entre reuniões e sessão, prevaleceu a decisão da Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade (COFC): aprovação da LDO, com três emendas.

São duas emendas da oposição. Uma da vereadora Marleide Cunha (PT), que prevê na LDO implementação e fortalecimento de cursinhos populares e/ou comunitários pré-vestibular/Enem. E outra do vereador Pablo Aires (PSB), estabelecendo o mínimo de 5% das emendas individuais ao Orçamento para combate à fome e à desigualdade social.

A terceira emenda, de autoria da bancada governista, apresentada pelo vereador Genilson Alves (Pros), reserva até 30% do valor das emendas impositivas para organizações sociais. O percentual, segundo ele, viabilizará quase R$ 3 milhões para essa finalidade. Os demais 70% são para saúde, assistência social, ensino fundamental e educação infantil.

Divergência

As bancadas de oposição e de independência votaram contra o projeto da LDO. O vereador Pablo Aires justifica a divergência a dois pontos principais. Um é a mudança do percentual de destinação de emendas impositivas. Defendiam manter 50% para Saúde e 50% de livre indicação, como é hoje, e não 70% para saúde, social e educação e 30% livre, conforme aprovado.

O outro ponto é a fixação do índice mínimo de 25% de remanejamento do Orçamento pelo Executivo, sem prévia autorização da Câmara. O índice máximo hoje é 25%, segundo ele, que propôs reduzir para 20%, mas a emenda foi rejeitada. “O projeto, da forma como foi aprovado, é inconstitucional. Vamos questioná-lo na Justiça”, adianta Pablo Aires.

Por outro lado, o líder do Governo na Casa, Genilson Alves, assegura não haver restrição quanto às emendas. “Da maneira como a Câmara aprovou a LDO, os vereadores e vereadoras poderão destinar 100% das emendas impositivas”, garante. Quanto ao percentual de remanejamento, esclarece: “Apenas foi mantido o mesmo percentual de anos anteriores”.

Categorias
Política

Quatro prefeitos anunciam apoio a Rafael Motta

Na última semana, pelo menos quatro prefeitos potiguares anunciaram apoio ao projeto do deputado federal Rafael Motta (PSB) para o Senado Federal.

  1. Prefeito Neto de Zoraide (PT), de Afonso Bezerra;
  2. Prefeita Cinthia Sonale (PSDB), de Grossos;
  3. Prefeito Dr. Renan(Pros), de Campo Redondo;
  4. Prefeito Valderedo Bertoldo (PL), de Ipanguaçu.

Siga-nos no Instagram.

contatsaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Bispo de Mossoró tem encontro com o Papa Francisco no Vaticano

O bispo da Diocese de Santa Luzia de Mossoró, Dom Mariano Manzana, participou na sexta-feira passada (20), de audiência com o Papa Francisco, no Vaticano.

Ele integrou comitiva dos bispos da região do Nordeste do Brasil que visita o sumo pontífice.

Do RN, também participaram o arcebispo da região metropolitana de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e o bispo da Caicó, Dom Antônio Carlos.

Ao todo, foram 20 bispos nordestinos no Vaticano.

Durante a conversa, que durou cerca de duas horas intensas, os pastores do regional Nordeste 2 e o Santo Padre trataram a respeito da “catequese e iniciação à vida cristã; o cuidado com os pobres e as consequências da pandemia”.

“A simplicidade do Papa transpassa o calor da sua humanidade, a profundidade da sua espiritualidade, a riqueza de sua sabedoria e a alegria de sua existência”, relatou Dom Mariano.

Siga-nos no Instagram

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Casos de dengue crescem 1651% no RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou, nesta terça-feira, 24, o Boletim Epidemiológico das Arboviroses, onde constam os dados atualizados da dengue, chikungunya e zika no Rio Grande do Norte. Até o dia 14 de maio, o estado registrou 14.860 casos prováveis de dengue, 4.563 casos prováveis de chikungunya e 1.008 casos prováveis de infecção pelo zika vírus.

A comparação com o ano anterior demonstra o crescimento do número de casos. Em 2021, considerando o mesmo período, o estado registrou pouco mais de 900 casos de dengue, 1.738 casos prováveis de chikungunya e menos de 100 casos de zika.

Epidemia

O Governo do Estado emitiu um decreto, no último dia 20, no qual oficializa a situação de emergência em razão da epidemia de dengue. A medida foi discutida com gestores municipais e representantes do Ministério Público como uma forma de viabilizar importantes medidas de combate à doença no estado. Uma delas será a criação de um comitê para orientação aos municípios sobre a adoção do plano de contingenciamento elaborado pela Sesap.

Siga-nos no Instagram

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Operações do Pix passam a ser monitoradas pelo Fisco Estadual

A Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN) atualizou as malhas fiscais e incluiu o Pix no cruzamento de informações sobre as operações realizadas, além de outros meios de pagamento

Natal – Contribuintes de todo o Rio Grande do Norte devem ficar atentos na hora de receber pagamentos por meios eletrônicos, como é o caso do Pix, o sistema de pagamento instantâneo operado pelo Banco Central do Brasil. A Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN) atualizou as malhas ficais, que são os cruzamentos de dados fornecidos pelos contribuintes e instituições financeiras, e incluiu esses novos meios de pagamento nas análises. Transações com Pix, boletos, transferências e vouchers, entre outros, entram na mira dos auditores fiscais.

Antes, o Fisco Estadual operava com malhas que relacionavam apenas informações de vendas efetuadas na modalidade de cartão de crédito ou débito, e, muitas vezes, não representavam a movimentação real das empresas. Agora, a SET-RN adotou novas malhas fiscais, que envolvem quatro modalidades: Inapto com movimento de pagamentos eletrônicos; Divergência Receita Declarada (DAS) x Receita de pagamentos eletrônicos; Divergência da Escrituração Fiscal Digital (EFD) x Pagamentos eletrônicos; e DAS Não informado x Receita de pagamentos eletrônicos.

A medida faz parte do processo de modernização da SET-RN, que evolui tecnologicamente `junto com o mercado, e integra as estratégias para combater a sonegação fiscal, que é considerada crime contra a ordem tributária. Além disso, é uma maneira de adequar a estrutura de fiscalização aos novos avanços tecnológicos das operações financeiras, englobando as novas formas de pagamento, que são vastamente utilizadas pelas empresas, pois facilita a negociação com os clientes, alavanca as operações de vendas e reduz os custos operacionais.

“Temos atuado, desde o início desta gestão, para modernizar os nossos controles, o que é fundamental para a equalização de receitas do Estado em conformidade com a movimentação real dos setores econômicos. E acompanhar as novas formas de pagamento faz parte desse processo”, ressalta o secretário estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier.

Siga-nos no Instagram

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Pré-candidato a estadual, Jadson é o entrevistado do PodFalar

Pré-candidato a deputado estadual, o ex-vereador mossoroense Jadson é o entrevistado desta quarta-feira do podcast PodFalar, da Super TV.

Jadson é a aposta do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) para a Assembleia Legislativa.

O PodFalar é apresentado pelo jornalista Saulo Vale e pelo advogado Jailton Magalhães.

Vai ao ar sempre as quartas-feiras, às 20h, na Super TV – canal 14.1 da tv aberta em Mossoró, 173 da Brisanet e em todas as redes sociais da emissora.

Siga-nos no Instagram

contatosaulovale@gmail.com