Categorias
Sem categoria

Juíza rejeita pedido para lockdown em Mossoró

Kátia Guedes indefere pedido para bloqueio total
Foto: Felipe Gibson/G1
Em decisão publicada hoje, 22, pela 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Mossoró, a juíza Kátia Guedes determinou a extinção de ação movida pelo Sindsaúde para adoção de lockdown, ou seja, bloqueio total na cidades de Mossoró. 
A Prefeitura de Mossoró havia se manifestado contrária à medida, alegando inicialmente que o sindicato não possuía legitimidade para propor a ação. 
O Município ainda apresentou as medidas implementadas desde o início da pandemia, visando conter a disseminação do novo coronavírus, como decretos municipais de fechamento do comércio não essencial e obrigatoriedade de uso de máscara.
Além disso, a manifestação informa sobre a intensificação da fiscalização e o investimento nos chamados hospitais de campanha, como a reestruturação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para atender exclusivamente pacientes com síndromes respiratórias graves e a parceria para o Termo de Ajustamento de Conduta entre Governo do Estado, APAMIM, Justiça Federal e Ministérios Público, que resultou na abertura do Hospital São Luiz.
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com
Categorias
Sem categoria

Quem Fátima vai ouvir?


Fátima Bezerra: Sesap ou cientistas do Consórcio Nordeste?

Foto: Evandro Dantas


O Comitê Científico do Nordeste recomendou nesta quinta-feira que diversas cidades da região adotem a medida mais radical para conter a rápida disseminação do novo coronavírus: o lockdown (bloqueio total).

No RN, a recomendação é para que as duas maiores cidades do estado adotem a medida: Natal e Mossoró.

Na avaliação dos cientistas Miguel Nicolelis e Sérgio Rezende, os dois municípios possuem um curva crescente de casos de contaminação e de óbitos pelo novo coronavírus, além de uma alta ocupação de leitos de UTI para covid-19: quase sempre acima dos 80%.

Esses motivos seriam suficientes, de acordo com a dupla, para decretar a medida.

Sesap/Rn


Até aqui, a Secretaria Estadual de Saúde Pública não tem defendido abertamente um lockdown. Pelo contrário, em resposta recente a uma ação do Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindsaúde), o Governo do RN se posicionou contra a medida.

E agora, com a recomendação desta quinta-feira, quem a governadora Fátima Bezerra (PT) vai escutar: o comitê local, da Sesap, ou o comitê científico dos governadores do Nordeste?

Em tempo: As prefeituras de Natal e de Mossoró também se posicionam contra o lockdown.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com