Categorias
Utilidade Pública

Uern e Sesap implantam Ambulatório Vascular em Mossoró

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) firmou mais uma parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e entregou, na manhã desta quarta-feira (07), o Ambulatório Vascular, que passa a integrar a Rede Vascular do Estado.

O novo serviço funcionará de forma integrada ao Ambulatório de Feridas, já existente na Faculdade de Enfermagem (Faen/Uern), considerando que problemas vasculares estão diretamente relacionados à dificuldade de cicatrização de feridas. A iniciativa fortalece o cuidado em rede e amplia a assistência às pessoas com demandas vasculares e feridas complexas.

“Tanto aqueles que já são nossos pacientes no ambulatório de feridas poderão contar com o atendimento vascular aqui na Faen, quanto pacientes da Rede Vascular do Estado, que precisavam se deslocar para Natal, também passam a contar com esse serviço, que é voltado para todos os municípios do Oeste Potiguar”, destacou Hosana Mirelle, coordenadora do Ambulatório de Feridas.

A reitora da Uern, Cicília Maia, comentou sobre mais essa parceria tão importante na assistência à população. “Enquanto Universidade socialmente referenciada, a gente tem a alegria de somar esforços na parceria com a Sesap e poder ofertar serviços de qualidade à população. É um serviço que envolve diretamente nossos estudantes, nossos pesquisadores e também profissionais médicos qualificados nessa área”.

A coordenadora regional da Sesap, Saudade Azevedo, considera esse um momento histórico na assistência à saúde de Mossoró e região. “Esse ambulatório vai servir de ponte entre a atenção primária e os hospitais para que a gente possa garantir uma qualidade de vida melhor para essas pessoas. Então eu considero esse ambulatório um marco histórico. Estamos muito felizes em firmar essa parceria com a Uern”, disse.

A iniciativa também conta com o apoio da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (Funcitern), na operacionalização dos recursos.

O Ambulatório Vascular será coordenado pelo cirurgião vascular Dr. Yury Campos.

Além dos benefícios diretos à população, o novo serviço também ampliará os campos de pesquisa e estágio para estudantes da Uern.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Prefeitura de Mossoró quer terceirizar novo aterro sanitário

A Prefeitura de Mossoró lançará uma licitação para contratar uma empresa com o objetivo de construir e gerir um aterro sanitário no município.

O atual aterro tem vida útil inferior a dois anos e não possui mais capacidade de ampliação.

A informação foi antecipada pelo secretário municipal de Serviços Urbanos, Miguel Rogério, em entrevista ao programa Meio Dia TCM (95 FM) desta quinta-feira, programa apresentado pelos jornalistas Saulo Vale e Tárcio Araújo.

“O prefeito Marcos Medeiros autorizou uma licitação para terceirizar um aterro. A prefeitura não vai ter mais aterro próprio. A licitação será lançada no dia 20 de maio, através de pregão eletrônico”, afirmou.

Segundo o secretário, o município ficará responsável apenas pela destinação dos resíduos. “Nesse contexto, o Município entrega apenas o lixo e a responsabilidade de operação e manutenção será toda da empresa vencedora da licitação”, explicou.

Outro ponto destacado por Miguel Rogério foi a criação de ecopontos em diferentes regiões da cidade.

“Nós estamos planejando criar ecopontos em diversas partes da cidade, para auxiliar a população a descartar resíduos que não são coletados pelo caminhão de lixo”, disse.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Zenaide recebe apoio de 20 vereadores de Natal

A senadora Zenaide Maia (PSD) consolidou, na manhã desta quinta-feira (7), um passo estratégico em sua caminhada rumo à reeleição em 2026. Em um café da manhã realizado no Praiamar Arena Hotel, em Natal, a parlamentar reuniu-se com lideranças do legislativo municipal para um diálogo focado no fortalecimento da capital potiguar e na coordenação de esforços políticos para o próximo pleito.

O encontro contou com a presença expressiva de 17 vereadores de Natal, sendo ao todo 20 vereadores que declaram apoio, além de vários suplentes. Presente ao evento, o presidente da Câmara Municipal de Natal, Eriko Jácome (PSDB, falou em nome dos vereadores e destacou a importância da interlocução direta entre o mandato da senadora e as demandas locais.

Para a vereadora Thabatta Pimenta (PV), a senadora Zenaide representa a força feminina no Senado Federal. “Estou com Zenaide porque ela me deu a mão quando eu ainda era vereadora em Carnaúba dos Dantas. Ela me ajudou com recursos para lá e, quando vim para Natal, não foi diferente. Além de que representa a força da mulher. Então, por isso, estou sempre com a senadora”, afirma a vereadora.

“O Vereador sabe quem trabalha porque ouve as pessoas nas ruas todos os dias. Isso me honra mais do que qualquer pesquisa. Esse apoio é uma responsabilidade: cada vereador aqui está dizendo ao seu eleitor que acredita no nosso trabalho, e eu não vou deixar essa confiança virar arrependimento. Vou continuar sendo a voz de Natal em Brasília, lutando pelo SUS, pela segurança e por quem mais precisa”, disse Zenaide Maia.

Confira a lista dos vereadores presentes:

  1. ⁠Aldo Clemente
  2. Chagas Catarino
  3. Claudio Custodio
  4. Clayton da Policlínica
  5. Daniel Santiago
  6. Eribaldo Medeiros
  7. Érico Jácome
  8. Fúlvio Saulo
  9. Herbert Sena
  10. João Batista
  11. Léo Sousa
  12. Luciano Nascimento
  13. Pedro Henrique
  14. Preto Aquino
  15. Robson Carvalho
  16. Thabatta Pimenta
  17. Técio Tinoco

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

“Fala, Mulher” reúne grandes nomes em Mossoró para debate sobre mercado e carreira

Com a proposta de criar um espaço de troca, capacitação e fortalecimento da presença feminina nos negócios e na sociedade, o projeto “Fala, Mulher” vai reunir mulheres empreendedoras, líderes e profissionais de diferentes áreas em uma noite marcada por conteúdo, networking e inspiração.

