Categorias
Sem categoria

Aulas presenciais serão retomadas em 47 escolas e UEIs no próximo dia 22

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Educação, informa que as aulas presenciais em parte das unidades de ensino que integram a rede municipal serão retomadas na próxima segunda-feira (22). A decisão foi tomada em comum acordo com o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e homologada pelo Poder Judiciário.

Conforme acordado, 47 equipamentos da rede de ensino voltarão a receber os alunos, de forma presencial. São 30 escolas e 17 Unidades de Educação Infantil (UEIs), localizadas tanto na zona urbana quanto na zona rural. Nas demais escolas e UEIs da rede municipal, as aulas continuarão sendo ofertadas, remotamente, até o final do ano letivo de 2021.

“A Secretaria Municipal de Educação apresentou desde o início a proposta que considera a mais viável para a rede, inclusive, pedagogicamente, a partir dos dados que a SME tem e da realidade vivenciada. No entanto, diante da judicialização do retorno pelo MP, e mantendo a nossa linha de diálogo constante com todos os Poderes e segmentos, readequamos a nossa proposta inicial”, explica a secretária de Educação, professora Hubeônia Alencar.

A secretária reforça ainda que partir do ano letivo de 2022, todas as escolas e UEIs voltarão a oferecer o ensino 100% presencial, conforme planejamento definido pela SME.

Confira abaixo a relação completa das escolas e UEIs em que as aulas presenciais serão retomadas a partir do dia 22 de novembro:

E.M. André Luiz

E.M. Deputada Maria do Céu Pereira Fernandes

E.M. Dinarte Mariz

E.M. Dolores do Carmo Rebouças

E.M. Joaquim Felício de Moura

E.M. Nossa Senhora das Graças

E.M. Prof. Alexandre Linhares

E.M. Prof. Antônio da Graça Machado

E.M. Prof. Francisco Morais Filho

E.M. Profª Celina Guimarães Viana

E.M. São Romão

E.M. Francisco Ferreira

E.M. Luiza de Almeida Gomes

E.M. João Niceras de Morais (N.M.E.R. João Niceras)

E.M. Cornélio Barbalho (N.M.E.R. Cornélio Barbalho)

E.M. Marineide Pereira da Cunha

E.M. Niná Ribeiro de Macedo Rebouças

E.M. Paulo Cavalcante

E.M. Prof. Manoel Assis

E.M. Raimunda Nogueira do Couto

E.M. Raimundo Fernandes

E.M. Rotary

E.M. Senador Duarte Filho

E.M. Bento José de Freitas

E.M. Dr. José Gonçalves (com exceção do Anexo)

E.M. Evilásio Leão

E.M. Francisco Bezerra de Maria

E.M. Francisco de Assis Nogueira

E.M. Neci Campos (N.M.E.R. Neci campos)

E.M. Raimundo Galdino

UEI Tia Aldanisa

UEI Amélia Ferreira

UEI Eva Maria

UEI Izabel Macedo

UEI Maria das Dores

UEI Júlio Galdino

UEI Maria Iracema de Araújo Caldas

UEI Maria Julia Uchoa Fernandes

UEI Maria Leite L. Rocha

UEI Maria Salem Duarte

UEI Maria Socorro F. Marcelino

UEI Mário Negócio Zona urbana

UEI Noeme Borges de Andrade

UEI Rita Maria da Mota

UEI Santa Terezinha

UEI Zezinha Gurgel Fernandes

UEI Maria Caldas

Categorias
Política

Reitora da Uern usa tribuna popular da Câmara e propõe recursos de emendas para programa de saúde e qualidade de vida em Mossoró

A Reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Cicília Maia, usou a tribuna popular da Câmara Municipal, na sessão desta terça-feira, para propor uma parceria entre a universidade, Câmara e Prefeitura de Mossoró na execução do Programa Acolher +, que foca no desenvolvimento de ações de saúde e qualidade de vida aos mossoroenses por meio da ampliação de serviços realizados pelas faculdades de Enfermagem (FAEN) e Ciências da Saúde (FACS). Além dela, estiveram presentes na sessão também o vice-reitor da Uern, Chico Dantas, e pró-reitores e assessores da instituição.

Para execução do programa Acolher +, a reitora propõe a destinação de R$ 500 mil de emendas parlamentares impositivas, numa articulação de todos os vereadores. Os recursos serão destinados para pagamento de bolsas de estudantes e aquisição de equipamentos e material de consumo. “Por esse programa, juntos, temos como ampliar os atendimentos de saúde à população mossoroense, principalmente àquelas pessoas em situação de vulnerabilidade social, como pessoas em situação de rua, população LGBTQIA+, trabalhadores e trabalhadoras do comércio local, entre outros”, comentou a reitora.

