Categorias
Sem categoria

MPT se posiciona contra PL que cria reserva no mercado da construção civil

Procurador vê em PL riscos de 'danos irreparáveis'

O Ministério Público do Trabalho (MPT), através da Procuradoria do Trabalho do Município de Mossoró, se posicionou contra o Projeto de Lei Originário do Legislativo (PLOL 22/2018), que cria reserva de mercado no setor da construção civil, aprovado na Câmara Municipal.

Em apreciação prévia, o procurador do Trabalho, Glaydson Gadelha, justifica: “Certamento em seu desejo de ajudar os munícipes de Mossoró, a Câmara Municipal tenha elaborado esse projeto. Contudo, ele tem o potencial de trazer danos irreparáveis e outros de difícil reparação. Primeiro, aos trabalhadores de outras localidades, com o direito ao trabalho cerceado de maneira indevida, aos próprios empregadores (sofrerão limitações de contratação) e ao Município (que terá sua norma atacada de maneira recorrente e com efeitos de responsabilização pessoal e da própria fazenda municipal)”.

Ele lembra ainda que é competência privativa da União “legislar sobre matéria relativa a condição de exercício de trabalho ou profissão” e que a Convenção 11 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) “veta toda forma de discriminação nas relações de trabalho, seja na forma direta ou indireta”.

O MPT dá um prazo de cinco dias úteis para a Prefeitura de Mossoró repassar informações sobre o trâmite do Projeto. 

Entenda

O Projeto de Lei, de autoria da vereadora Sandra Rosado (PSB), cria reserva de mercado na construção civil e foi aprovado no dia 6 de março deste ano, na Câmara Municipal de Mossoró, à unanimidade. A proposta prevê que empresas do setor sejam obrigadas a contratar 70% da mão de obra de trabalhadores residentes no município de Mossoró, há pelos menos seis meses, e que 15% desse percentual sejam destinados às mulheres. 

O projeto seguiu para sanção da prefeita Rosalba Ciarlini, que ainda não se posicionou oficialmente sobre a proposta.

Leia mais: Sinduscon pede veto a projeto que cria reserva de mercado na construção civil.

                    Câmara aprova piso do magistério e projeto para construção civil.    

Siga o Blog Saulo Vale no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

Na véspera do julgamento no TRE, Rosalba cumpre agenda silenciosa em Natal

Rosalba no pleito de 2016

Foto: Divulgação

Nas vésperas do julgamento de suas contas eleitorais no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), a prefeita Rosalba Ciarlini (Progressista) cumpre agenda silenciosa em Natal, desde a sexta-feira (16). 

Até aqui, não se pode afirmar que seja uma agenda administrativa, já que nadica de nada foi informado pela comunicação oficial do Palácio da Resistência, em seu endereço eletrônico.

A sessão que vai julgar as contas eleitorais de Rosalba sobre o pleito de 2016 está marcada para às 14h desta terça-feira (20), conforme consta no site do TRE-RN, que transmitirá tudo ao vivo. O relator do caso é o juiz eleitoral Wlademir Capistrano. Em primeiro grau, as contas já foram reprovadas. Há o peso também da manifestação da Procuradoria Regional Eleitoral, que opinou pela desaprovação das contas. 

A previsão de retorno da prefeita Rosalba Ciarlini a Mossoró é para a próxima quarta-feira (21). Ou seja, logo após a sessão no TRE.

Siga o Blog Saulo Vale no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

Greve dos técnicos da UERN é encerrada

A greve dos técnicos administrativos da UERN foi encerrada nesta segunda-feira (19), em assembleia realizada pela categoria, por 95 votos a 57. Foram registrados ainda seis abstenções e um voto nulo.

O movimento de greve da categoria foi iniciado no dia 10 de janeiro e tinha como principal reivindicação a atualização dos salários atrasados, o que não aconteceu.

Os técnicos acompanharam a decisão do professorado, que decidiu encerrar a greve na sexta-feira (16).

Siga o Blog Saulo Vale no Instagram.

Leia mais: Definido: Aulas na Uern serão iniciadas nesta quarta-feira.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

Comerciantes irregulares têm até amanhã para saírem do Vuco-vuco

A Prefeitura de Mossoró deu um prazo de 72 horas, que se encerra nesta terça-feira (20), para 12 comerciantes, em situação irregular, deixarem o Mercado do Vuco-vuco.

O argumento é de que a estrutura não comporta novos comerciantes e que qualquer pessoa que queira comercializar no espaço deve fazer, antes, cadastro na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, responsável pela gestão dos mercados municipais.

A Prefeitura afirmou, em nota, que os comerciantes foram informadas de suas retiradas desde o ano passado. Já os comerciantes afirmam que não tem para onde ir.

Siga o Blog Saulo Vale no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

Definido: Aulas na UERN serão iniciadas nesta quarta-feira

As aulas do semestre letivo 2017.2, da Universidade do Estado do RN (UERN) serão iniciadas na manhã da próxima quarta-feira (21), como previa a proposta inicial. A decisão foi firmada nesta segunda-feira (19), em reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), e vale para todos os campi da instituição.

Leia mais: Após 127 dias, greve dos professores da UERN é encerrada

Siga o Blog Saulo Vale no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com