Categorias
Sem categoria

Beto Rosado no Jornal da Tarde

O deputado federal Beto Rosado (PP) é o entrevistado desta sexta-feira (29) do Jornal da Tarde. O Programa, apresentado pelo titular deste blog, conta hoje conta com a participação do professor de Jornalismo da UERN, Esdras Marchezan, no quadro Direto ao Ponto, que acontece todas as sextas-feiras.

O Jornal da Tarde, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, é transmitido pela Rádio Rural de Mossoró (AM 990) e pode ser ouvido também pelo site www.ruraldemossoro.com.br ou pelo aplicativo Rádio Rural de Mossoró.

Começa ao 12h10.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

Prefeitura e sindicato não se entendem e greve continua

Servidores vão manter acampamento em frente ao Palácio da Resistência

Deu blog Blog de Carol Ribeiro

A greve continua. Os servidores municipais de Mossoró optaram, em assembleia do SINDISERPUM – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró – nesta manhã, por insistir na queda de braço com a prefeitura.

A justificativa é que, apesar da reunião desta quarta-feira (27) com os secretários municipais, o executivo não detalhou a proposta de reposição salarial e, portanto, a paralisação segue.

O movimento paredista avança para a terceira semana, mas a população não percebe os reflexos da paralisação nas atividades nas áreas essenciais, como a saúde.

O movimento não teve sequer adesão dos professores, categoria que sempre garante peso às greves, por refletir diretamente no serviço à população, parando o funcionamento das escolas.

A ocupação dos servidores à sede da Prefeitura, após uma semana de paralisação, foi uma tentativa do SINDISERPUM de conferir força ao movimento, sem sucesso.

Mesmo assim, a movimentação grevista segue insistentemente. Legítima e justa, mas sem perspectiva nem adesão, não incomoda quem tem o poder de atender às demandas do servidores e, dessa forma, tende ao fracasso.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

MEC autoriza cursos de Administração e Gastronomia na Faculdade Diocesana

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) autorizou a abertura de mais dois cursos na Faculdade Diocesana de Mossoró (FDM): Administração (120 vagas/ano) e Gastronomia (100 vagas/ano).

“É com grande alegria que recebemos a notícia da autorização dos cursos de Administração e Gastronomia da Faculdade Diocesana de Mossoró. Esta é mais uma vitória no processo de consolidação da FDM”, comemorou o diretor da instituição, Pe. Charles Lamartine.

De acordo com o diretor financeiro da FDM, Pe. Demétrio de Freitas, a previsão é que a seleção de alunos para os dois novos cursos aconteça no próximo vestibular tradicional, para ingresso em 2018.1. 

Hoje a instituição conta com turmas de Psicologia, Fisioterapia, Ciências Contábeis e Teologia.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

Vereadores fazem nova visita a unidades de saúde e identificam mais de 20 medicamentos em falta

Os vereadores Isolda Dantas (PT), Petras Vinícius (DEM), Ozaniel Mesquita (PR), Genilson Alves (PMN), Raério Araújo (PRB) e Alex do Frango (PMB) visitaram durante a manhã desta quinta-feira (28) três equipamentos da saúde do município e constataram problemas de desabastecimento, segurança e limpeza.

CENTRO DE OBESIDADE

No primeiro deles, o Centro de Obesidade de Mossoró, localizado no bairro Nova Betânia, faltam profissionais para atender de 30 a 40 pessoas por dia que frequentam o local. Segundo funcionários alguns deles estão de licença e não foram substituídos. Outro problema relatado foi a falta de segurança. 

Somente este ano, o Centro foi assaltado sete vezes, de onde levaram ventiladores, bebedouro e outros objetos. “Trabalhamos numa situação de medo constante”, disse uma funcionária.

Desde o ano passado o Centro de Obesidades não recebe produtos de limpeza, o que tem levado os próprios usuários a comprar os produtos e realizar a limpeza do ambiente. São os usuários também que compram a água para beber e o cloro da piscina.

Centro de Obesidade com equipamentos quebrados

CAPS II

O segundo equipamento visitado pelos vereadores foi o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), localizado também no bairro Nova Betânia e que atende cerca de 300 pacientes por mês, quando a capacidade seria para atender 220 pacientes.

Dos problemas identificados no local está a falta de medicamentos essenciais para os pacientes em tratamento psiquiátrico. Dos 21 medicamentos que são oferecidos pelo Caps, 15 estão faltando, como a Fluoxetina (antidepressivo), Clonazepam (ansiolítico conhecido como Rivotril usado para crises epiléticas e ansiedade) e também Diazepam (benzodiazepínico com efeito calmante).