Pelo programa, os serviços já ofertados gratuitamente pelos ambulatórios das faculdades de Enfermagem (FAEN) e Ciências da Saúde (FACS) serão ampliados, chegando a mais mossoroenses. O programa foca também no fortalecimento das práticas integrativas de saúde, ações já trabalhadas pela universidade por meio do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares (NUPICS). Na sessão, o presidente da Câmara Municipal, Lawrence Amorim e os demais vereadores parabenizaram a iniciativa da reitora em ocupar a tribuna popular com importante proposta e garantiram apoio.

“Ficamos felizes com a recepção dos vereadores e confiamos que o programa Acolher+ será muito importante, somando-se ao trabalho que já é realizado pelo município, pelo legislativo e pela universidade a favor da melhoria da saúde pública em Mossoró”, comentou a reitora Cicília Maia.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Mossoró aplica quase duas mil doses de vacinas contra a Covid no fim de semana

Quase dois mil mossoroenses foram vacinados contra a Covid-19 neste final de semana. No total, foram aplicadas 1.918 doses de imunizantes, sendo 936 no sábado (13) e 982 no domingo (14). As vacinas foram disponibilizadas ao público que buscou a primeira dose, segunda dose e dose de reforço/adicional no Ginásio do Serviço Social da Indústria (SESI) e no Ginásio de Esporte Pedro Ciarlini.

A vacinação foi retomada na terça (16), no Sesi, a partir das 8h.

A maior parte das aplicações do fim de semana ocorreu no público que procurou os centros de vacinação para receber a segunda dose: 1.461 pessoas. Apesar disso, o número de mossoroenses com a D2 em atraso ainda é elevado: são mais de 22,7 mil que já deveriam ter completado o seu esquema vacinal até este domingo (14) e ainda não buscaram a D2.

A Secretaria de Saúde reforça também a preocupação com as pessoas que já podem receber a dose de reforço/adicional e ainda não procuraram os pontos de vacinação. Esse público já soma mais de 5 mil pessoas em atraso. Lembrando que essa terceira dose é destinada para os idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da Saúde que completaram o seu esquema vacina há pelo menos cinco meses, bem como para pacientes imunossuprimidos que tenham recebido a segunda dose da vacina contra a Covid-19 há 28 dias.

Podem se vacinar contra o novo coronavírus pessoas a partir dos 12 anos  de idade. Estão disponíveis os imunizantes Coronovac, AstraZeneca/Oxford, Pfizer e Janssen. A vacinação acontece no Ginásio do Sesi, de segunda a sábado, e no Ginásio de Esporte aos domingos.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Governadora assina decreto que regulamenta Lei de Negócios de Impacto Social

A governadora Fátima Bezerra assinou nesta segunda-feira, 15, o Decreto que regulamenta a Lei de Negócios de Impacto Social – Lei Estadual Nº 10.483, de 04 de fevereiro de 2019.

O Rio Grande do Norte é o primeiro estado do Brasil a aprovar e colocar em vigor a lei que tem o objetivo de promover ambiente favorável e simplificado ao desenvolvimento de investimentos e negócios de impacto, contribuindo para tornar o RN mais atrativo para investimentos que gerem impactos positivos social e ambientalmente.

Para ressaltar a importância do ato a governadora escolheu para assinar o Decreto o Fórum de Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto, realizado pela Agência Sebrae na Festa do Boi, que este ano volta a ser realizada de forma presencial no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

O Decreto define que é da competência da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) adotar os procedimentos administrativos, técnicos e operacionais para as análises dos pedidos de qualificação, que deverão ser realizados por uma Comissão designada por Portaria para esta finalidade.

Também fica definido que a Comissão Estadual de Qualificação de Empreendimento como Negócios de Impacto Social-CEQNIS será vinculada à SEDEC e terá a finalidade de receber o requerimento de qualificação do empreendimento; designar um relator; proceder a análise documental; identificar ao cumprimento preliminar das exigências legais; emitir Parecer Técnico Circunstanciado-PTC; aprovar ou desaprovar a concessão da certificação de qualificação, de forma fundamentada; e, submeter o Relatório e Parecer para decisão da Comissão à Plenária do Comitê Estadual de Negócios de Impacto Social-CENIS.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com