Categorias
Sem categoria

Prefeitura apresenta projeto para ambulantes

Projeto foi apresentado à justiça e está em fase de andamento

Foto: assessoria

A Prefeitura de Mossoró informa que apresentou à justiça um projeto sobre a questão dos ambulantes, onde é readequado o espaço de circulação nas vias do Centro. 

Estabelece um vão livre de 1,2 m de calçada para circulação de pessoas e que terá que ser obedecida pelos ambulantes e lojistas. “A Prefeitura não tem intenção de retirar os ambulantes e sim adequá-los para que continuem nos seus locais de trabalho, enquanto não tiver um projeto definitivo de um novo local para que esses comerciantes sejam realocados”, frisou a procuradora do Município, Karina Ferreira.

Ela lembra ainda que já existe um processo judicial iniciado em 2014, que trata do assunto. “Para isso, a procuradoria vai informar a 3ª Promotoria que já existe um procedimento judicial acerca da matéria. Esse assunto já está sendo discutido e o Município já dando andamento a esse projeto”, informou.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

Após 39 dias, professores municipais encerram greve

Decisão foi tomada em assembleia

Foto: assessoria

Após 39 dias de paralisação, a greve dos professores da rede municipal de ensino de Mossoró foi encerrada nesta quarta-feira (17). A assembleia foi realizada na sede do sindicato da categoria.

O encerramento do movimento paredista foi logo após uma reunião realizada no Ministério Público entre Prefeitura e sindicato. Na pauta, a reivindicação da categoria, em especial o reajuste do magistério. Professorado pleiteia 4,17%, mas teve 3,75%.

Uma nova reunião está marcada somente para o dia 1º de agosto.

“Foi uma vitória da democracia contra a tirania, do diálogo contra a arbitratiedade.” Avaliou a presidente do Sindiserpum, Marleide Cunha. “O fim da greve é uma trégua à Prefeitura para continuarmos a dialogar. Os professores fizeram-se respeitar”, complementou, ao criticar à Prefeitura pela falta de diálogo com o sindicato.


Siga-nos no Instagram.


contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

Sessão na Câmara Municipal é cancelada, após obstrução de bancadas

A sessão ordinária desta quarta-feira (17), na Câmara Municipal de Mossoró, foi cancelada, por falta de quórum.

No momento da contagem, só estavam no plenário os vereadores Izabel Montenegro (MDB), presidente da Câmara, além de Ozaniel Mesquista (PR) e Gilberto Diógenes (PT). Outros chegaram após a sessão já ter sido encerrada.

Para abrir a sessão, é necessária a presença de, no mínimo, sete vereadores no plenário.

Os parlamentares obstruíram à sessão por não haver acordo entre as bancadas quanto aos 10 vetos da prefeita Rosalba Ciarlini (PP), que seriam apreciados hoje pela Câmara.

Os vetos serão apreciados somente na próxima terça-feira (23).

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

Professores lançam projeto de combate às Fake News nas escolas

Profissionais lançam projeto de combate às notícias falsas

Foto: montagem/web

Estudantes das escolas estaduais Lavoisier Maia e Cônego Estevão Dantas, em Mossoró, participarão de um projeto escolar de combate à difusão e proliferação de notícias falsas (Fake News). O projeto “É fake? Tô fora” será lançado nesta quarta-feira, às 14h, no auditório do Sesc Mossoró. A entrada é franca.

A coordenação da atividade é da professora da rede estadual de ensino, Stella Sâmia, junto com o jornalista e professor do curso de Jornalismo da UERN, Esdras Marchezan.

O projeto consiste na realização de oito encontros, com palestras e oficinas, com turmas do 9° ano das duas escolas, sobre temas relacionados ao combate às Fake News e o papel cidadão da Comunicação.

“A ideia nasceu junto com meu projeto de dissertação, no qual estou trabalhando a questão do letramento midiático na escola. Daí nasceu a vontade de tornar este trabalho uma ação maior”, explica Stella, que está concluindo o Mestrado Profissional em Letras, na UERN.

Na execução do projeto, a professora contará com o apoio de estudantes do curso de Jornalismo da UERN, coordenados pelo professor Esdras Marchezan. Os alunos fazem parte do Laboratório de Narrativas Hipermídia (HiperLAB UERN), projeto de extensão do curso.

“A intenção é contribuir com a formação de um leitor crítico, capaz de identificar fake news, e ético, que tenha a consciência de não propagar inverdades”, comenta Stella.

O projeto conta com apoio da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC), UERN e Sesc Mossoró.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com