Piscina do Caps sem manutenção

A falta de segurança também foi uma queixa dos usuários, pois muitos já foram assaltados do lado de fora do prédio. O próprio Caps também já foi assaltado. A infraestrutura deficiente do espaço é visível: paredes com cupins e infiltrações e a piscina usada para terapia está sem manutenção.

Piscina do Caps sem manutenção

UPA SÃO MANOEL

A terceira visita dos vereadores foi na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Alto de São Manoel. Por lá, foi constatada a falta de insumos básicos e também de medicamentos em quantidade suficiente para atender a necessidade diária.

O laboratório que funcionava em anexo ao prédio está desativado e, por isso, todos os exames de sangue estão sendo feitos na Upa do Belo Horizonte. “Aqui é um serviço de urgência, era necessário termos um laboratório como há em outros lugares”, afirmou uma funcionária.

Estrutura de farmácia municipal danificada

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

Assembleia Universitária comemora 49 anos da UERN

Em comemoração ao aniversário de 49 anos da UERN, será realizada hoje a Assembleia Universitária da instituição. O evento, que promete ser bastante concorrido, será no Teatro Dix-huit Rosado, a partir das 19h.

A cerimônia também marca a posse do reitor Pedro Fernandes e da vice-reitora eleita, Raquel Morais, para o mandato 2017/2021.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

Temer promete análise rápida e detalhada de decreto para garantir segurança jurídica à indústria salineira do RN

O presidente da República, Michel Temer, garantiu agilidade na análise dos pleitos da indústria salineira do Rio Grande do Norte. Em audiência no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (27), com representantes do setor, deputados e senadores potiguares, além de prefeitos e do governador Robinson Faria (PSD), o chefe do Executivo federal ouviu por mais de uma hora explanação sobre as dificuldades dos salinicultores para manter a produção do sal potiguar e assegurar os mais de 70 mil empregos diretos e indiretos, gerados por meio da atividade na região.  O Rio Grande do Norte é responsável por 97% da produção de sal do país.

Na reunião, o grupo entregou ao presidente um documento priorizando três pontos fundamentais para o setor: a elaboração de um decreto reconhecendo a atividade salineira como de interesse social atestando segurança jurídica, o aumento da alíquota que protege o sal brasileiro da concorrência “predatória” do Chile e a reforma do Porto Ilha, por onde é escoado 70% do sal produzido no estado.

“Pela representatividade desta audiência, reconheço a importância do setor para o estado. Prometo analisar com brevidade e detalhes a questão da elaboração do decreto, o reestudo da alíquota para o setor, além do reparo urgente do Porto Ilha”, garantiu o presidente Temer.

“Temos o melhor sal do mundo, somos o maior produtor do país, e não podemos deixar que o nosso sal seja perseguido. Precisamos garantir a blindagem jurídica ao produto para que ele continue gerando milhares de empregos”, declarou o governador Robinson Faria, que já tinha se reunido com Temer minutos antes do encontro com os salineiros.

Durante a audiência, o deputado federal Felipe Maia (DEM), coordenador da bancada federal do RN, passou às mãos de Temer um impresso com informações detalhadas sobre a emenda de bancada (indicada pelo senador José Agripino) que possui valores já assegurados no orçamento da União para a reforma e ampliação do Porto Ilha, na cidade de Areia Branca. “Se o governo federal autorizar a liberação dos 7 milhões para a reforma do Porto Ilha, já considero a audiência um sucesso. Por isso fiz questão de entregar o espelho técnico da emenda”, ressaltou o parlamentar.

Para o presidente do Sindicato da Industria de Sal (SIESAL), Airton Torres, que fez uma narrativa minuciosa sobre a história do sal na região, a necessidade de deixar o setor protegido e acobertado pelo Código Florestal Brasileiro é urgente. “Não temos um marco regulatório e nossa atividade não pode ser transferida para outro local. São três séculos de história, seis milhões de toneladas de sal produzidas por ano e um faturamento que beira 1 bilhão de reais”, declarou o empresário.

“Precisamos desse reconhecimento e dessas ações para ter segurança jurídica, visto que hoje nos encontramos num limbo, sem uma legislação específica (nem no Código Florestal e nem nas leis minerais), e, permanecendo nesse estado, perdemos as benesses da legislação”, disse Renato Fernandes, presidente do Sindicato da Industria de Moagem e Refino de Sal do RN).

