Categorias
Política

Walter Alves dá sinais de distanciamento do grupo de Fátima

Durante minha participação semanal no programa Giro 97, da 97 FM de Natal, comentei sobre o afastamento do vice-governador Walter Alves, presidente estadual do MDB, com o grupo da governadora Fátima Bezerra (PT).

O programa é apresentado por Alayde Passaya e Daniel Leon.

Siga-nos Instagram.

contatsoaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Cínthia Raquel anuncia que será candidata à Assembleia Legislativa

“O que começou em Mossoró pode transformar a vida de muito mais gente.”

“Eu sou Cínthia e agora me apresento a vocês como pré-candidata a deputada estadual.”

As duas frases são da pedagoga e primeira-dama de Mossoró, Cínthia Raquel Pinheiro (UB), veiculadas em vídeo em suas redes sociais à noite dessa quinta-feira (18).

Ela anunciou que concorrerá a uma vaga à Assembleia Legislativa do RN no próximo ano.

“Meu amor, estamos juntos nessa caminhada que será vitoriosa com as bençãos de Deus, apoio dos nossos amigos e confiança do nosso povo”, comentou na mesma postagem o prefeito Allyson Bezerra (UB), nome que se projeta à disputa ao Governo do RN.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Concurso

Governo do RN lança edital de concurso com 50 vagas para Auditor Fiscal

O Governo do Rio Grande do Norte publicou, nesta sexta-feira (19), no Diário Oficial do Estado (DOE), o edital do concurso público para o cargo de Auditor Fiscal de Receitas Estaduais, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). O certame é coordenado pela Secretaria de Estado da Administração (Sead).

Ao todo, estão sendo ofertadas 50 vagas, além da formação de cadastro de reserva. Do total, 35 vagas são destinadas à ampla concorrência, cinco para pessoas com deficiência e 10 para candidatos negros, conforme a legislação vigente. A organização e execução do concurso ficarão sob responsabilidade do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

O novo certame marca a retomada dos concursos para a carreira de Auditor Fiscal no Estado. O último concurso foi realizado em 2005, com convocações até 2009, e a última nomeação ocorreu há 16 anos, reforçando a importância da seleção para o fortalecimento da administração tributária estadual.

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico do Cebraspe, conforme indicado no edital, no período de 26 de dezembro de 2025, a partir das 10h, até 16 de janeiro de 2026, às 18h (horário de Brasília). A taxa de inscrição é de R$ 200,00.

Para concorrer ao cargo, é exigido diploma de curso superior em qualquer área de formação, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

O processo seletivo será composto por provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório, que serão aplicadas em Natal, nos dias 21 e 22 de março de 2026, distribuídas em três turnos, com quatro horas de duração cada.

A primeira prova (P1), de conhecimentos gerais abrangerá disciplinas como Língua Portuguesa, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Penal, Direito Financeiro, Economia e Contabilidade Geral. A segunda prova (P2), de conhecimentos complementares, incluirá conteúdos de História e aspectos geoeconômicos do Rio Grande do Norte, Auditoria, Matemática Financeira e Estatística, além de Tecnologia da Informação. Já a terceira prova (P3), de conhecimentos específicos, contemplará Direito Tributário, Reforma Tributária, Contabilidade Avançada e de Custos, Legislação Tributária Estadual e Processo Administrativo Tributário.

O Auditor Fiscal de Receitas Estaduais exerce, com exclusividade, atividades de fiscalização e aplicação da legislação tributária estadual, lançamento e arrecadação de tributos, realização de auditorias fiscais, gestão de informações tributárias e atuação no combate à sonegação e fraudes, além de apoiar a formulação e a execução da política tributária do Estado.

A remuneração inicial é de R$ 13.283,64, para uma jornada de 40 horas semanais.

Confira o Edital nº 5 – SEAD/SEFAZ/RN – clicando aqui

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Minha despedida da querida Rádio Rural de Mossoró

Nesta sexta-feira, 19, me desliguei da Rádio Rural de Mossoró.

Uma das decisões mais difíceis da minha vida, dado o carinho, história, admiração, amor e respeito que tenho por essa emissora.

Atuei durante oito anos e meio como âncora do Jornal da Tarde, editor do Grande Jornal e comentários políticos na programação.

Fiz grandes amigos, que quero levar para a vida toda.

Aprendi um bocado sobre jornalismo, humanidade, vida, respeito, hierarquia, empatia e um emaranhado de bons valores, que quero preservar.

Sigo aqui no Blog Saulo Vale, onde quero e preciso me dedicar mais, e nas redes sociais sempre me esforçando para levar um jornalismo sério e plural.

Agradeço bastante aos bispos Dom Mariano Manzana e Dom Francisco de Sales, aos queridos padres Flávio Augusto, Antoniel Alves, Max Damasceno, Charles Lamartine, Heriberto Carneiro, Ricardo Rubens, Talvacy Chaves e tantos outros.

Também a querida amiga Valéria Bulcão e a toda a equipe técnica da rádio, formada por Sebastião Cardoso, Gilnete Ferreira e Michael Madson.

Muito obrigado por tudo e um até logo.

Deus nos abençoe sempre.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Neoenergia e PM flagram oito ‘gatos de energia’ em canteiro de obra

Equipes técnicas da Neoenergia Cosern, com apoio da Polícia Militar, identificaram e desativaram 08 ligações clandestinas de energia (o popular “gato”) em canteiros de obras no bairro Portal do Sol, em Extremoz, Região Metropolitana de Natal, nesta quinta-feira (18).

Os responsáveis pelas obras estavam desviando energia direto da rede elétrica, sem passar pelo medidor, para ligar betoneiras (máquina que mistura cimento, areia e água para fazer concreto ou argamassa) e outros equipamentos.

Duas pessoas foram conduzidas pela Polícia Militar para prestar depoimento na Delegacia de Extremoz.

Balanço das ações

De 01 de janeiro até 18 de dezembro, a Neoenergia Cosern realizou 11.098 inspeções e identificou e desativou 3.140 ligações irregulares (ou fraudes) em todo o estado, recuperando cerca de 14,9 milhões de kWh de energia. Esse volume seria suficiente para abastecer, por exemplo, Macaíba, Assú e São Gonçalo do Amarante juntas por 15 dias. Em 2024, o balanço geral da “Operação Varredura” resultou na recuperação de quase 18 milhões de kWh de energia.

O gato de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pela irregularidade (fraude, furto ou adulteração de medidor) pode chegar a oito anos de reclusão. A população pode denunciar ligações clandestinas de energia elétrica, de forma anônima e segura, no telefone 116 da Neoenergia Cosern.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com