Idealizado pela publicitária e estrategista de marketing Larissa Gabrielle, o evento busca ampliar as vozes femininas por meio de conversas sobre posicionamento, liderança, comunicação e crescimento profissional.

Em formato de talk show e mesa redonda, o “Fala, Mulher” pretende ir além das palestras tradicionais, promovendo debates acessíveis e conectados à realidade de mulheres que empreendem, lideram equipes, constroem marcas e buscam ocupar espaços com mais segurança e autenticidade.

O evento será realizado no dia 14 de maio, no Tche Hall, em Mossoró, a partir das 17h30.

A programação contará com palestra da especialista Isabelly Lucena sobre “Posicionamento e Presença Digital”, além de uma mesa redonda sobre liderança feminina, mediada por Rafaela Rodrigues, reunindo Karol Azevedo e Emanuelle Paiva para discutir desafios e os novos caminhos da liderança feminina no mercado.

Segundo Larissa Gabrielle, o projeto nasceu com o objetivo de fortalecer mulheres por meio da comunicação e da troca de experiências.

“O Fala, Mulher nasceu de um desejo antigo de criar um espaço onde mulheres pudessem se enxergar, aprender e se fortalecer umas nas outras. A gente fala muito sobre empreendedorismo e liderança, mas existe algo antes disso: a coragem de ocupar espaços e acreditar na própria voz”, destacou.

Os ingressos já estão à venda na Outgo e as vagas são limitadas.

A expectativa da organização é transformar o Fala, Mulher em um evento anual voltado ao protagonismo feminino em Mossoró, unindo conteúdo, experiência e incentivo ao empreendedorismo local.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Governo do RN promove 735 oficiais e praças da PM e do Corpo de Bombeiros

O Governo do Rio Grande do Norte oficializou, nesta quarta-feira (6), a promoção de 735 membros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

As promoções contemplam 624 integrantes da Polícia Militar — sendo 619 praças e cinco oficiais — e 111 integrantes do Corpo de Bombeiros, beneficiando 94 praças e 17 oficiais. As promoções dos servidores públicos serão oficializadas através de publicações no Diário Oficial do Estado ainda nesta semana.

Segundo a governadora Fátima Bezerra (PT), as promoções consolidam a política de valorização dos servidores da segurança pública no Rio Grande do Norte. “Entendemos que este é um ato de reconhecimento do trabalho desses profissionais. Lembrando, ainda, que seguimos com investimentos em estrutura e equipamentos, garantindo condições cada vez melhores de trabalho aos nossos militares”, disse.

O secretário de Segurança Pública, coronel Francisco Araújo, destacou o empenho do Governo do Estado para garantir o reconhecimento de cada servidor.

Para o comandante da Polícia Militar, coronel Alarico José Pessoa Azevedo Júnior, as promoções fazem parte da política do Governo do Estado voltada à valorização das praças e dos oficiais. “Estamos promovendo 619 praças e cinco oficiais, totalizando 19.275 promoções desde 2019”, comemorou.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Monteiro da Silva, destacou que, no período entre janeiro de 2019 e abril de 2026, a instituição somou 1.581 promoções totais. “São 168 oficiais e 1.413 praças que progrediram na hierarquia da corporação”, encerrou.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Prefeitura de Upanema certifica mulheres no Costura + RN e incentiva novos negócios

A Prefeitura de Upanema e o Governo do RN realizaram, na manhã desta quarta-feira (06), na Câmara Municipal, a solenidade de entrega de certificados do programa Costura + RN.

A parceria, que conta também com o Senai e o Sebrae, formou 55 mulheres upanemenses no curso de costura. Durante o evento, também foram assinados empréstimos por meio do programa Desenvolve RN, permitindo que as costureiras iniciem seus próprios empreendimentos.

Na oportunidade, as participantes fizeram a entrega de vestuário para os profissionais que atuam na Sala de Raio-X da Prefeitura de Upanema. As peças foram produzidas durante a realização do curso.

A solenidade contou com a presença do vice-prefeito Edson Bezerra; dos secretários municipais Goreth Sales (Saúde) e Aisamaque Dalyton (Agricultura e Meio Ambiente); do titular da Sedec, Hugo Fonseca; dos vereadores Matheus Farias (presidente da Câmara), Ibamar Costa, Magnólia Cabral e Layane Medeiros; além das costureiras e do público em geral.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

PT reúne aliados, mas avisa que definição de vice fica para junho

O PT vai realizar na próxima quarta-feira (13) um encontro com os partidos aliados.

Devem participar representantes do PV, PCdoB, PDT, PSB, Rede e Cidadania.

Na pauta, “encaminhar demandas dos partidos para a chapa majoritária, discutir programa de governo e elencar as agendas prioritárias do grupo”.

E a vice?

Quanto à definição da vaga de vice de Cadu Xavier (PT), o partido informou que isso deve ocorrer somente no próximo mês de junho.

“Os partidos podem trazer esse assunto para discussão, mas a decisão não sairá na próxima semana. Deverá ficar para junho”, antecipou a presidente do PT, a vereadora natalense Samanda Alves, em conversa com o Blog Saulo Vale.

O partido busca um nome para vice que agregue eleitoralmente, amplie o arco de alianças e fortaleça a chapa na disputa estadual de 2026.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com