Também participaram da audiência: o senador Garibaldi Alves (PMDB), os deputados federais Rafael Mota (PSB), Fabio Faria (PSD), Walter Alves (PMDB), Rogério Marinho (PSDB), Beto Rosado (PP); os deputados estaduais Jacó Jácome (PMN), Larissa Rosado (PSB) e Souza Neto (PHS); os prefeitos Túlio Lemos (Macau), Rosalba Ciarline (Mossoró) e Iraneide Xavier (Areia Branca); as vereadoras Sandra Rosado (Mossoró), Clorisa (Grossos); além dos representantes da indústria salineira Tasso Rosado(SOCEL), Francisco Ferreira Souto(SIESAL), Herbert Vieira (CIMSAL), Ceiça Praxedes(REFIMOSAL), Carlos Frederico (NORSAL), Eduardo Medeiros(SALINA SÃO CAMILO) Fernando Rosado (UNISAL) e o presidente da FIERN Amaro Sales.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

Suspensão de atendimentos no Hospital Rafael Fernandes agrava situação do Tarcísio Maia

Hospital Rafael Fernandes volta a suspender internações

A suspensão dos atendimentos no Hospital Rafael Fernandes agrava ainda mais a situação do já combalido Hospital Regional Tarcísio de Vasconcelos Maia. Isso porque pacientes que deveriam ser encaminhados para o Rafael Fernandes perambulam pelos corredores do segundo maior hospital público do RN, sem perspectiva de atendimento especializado em doenças infectocontagiosas.

Só para se ter uma ideia da gravidade da situação do Hospital Rafael Fernandes, dos 38 leitos disponíveis, apenas três estão ocupados, por falta de médicos plantonistas para preencher a escala mensal. Novos atendimentos estão suspensos. Internações, nem pensar. Apenas pequenos atendimentos laboratoriais. A Secretaria Estadual de Saúde Pública, responsável pela gerência da unidade, promete processo seletivo para contratação de médicos, que não sai do papel.

Até lá, o sofrido Hospital Tarcísio Maia,  que já sofre superlotação por conta também da paralisação das cirurgias eletivas, é obrigado a obsorver a demanda de pacientes que precisam de tratamento especializado em doenças infectocontagiosas. Afinal, o Hospital Rafael Fernandes é a única unidade hospitalar pública do interior do estado especializada em atendimento de doenças infectocontagiosas.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

Protesto contra atraso salarial já tem apoio de 16 sindicatos

Pelo menos 16 sindicatos, ligados ao funcionalismo público estadual, já confirmaram participação no protesto contra os atrasos salariais. A mobilização será nesta quinta-feira (28), às 10h, em frente a Secretaria Estadual de Tributação, em Natal.

Confirmaram presença SINSP, SINPOL, ADEPOL, Sindsaúde, Sindifern, Associação dos Sargentos da PM, Sinmed, Sindasp, Sinai, Asif, Sintern, Sinte, Soern, Aduern, ACS e Assofme.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

Governo paga parcela dos salários em atraso nesta sexta; restante fica para outubro

O Governo do Estado paga neste dia 29, sexta-feira, parcela de R$ 4 mil a 21.800 servidores ativos, inativos e pensionistas que têm vencimentos acima deste valor, referentes ainda ao mês de agosto.

O pagamento representa R$ 87 milhões e será liberado após as 12 horas. O complemento dos salários acima de R$ 4 mil será pago no dia 05 de outubro, o que representa mais R$ 66 milhões. 

Também no dia 29 será pago o salário de setembro aos servidores da Educação e dos órgãos da administração que possuem arrecadação própria (DETRAN, IPERN, IDEMA, JUCERN, DEI). A folha da Secretaria de Educação e destes cinco órgãos contempla 23 mil servidores e soma R$ 53 milhões.

O secretário de Estado do Planejamento Gustavo Nogueira explica que o mês de setembro historicamente é o pior em arrecadação para os Estados e municípios. Ele cita como exemplo a receita do Fundo de Participação do Estado – FPE que este mês deve ficar em R$ 225 milhões. “Em agosto deste ano recebemos do FPE R$ 268 milhões, em julho R$ 236 milhões e em junho R$ 307 milhões. Esta redução no mês citado compromete a nossa capacidade de pagamento, e, mesmo com a receita total do Estado (Fonte: Tesouro) maior em termos reais em 4,5%, se comparado com igual período do ano de 2016, ainda não é suficiente para atingirmos o equilíbrio financeiro”, afirmou.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

Morre pastor presidente da Assembleia de Deus em Upanema

Faleceu na noite desta terça-feira (26) o pastor presidente da Assembleia de Deus em Upanema (RN), Antônio Adelino, de 86 anos de idade, após batalha contra câncer de estômago.

O velório acontece no templo sede da Assembleia de Deus em Upanema, com cerimônia fúnebre a partir das 10h. O seputamento será às 17h, em Areia Branca (RN).

contatosaulovale@gmail.com